O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.210 - 12 de outubro/2011

DIVULGAÇÃO
Geral: Famílias do Residencial Amanda Costa recebem orientações sobre regimento de condomínio




DIVULGAÇÃO
Página Dois: Brinquem Crianças
Dia 12 de outubro é dedicado as crianças e também a Nossa Senhora Aparecida, que é a santa protetora de todas as crianças do Brasil



DIVULGAÇÃO
Esportes: Içara precisa vencer para seguir no Catarinense

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge, Editorial e Click JI


Na antiga China, havia um velho sábio, professor, que gostava de conversar com crianças, orientá-las para a vida. Ensinar, aconselhar, sempre estimulando que aprendessem bons hábitos para falarem sempre a verdade.Um certo dia, as crianças prenderam um pássaro na mão e o levaram escondido ao velho. Combinaram entre si: vamos perguntar a ele, o que temos na mão. Se disser que é um pássaro, nós perguntamos se está vivo ou morto? Se disser que está morto, nós soltamos. Se disser que está vivo, nós matamos e assim o enganaremos. “Que temos na mão?” perguntaram. O velho respondeu, olhando nos olhos das crianças: “Um pássaro”. Disseram: “Está vivo ou morto?” O velho respondeu: “Depende de vocês!”

Click JI



A direção da E.M.E.F Paulo Rizzieri preparou para a semana da criança atividades recreativas especiais para todos os alunos. Cama elástica, tobogã inflável, futebol no sabão, tirolesa, oficina de pinturas e jogos intersalas foram as atividades realizadas na segunda e terça-feira, dias que antecederam o feriado.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Elza de MELLO

Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (30)

Nos dias atuais os acontecimentos são divulgados com muita presteza. Tão logo as coisas acontecem, já ficamos sabendo. Um tempo aí atrás as coisas eram demoradas, os dias pareciam mais longos; igualmente os meses e os anos. É claro que há muita diferença entre a velocidade de um carro de bois para a velocidade atual, medida em velocímetros de carros, e aviões. Essa é uma das razões para que o novo se torne obsoleto em tão curto espaço de tempo. E, como um assunto puxa outro, ouço a fala do prefeito de nossa terra e de nossa gente e fico a pensar nas voltas que o mundo dá. Impossível não pensar, não refletir as palavras do locutor Charles Cargnin, da Rádio Difusora, e o chefe do Executivo. Então chego à filosofia... busco Platão.
Platão exemplificou muito bem a ideologia no mito da caverna e, para um bom entendedor, meias palavras bastam. O que foi básico em direcionamentos políticos na gênese do município de Içara, já não é tão importante quanto hoje, aos cinquenta anos de emancipação do nosso território municipal.
Alguns dos presentes, no governo ou na formação intelectual de Içara, já saíram fora da caverna e observaram que há muito mais que as sombras, reproduzidas pelo fogo que arde lá fora, e que é vista apenas como sombras pelos que ainda estão acorrentados e de costas para fora da caverna. E assim, a ideologia da cegueira já deixou de fazer parte do seu consciente humano. E porque os acorrentados ainda não sabem de nada, o que já saiu fora da caverna, vai tentar descrever maravilhas trazida por ele e, convencendo-os de que é mais conveniente permanecer acorrentados e fora de qualquer perigo.
E assim os crentes do mito da caverna continuam submissos ao ousado que venceu o perigo da ofuscação de outras visões, até o dia em que ele encontra alguém lá fora e trava-se o combate. Sozinho, ele está a mercê do adversário que já tem um grupo unido. Então ele sente a falta daqueles que ainda estão na caverna e não podem ajudá-lo. Se falar em levá-los para o combate, eles presos à sombra da realidade e medrosos, poderão, até, voltar-se contra ele. Não serão parceiros na hora do grande embate. Então só lhe resta juntar-se ao grupo lá de fora, e submeter-se a sua tirania. Afinal, os fracos são dominados pelos mais fortes.
Mas, se logo que ele fosse lá fora e dominasse a luz e as novas realidades, voltasse para levar outros companheiros, e assim, convencesse-os um a um a lhes acompanhar, ele teria um verdadeiro exército ao seu lado. Quando encontrasse outro grupo, seria forte para medir forças (e até vencê-lo) e não se deixar sucumbir pelo inimigo. Isso seria promover a verdadeira ética política, trabalhar pra o bem de todos. Poderia fortalecer o seu grupo com olhares para novos líderes, aqueles que tivessem a possibilidade de convencer novos exploradores para missões fora da caverna. Certamente não foi um único ousado que foi em busca da emancipação do município de Içara.
Mas naquele momento, o que falou mais alto foi a vontade de emancipá-lo e não o posicionamento partidário.
Depois, para governar Içara, os grupos sempre foram bem definidos: situação e oposição. Cada um com trabalhos bem elaborados dentro das cavernas ideológicas de cada sigla partidária, com certeza! As campanhas sempre foram acirradas. E este mito está aí, atravessando gerações e determinado poderes e poderosos que possam movimentar as sombras projetadas para os acorrentados.
Creio que só os ousados, libertos do mito da caverna, que não se enquadram em um ou outro grupo, tidos como inconvenientes, são capazes de descrever com veemência toda a barbárie que a ânsia do poder pode provocar; de Nero (Roma) a Hitler (Alemanha).
Até a próxima semana com mais um assunto de Nossa Terra de Nossa Gente.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PSB tem Comissão Provisória homologada no Rincão

Um trabalho de fortalecimento do PSB em toda região foi feito como medida preventiva para caso o PSD não vingasse; agora a sigla está caminhando e deve coligar com o próprio PSD.

DIVULGAÇÃO

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é a mais nova sigla a integrar o cenário político do Balneário Rincão, que se prepara para a primeira eleição em 2012.
A Comissão Provisória, presidida pelo empresário Carlos Alberto Souza, foi homologada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina no último dia 5. Souza assumiu o PSB a pedido do ex-prefeito de Criciúma, Anderlei Antonelli, que filiou-se ao partido recentemente.
Antonelli foi procurado pelo governador Raimundo Colombo (PSD) para ingressar no PSB a fim de formar uma comissão preventiva, caso o PSD não vingasse. O ex-prefeito de Criciúma recebeu a missão de coordenar a reformulação da sigla e reforçar o partido para as eleições municipais do próximo ano.
Entre os trabalhos de Antonelli, ficou a incumbência de buscar lideranças locais para o PSB.
“O Antonelli queria ter um representante no Balneário Rincão e me fez o convite. Estamos trabalhando o número de filiados. Foi uma coisa muito rápida, então, o partido ainda é pequeno, estamos tentando agregar pessoas”, explicou o presidente da Provisória no Rincão.
Souza pediu a desfiliação do PSDB e passou a trabalhar pelo novo partido. “Escolhi pessoas de confiança para implantar a sigla. Içara já tinha o partido, mas estava inativo”, informou Souza.
A intenção do PSB, em princípio, é trabalhar ao lado do PSD. “A ideia é apoiar o PSD na majoritária. O empresário e ex-vereador de Içara, Olírio José Lino, o Olirão (PSD), é pré-candidato a prefeito no Balneário Rincão; e em Içara, existe a especulação de que seja o vice-prefeito José Zanolli (PSD). Se eles forem candidatos, vamos apoiá-los”, destacou o presidente do novo partido.
Além de Souza, a Comissão Provisória do PSB é formada pela vice-presidente: Fabíola da Luz Lino, 1ª secretária: Claúdia Cristina Ferreira Nunes, 2º secretário: José Calegari, tesoureiro: Deomário Rafael Rosa Fernandes, e membro: Juliane Milak Martignago.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O Heitor está me apoiando como pré-candidato a prefeito na primeira eleição do Balneário Rincão. É claro que o Heitor tem afinidade comigo e com o Olirão (Olírio José Lino) e isso não impede que possamos estar juntos numa conposição futura.” Empresário e ex-vice-prefeito de Içara, Naelti Vianna (PP), sobre o apoio do ex-prefeito Heitor Valvassori na campanha dele em 2012 nas primeiras eleições do novo município.

Três vereadores


da segunda legislatura de Içara(1967/1969) participaram do programa “Içara 50 anos - uma história de 12 legislaturas”, na tarde desta segunda-feira, dia 10, na Rádio Difusora AM910.
Adelor Cabreira, Walmor De Lucca e Ladair Colle foram os convidados do apresentador Archimedes Naspolini Filho. Os ex-vereadores contaram muitas histórias e fatos importantes da Câmara de Vereadores da época.
Na próxima segunda-feira, dia 17, o programa resgata a terceira legislatura, de 1970 a 1972. O programa “Içara 50anos - uma história de 12 legislaturas” é um projeto da Rádio AM 910 em comemoração aos 50 anos de criação do município de Içara e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 14h.

As contas de 2008
do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP) devem entrar em pauta nesta quinta-feira, 13.
O Tribunal de Contas deu parecer pela rejeição mas a comissão de Finanças, Orçamento e Contas, presidida pelo pepebista Osmar dos Santos, que deve pedir pela aprovação.

Além das comissões
existentes na Câmara de Vereadores, foi criada mais duas. Não sei pra quê?
É difícil todos os componentes das comissões participar das reuniões, que nunca acontecem no horário por falta de quorum.
A da CPI é um exemplo, tanto que Polakinho está pedindo o boné.

O vereador
André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), pediu, na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 10, para que a Câmara Legislativa enviasse um expediente ao deputado estadual, Adilor Guglielmi, o Dóia PSDB), para que o batalhão do Corpo de Bombeiros de Içara receba do Governo do Estado um caminhão equipado para apagar incêndios.
De acordo com o vereador tucano, o único caminhão que o município dispõe para o serviço vai ser reformado e ficará cerca de 60 dias indisponível. “Os bombeiros de Içara não podem ficar sem caminhão. Os incêndios vão ter que ser atendidos pelos bombeiros de Criciúma. Desde janeiro, só no Balneário Rincão, foram 16 atendimentos a casas que pegaram fogo. Os nossos bombeiros precisam de um caminhão novo e equipado para que continuem o bom trabalho”, discursou Polakinho.

Frase
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela - Ex-presidente da África do Sul e Nobel da Paz)


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Famílias recebem orientações

DIVULGAÇÃO
As famílias beneficiadas com apartamentos no Residencial Amanda Costa, no bairro Raichaski, em Içara, participaram na noite de segunda-feira (10) de uma reunião, onde foram discutidas noções sobre convivência em condomínio; assembléia, síndico, conselho consultivo e líderes de bloco; passadas orientações sobre Regimento Interno e Convenção de Condomínio; além de noções sobre convivência em condomínio, dicas para o dia da mudança e apresentação da chapa de Sindico.
A reunião de cunho social teve, segundo a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Rita de Cássia Vieira, grande sucesso. “Com previsão de encerramento de todo o processo no final deste mês os encontros seguem conforme cronograma estabelecido pela Caixa Econômica Federal. Até lá serão necessários ajustes documentais, organização para as mudanças e eleição de sindico, entre outros detalhes”, explicou a secretária.
O projeto do residencial, que disponibiliza 188 apartamentos para famílias com renda entre zero a três salários mínimos por mês, é realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Içara (Programa Habitar Bem) e Governo Federal (Programa Minha Casa, Minha Vida).
Também participaram do encontro o secretário de Educação, Antônio de Melo; a assistente social do setor de habitação Daniela Militão, o estagiário do setor, Fernando Klima; a enfermeira chefe e a agente comunitária de saúde do bairro, além de representantes da Caixa e a equipe da Esfera Consultoria que estará nos próximos seis meses realizado reuniões periódicas com as famílias junto da equipe do setor de habitação da prefeitura.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Distrito Balneário Rincão é alvo de traficantes de drogas

Com a chegada da temporada de verão as Polícias Militar e Civil investem em ações para coibir o tráfico de drogas e qualquer ato que possa oferecer perigo aos cidadãos de bem em Içara.

DIVULGAÇÃO
A Polícia Militar de Içara realizou na noite desta segunda-feira, 10, uma operação “varredura” no bairro Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão, com a intenção de averiguar qualquer elemento suspeito por atividades ilícitas.
Na ação, foram abordados e vistoriados veículos e cidadãos, e não demorou muito para que alguma atividade ilegal fosse confirmada nas imediações dos banheiros público.
J.M.M., 30 anos, foi abordado com quatro pedras de crack no bolso, além de dois cachimbos que são utilizados para uso da droga,
O masculino foi levado até a Delegacia de Polícia Civil de Içara e lavrado um TC ( Termo Circunstancial) contra ele.
Próximo dali, no Balneário Rincão, no bairro Divinéia, também esta semana, foi tirado de circulação um ponto de venda de drogas, localizado na residência da feminina J.P.C., 28. Com ela foi encontrado aproximadamente 100 pedras de crack prontas para o comércio, mais torrões de maconha, e R$ 300 provavelmente proveniente da vendas de drogas além de um caderno com várias anotações de contatos do tráfico.
Em outra ocorrência, também no Balneário Rincão no dia 5 de outubro, foi preso R.M.P.C., 18, após denúncias de populares que ouviam barulhos de disparos de arma de fogo que vinham das dunas na zona sul. Na abordagem, a polícia encontrou com J. uma arma calibre 22 com numeração raspada, cerca de 10 gramas de maconha e R$ 406 em notas de diversos valores situação costumeira de pessoas que fazem o tráfico de drogas.
Estes dados somam três casos envolvendo drogas em menos de 10 dias, somente na região do Rincão.
As Polícias Militar e Civil pedem que a população fique vigilante e denuncie qualquer tipo de aglomeração em residências.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Escola Melchíades realiza festa para alunos no Dia das Crianças

Os alunos da Escola Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, do Balneário Rincão, não ficarão em casa no feriado de 12 de outubro; um grande evento é preparado para eles na escola.

ARQUIVO/JI
A Escola Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, do Distrito Balneário Rincão, estará aberta durante toda esta quarta-feira, dia 12, feriado nacional, para a realização de um grande evento em comemoração ao Dia das Crianças.
Promovida pelo Grupo Aliança, formado por voluntários da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e de outros lugares, a festa vai reunir crianças do 1º ao 5º ano em atividades esportivas, jogos eletrônicos, teatro, pintura, entre outras.
“O grupo de voluntários adotou a escola para fazer este tipo de evento. No início do ano eles também vieram e foi muito bom, com bastante participação dos estudantes. O objetivo deles é fazer o bem”, ressaltou a assessora de direção da escola, Edite Fernandes. Ainda de acordo com a assessora, a festa vai contar com guloseimas para as crianças como doces, pipocas, refrigerantes, pirulitos, entre outras.
“Neste dia, as crianças estão liberadas para comer estas coisinhas, afinal é o dia delas”, brinca Edite.
Haverá também sorteio de brindes e brinquedos como bonecas, carrinhos e bolas. Os ônibus que levam os alunos para a escola vão circular normalmente nesta quarta-feira.
A expectativa é que cerca de 400 crianças participem da ação social.
Um salão de cabeleireiros será instalado na instituição para oferecer serviços. “Os pais já foram avisados para que, se quiserem que os filhos cortem o cabelo, assinem uma autorização”, explicou a assessora de direção.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: FME busca classificação a segunda fase do Estadual

DIVULGAÇÃO
Na quinta colocação na chave, a equipe Sub-15 da Fundação Municipal de Esportes de Içara (FME) busca a classificação no Campeonato Catarinense Infantil de Futebol. Hoje, às 15h, no Estádio Dego Rocha, no Módulo Esportivo João Ramos Rousseng, a equipe içarense enfrenta o Paes Leme, de Imbituba.
Na última rodada, os atletas comandados pelo treinador Allan Rezende, venceram por WO, devido a desistência do time de Navegantes. “O trabalho segue em ritmo intenso para buscarmos a classificação”, destacou Rezende.
Içara continua na competição se vencer, em caso de empate terá que vencer o último compromisso no estadual contra o Metropolitano, em Blumenau, no próximo sábado, 15. Já a derrota tira Içara da disputa, que conta com 12 equipes, duas já desistiram do torneio, divididas em duas chaves, classificando-se as quatro melhores de cada grupo.






.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.