O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.982 - Içara, 5 de outubro de 2010

Gentil da Luz reúne secretariado para discutir obras e ações
(Divulgação)


Censo de 2010 totaliza 58.793 habitantes em Içara
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Alunos participam de campanha de conscientização
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Atenda bem os recenceadores

Nova etapa do Censo 2010 que será iniciada esta semanae vai até o fim do mês de novembro, avaliará os setores urbanos e rurais; e dados já apurados apon-tam população de 58.793 habitantes com 18.518 do-micílios ocupados no mu-nicípio.
Uma das preocupações do Censo é garantir que to-da a população seja recen-seada e a Pesquisa de A-valiação ajuda a verificar onde estão ocorrendo fa-lhas na cobertura da coleta de dados, se existir.
Importante: as pessoas tem que prestar informa-ções corretas, só assim, os problemas podem ser solu-cionados. Responda corre-tamente as perguntas.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


O essencial

Nós não precisamos nos desligar da Terra para alcançar o céu e alcançar a melhoria como seres humanos. Somos pessoas: não ob-jetos.
Porém não há porque separar uma coisa da outra, o homem espiritual é a essência. O material, o local de manifestação: os objetos, o cenário que envolve a nossa existência. Quando mais subs-tancializamos a vida com pensamentos de amor, justiça e paz, me-lhor desempenhamos nosso processo de vida pa-ra obter a alegria plena.
Sigamos em paz. Vivifiquemos a e-xistência material com os princípios espirituais e saibamos que o homem nasceu para respirar o ar do vencedores. Ansiemos a sabedoria muito mais que o conhecimento, pois o fruto do nosso traba-lho está diretamente relaci-onado a vidas. Vidas que tem sonhos, vidas com projetos de vida, vidas depositadas em nossas mãos, confiantes no nosso entendimento, seguros de nossas o-pções, credibilizando nosso coração em servir, muito mais do que executar u-ma atividade. Ansiemos a saúde do mundo para que nossos semelhantes cheguem em suas casas e compartilhem da felicidade de estarem juntos com quem amam , tendo nós a certeza do dever cumprido. Busquemos ser pessoas de valor e encontrar o valor nas pessoas.
A paz que esta reservada ao mundo começa pela nossa intenção. A certeza que move nossos atos sendo u-ma fonte inesgotável de conquistas. Conquistemos o essencial e as dema-is coisas serão a conseqüência do que plantarmos.
Existem muitas conquistas por vir e muitos sonhos a realizar. O nosso sonho começa hoje! Acordemos para o mundo e para as pessoas. Tirando a nafta-lina do pensamento e indo bem mais longe que as opiniões forem capazes de tentar obstruir. Para isso fomos gerados, para que o essencial, em nos seja a base da plenitude que sonhamos e que o básico da vida seja muito maior que que a tristeza de tentar alcançar aquilo que a imaginação busca sem ser feliz. O essencial se-ja o todo e o tudo; se for ma-is do que isso também será o essencial da aspiração, porem nunca poderá ser a ruína por não conhecer o que e o suficiente para ser feliz.
Até a próxima semana...

POLÍTICA - Secretários discutem estrutura administrativa do Executivo

Ao final de cada reunião entre os secretários municipais, será escolhida uma área que terá pri-oridade durante a semana e com isso o colegiado pretende cumprir as promessas de governo.

(Divulgação)

Após as mudanças realizadas no Executivo iça-rense pelo prefeito Gentil Dory da Luz, os secretários municipais resolveram retomar as reuniões semanais para discutir as obras e ações em andamento no município, além dos processos administrativos.
Na manhã desta quinta-feira, dia 4, aconteceu a terceira reunião consecutiva, depois que foi retomada a periodicidade dos encontros. Na ocasião, o colegia-do da Prefeitura Municipal de Içara, coordenado pelo Comitê Gestor e com a participação do prefeito Gentil da Luz, e do vice-prefeito José Zanolli, avaliou as ações desenvolvidas em cada Secretaria a partir de discussões em grupo.
“Primeiramente, cada se-cretário fez uma avaliação rápida dos pontos positivos e negativos da administração. Depois, formamos três grupos. Cada um discutiu o andamento dos trabalhos e, em seguida, re-passou ao grande grupo”, explicou o coordenador do Comitê Gestor, Gilmar Bo-nifácio , o Axé.
Segundo ele, as reuniões, que antes eram realizadas às sextas-feiras, agora passam a acontecer nas quintas-feiras, sempre no período matutino.
“Na reunião de ontem, decidimos que cada secretário vai fazer uma avaliação do seu setor durante o mês. Em seguida, encaminhará ao Comitê Gestor, que vai organizar os dados para uma apresentação, que deve acontecer em um dia inteiro, provavelmente no início do próximo mês”, conta Axé.
Para o coordenador, as várias mudanças ocorridas nas leis municipais formaram um “colcha de retalhos”, e é necessário que se crie uma lei complementar que regulamente a estrutura administrativa do Poder Executivo.
“Devemos simplificar as leis, torná-las mais enxutas”, reforça ele.
Para o chefe do Poder E-xecutivo, as reuniões semanais são indispensáveis para o bom andamento da Administração Municipal. “Quando há um bom diálogo entre todos os órgãos da Administração Municipal, o trabalho é desenvolvido com muito mais facilidade”, enfatizou Da Luz.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Nosso projeto maior é fazer Dilma (Rousseff) ganhar em SC com Michel Temer. Todos os que são favoráveis a eleição deles são bem vindos ao nosso palanque”. Frase do Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, no primeiro turno das eleições para presidência da República. Ele recebeu ligação do Presidente Nacional do PMDB, Michel Temer, e deverá participar de um almoço em Brasília, com o futuro vice-presidente do Brasil.

O vereador progressista
Fábio Della Bruna Vieira (PP) relatou na sessão de quarta-feira, dia 3, suspeitas sobre o uso de um “ticket lavação” disponi-bilizado pelo atual posto de combustíveis que fornece pa-ra a Prefeitura Municipal, durante o período eleitoral.
Segundo ele o posto, não divulgou o nome, não trabalha com lava-ção há bastante tempo. “”Com certeza se lavava alguma coisa. Mas definitivamente para mim não era carro. É uma coisa que acho que eu não precisava estar falando aqui hoje. Mas, devido a colocação infeliz do secretário de dizer que eu faço pedido de informação baseado em nada, aqui agora vai ser dito. Quero dizer que para o cumprimento de todos os pedidos de informação realizados por mim nesta casa vou entrar amanhã com um mandado de segurança”, avisou Della Bruna, que está substituindo muito bem Darlan Carpes, o titular do cargo, que está de licença. Fabinnho também não disse que foi o secretário que lhe fez críticas.

A briga
entre os presidentes Acirton Costa e Adalberto Pizzetti, da Câmara e Acii, respectivamente, não tem data pra terminar. Os dois ainda vão se degladiar muito. Aguardem e verão.

A direção
do Hospital São Donato deve acolher os médicos que quiserem trabalhar e os demais deve achar su-bstitutos, para colocar ordem no atendimento, que está sendo bem criticado.

Aprovado por unanimidade
pelos vereadores de Içara o pedido de informação nº. 026/10, de autoria dos vereadores Osmar Manoel dos Santos e Itamar da Silva solicitando a Fundai (Fundação do Meio Ambiente de Içara), que dentro do prazo legal informe quais as empresas que extraem argila no município de Içara, com os respectivos endereços, locais das extrações e cópias das licenças ambien-tais. E cópias dos referidos contratos no período de 1º de janeiro de 2009 até a presente data.
Conforme o vereador Marzinho, as informações solicitadas decorrem relativamente ao acompanhamento das ações do governo municipal. “São retiradas mais de 200 caminhões de argila por dia do nosso município, sem deixar retorno nenhum de impostos, não vejo a Fundai atuando contra estas empresas que após retirarem o material, deixam os locais completamente em buracos. Sem falar nos caminhões que estragam as estradas do município”; comentou o vereador progressista.
A fiscalização neste setor é falha, e faz um bocado de tempo que tenho batido nesta tecla, mas parece que a Administração Municipal está cega e surda.

Frase
“A política é uma praga tal que eu aconselho todos a não se meterem nela.“ (Thomas Jefferson - Presidente norte-americano - 1743-1826).

GERAL - Recenseadores iniciam Pesquisa de Avaliação do Censo em Içara

Nova etapa que será iniciada esta semana, avaliará os setores urbanos e rurais; dados já apurados apontam população de 58.793 habitantes com 18.518 domicílios ocupados no município.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O retrato de corpo inteiro da população brasileira segue em desenvolvimento. Esta semana inicia em Içara, a segunda etapa do Censo 2010, identificada como Pesquisa de Avaliação (PA), que se estenderá até o dia 30 de novembro.
Nesta fase dois recenseadores orientados por um supervisor, atuarão em u-ma localidade urbana e ou-tra rural.
“Uma das preocupações do Censo é garantir que to-da a população seja recen-seada e a PA ajuda a verificar onde estão ocorrendo falhas na cobertura da coleta de dados, se existir. Com essa pesquisa teremos a confirmação de que o censo foi feito com qualidade”, considera a Agente Censitária Municipal, Leo-vane Mallmann.
Entre as falhas que podem ser registradas a agente destaca a omissão ou inclusão indevida de residências. “Falhas podem o-correr, porque um recenseamento envolve muitas fases de trabalho, possui um custo elevado e consome grande mão de obra. Os erros afetam a qualidade do resultado, por isso a importância de medir como e onde acontecem”, explica.
Conforme os dados já contabilizados, a população de Içara é de 58.793 habitantes, com 18.518 domicílios ocupados. Os valores superam a previsão do município de 57.123 habitantes.
Em algumas cidades do estado, os recenseadores irão retornar aos 20 mil do-micílios em que não foram encontrados os moradores. São locais, nos quais há in-dício de moradia, mas o recenseador não foi atendido por mais de uma vez.
O número de residências recenseadas em Santa Catarina superou o estimado de 1,8, milhão, chegando a 1,9 milhão de domicílios. O número de catari-nenses entrevistados é de 6,11 milhões.
Até o final do ano, será divulgada a população de cada município, por sexo, rural e urbana. No próximo ano, os dados serão referentes à religião, saneamento, registro civil, entre outras características.

POLÍCIA - Estudantes realizam blitz da conscientização no trânsito

Alunos da Escola Estadual Dimer Pizzetti, do Bairro Liri, participaram de uma blitz informativa sobre segurança no trânsito no posto da PMRv; ação integrada do Projeto Cidadão no Trânsito.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os motoristas que trafe-garam ontem pelo posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) , no bairro Liri, em Içara, participaram de uma blitz diferente. Os alunos da 4ª Série da Escola Esta-dual de Ensino Fundamen-tal Dimer Pizzetti aborda-ram os usuários da rodovia SC-444 para repassar infor-mações sobre segurança no trânsito. A ação integra o projeto Cidadão no Trânsi-to, realizado em toda Santa Catarina.
Em uma das abordagens, a estudante Tamara Dona-to, de 10 anos, foi surpre-endida pelo depoimento de um motorista, o qual relatou que o pai foi salvo pelo cinto de segurança em um aci-dente de trânsito.
“Tudo o que estamos a-prendendo é muito impor-tante e eu pretendo le-var para to-da vida”, comenta.
A profes-sora, Liliam Tezza, rela-ta que a se-gurança no trânsito tem sido tema de aulas, atra-vés dos e-xemplos do cotidiano. “As crian-ças mudam o comporta-mento e passam a cobrar mais dos pais”, salienta a educadora.
O sargento Silvestre, a-credita que a ação é uma fer-ramenta de auxílio às cri-anças como pedestres e de preparação para o futuro. “Com as atividades, se cria uma conscientização sobre a importância do respeito às normas de segurança”, diz o policial rodoviário.
O sargento aponta ainda que a abordagem infantil tem demonstrado maior sensibilização dos moto-ristas, do que a policial.
O programa que tem en-foque no uso do cinto de se-gurança e na nova lei de transporte infantil, será re-alizado nas escolas próxi-mas ao posto da PMRv, no bairro Liri, ou às margens da Rodovia SC-444.

VARIEDADES - Associação beneficente pede doações para Natal Mais Feliz

A campanha da Associação Beneficente Família Feliz visa arrecadar cestas básicas, brinquedos, balas e chocolates para serem distribuídos a crianças e famílias carentes na época de Natal.

(Divulgação)

A Associação Beneficente Família Feliz, de Içara, iniciou nesta segunda-feira, 1º de novembro, a Campanha Natal Mais Feliz.
Há 9 anos, a entidade promove a campanha para arrecadação de cestas básicas, brinquedos, balas e chocolates, para serem distribuídos a crianças de famílias carentes do município, na época de Natal.
A entrega acontece no dia 18 de dezembro, em u-ma festa com início as 9h, na Praça da Matriz São Donato, Centro de Içara.
De acordo com o presidente da entidade, Daniel Fernandes, as doações devem ser feitas até o dia 10 de dezembro, para que possa ser feito o levantamento dos itens arrecadados.
“Peço que as empresas, o comércio em geral, ajudem a Família Feliz a proporcionar uma grande festa para as crianças e famílias carentes de Içara”, en-fatiza Fernandes.
De acordo com o presidente, algumas doações já foram confirmadas e a entidade está visitando empresas para pedir doações.
“No ano passado a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara fez uma par-ceria conosco e, este ano, vamos conversar novamente com eles para que apoiem o projeto. Vamos fazer uma carreata com o Papai e a Mamãe Noel, per-correndo os bairros da cidade até chegar ao Centro”, explica o presidente.
O Natal Mais Feliz faz parte do cronograma de a-tividades da entidade, programado logo no início do ano, através da realização de Assembleia Geral entre os membros voluntários.
Em outubro, a associação realizou uma festa, distribuindo cestas básicas e brinquedos, em comemoração o Dia das Crianças.
Além de festividades du-rante o ano, para famílias de baixa renda, a associação atende diariamente, fa-zendo o cadastramento de pessoas que necessitam dos beneficios.
“Após o cadastro, uma assistente social visita estas famílias para conhecer as necessidades”, conta o presidente da entidade.
Em 2009, a Associação Benificente Família Feliz conseguiu arrecadar, para o evento de Natal, aproximadamente 200 cestas básicas, beneficiando mais de mil pessoas, que recebem bem menos de um salário mínimo.
As doações podem ser feitas no Jornal Içarense (na Rua Natal Tassi, nº 360), na Rádio Difusora AM 910 (no Bairro Liri), ou na sede da associação beneficente, que fica localizada na rua Sete de Setembro, nº 462, no Edíficio Dona Nena, sala 102, no Centro de Içara.
Os organizadores também se disponibilizam a buscar as doações. Os telefones para contato são: (48) 3468-4017, (48) 9616-0566 ou (48) 9125-6376. Falar com Daniel ou Rudmar.

ESPORTE - Inimigos da Bola focado no Suíço da Zona Sul deste ano

A equipe içarense, que vem fazendo um bom desempenhos nas competições regionais e estaduais nos gramados, começa a focar o Campeonato de Futebol Diurno da Zona Sul, no Rincão.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Com a chegada do verão, as atividades esportivas praticadas na praia começam a serem divulgadas.
Os principais times passam a se prepararem para a disputa de campeonatos de futebol nas areias do Distrito Balneário Rincão.
A base do time que o Inimigos da Bola terá para o Suíço Diurno da Zona Sul, no Balneário Rincão, já es-tá montada.
Conforme os organiza-dores da equipe içarense, o plantel seguirá a composição que levou a equipe até a final da fase estadual da Copa Sesc de Futebol Soci-ety, no último sábado, dia 30 de outubro. Em três jogos, perdeu apenas um. E, por isso, ficou com a prata. Sendo este o melhor desempenho de uma equipe de I-çara dentro do respectivo campeonato.
Nos dois primeiros confrontos, duas vitórias foram registradas. A primeira, contra o Blio-zilli, por 2 a 1 . E a segunda, contra o Brus-que, por 4 a 3, sendo um dos gols anotados contra. Já no terceiro jogo, não foi possível dar manutenção à invencibili-dade na reta final. Os jogadores içarenses perderam por 6 a 2 para o Pipeline.
A equipe que vem a-primorando o futebol a cada ano que passa, conta com apoio de empresários da cidade, tanto pelo lado financeiro, quanto no apoio moral dado aos atletas.
Os organizadores afirmam que montar uma equipe é fácil. O problema é manter o entrosamento dos atletas durante os campeonato recorrentes.
Kuqui Salvador, organi-zador dos campeonatos Diurno e Noturno da Zona Sul, já entregou as fichas para as equipes interessadas e a próxima reunião definirá as chaves.