O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CAPA: Edição1.866 - Içara, 19 de maio de 2010

Produção de milho e feijão terá queda de até 80%






Peemedebistas do Rincão devem sair do partido






Júri absolve suspeito de envolvimento em crime em 2001






Moradores da Lagoa dos Freitas reclamam dos buracos nas ruas

EDITORIAL -Começaram as cobranças

Um grupo do PMDB do Balneário Rincão, que ameaça debandar por não ter espaço, é prova que o partido não tem mando e está dividido.
Desde que assumiram Gentil da Luz e José Zanolli vem tendo problemas dentro das siglas, com a coligação e também com a população que pede melhorias nas ruas, pois a maioria estão péssimas. A cobrança do grupo é por falta de espaço na administração. Daqui há pouco outros vão reclamar, pois ajudaram na eleição.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (45)

Em Santa Catarina a democracia foi alinhavada aos moldes das freguesias açorianas e as Câmaras governavam com o seu presidente. O lugar de prefeito é algo recente, uma figura facultativa, no início dos governos, que só tomou sentido quando as freguesias se tornaram municípios.
Entretanto os vereadores foram os primeiros e verdadeiros representantes do povo e na figura do seu presidente, governaram com eficácia as primeiras cidades catarinenses. Tivemos em Santa Catarina verdadeiros estadistas, inclusive um presidente da Republica, ainda que provisório.
Içara, cidade mais recente na emancipação municipal, já teve prefeito, acompanhado das Legislaturas.. Entretanto a Câmara Legislativa sempre manteve muito bem a representação. Assalariados ou não, os vereadores deram e dão conta da responsabilidade. Além de lutar pelos direitos e o bem estar do povo, eles mantém verdadeiras lideranças entre a população. Afinal, são os vereadores que convivem nas comunidades e fazem o dia-a-dia entre a população, e não em um gabinete das Administrações Municipais ou Estaduais. Eles ouvem, eles atuam, eles convivem, e eles dignificam o diploma de vereador. O interessante é que ultimamente os deputados, senadores e governadores sabem do valor de um vereador, de seu poder de liderança, enquanto alguns prefeitos lutam contra os próprios conterrâneos e companheiros de sigla que procuram manter a coerência de seu discurso eleitoral.
Que pena! Esses prefeitos não compreenderam ainda que um município pode muito bem ser administrado por um representante da Assembléia Legislativa, enquanto um prefeito não pode governar sem a representação legislativa. Até mesmo um bom secretário faz melhor governo que um prefeito de idéias estreitas e visão política ofuscada pela pequenez de seus ideais.
Governar é preciso, mas com justiça e com sabedoria, senão torna-se um desgoverno, especialmente quando surgem as perseguições políticas querendo queimar a imagem de alguém. Só faz algo valioso quem pensa grande e tem um grande amor para com o seu semelhante. Içara, que já é grande por fora, precisa crescer também por dentro, especialmente em seus valores. Nós amamos Içara e queremos o bem da cidade!
Até a próxima edição, leitores, com mais um assunto de Nossa Terra, Nossa Gente!

POLÍTICA - Moradores do Rincão estão descontentes com PMDB

De acordo com Wilmar Bernardino Borges, o Má do Bernardinho, que é militante do partido há 30 anos, uma reunião será marcada entre os próximos dias e várias pessoas se desfiliarão.

Grupo de descontentes podem se desfiliar do PMDB doDistrito Balneário Rincão, em Içara.
Wilmar Bernardino Borges, mais conhecido como o Má do Bernardinho, que reside no Balneário Rincão e milita no PMDB há 30 anos, está descontente com o partido e com a atual forma de administração. “Milito desde os meus 14 anos, quando meu tio, Pedro Borges era vereador, mas estou descontente com o descaso que o Distrito se encontra”, afirma.
Para discutir a questão, será realizada uma reunião nos próximos dias, que, segundo Má, contará com a presença dos jovens, e após o evento, um grande número de pessoas do partido deverá se desfiliar em virtude do descontentamento.
“Quando as pessoas entram na prefeitura, elas não pensam mais na cidade, ficam obcecadas pelo poder e dinheiro. Aqui no Rincão, muitas ruas que são de calçadas não estão em condições de tráfego. Imagina aquelas que não são pavimentadas? “indaga o morador, afirmando ainda que “em muitas ruas, ao invés de areião, estão sendo colocados pedacinhos de telhas quebradas. Eu puxo pelo Rincão, porque é onde moro”, argumenta.
Ele também citou a pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), que revelou que no Balneário a sigla obteve 90,9% de rejeição dos moradores.
Até o fechamento da edição não foi possível falar com o Prefeito Gentil Dory da Luz, força maior do PMDB de Içara.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Peço pra essa pessoa que fez o BO que viesse na Câmara para conversar com nós. Ela deve ter condições psicológicas de aceitar críticas”. Vereador Jurê Bortolon (PMDB), se referindo a funcionária do Procon, que registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Içara contra o colega de bancada, Antônio de Mello, que criticou o órgão.

Moradores de Vila Alvorada

tem que fazer um trajeto longo para se dirigir até a Vila Nova ou ao Centro de Içara, devido a ponte que foi levada pelas chuvas da semana passada.
Os drenos estão no local e espero que a construção da ponte não demore o tempo que está levando as do bairro Nossa Senhora de Fátima, que desde o início desta administração ainda não foram consertadas.

Ministério
Público de Içara, através da 2ª Promotoria de Justiça, instaurou procedimento administrativo que visa à regularização de 35 estabelecimentos comerciais de Içara, que lidam com carnes, frios e queijos e foram autuados pela Vigilância Sanitária municipal, por irregularidades.
No dia 1º de junho, às 9h30min, será realizada reunião com todos os envolvidos para formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta.
O encontro ocorrerá no salão do Júri do Fórum da Comarca de Içara.

A enfermeira
Cleide Jeremias é a nova diretora administrativa do Hospital São Donato em substituição a Morgana Zock, que está em período de férias e demissionária. Ela já foi secretária de Saúde de Urussanga, coordenadora estadual Regional de Saúde da Região Carbonífera, diretora de enfermagem do Hospital São José, de Criciúma e é professora dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Unisul.
A nova diretora assume o cargo, formalmente nesta quinta. Sucesso, só o que tenho a desejar.

O prefeito de Içara
Gentil Dory da Luz aderiu ao Twitter, considerada por muitos a ferramenta do futuro, no que diz respeito à comunicação. “É um modelo novo de comunicação que nos permite estar ainda mais próximos da comunidade, diversos prefeitos me orientaram a fazer parte desta rede inovadora, pois através dela ficamos ainda mais informados das necessidades, questiona-entos e reivindicações da população, visando sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas”, argumentou o chefe do executivo municipal.
Gentil já faz parte da rede Orkut há um bom tempo.
É bom que ele use essas ferramentas para falar com o povo, que está p. da vida com ele.

Parece
o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) está sentindo na pele o choque de gestão, tão falado no início do governo do tucano.
De forma radical e arbitrária ele está entrando em choque com os servidores.

E os servidores
de Içara podem entrar em greve se a Administração Municipal não der um aumento decente.
Eles estão em estado de greve e a assembleia de amanhã pode definir os rumos da classe.

GERAL - Chuvas prejudicam 80%da produção de grãos em Içara

Safra do feijão no município foi comprometida em função das condições climáticas, causando prejuízo aos agricultores e a pouca quantidade colhida é inapropriada para consumo humano.

Apesar da estimativa positiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra de grãos no Sul do país, a região foi prejudicada pelas condições climáticas. Em Içara a perda teria sido de 80% da produção.
O presidente da Associação dos Produtores de Milho e Feijão, Renato Réus, informou que a produção esperada era de 60 mil sacas de feijão, mas foi colhido apenas 20% da expectativa dos agricultores.
Réus acrescentou que a maioria dos grãos colhidos estão impróprios para o consumo humano e teram que ser comercializados para a fabricação de ração animal.
Por estar em época de colheita a produção de feijão foi a mais afetada. O presidente considera que a produção da safra, foi prejudicada desde o plantio em função da instabilidade do clima na região.
O agricultor Davi Joaquim dos Santos, está pensando em desistir do cultivo de feijão, após ter perdido na safra anterior 30 hectares, e 20 hectares na safra atual. Ele esperava produzir 700 sacas, mas colheu apenas 50, provocando um prejuízo de R$ 40 mil. “O pouco que foi colhido, co-locamos no secador para saber se poderá ser consumido”, disse.
A próxima safra de feijão será feita apenas nos primeiros meses de 2011.
Réus disse que a safra de milho foi boa, mas que o “forte de Içara era o feijão”.
A previsão do IBGE apontou que haveria um acréscimo de 11,8% para o Rio Grande do Sul, e 4,7% em Santa Catarina, para a primeira safra de milho do ano, mas as chuvas prejudicaram na colheita.

POLÍCIA - Suspeito de crime é absolvido em julgamento

Um dos suspeitos de assassinato de J.M., ocorrido em junho de 2001, foi absolvido no dia de ontem, e o julgamento agora se volta a mulher da vítima, que permanece foragida da justiça.

Com base na investigação policial sobre a morte de J.M., em 19 de junho de 2001, o Ministério Público de Içara levou um amigo da vítima, N.B., a júri na manhã de ontem. O crime teve apreciação às 9 horas no Fórum de Içara.
J.S.M., mulher da vítima não compareceu ao julgamento pois está foragida desde o início do processo, e foi aberto um inquérito policial, com um mandato de busca e apreensão.
Por volta da 9h27min aconteceu o sorteio dos sete jurados, que estiveram atentos durante todo o processo do julgamento.
N.B., residente no Balneário Rincão e J.S.M., natural de Urussanga.
Conforme a denúncia da 2ª Promotoria da Comarca de Içara, os réus prepararam uma emboscada. Na madrugada de 19 de junho, convidaram M. para pescar. Contudo, em local ermo do Rincão, ele acabou golpeado com um objeto metálico, causando várias fraturas na cabeça.
O promotor Júlio que comandou o caso pediu permissão para um interrogatório com o réu a frente dos jurados, onde explanou todas as dúvidas referente ao crime. Ao ser questionado, N. informou nunca ter cometido delito algum em toda a sua vida. “Nunca encostei o dedo em uma formiga, nós tínhamos uma mizade longa”, afirmou.
Depois completou: “Não estive com ele no dia do crime, apenas na noite anterior, minha mulher estava muito mal e fiquei todo o tempo com ela em casa”, explicou aos jurados.
O juiz também questionou sobre a relação com a outra réu, J.S.M., e friamente afirmou ser amigo de longa data, mas que nunca tiveram qualquer relação.
O julgamento, que durou toda a amanhã e uma parte da tarde, teve como veredicto final a absolvição do réu. O caso agora se volta para a mulher da vítima J.S.M., ainda foragida.

VARIEDADES - Congresso religioso movimentará a cidade

Acontecerá entre os dias 21 à 23 de maio, o 2o Congresso Regional da União de Mocidade das Igrejas Evangélicas e o 30o Congresso da Juadi, em Içara, reunindo caravanas de 20 cidades do Sul de SC.

Acontecerá entre sexta feira e domingo, dias 21 à 23 de maio, o 2º Congresso Regional da União de Mocidade das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (Umadescp) e do Extremo Sul Catarinense e o 30º Congresso da Juventude Unida das Assembléias de Deus de Içara (Juadi).
A abertura do Evento, na sexta-feira será realizada no Templo Sede da Igreja, localizada na Rua Marcos Rovaris, no Centro de Içara, e os demais dias serão no Ginásio Ergino Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng . A celebração na sexta-feira e no sábado iniciará às 19 horas, enquanto domingo um pouco mais cedo, às 17 horas.

Muitas caravanas de evangélicos estão sendo esperadas, pois o evento reúne 20 municípios da Região Sul de Santa Catarina e também do Paraná. “Igrejas de cidades como Criciúma, Turvo, Urussanga, Santa Rosa do Sul, Araranguá enviarão caravanas. Creio que de 3 a 4 mil pessoas marcarão presença, o que demonstra a proporção deste congresso”, afirma o coordenador da Juadi, o presbítero Edson Cardoso.
O responsável para trazer a Palavra de Deus durante os três dias será o preletor do Rio de Janeiro, Elias Torralbo.
A pregação da mensagem de Deus terá por base o tema da festa, “uma geração em busca do pleno avivamento, Atos 2.17”. Já os louvores serão entoados pelas componentes do Trio Brise do Paraná. A Orquestra Sinfônica Celebração da Igreja de Içara também fará uma participação especial no evento.

Na sexta-feira, após o término do culto evangélico será servido entre as pessoas presentes um bolo comemorativo alusivo aos 30 anos de Juadi.
Todo o evento será transmitido on-line através do site da igreja de Içara no www.addicara.com.br.
Maiores informações ou dúvidas podem ser tiradas no telefone (48) 9915-4430 ou através do site da igreja addicara@addicara.com.br.

ESPORTES - Criciúma decide vaga em Palhoça

O Tigre, que em três partidas venceu apenas uma na Copa Santa Catarina, enfrenta nesta quarta-feira o Avaí, com a obrigação de vencer, caso contrário está fora da disputa do turno.

Vivo na briga por uma vaga na semifinal do primeiro turno da Copa Santa Catarina, o Criciúma vai visitar o Avaí, nesta quarta-feira, às 19h30min. Se ganhar, o Tigre tem chances de garantir vaga para decidir o turno.
O confronto será no Estádio Renato Silveira, em Palhoça. O local foi definido a partir de uma parceria entre o Guarani, que administra o local, e o Avaí. O clube da Capital quer poupar o gramado da Ressacada, pensando no Brasileirão da Série A.
Nesta segunda-feira o Tigre ficou sabendo da data de estreia no Campeonato Brasileiro da Série C, que será no dia 17 de julho, às 16h, contra o Juventude, em Caxias do Sul (RS). A confirmação ocorreu no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Criciúma está no grupo D.
O primeiro jogo em casa da equipe do técnico Argel Fucks será contra o Brasil, de Pelotas (RS), no dia 24 de julho. Na terceira rodada, dia 31 de julho, o Criciúma folga. Na quarta rodada, o desafio será contra a Chapecoense, novamente no Estádio Heriberto Hülse, dia 8 de agosto. O Tigre desafia o Caxias, no dia 14 de agosto, no Rio Grande do Sul, no fechamento do turno da Série C.
Na fórmula de disputa, os dois primeiros avançam para as quartas de final. Passando a fase, os quatro semifinalistas se garantem na Série B em 2011.

DISTRITO - Moradores reclamam de descaso público na Lagoa dos Freitas

Residentes reivindicam melhorias na pavimentação e iluminação na Avenida Atlântida; secretário de Obras diz que em cerca de 40 dias os trabalhos deverão começar na localidade.

Há algum tempo os moradores da Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, reclamam da displicência da Administração Municipal com a situação do bairro. Além da pavimentação da esburacada Avenida Atlântida, os residentes reivindicam a instalação de um redutor de velocidade e lombada eletrônica, já que os limites não são respeitados pelos motoristas, causando frequentes acidentes.
O morador Odivan Garcia acrescentou que outro problema do bairro é a pouca iluminação. Segundo ele isso facilita o uso de drogas, tornando a localidade perigosa à noite. “A Lagoa dos Freitas está abandonada, é uma vergonha”, declarou o morador, que está indignado com a situação que se estende há tempo..
O secretário de Obras, José Eloir do Nasci-mento, comunicou que em cerca de 40 dias serão iniciadas obras de pavimentação na Avenida Atlântida, em parceria com o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). E acrescentou que serão implantados redutores de velocidades em três pontos da avenida. “A situação da Lagoa dos Freitas será resolvida a partir do momento que for realizada a pavimentação”, disse Eloir.
Com relação à iluminação Nascimento informou que é responsabilidade da Cooperatliança, mas que a secretaria pode solicitar providências.
Ele falou também que o material que está nas ruas, o qual atrapalharia os moradores, será utilizado nas obras de pavimentção. E comunicou que a prefeitura Municipal está buscando recursos para realizar obras nos bairros que foram atingidos pela enxurrada na última semana, como a drenagem do rio no bairro Vila Nova.