O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.216 - 21 de outubro/2011

DIVULGAÇÃO
VARIEDADES: Cabo Deloir Alíbio é condecorado com medalha estadual




CALEBE BORGES/JI
POLÍTICA: PSD quer chegar a a 1 mil filiados em Içara até dezembro
Partido Social Democrático conta com três pré-candidatos a prefeito e 50 nomes para a Câmara de Vereadores nas eleições de 2012



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Polícia Civil faz campanha salarial


Há pelo menos 13 anos sem reposição salarial e sem aumento nos efetivos os Delegados das Polícias Civil de Santa Catarina iniciaram nesta quinta-feira uma manifestação pacífica em busca de ajustes e melhores condições de trabalho.
O salário da classe policial é cheio de penduricalhos, bônus e auxílios que chega a representar 30% da perca na folha salarial. Uma paralisação não foi cogitada, mas, os policiais podem não se empenhar, pois não tem motivação para isso, podendo a situação se transformar um prato cheio para os ladrões de plantão.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PSD de Içara apresenta três pré-candidatos à majoritária

Com a filiação de 479 novos militantes no último encontro, o PSD de Içara trabalha agora a criação de subdiretórios; o partido definiu três pré-candidatos a prefeito e 50 para vereador.

FRAMBER JÚNIOR/JI
O Partido Social Democrático (PSD) de Içara está trabalhando forte para disputar as eleições do próximo ano e garantir espaço no cenário político do município.
Além da liderança que levantou o partido na cidade, o vice-prefeito José Zanolli, o grupo conta com mais dois nomes de pré-candidatos a prefeito, o presidente da Associação Empresarial de Içara (ACII), Agenor Castagna, e o presidente do Sindicato Patronal (Sindilojas), Nereu Casagrande.
O comando estadual da sigla tem a meta de formar candidatos à majoritária na maior parte dos municípios catarinenses.
“Faço parte do Diretório Estadual e tenho visto a insistência do governador Raimundo Colombo e do deputado estadual José Nei Ascari em ter candidatos a prefeito em todas as cidades”, frisou Zanolli.
No início deste mês a sigla realizou um evento no Centro Comunitário do Bairro Primeiro de Maio, em Içara, conseguindo filiar 479 novos militantes.
“Nosso objetivo é chegar a mil filiados até dezembro”, ressaltou Zanolli.
Ainda de acordo com o vice-prefeito, o partido já conta com 50 pré-candidatos a vereador. “Temos pré-candidatos ao Legislativo em todos os bairros”, observou o pessedista.
No momento, a sigla está trabalhando a criação de subdiretórios nos bairros.
“Os subdiretórios vão dar oportunidade para lideranças comunitárias que queiram participar mais ativamente da construção de um novo projeto político para Içara. Elas estarão à frente dos trabalhos em seus respectivos bairros”, comentou o vice-prefeito. Para ele, o PSD veio para ser um diferencial na política, com um projeto novo. “Vejo com bons olhos este crescimento rápido do partido. Mostra que está vindo com credibilidade”, observou o vice-prefeito.
Sobre as possíveis coligações nas eleições municipais, Zanolli afirma mais uma vez que serão discutidas a partir de 2012. “Não temos restrição a partido. Estamos abertos para conversar com todos”, disse.
O PSD de Içara e do Balneário Rincão conta com o apoio do PSB, sigla instalada recentemente nos dois municípios e que vai caminhar junto no ano que vem.
“O PSD e o PSB já têm uma proximidade a nível Federal e Estadual. Isto vai se repetir nos municípios”, concluiu Zanolli.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Estamos aguardando um parecer do Tribunal Regional Eleitoral que ficou de nos enviar por esses dias uma minuta sobre o processo de emancipação do Balneário Rincão.” Jairo Celoy Custódio, subprefeito do Distrito e presidente da Comissão Pró-emancipação, um dos pré-candidatos à prefeito da nova cidade que será emancipada em 2012, em maio deste ano.
Diferente da tranquilidade típica

das sessões de quinta-feira, a sessão de ontem na Câmara Municipal de Içara teve direito a discussão acalorada entre vereadores. A polêmica começou devido à votação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e Redação, pela inconstitucionalidade de um projeto que dispõe sobre o assédio moral e a aplicação de penalidades, por parte dos servidores municipais, nas dependências da Administração Municipal, de autoria do vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP).
O progressista foi à tribuna pedir a retirada de votação, afirmando que, apesar de fazer parte da comissão, não tinha conhecimento do parecer, e não o assinou. “Eu não vi, em momento algum, este papel na comissão. Eu peço que seja retirada a votação, para que a comissão discuta. Por que isto aqui está me cheirando a alguma coisa que não está correta nesta Casa. O que foi feito aqui, foi por debaixo dos panos, pois eu não sei de nada”, esbravejou Marzinho.
A sessão chegou a ser suspensa por dez minutos para que os legisladores decidissem se suspenderiam ou adiariam a matéria. No retorno, Diego Vittorassi (PDT), integrante da comissão, leu o parecer, que foi escrito pelo assessor jurídico da Câmara, Paulo Borges, informando que é de iniciativa do prefeito leis que dispõem sobre servidores públicos. Assinaram o parecer Diego Vittorassi (PDT), Jurê Carlos Bortolon (PMDB) e Neuzi Berto Silveira (DEM). Fazem também parte da comissão Osmar Manoel dos Santos (PP) e André Mazzuchello Juscoski (PSDB).
Marzinho perguntou, então, quando foi feita a reuni-ão. “Certamente em uma segunda-feira, que o senhor deveria estar aqui, mas deve ter saído para fumar”, respondeu Vittorassi, reforçando que nas segundas, às 18h, os vereadores devem estar na reunião das comissões. Marzinho se exaltou, chegando a chamar o pedetista de “moleque”. Mas, depois “fez as pazes”, com um aperto de mão. A discussão gerou a promessa, por parte do presidente da Câmara, Darlan Carpes (PP) de criar uma lista de presença para as reuniões das comissões e descontar as faltas dos salários dos legisladores.
Até que enfim, um presidente com coragem resolveu colocar ordem nas comissões, que nunca começa as reuniões no horário e com todos os componentes.

Vereador
Neusi Silvestre entrou com a Indicação 341/11 pedindo isenção por cinco anos do ISSQN da Santec. Não deveria, pois a empresa está ganhando bastante dinheiro com o lixo.
Os servidores
públicos que atuam no Poder Executivo de Içara serão homenageados pela passagem do seu dia, 28 de outubro, com festa de confraternização promovida pelo Sindserpi.








Frase
“Não há nada pior que um burro com iniciativa”. Paulo Salim Maluf - Deputado Federal do PP)


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Outubro Rosa estende horário de atendimento

As unidades de saúde de Içara vão seguir um cronograma de atendimento para ações intensificadas do Outubro Rosa; os horários serão estendidos visando alcançar a população feminina.
DIVULGAÇÃO
As unidades Estratégicas de Saúde da Família (ESFs) de Içara terão atendimento estendido com ações preventivas aos sábados, devido a participação no movimento mundial de prevenção ao câncer de Mama, o Outubro Rosa.
Exames preventivos de colo de útero, mamografia, palestras de orientação e conscientização sobre o auto cuidado, avaliação odontológica e atendimento médico, fazem parte dos serviços oferecidos.
As unidades de saúde estão decoradas em prol da campanha e os trabalhos intensificados.
A enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher em Içara, Maristela Meinert, acredita que o movimento trará mais visibilidade à necessidade de prevenção. “Desde 2009, o município faz rastreamento dos casos de câncer, e por isso, em 2010, resolvemos aderir à campanha mundial do Outubro Rosa. É uma forma de dar mais ênfase e divulgação no trabalho que realizamos durante todo o ano”, fala.
Agenda de ações
A unidade do Bairro Aurora atenderá nesta sexta, 21, das 13h às 18h.
No dia 22, das 8h às 17h, será a vez das comunidades dos bairros Cristo Rei e Jaqueline. Nesta última, haverá uma cabine audiométrica de triagem fonoaudiológica. No dia 29, os atendimentos ficam por conta das unidades de saúde do Jardim Elizabete e do Nossa Senhora de Fátima, das 8h às 17h.
“Queremos, com a campanha, conscientizar as mulheres para que elas não precisem ser lembradas, mas que tomem a iniciativa de procurar o médico e fazer os exames regularmente. Estaremos durante todo o mês à disposição da comunidade nas unidades”, informou Maristela.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: PC inicia manifestação em busca de reajuste salarial

Teve início nesta quinta-feira, em Criciúma, uma manifestação para reajuste de salário e outros benefícios da classe dos Policiais Civis de Santa Catarina, e várias ações já estão programadas.
DIVULGAÇÃO
Sem reposição salarial e nem aumento de efetivos há 13 anos os Delegados da Polícia Civil de Santa Catarina iniciaram nesta quinta-feira uma manifestação pacífica em busca de reajustes e melhores condições de trabalho.
O encontro da classe ocorreu nesta quinta-feira, em Criciúma, com a presença de todos os delegados, investigadores e escrivães da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).
O salário, devido vários descontos, chega a representar 30% mes na de perca na folha de pagamento.
A Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (Adepol-SC) já solicitou ma reunião com o governador do Estado, Raimundo Colombo, mas por algum motivo desconhecido ela não foi feita até então.
AAdepol e o Sindasp (Sindicato dos Trabalhadores em Segurança Pública de Santa Catarina) apoiam a decisão da classe policial do Estado.
Até agora, folders, outdoors e camisetas são as formas usadas para divulgar a causa nas cidades do estado, e ações sociais, como doação de sangue e de cestas básica também estão previstas para os próximos dias, e também não esta descartada uma paralisação da classe.
O Movimento Unificado dos Policiais Civis chama a atenção da população com cartazes nas delegacias e o uso de camisetas com os dizeres “Descaso do Governo com a Polícia Civil de Santa Catarina e Salário da Polícia Civil: vergonha, um dos piores do País”.
Por enquanto, o atendimento nas delegacias continua dentro da normalidade.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Cabo Béko da PM de Içara ganha medalha estadual

O cabo Deloir Alíbio, o Béko, foi escolhido entre policiais militares de Santa Catarina como o que mais contribuiu para o engrandecimento da instituição; ele recebe homenagem no dia 24.

DIVULGAÇÃO
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), após analisar a ficha individual dos policiais indicados em cada cidade do Estado, elegeu o cabo Deloir Alíbio, o Béko, da PM de Içara, como o policial que mais contribuiu para o engrandecimento da instituição.
Por isso, o cabo vai receber, na próxima segunda-feira, dia 24, a Medalha do Mérito ‘Alice Guilhon’ 2011. A comenda será entregue em solenidade no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, às 14h.
“Não esperava por esta premiação. Depois de 29 anos de serviço, ela vem como uma forma de reconhecimento”, enfatizou o homenageado.
A indicação de Béko para a PMSC foi feita pelo tenente-coronel da PM de Içara, Cosme Manique Barreto, ao comandante geral no Estado de Santa Catarina, Nazareno Marcineiro.
“Cabo Alíbio, policial militar comunitário, com destaque no contexto policial desta unidade operacional, participa voluntariamente de todos os eventos beneficentes e festividades de clubes de mães e terceira idade, realizados no município de Içara. É muito respeitado e requisitado por todos os seguimentos da cidade, mantendo parceria com a prefeitura, Pastoral da Criança do Bairro Vila Nova, Fundação Assistencial de Içara (FAI), entre outros, atendendo sempre a todos com muita boa vontade, principalmente animando os eventos com seu carisma e música”, destacou Barreto.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: RG Gesso com 100% de aproveitamento

O Campeonato Interfirmas de Futsal, Taça Içara Rumo aos 50 anos, finalizou nesta quarta-feira a segunda rodada.
Foram marcados até momento 97 gols em 12 jogos disputado, sendo que apenas nas três partidas de quarta-feira as redes balançaram 34 vezes.
Das 15 equipes participantes, apenas a GR Gesso segue com 100% de aproveitamento, venceu as duas partidas. As duas maiores goleadas foram aplicadas pelo Torrecid e Giassi.
A terceira rodada será realizada na próxima segunda, dia 24, com mais três jogos. Ás 19h15min, se enfrentam Cromocil e Triene, já, às 20h15min, se cruzam Giassi Supermercado e Usipe, e finalizando os jogos da noite, o confronto fica entre Cristal Copos x Supermercado Moniari.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Equipes da FME no Regional da LUD

DIVULGAÇÃO
As equipes de futebol Sub-14 e Sub-16 da Fundação Municipal de Esportes de Içara (FME) participa neste sábado, 22, em Urussanga, das quartas de final do Campeonato Regional da Liga Urussanguense de Desportos (LUD), Copa Totti Pneus 2011.
Na categoria Sub-14, o confronto será contra São Ludgero, às 9h, e a equipe içarense precisa da vitória para seguir adiante.
Já, os atletas do Sub-16 garantem vaga na semifinal se empatarem com Rui Barbosa, de Morro da Fumaça, às 10h.
Caso as equipes de Içara consigam a classificação o adversário nas duas categorias será o Criciúma Esporte Clube. "Estamos confiantes, vamos em busca das vitórias e da classificação" ressaltou o técnico Allan Resende.
O presidente da FME, Flávio Felisberto, acredita nos atletas içarenses.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.