O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Edição 1.793: EDITORIAL - Deus capacita os escolhidos

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - Pode nos dizer como?
- É simples - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.
"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança!!!!
Confie em Deus, pois as coisas acontecem na hora certa, pois todos são capazes, mas, é uma pena que poucos percebam isso. Deus sem Deus é Deus e o homem sem Deus não é nada. Pense nisso!!!!!

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno



Antioxidante em excesso é prejudicial

Consumo de alimentos com boa quantidade de antioxidantes pode ter efeito nocivo a longo prazo.

A quantidade de informações e o número de pesquisas sobre como se alimentar corretamente gera muitas vezes mais dúvidas do que aponta caminhos práticos à mudança de hábitos no dia a dia. Mas, cada vez mais, sabe-se que o caminho do equilíbrio é o mais indicado.
E a recomendação de consumir tudo moderadamente chega até mesmo a grupos de alimentos indicados como fundamentais para manutenção da boa saúde.
Pesquisa divulgada pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, e publicada pelo Journal of Applied Physiology, diz que o consumo de alimentos que contêm boas quantidades de antioxidantes pode ter efeitos nocivos a longo prazo no corpo.
O grupo de substâncias formado por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e enzimas são reconhecidos pelos cientistas por bloquear o efeito danoso dos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento das células do corpo, e por ajudar a evitar doen-ças do coração e o câncer.
O que aponta a pesquisa, feita com animais que receberam diferentes doses dessas substâncias, é que altas doses causam na verdade enfraquecimento muscular em pes-soas mais velhas. Isso porque o consumo excessivo de uma substância altera o equilíbrio dos nutrientes no corpo. “Muitas pessoas não percebem que a quantidade de antioxidantes e pro-oxidantes é muito delicada. E pensam que terão algum tipo de resultado positivo, quando podem conquistar um problema mais sério”, disse o pesquisador Steven Copp.
A pesquisa verificou que consumir antioxidantes em excesso diminui a quantidade de substâncias vasodilatadoras que ajudam a manter a saúde de artérias e veias. Isso faz com que os músculos não recebam a quantidade necessária de oxigênio, deixando-os rígidos e doloridos, principalmente durante a realização de exercícios.
O estudo sugere ter cautela na prescrição de uma alimentação carregada de antioxidantes e lembra que muitos itens fornecem quantidades superiores de nutrientes às recomen-dadas diariamente.
Por exemplo, uma porção de batata-doce fornece quatro vezes a quantidade recomendada de vitamina A diária. O mes-mo vale para o brócolis, cuja porção oferece mais que o dobro da quantidade de vitamina K recomendada para consumo adulto diariamente.

Até a próxima semana com mais um assunto de interesse do leitor!!!

POLITICA - TSE define prazos para retirada de título de eleitor

Chefe do Cartório Eleitoral de Içara aconselha as pessoas a não deixarem para buscar o atendimento na última hora, evitando filas, sendo que no pleito de 2008 o eleitor teve que esperar até 3h.



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou que o prazo para transferência de domicílio eleitoral e requerimento do primeiro título de eleitor e até 5 de maio.
A documentação exigida é a carteira de identidade, título anterior (no caso da transferência), comprovante de residência, e para os homens, comprovante de quitação militar.
Ainda há a opção da solicitação ou atualização dos dados via internet, no site do TSE, www.tse.gov.br, preenchendo um formulário. Contudo, o requerente deve comparecer ao cartório eleitoral, com o número do protocolo do atendimento online e o original e uma cópia da documentação. Em caso de perda do título, uma segunda via deverá ser requerida até 23 de setembro.
Segundo o chefe do cartório eleitoral de Içara, Marcos Moraes, é uma prática comum os eleitores deixarem para a última hora. “Nas eleições de 2008, teve gente que ficou três horas na fila. Nosso horário de atendimento foi até as 23h. Num único dia, atendemos 300 pessoas”, relata.
A procura pelos serviços em janeiro e fevereiro foi muito baixa, e em abril o número de atendimentos chega a dobrar.
As eleições estão marcadas para o dia 3 de outubro e serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos válidos, haverá no dia 31 de outubro, o segundo turno, para a escolha do presidente e governadores. O horário de atendimento é das 12h às 19h, na Rua Vitória, Centro.

COLUNISTA - Maso Nietto


“Em 10 a 15 dias vamos nós reunir com o Prefeito para juntar toda a documentação necessária para a realização da pavimentação. Nós vereadores juntamente com os representantes das comunidades vamos até a Secretaria de Desenvolvimento para protocolar os documentos para a execução das obras”. Frase do vereador Antônio de Mello (PMDB), aos moradores de Barracão e Sanga Funda, em outubro de 2009, sobre a pavimentação da BR-101 até a Rodovia SC-444, que ainda está no papel.

Prefeito Gentil Dory da Luz
se reuniu, nesta quinta-feira, com Diretor Geral da Secretaria de Infra-estrutura de Santa Catarina, Alceu Gaio, para discutir sobre verbas para Içara.
Da Luz também esteve reunido com o presidente da Casan, Valmor de Luca, onde o assunto em pauta, com certeza, foi sobre a gestão compartilhada e também a reeleição da deputada estadual Ada, esposa do Valmor. O prefeito é cabo eleitoral dela em Içara.
O último coordenador de campanha foi Paulo Cesar Crescêncio, que não pode ver Valmor e nem Ada, pintados em ouro. Será que PC vai trabalhar nesta eleição para ela?

Na segunda sessão extraordinária
os vereadores aprovaram os seguintes projetos:
Projeto de Lei Complementar Nº. PE/001/10 que altera o Art. 4º da Lei Complementar 28/2008 de 25 de julho de 2009, que cria no Plano Diretor do município de Içara as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).
- Projeto de Lei PE/001/10, que denomina Centro de Educação Infantil Zilda Arns Neumann, obra em andamento que e atenderá 240 crianças de zero a seis anos.
- Projeto de Lei PE/004/10, que autoriza celebrar convênio com as Associações de Pais e Professores das Escolas da Rede Municipal de Ensino.
- Projeto de Emenda a Lei Orgânica PE/001/10, da nova redação ao Inciso I, do parágrafo 2º, do art. 2º, da Lei Orgânica Municipal. Para que faça uso da bandeira tremulante, dando movimentação ao símbolo municipal.
E foi rejeitado por cinco votos a quatrovotos o Projeto de Lei PE/005/10, que autoriza convênio com a Liga das Entidades Carnavalescas do Balneário Rincão.

GERAL - Administração Municipal estipula calendário fiscal

Prefeito Gentil da Luz estipula a data do calendário fiscal e contribuintes tem até 9 de abril para pagamento do IPTU em cota única, com 20% de desconto, e calculado sobre Lei de 2009.



A Administração Municipal de Içara já estipulou o calendário fiscal de 2010 e com isso, os carnês referente ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), já podem ser reirados no setor de arrecadação da prefeitura.
Para o contribuinte que quiser efetuar o pagamento em cota única, o prazo é até 9 de abril, com desconto de 20% no valor. No entanto, o IPTU também pode ser pago em até cinco parcelas, com vencimento sempre no dia 12, dos meses de abril, maio, junho, julho, e agosto.
Para quem estiver com os débitos de todos os anos quitados, ou que tenham pago as dívidas até o dia 28 de janeiro, haverá, automaticamente um bônus de adimplência de 10% sobre o valor. Ou seja: para muitos, o desconto poderá chegar até 30%.
Conforme o chefe de arrecadação Júlio Cruz, não houve reajuste no IPTU, mas a mudança na base do cálculo. “Utilizamos a Lei Complementar nº038/2009, já que anteriormente as correções eram baseadas na inflação”, ressalta Cruz.
Para quem tem débitos com a dívida ativa, será utilizada a Lei do Refis: abatimento de 90% do juro para pagamento à vista, de 50% em seis parcelas ou 30% em 12 parcelas.

POLÍCIA - Suspeitos usam “comunicadores” para auxiliar o tráfico de drogas

Em uma operação realizada pela Polícia Civil de Içara, juntamente com os órgãos de segurança do Balneário Rincão, foi estourado duas casas que serviriam como ponto de trafico de drogas.



A tecnologia esta presente no dia a dia das pessoas tão naturalmente, que elas não percebem, sendo usada, em todos os momentos, a favor ou contra.
A Polícia Civil de Içara deu de encontro em uma situação inusitada nesta quinta-feira, ao encontrar um comunicador via rádio, o mesmo modelo usado por órgãos de segurança, que permitem ter um alcance de três quilômetros.
Em uma operação de combate ao tráfico realizada no Distrito Balneário Rincão, os policiais encontraram na casa de um suspeito, um comunicador, sem o outro receptor.
Na mesma operação, em uma residência próxima, o outro receptor foi encontrado, além de dinheiro, celulares, relógios e uma pequena quantidade de drogas.
Segundo informações de populares os donos da casa haviam fugido horas antes dos investigadores chegarem ao local.
O delegado da Polícia Civil de Içara Rafael Iasco, afirmou que esse tipo de técnica é muito comum entre quadrilhas organizadas, tanto no tráfico de drogas, quanto para sequestros.
O delegado finalizou que as operações na área do Balneário Rincão, irão continuar durante mais algumas semanas, em busca de suspeitos de tráfico”.

VARIEDADES - Fashion Cosméticos mais uma loja de beleza em Içara

Rosimere de Souza Bitencourt, resolveu investir em seu sonho e criar um espaço destinado à venda de produtos de beleza no Centro de Içara, vendendo marcas conhecidas e de qualidade.



Inaugurou nesta quarta-feira, no Centro de Içara, o Fashion Cosméticos, a ma-is nova opção em produtos de beleza.
Conforme a proprietária Rosimere de Souza Bitencourt, sempre foi um desejo antigo trabalhar com artigos de beleza. “Há muitos anos, trabalhei em um salão de beleza daqui do munícipio. Isso só aumentou a vontade que eu tinha de ter meu próprio negócio”, relata Rosimere.
Após trabalhar na área da saúde, a decisão de abrir a loja foi tomada em outubro. “No começo, eu fiz tudo sozinha. Passava e-mails para as lojas e ligava para os 0800, para obter informações dos produtos. Geralmente, elas enviavam representantes para eu poder comprar os produtos e começar a montar meu estoque em casa”, conta, afirmando que depois pode contar com a ajuda do casal Sílvia e Renato Brígido, donos da rede de lojas de cosméticos Espelho’s. “O ponto comercial funcionava o escritório das Bebidas Fernandes, e como minha irmã trabalha com eles, ficou mais fácil para eu locar. Levei duas semanas para trazer tudo, e deixar a loja do meu jeito. Trabalhavamos até as duas horas da manhã”, explica Rosimere.
Dentre a linha de produtos que trabalha estão as marcas Alfa Parf, Vult, L’oreal, Depi Roll e Big Star, vendendo produtos como esmaltes, tinturas de cabelo e toda a linha de maquiagem. “Espero agradar a todas as clientes, em um espaço que elas se sintam bonitas”, deseja.
O endereço da Fashion Cosméticos é na rua Ipiranga, em frente a agência do Banco do Brasil.

ESPORTES - Coroa Bom de Bola entra na fase do mata-mata

Será aberta neste sábado a segunda fase do Campeonato Coroa Bom de Bola, e a equipe que perder está fora competição, que conta com 16 equipes de veteranos da Região Carbonífera



Neste fim de semana será dado continuidade na segunda fase do Campeonato Coroa Bom de Bola 2009/2010, Taça Cooperaliança.
Agora é pra valer e as 16 equipes vão para o tudo ou nada e quem perder está fora da competição. A primeira fase serviu apenas para cumprir tabela.
No sábado, os cruzamentos dos jogos são os seguintes: Caiçara x TR Telões, Pierini x Próspera, Dalbeli x Jubaa, Elisandro x Imbralit, Carbonífera Criciúma x Carbonífera Metropolitana e Mina Brasil x Pizzadoro.
Já no domingo, haverá apenas dois jogos: Laza x Rio Maina e Destak x Clube de Pais e Amigos de Içara (CPAI).
Os dois representantes de Içara são Caiçara e CPAI que tem grande chance de continuar na competição, mas, para isso, tem que vencer no fim de semana os adversários TR Telões e Destak, respectivamente.