O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ESPORTES - Construção de autódromo em Içara depende da Câmara

Um projeto da Câmara de Vereadores de Içara visa a construção de um autódromo na localidade do Poço Oito, em um terreno de 25 hectares, que está sem uso, visando a prática do esporte.



Inaugurado em 2005, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, demorou um ano para ser construído. Foi concluído com 2,5 quilômetros de pista divididos em 14 curvas. A estrutura ainda é composta por 21 boxes, torre de comando com três andares, heliponto, rede de combate a incêndio, tratamento de esgoto e uma área VIP para 1,3 mil pessoas.
O empreendimento é atualmente a fonte de inspiração para empresários do Sul de Santa Catarina. Mobilizados, eles projetam uma obra de mesmo porte para a localidade de Poço Oito, em Içara.
O espaço requerido para a obra tem 25 hectares. Contudo, a infraestrutura do autódromo utilizaria apenas 40% do terreno. Ou seja, 10 hectares. Toda a área corresponde ao local projetado também pela Carbonífera Rio Deserto para o depósito do rejeito do carvão por dois anos e posterior recuperação ambiental.
Conforme anunciado pelo vereador Marzinho do Pereira (PP), na sessão da Câmara Municipal na noite de segunda-feira, dia 12 de abril, o assunto já pautou reuniões fechadas com possíveis investidores, sendo um deles Dinarte Rizzieri. A intenção deles é que dentro de 30 dias seja apresentado o esboço de um projeto no Legislativo, onde o tema também virou bandeira de outros vereadores progressistas, como Joaci Domingos Pereira e Itamar da Silva. Para a viabilização da ideia, o assunto ainda deverá ser levado ao Distrito Federal para a captação de recursos.

Edição 1.483: EDITORIAL - Ouvidoria tem que funcionar

É muito comum no Poder Público implantar alguns programas e depois não dar prosseguimento.
A ouvidoria é um sistema sem custo cedido pelo governo de Santa Catarina e pode ser adotado por todos as cidades. Na Região Sul apenas Içara demonstrou interesse.
O mecanismo vai auxiliar o cidadão a estar bem informado sobre os serviços públicos, dar sugestões e até fazer críticas. É uma ferramenta que a sociedade deve saber usar.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (40)

Entre as diferenças dos idiomas do Português de Portugal e do Português brasileiro está a pronúncia dos acentos abertos e fechados. E esta acentuação tônica dá um diferencial ao falar brasileiro e o falar português. É claro que teremos sempre a distinção da entonação oral entre as nações. Entretanto, a escrita precisa ser correspondente ao mesmo idioma, embora haja culturalmente uma seqüência semântica no correr do tempo; afinal a língua é viva. Jamais falaremos em uma bicha de espera nos bancos ou em outros órgãos público. Mas continuaremos, com certeza, a reclamar das filas de espera nestes lugares onde nos roubam um tempo precioso de nossas vidas.
Observamos uma profusão de lançamento de livros e nos reportamos a nossa terrinha. Nós, escritores, nos debruçamos em pesquisas, nos desdobramos em produção literária e, na maioria das vezes lançamos nossos livros com nossos próprios recursos e não temos retorno. Os recursos são colocados para os eventos onde não sobram nada, onde não fala e não registra a memória de nossa gente ou as descrições de nossa terra. Em algumas horas tudo é esquecido. Sabemos que a exemplo do poeta: o povo não quer só comida, não quer só bebida; há que se registrar memórias para nos servir de leme para outras trajetórias. Há que se cultivar a Língua como forma de transmissão cultural. Há que se ter consciência da responsabilidade da Educação, em um município, como uma herança para a posteridade. Nós estávamos lá, vimos e ouvimos, mas como não temos vez e voz, quem nos ouvirá? E como São Paulo afirmou: Navegar é preciso, tomamos a liberdade de parodiar dizendo: escrever é preciso!
Até a próxima semana com mais um assunto!!!

POLITICA - Executivo de Içara em busca de um modelo de ouvidoria

O vice-prefeito José Zanolli e o integrante do Comitê Gestor, Gilmar Bonifácio, estiveram em Florianópolis, onde conheceram o modelo on-line implantado na capital e no Paraná.






O vice-prefeito José Zanolli (DEM), juntamente com o integrante do Comitê Gestor, Gilmar Bonifácio, estiveram na Prefeitura de Florianópolis, onde conheceram o modelo de ouvidoria utilizado na capital, na qual planejam instalar na cidade.
Agora a implantação do projeto depende da capacitação dos secretários e da organização dos setores.
A função da ouvidoria é acolher reclamações, críticas e sugestões sobre os serviços públicos municipais, cujo atendimento é pessoal, seja por telefone ou por e-mail.
Conforme Bonifácio, o projeto proposto para Içara, será semelhante ao da capital, que também é o adotado pelo estado e pelo Paraná. “A ouvidoria faz parte do Plano Diretor, e estamos conhecendo alguns modelos para que possamos montar na cidade, e da Capital está dando certo”, revela, explicando que o procedimento é realizado via internet, cujo assunto é encaminhado ao setor responsável, que tem prazos pré-determinados para a resolução. A pessoa que efetuou a sugestão, elogio ou crítica, após ser cadastrada, receberá um protocolo para acompanhar o andamento do caso. E logo em seguida o serviço também deverá ser disponibilizado por meio do telefone.“Isso ajuda na organização dos setores”, finaliza.
“O programa para implantação deste sistema é cedido pelo Governo de Santa Catarina e pode ser adotado por todos os municípios catarinenses, mas na região Sul apenas Içara demonstrou interesse. È um sistema sem custo e que nos permitirá auxiliar o cidadão içarense em sua manifestação com relação aos serviços públicos, recebendo, encaminhando, acompanhando e retornando ao cidadão as informações desejadas”, explicou o vice-prefeito.

COLUNISTA - Maso Nyetto


““Alcançaremos a excelência no atendimento, uma das propostas pela Administração Municipal, com ações que integrem todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da mulher”.” Mira Dagostim, gestora de Saúde de Içara, se referindo ao projeto da Administração Municipal em humanizar o atendimento em todas as áreas públicas.

Comunidade do Rio dos Anjos
acompanhou atentamente na Audiência Pública, realizada ontem a noite, as explicações do coordenador do Plano Diretor, Ricardo Lino da Silva, sobre a implantação de um galpão de reciclagem na localidade, cujo recurso já está garantido junto ao Governo Federal.
Os moradores, que viveram muito tempo sobre a sombra de um lixão, tem dúvidas sobre o projeto.
E devido o atraso no projeto ainda não foi recuperado o lixão, que é de responsabilidade da Santec.
A Santec, até o momento, se instalou no município e ainda não trouxe melhorias, e se trouxe, me apontem uma. Por enquanto ela está lucrando, em um terreno alugado, e para a Içara, deu muito pouco retorno.
Quando a empresa se instalou em Içara, fez uma campanha fraca sobre a separação e reciclagem do lixo, e ficou nisso. Já trocou de dono, mais de uma vez, daqui há pouco vão embora da cidade levando o bônus e deixando o ônus.

Acirton Costa
já começa a mostrar que veio pra fazer a diferença no Hospital São Donato.
Ele reverteu o leilão da parte do terreno da instituição e conseguiu o parcelamento em 180 meses da dívida com o INSS, que hoje é de mais R$ 7 milhões. E com isso será liberada em 15 dias a Certidão Negativa de Débito (CND)
“Se fosse pra deixar como estava eu não precisava ser presidente, vamos em busca de apoio para o hospital”, ressaltou.

Candidato
que não tiver ficha limpa não poderá ser candidato, o que é correto.
Essa medida deverá enxugar o quadro dos candidatos, pois uma grande quantidade está na contra-mão da justiça.O dinheiro público tem que ser melhor aplicado e chega de depu-tados estaduais e federais, senadores e governadores fazerem política com o chapéu dos outros.
Se o recurso fosse bem aplicado a Ponte do Torneiro estava pronta.

Leitor
você acredita que o DEM e o PSDB, depois de mamar sete anos na teta do governo de Santa Catarina vai ser oposição ao PMDB? Tenho as minha dúvidas.
Mas como na política tudo pode acontecer, os piores inimigos podem se tornar grandes aliados, como por exemplo: Lula da Silva e Fernando Collor.

Frase
“Um homem não está acabado quando é derrotado, mas quando desiste”. Richard Nixon - Ex-presidente norte-americano (1913-1994).

GERAL - Casas apresentam problemas e CEF e PMI não dão soluções

Moradores da Vila dos Pescadores reclamam que as casas apresentam rachaduras nos pisos e outros danos, devido à falta de aterramento dos lotes e das ruas, que deverá ocorrer na próxima semana.

Os moradores da Vila dos Pescadores, como assim é chamado o loteamento localizado na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, cujas casas foram financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-33.
Eles estão reclamando de rachaduras no piso, fossas sem vazão de água e ruas intransitáveis, dificultando e, até mesmo, impedindo a entrada em algumas casa, devido o banhado formado no pátio.
A moradora Lidiane Teixeira da Silva reclama do mofo nas paredes e do piso que está cedendo, e na casa de Gilberto Frassetto também há problemas. “Basta dar uma chuva para as fossas ficarem cheias. Nas reuniões, a Prefeitura comprometeu-se a colocar a-reão nas ruas, e isso não ocorreu até hoje, mas para uma cancha de cavalo eles tiveram tempo para colocar o areão”.
Já Nadir José Anacleto, diz que nem a CEF, nem a Acesmo pronunciaram-se até agora, jogando a responsabilidade uma para a outra. “A Prefeitura ficou de aterrar os lotes, mas se eu não tivesse pago o meu aterro, a minha casa estaria embaixo d’água. Não temos condições de moradia. Quando chove não podemos sair de casa, e quando tem sol não dá para aguentar o mau cheiro das fossas, além dos mosquitos. Queremos uma solução urgente”, finaliza.
João Picollo, presidente da Colônia, afirma que “lá não moram só os pescadores, há diversas outras casas e inclusive uma igreja. A Prefeitura liberou o Habite-se, se isso aconteceu é porque ela reconheceu que o terreno é regular. Todos merecem respeito, já que pagam imposto”, argumentou.

Já o gerente regional de negócios da Caixa Econômica Federal, Vanderlei Lopes Gomes, diz que “as casas tem seguro, mas caso sejam detectados problemas na construção. As residências do loteamento não tiveram problemas durante a construção, temos todos os laudos regulamentados por engenheiros. O que aconteceu é que não foram feitos os aterros como a Prefeitura havia prometido, o que comprometeu a estrutura”, explica.
O secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, declarou que após a recuperação do Loteamento Mirassol, onde também está sendo colocado areia, “na próxima semana deverá ter início o aterramento no local, que já havia sido aterrado anteriormente, mas que irá receber o areão”.
Sobre a reclamação dos moradores a respeito da cancha, ele rebate dizendo que o serviço foi realizado há dois meses, na época do veraneio, conforme solicitado por moradores que promovem a corrida de charretes todo ano, mas que foi feito somente o pa-trolamentono local.

POLÍCIA - Ocorrências por embriaguez preocupam autoridades policiais

Um levantamento feito pela Polícia Militar de Içara, através do Tenente Coronel Adilton Maciel, mostrou que as principais ocorrências nos últimos três meses foram de embriagues no trânsito.



A Guarnição Especial da Polícia Militar (PM) de Içara realizou um levantamento dos últimos três meses nos boletins de ocorrências registrados na cidade e constatou que os números elevados se devem aos acidentes de trânsito devido a embriaguez e pertubação da ordem.
A iniciativa partiu do Tenente Coronel Adilton Maciel, recém empossado como comandante em Içara.
“Como a cidade de Içara é uma via de acessos a pontos importantes, como praias e a rodovia federal BR-101, os registros de acidentes sempre tornam-se maiores, por isso a PM planeja um projeto para os próximos semestres juntamente com o Corpo de Bombeiros de Içara”, explica.
O Tenente ainda completou. “Outro ponto a ser revisto, é a fiscalização nos bares e danceterias da cidade com o consumo de álcool, as blitzes começaram a ser mais intensas coibindo os infratores”, finalizou.
Os soldados do Corpo de Bombeiros que atendem os casos em Içara e cidades vizinhas, desmostraram a preocupação na imprudência dos maus condutores. “O álcool muda a mente das pessoas, os sentidos básicos perdem as funções, então pedimos consciência aos condutores, que em caso de excesso na bebida não dirijam”.
O soldado Feliciano, da Polícia Militar Rodoviária de Içara, completou. “A grande porcentagem de ocorrências atendidas no fim de semana são de acidentes envolvendo jovens, entre 18 a 25 anos, com algum teor alcoólico no sangue”, finalizou.
A Lei Seca prevê pena de seis meses a três anos de detenção (ao motorista flagrado a partir de 6 dg/l de álcool no sangue), além de multa de R$ 955 e suspensão do direito de dirigir por um ano (nesse caso, inclusive para quem tiver de 2 dg/l a 5,99 dg/l de álcool no sangue).
Então, se beber não dirija, se dirigir não beba.

VARIEDADES - Cantor criciumense grava primeiro clipe

O cantor Edson Valsechi, que canta desde os cinco anos, gravará o videoclipe da música “Tara Tara”, que faz parte do primeiro CD da carreira solo, “Vou Pra Festa”, lançado em 2009.



O cantor criciumense Edson Valsechi, que começou a trajetória musical aos cinco anos, no Grupo de Cantores do Bairro Nossa Senhora da Salete, na Grande Próspera, e aos 15 já fazia parte do Coral Show Criança Feliz, e que teve o pré-lançamento do primeiro CD “Vou pra Festa” durante a abertura da Festa das Etnias de 2009, irá gravar o videoclipe da nova música, Tara Tara, que será produzido por um produtor uruguaio.
Apesar de ainda estarem fechando o contrato para a data das filmagens, os interessados em participar do videoclipe deverão entrar em contato direto com o cantor através do e-mail contato@edsonvalsechi.com.br informando o nome e o número do telefone.
Conheça mais sobre o artista: Em 2007 tornou-se vocalista da Banda Studiun 7, um dos maiores grupos musicais da Região Sul do Estado de Santa Catarina. Como compositor, compôs diversas músicas, sendo que algumas delas fazem parte de trabalhos de outros artistas do Sul.
No final de 2007 lançou o primeiro Single na carreira solo com a música Pra te Amar que foi executada nas melhores rádios do Brasil, inclusive grande sucesso no verão do litoral de São Paulo, sendo uma das mais tocadas pela Rádio Praia FM.
Em 2008, integrou o Grupo Stylo Musical cantando em diversos eventos sociais no Sul do Brasil.
Atualmente, após o lançamento do CD, tem as músicas executadas em várias rádios do país, principalmente as cariocas e paulistas.
Durante o ano de 2009, ele obteve mais de 10 mil solicitações de amigos no MySpace, fat que o tornou um dos perfis musicais mais acessados do país.
Para curtir o talento de Edson acesse o perfil no www.myspace.com/edsonvalsechi.