O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.968 - Içara, 14 de outubro de 2010

Karatecas içrenses fazem bonito
(Divulgação)


Moradores do Jaqueline pedem melhorias
(Daniela Soares/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Sem aumento médicos do HSD podem parar

Pelo que parece não houve entendimento entre os médicos plantonistas e a direção do Hospital São Donato (HSD). Os profissionais da saúde devem paralisar as atividades no prontosocorro a partir de sexta-feira, 15.
A maioria dos médicos fez residência em Içara, usou o Hospital São Donato como laboratório mas, agora, que precisariam ser mais solicitos com a instituição, que passa por problemas financeiros, pelo que parece, a classe médica está mais preocupada com o seu bem estar do que o da população içarense, que o acolheu de braços abertos.
Qualquer cidadão que venha a óbito a partir do dia 15 por falta de atendimento no plantão a culpa é dos médicos e não da direção do HSD ou do Poder Público.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vida em Crônicas (63)

Lá vamos para meados de outubro, iniciado com o dia que reverencia os Santos Anjos da Guarda, o mês que homenageia a padroeira do Brasil, o mês escolhido pelo Presidente Venceslau Brás para lembrar das crianças brasileiras, que os afros dedicam a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e, por fim, data em que os professores são lembrado em sua vocação. E porque os professores são lembrados cabeme, aqui, expor as minhas lembranças e, como aluna que fui, quero homenagear a minha inesquecível professora.
Era o mês de fevereiro e, numa manhã ensolarada e morna foi o meu primeiro dia de aula. Tímida, segurando com força o caderno contra o peito, observei a alegria da criançada no pátio do Grupo Escolar Maria da Gloria Silva. Estavam vestida com uniformes azul e branco e, a maioria descalços. Algumas das meninas do segundo e do terceiro ano cantavam a ciranda em roda, e os meninos teimavam em arrebentar a roda forçando as mãos dadas das meninas. Lá no gabinete, o diretor, Seu Paschoal Elesbão Beretta conversava com as professoras. Só quando a Dona Zizi deu o sinal, os educadores se apresentaram para as crianças que já esperavam nas filas. Eram quatro filas de crianças e quatro professores. Minha professora do primeiro ano, a Dona Leonir, era uma moça esbelta, de cabelos claros e sorriso franco. Estava com um vestido acinturado com saia pregueada e usava sapato de saltos nesse dia de apresentação. Era jovem e bonita. Após a apresentação voltamos para casa e eu estava encantada pela possibilidade de estudar e, sobretudo de poder participar de um ambiente tão maravilhoso como era o grupo escolar.
Durante o ano letivo Dona Leonir foi dedicação e carinho por meninos e meninas que se esforçavam para aprender. Paciente e esforçada, quando alguns dos meninos não correspondiam a dedicação, ela rompia em choro e eu chorava junto a minha querida professora. Sofria ao vêla sofrer por meninos vadios e malcriados. Nunca esqueci como a ela lia as histórias infantis no final das aulas. A ênfase que dava à leitura nos prendia a atenção e não se ouvia um zumbido sequer. Ela passava da Chapeuzinho Vermelho ao Lobo Mau com modificação de voz que enriquecia e coloria com novas cores a cada vez que ela contava. Depois vinham as cantigas que ela nos ensinava, o capricho na letrinha que ela gostava que tivéssemos. Dona Leonir era a professora mais linda e mais perfeita aos meus olhos infantis. Foi a ela que eu dei o primeiro mimo no dia dos professores. Lembro que minha mãe comprou na venda do Seu Mário, próximo de casa. Meu irmão e eu lhe entregamos o pacotinho e recebemos um beijo macio e cheiroso do batom que ela estava usando. Naquele tempo o dia do professor ainda não era um feriado e os mimos eram dados na data original.
Sendo solteira, dona Leonir morava com uma das famílias da Mineração, e ela costumava convidar um dos alunos para fazer leituras em sua casa. Torcíamos para ser convidados e, algumas vezes tive o prazer de ler algum livro infantil enquanto ela fazia fatias douradas para a merenda. Parece que ainda sinto o cheiro da fatia de pão na gordura aquecida.
Obrigada dona Leonir por termos partilhado momentos tão fundamentais de minha formação profissional! Feliz Dia dos Professores, aos educadores de Içara!!!!!!

POLÍTICA - PSDB e PT de Içara se mobilizam para o 2º turno

Gentil da Luz (PMDB) passou a coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) na Região Sul para Jorge Boeira (PT); e o PSDB de Içara articula apoios ao candidato José Serra (PSDB).

(Divulgação)

No segundo turno das eleições presidenciais, quem vai coordenar a campanha de Dilma Rousseff no Sul de Santa Catarina é o deputado federal eleito Jorge Boeira (PT).
Ao todo Boeira fez 84.205 votos e ficou como o terceiro mais votado do PT em Santa Catarina.
Na véspera do feriado o deputado passou pelo comércio de Içara, agradecendo pela eleição e pedindo votos para Dilma.
No primeiro turno, o coordenador era o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), que marcou presença nos eventos da candidata e do vice, Michel Temer, que é o presidente nacional do PMDB.
Temer chegou a dizer, em comício, realizado no mês de setembro em São José, que, quando Da Luz for a Brasília, não vai abrir a porta para ele entrar, mas sim “tirar a porta para a entrada dele”, elogiando a participação que o prefeito teve na campanha.
Mas, os esforços do PT e das lideranças peemedebistas catarinenses que estavam do lado de Dilma não foram suficientes para elegêla no Estado. Porém, em Içara, a candidata passou José Serra (PSDB), ganhando 49,87% dos votos válidos, contra 31,69% do tucano.
A fim de reverter o resultado no município nas eleições do dia 31, a Executiva do PSDB de Içara se reúne na noite de hoje, para organizar estratégias de campanha em prol do candidato à presidência José Serra.
Emreunião, realizada na quinta-feira passada, dia 7, os participantes da Executiva definiram que iriam fazer contado com o DEM, PPS e PTB, de Içara, que são partidos coligados com o PSDB a nível nacional. O PV do município também é alvo das investidas.
“Nesta reunião vamos definir os partidos que estarão trabalhando pela eleição de Serra e as estratégias que deveremos adotar para alcançar a vitória no dia 31 de outubro”, comentou o presidente do PSDB de Içara, Paulo Brígido.
O partido tentará trazer José Serra em Içara. Porém, é mais provável que venham ao município lideranças a nível estadual, como Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB).

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Tenho certeza que o povo do sul irá recompensar o Maneca por tudo que ele já fez. Agradeço a todos os companheiros do PP que muito estão contribuindo conosco. Estamos todos unidos para que tenhamos uma maior representação política do Sul do estado”. Rodrigo Minotto (PDT), candidato à deputado estadual, antes das eleições em que recebeu apenas11.472 votos, sendo 678 em Içara.

Nesta quinta-feira
o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e o vice-prefeito José Zanolli (DEM), devem sentar para discutir aguns assuntos referentes as Secretarias que os democratas tem direito.
Zanolli deixou o Samae e desde então está sem uma ocupação definitiva dentro do Paço Municipal. A única Secretaria que a sigla tem é a do Planejamento.
Sugiro ao Zanolli que assuma a Secretaria de Obras que tem sido a pedra no sapato deste governo, pois José Eloir do Nascimento não serve para o cargo. Pode ser bonzinho mas nunca está presente na Secretaria e nem nas obras, o que é prejudicial para Içara e para a “Administração Mais Humana”, para alegria da coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, composta pelo PP/PT/PS-DB que ainda acredita na cassação de Gentil e Zanolli.

“Se alguém
quer observar melhor esta administração, convido a virem até a Rua Bertolino Dimas, no bairro Jaqueline, onde podemos ver claramente que de humano não existe nada, mas de ignorância posso dar diploma ao Sr. Gentil, não só a minha pessoa mas todos da rua. Parabenizo a direção deste jornal por ser o único que falou a verdade a respeito desta administração”.
Preta Borges, moradora do Jaqueline.

A sessão de ontem
mais uma vez foi recheada de indicações para que sejam patroladas as ruas de Içara. Os pedidos partiram dos vereadores Itamar da Silva (PP), Neuzi Berto Silveira (DEM), Osmar Manoel dos Santos (PP), Joaci Domingos Perei-ra (PP) e André Mazzu-chello Jucoski (PSDB).
Eles convocaram o Prefeito Gentil da Luz e o secretário de Obras, José Eloir Nascimento, para uma reunião no dia 21, na Câmara Municipla.

Colônia de Pescadores Z-33
do Balneário Rincão, em Içara, promove hoje uma reunião, às 19h, no Salão Dona Noca, no Mirante Caixa D’água, aos interessados no novo projeto habitacional. Estão convocadas as pessoas que se inscreveram na Colônia e que possuem terreno ou espaço para a construção. Podem participar também do encontro, as pessoas interessadas nos projetos habitacionais individuais do “Minha Casa, Minha Vida”. Já no dia 21 de outubro, a Colônia realiza um encontro para as pessoas que ainda não têm terreno.

Quem coordenou
a campanha do deputado estadual reeleito Altair Guidi (PPS) foi Silvia Mendes, a Marreca, e não o ex-vereador João de Bitencourt (PP), conforme anunciei na semana passada.

Mas Bitencourt
“Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar”. (Anônimo).
teve a sua importância na vitória de Guidi, juntamente com Volnei Lino (PPS), Joaci Domingos Pereira (PP), entre outras lideranças de Içara, que conseguiram 1.539 votos para o ex-progressista.

Frase
“Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar”. (Anônimo).

GERAL - Comunidade reclama da falta de pavimentação no Jaqueline

Buracos nas ruas têm causado danos e incômodos aos moradores da localidade e presidente do Samae explica que obra de implantação de esgoto tem prazo para restauração do asfalto.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A pavimentação volta a ser motivo de reivindicação da população içarense. No bairro Jaqueline, os buracos e as péssimas condições das ruas motivam reclamações dos moradores. Entre os descontentes está Joana dos Santos, moradora da Rua Djalma Escaravaco. Ela relata que há pouco tempo o carro da família teve o motor estourado ao bater em um buraco.
Outras ruas do bairro, como Bertolino Dimas e Dona Maria apresentam condições similares de pavimentação. Já na Rua 30 de Dezembro a reclamação é diferente. Segundo os moradores locais, a obra de recuperação do asfalto, realizada após os trabalhos de implantação do esgotamento, estaria parada há mais de duas semanas, deixando o material espalhado pelas ruas.
De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jaqueline, José Fernandes, “as obras de saneamento estão prejudicando as condições de trafega-bilidade”.
Ele diz ainda que procurou o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Sa-mae) para que os efeitos da obra fossem amenizados, e que a autarquia está sendo solicita. “Nós estendemos que é um transtorno temporário para um benefício maior”, diz.
O presidente do Samae, Paulo Preis Neto, explica que após a abertura do concreto é preciso esperar de 15 a 25 dias para que seja feita a compactação natural. Posteriormente, a Setep, empresa responsável pelos trabalhos, realiza a pavimentação da área danificada. Preis acrescenta que a colocação dos canos está próxima da conclusão nos bairros Jaqueline e Elizabete.
O secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, não foi localizado, mais uma vez, e já é hora do Prefeito Gentil da Luz tomar uma medida.

POLÍCIA - Casal é assaltado em parada de ônibus no Presidente Vargas

Casal é agredido e mulher teve a bolsa levada; polícia identifica e prende três irmãos, entre 21 e 25 anos, pelo crime; o trio teria várias passagens por furto e um deles teria mandado em aberto.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Três irmãos foram presos nesta terça-feira, 12, ao assaltar um casal no bairro Presidente Vargas, em Içara. Os masculinos M.L., 21 anos, E.J., 23, e M.L., 25, abordaram o casal enquanto esperam pelo transporte em uma parada de ônibus na Rodovia SC-443.
As vítimas informaram que foram agredidas pelos agentes que levaram a bolsa da feminina, sem o uso de arma de fogo. Ao ser acionada por volta das 11h33, uma guarnição se deslocou ao local. Enquanto realizavam rondas, a polícia foi informada por populares de que os assaltantes estavam transitando a pé, nas proximidades do trevo do anel viário, acesso ao Bairro Demboski.
No local, a polícia abordou e identificou os autores do crime. Em busca pessoal, foi encontrado com o mais novo, um celular da marca Nokia com fone de ouvido.
E J. portava uma câmera digital, da marca Nikon. A vítima reconheceu a propriedade dos objetos posteriormente.
No banco de dados, foi averiguado também que M. L. 21, possuía um mandado de prisão ativo e que os demais possuem várias passagens policiais por furto em comércios e residências. Os homens confessaram o crime e informando que a bolsa da vítima estava escondida em um galpão em construção.
Os mesmos foram encaminhados à Delegacia Civil e em seguida foram levados ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

VARIEDADES - Casa do Rock completa 28 anos de atividades

Em comemoração aos 28 anos de fundação, a Casa do Rock realizou festa com o DJ Cacau Menezes e MC Lele, além disso, ofereceu um almoço especial para funcionários e familiares.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Foi nos anos 80, época em que o estilo musical Rock ‘n’ Roll predominava nas casas de shows brasileiras, que os amigos Guegue (Edson Valvassori) e Careca Colonette fundaram a Casa do Rock, em Içara.
A danceteria começou a funcionar no dia 7 de outubro de 1982, e hoje, após 28 anos, já se tornou marca registrada da cidade.
Em 1985, os irmãos Valmor José dos Santos, o Mô; e Santos José Silva, compraram a casa noturna, mantendo o mesmo nome, mas com estilo musical eclético.
Hoje, a danceteria conta com uma estrutura de 2.700m² composta por duas pistas: uma principal, que tem como estilo a música eletrônica, axé e outros; e a pista do segundo pavimento, com pagode e sertanejo universitário.
A estrutura possui três estacionamentos próprios para 1.200 carros ao ar livre e um estacionamento para 200 motos totalmente coberto, com segurança e gratuito para o público.
A casa conta com uma equipe de 82 funcionários entre Djs, garçons, seguranças e organizadores.
Além da segurança interna, há seguranças nos estacionamentos e na parte externa frontal da casa.
A Casa do Rock funciona nas sextas-feiras com bandas da região e Djs. Nos domingos a festa fica por conta do Dj Residente, Dj Sysco e Djs convidados.
Na sexta-feira, dia 8, o DJ Cacau Menezes e o MC Lele fizeram a festa de comemoração ao aniversário da danceteria.
No feriado do dia 12, a Casa do Rock ofereceu um almoço aos funcionários, também em comemoração aos 28 anos da danceteria.
O evento aconteceu no Clube dos 50, Bairro Jaqueline, em Içara, e reuniu cerca de 180 pessoas, entre funcionários da casa, integrantes das bandas Matusa e Stylus, com as equipes; além de 28 crianças, filhos dos funcionários, de até 10 anos, que foram convidados para unir a comemoração ao Dia das Crianças.
“Nestes últimos anos, melhorou bastante o movimento na casa. Isto se deve aos investimentos que estamos fazendo, trazendo atrações diferentes”, conta Mô. Ele também agradece os clientes da casa. “Agradeço a todas as pessoas que estão sempre frequentando a Casa do Rock e que confiam no nosso trabalho. Espero que continue assim. Estamos muito felizes com o sucesso da danceteria”, finaliza ele.

ESPORTE - Içara conquista 90 medalhas no Estadual de Karatê Interestilos

A cidade de Içara foi sede do Campeonato Estadual de Karatê Interestilos, com cerca de 150 lutadores que alcançaram o segundo lugar geral ao contabilizarem 90 medalhas na competição.

(Divulgação)

Os karatecas do município e alunos do Projeto Karatê de Inclusão, realizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, foram campeões da quarta etapa do Estadual de Karatê Interstilos, realizada na cidade no final de semana, no Ginásio Ergínio Januário Borges.
O excelente resultado fez com que a equipe içarense pulasse da terceira para segunda colocação no quadro geral da competição.
Içara participou com delegação de 150 karatecas que conquistaram 90 medalhas. Estiveram presentes 450 atletas de todo o estado. Atrás apenas de Blua equipe içarense, coordenada pelos professores Everaldo Inácio Pereira e Gustavo Santiago, investe em treinamentos pesados para buscar mais resultados positivos na quinta etapa, a ser realizada em novembro, com sede ainda a ser definida.
Içara conta, para a efetida modalidade, com o Centro de Excelência de Artes Marciais, inaugurado no inicio desse ano, que funciona como núcleo central dos Projetos de Karatê de Inclusão e Judoca Cidadão, e atende mais de 300 crianças. “Os alunos-atletas estão preparados e os resultados estão aparecendo. Prova disso foi a conquista do primeiro lugar na etapa, e a conquista de uma posição no quadro geral”, comemorou o presidente da FME, Flávio Felisberto.
Todos os interessados em participar podem entrar em contato com a fundação na sede, em anexo ao Módulo Esportivo.