O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Distrito: Ponte do Torneiro será entregue em dois meses

Depois de quase trinta anos de reclamações e reivindicações, a tão esperada ponte de travessia do Rio Urussanga, na localidade de Torneiro, em Jaguaruna, finalmente está em fase de acabamento.
O estaqueamento e os blocos de fundação já foram construídos e os pilares estão sendo erguidos desde semana passada. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Maurício Sônego, o que resta agora é fazer as travessas, colocar as vigas, concretar e fazer os muros de segurança. "Até meados de dezembro ela já estará pronta para ser utilizada pela comunidade", conta.
A ponte, utilizada pelos moradores é pênsil e de madeira, com apenas alguns cabos nas laterais, que não proporcionam nenhuma proteção. Por isso, sempre foi motivo de medo para a comunidade de Torneiro. Os recursos para a construção são do Governo, que entra com R$ 150 mil, com contrapartida dos municípios de Jaguaruna e Içara, que investiram R$ 75 mil cada.

Esportes: Regionais do JASC tem início nesta sexta-feira

Os municípios que buscam classificação para a fase Estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) participam dos Regionais da competição a partir de sexta-feira até o dia 16 de outubro em quatro cidades do Estado: Maravilha (Oeste), Capinzal (Centro-Oeste), Ibirama (Les-te/Norte) e Siderópolis (Sul).
Os JASC estão marcados para o período de 20 a 29 de novembro em sede conjunta entre Pomerode, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros.
A novidade da disputa de 2008, tanto para o Regional como para a fase Estadual dos Jogos Abertos é a realização da bocha sul-americana (em cancha sintética) e também bocha rafa (que permite cancha de areia ou carpete), conforme alterações do regulamento aprovadas pelo Con-selho Estadual de Desporto no final de 2007, numa transição para o ano de 2009.
A classificação das duas categorias da bocha será sepa-rada, cada qual garantindo os participantes para a etapa Es-tadual. Já nos JASC, as duas formas de disputa estarão pon-tuando.

Variedades: Encontro da Igreja Pentecostal visa valorizar a mulher na sociedade

"A mulher sábia edifica a sua casa". Este é o tema principal do 3° Encontro das Mulheres da Igreja do Ministério Pentecostal da Paz, que será realizado de 11 a 12 de outubro, na Rua Copacaba-na, na Lagoa dos Freitas, a partir das 19h.
Segundo o pastor Versalino Tomé, a expectativa é de que mais de 900 pessoas se reúnam nos dois dias de comemoração.
No último encontro, realizado em 2007, cerca de 1.200 fiéis passaram pelo local. "O nosso objetivo é atrair bastante gente para que possam, junto conosco, desfrutar das bênçãos de Deus", relata o pastor.
No evento, o evangelista Alexandre Cipriano dará uma palestra sobre o papel da mulher no meio evangélico e como deve ser a sua atitude perante a família e a sociedade.
Depois da palestra, o evento continua ao som de Magda Salvador, cantora evangélica, de Criciúma.
A Igreja Pentecostal funciona há cerca de 6 anos no local e este será o terceiro ano de encontro entre as famílias.

Polícia: Mesmo depois das eleições ocorrem atentados com bombas caseiras

"Meu filho não conseguiu dormir esta noite. De hora em hora vinha até meu quarto pedir para que verificasse em frente à casa. Ele ficou em pânico", conta Marlei Almeida, proprietária da casa no bairro Vila Nova, que foi atingida por uma bomba caseira na noite de segunda-feira, por volta das 20h.
Segundo Marlei, o filho comia uma salada de frutas na sala quando escutou o barulho. "Ele chegou a cair para trás com o susto", explica.
Ela e o marido, Jaci de Oliveira Almeida, torcem para o partido que perdeu as eleições em Içara, porém, segundo ela, não fizeram nenhum tipo de campanha política nestae pleito. "Nem placa de político em frente a nossa casa, tínhamos", afirma.
O impacto da bomba quebrou telhas de brasilit, em cima da sala, e fez com que o local ficasse todo coberto por estilhaços do material. "Até faíscas caíram de lá de cima", relata Marlei.
O marido estava no banheiro fazendo a barba quando tudo aconteceu. Ele correu para fora, mas não conseguiu avistar nenhum suspeito. Algumas pessoas que passavam pelo local na hora do acidente, afirmam ter visto um Palio bordo em atitude suspeita, que saiu em disparada.

Edição 1.482 - Geral: Paralisação de funcionários do Dnit pode atrasar duplicação da BR-101

Os servidores da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), em Santa Catarina, aderiram à greve nacional que começou nesta segunda-feira. A paralisação, por tempo indeterminado, pode comprometer o cronograma das obras de duplicação da BR-101, no trecho Sul, caso as negociações não avancem até o final da semana.
De acordo com um dos integrantes da Comissão de Servidores, o engenheiro da área de operações, Névio Carvalho, a desvalorização dos funcionários é um dos principais motivos da paralisação. "Estamos negociando com o governo desde 2006. Foi imposto um acordo com reajustes mínimos que ainda não foi cumprido", afirmou.
Segundo Carvalho, o governo negociou com outros órgãos, que possuem as mesmas atribuições do DNIT, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (AN-TT), salários superiores em até 50%. Esta disparidade salarial entre os órgãos governamentais, que não tem justificativa técnica, provocou a saída de metade dos 200 engenheiros que entraram no DNIT pelo concurso público de 2006.
Desde 2002, quando a autarquia foi criada, o Plano de Cargos e Salários aguarda pela regulamentação, o que impede os servidores de terem certos direitos.
Os cerca de 90 servidores que entraram em greve são são responsáveis pelos trabalhos internos e burocráticos, como análise de processos, fiscalização e pagamento dos serviços executados.

Esportes: Criciúma vence Ceará e se prepara para clássico na Capital

Com gols de Mateus e Canindé o Criciúma venceu o Ceará, por 2 a 0, no Heriberto Hülse, e voltou a respirar no Brasileiro da Série B.
O resultado deixa o Tigre na 14 colocação, longe da zo-na de rebaixamento até a próxima rodada, quando enfrenta o Avaí na Ressacada.
Primeiro gol tricolor foi marcado pelo lateral esquerdo Mateus. Aos 18 do primeiro tempo ele recebeu passe na medida do atacante Jardel e tocou por cobertura.
Na segunda etapa, Canindé também não desperdiçou a oportunidade que caiu nos pés e aos 18 fez o segundo do Criciúma, fechando o placar.
O Tigre ainda teve outras oportunidades, colocou bolas na trave, mas não mexeu no marcador. Ceará tentou, pressionou, mas também não consegiu nada. E o resultado terminou em 2 x 0.
Agora o Criciúma, respira aliviado, e precisa desta vitória para se distanciar da zona de rebaixamento e ficar na zona intermediária da tabela.
Sexta-feira o time de Paulo Campos vai até a capital dos catarinense para o classico contra o Avaí, às 20h30min, na Ressacada.
O Leão da Ilha, que vêem fazendo uma ótima campanha na competição, ostentando o 4° lugar, com 50 pontos na tabela classificatorio, sendo um dos quatro clubes cotados a garair vaga na Série A, na elite do futebol brasileiro.
O líder na tabela de classificação é o Corinthians, que tem 63 pontos, 12 a mais que o segundo colocado, o Vila Nova, que junto com o Santo André querem subir para a Série A, em 2009.

Variedades: Projeto de incentivo à leitura

Como mais uma ação da política de incentivo à leitura que vem sendo implementada pela Secretaria de Educação, os cerca de 420 mil estudantes de 1ª a 9ª Séries da rede estadual de ensino de Santa Catarina vão integrar, já a partir de outubro, a rede de atendimento do projeto "Planeta Leitura – Ziraldo e Seus Amigos". Será distribuída às escolas de todo o estado o material do projeto que é composto de maletas com livros infantis de autoria de Ziraldo e outros importantes escritores como Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Werner Zo-tz, Patrícia Engel Secco entre outros.
As obras selecionadas na composição de cada maleta são cuidadosamente escolhidas tendo em vista o nível e as necessidades de aprendizagem de cada série.
Ilustrado e atraente, o material oferece aos professores de Língua Portuguesa uma nova ferramenta pedagógica com propostas de trabalho que oportunizam a utilização da leitura para o melhor aproveitamento da experiência ensino-aprendizagem. De acordo com os recentes instrumentos de avaliação de aprendizagem desenvolvidos pelo MEC, é possível perceber que os estudantes que lêem têm melhor rendimento de aprendizado.
E é nisso que a Secretaria de Educação de SC está apostando ao integrar a rede atendida pelo "Planeta Leitura". Além do material literário que será distribuído aos estudantes, o projeto também prevê capacitação e acompanhamento do trabalho dos professores que vão utilizar as maletas de livros.

Geral: Escola comemora 58 anos com eventos e ação global

Aproximar alunos, escola, família e comunidade é o objetivo principal da semana de co-memoração dos 58 anos da E. E. B. Professora Maria da Glória e Silva, do Bairro Aurora, em Içara.
Segundo a assistente técnica-pedagoga Ediléia Silvestre, além da aproximação, o evento busca mostrar aos pais dos estudantes o que eles vêm aprendendo na escola. "Haverá exposição de trabalhos de várias matéria", explica.
A comemoração será por toda a semana. De segunda a quarta-feira, haverá jogos internos em todos os períodos. Na quarta à noite, um concurso seguido de desfile elegerá o menino e a menina mais bonitos do colégio. Serão três votações; uma de 1a a 4a série, outra de 5a a 8a e uma terceira de ensino médio. Os vencedores ganharão faixas, bouquet de flores e um prêmio surpresa. A escola hoje conta com 872 alunos.
Na quinta-feira, o colégio abrirá as portas para a comunidade em um evento social. A Ação Global terá como parceiros o SESC, a Esucri, o grupo juventude em Ação, a RBS e a Farmácia Mila. Juntos, eles disponibilizarão recreação, corte de cabelo, escova, prevenção de doenças, ma-quiagem e masoterapia. Tudo isso gratuito, em um único dia e aberto à comunidade geral.
A Ação Global terá cobertura jornalística pela RBS e o Jornal Içarense.

Polícia: Irregularidades e detenções marcaram eleições em Içara

Depois de três meses de brigas, acusações e ameaças, várias medidas foram tomadas para prevenir qualquer irregularidade no domingo de eleições. Ainda assim, o final de semana do pleito municipal não foi nada tranqüilo. Cerca de dez pessoas foram detidas. Contudo, pela campanha eleitoral conturbada de Içara, o esperado era bem pior. "Eu esperava muito mais, devido aos últimos fatos. Porém, a vinda dos 30 sargentos de Florianópolis, as nossas operações de prevenção e a decretação da portaria da proibição de comícios, car-reatas e bebidas alcoólicas pela Justiça Eleitoral ajudaram e muito para que o crime fosse reprimido", comenta o comandante da 2a Cia da PM, Capitão Cristian Dimitri.
Venda ilegal de bebidas alcoólicas
As primeiras irregularidades apareceram já no sábado, véspera do pleito. Quatro foram detidos por vender bebida alcoólica, quando uma portaria da Justiça Eleitoral havia proibido na quinta-feira a comercialização de álcool durante as eleições 2008. A polícia deteve quatro donos de bares, que foram flagrados trabalhando ilegalmente. As prisões ocorreram nos bairro Jardim Elizabete, Vila Nova, e Balneário Rincão.
Os estabelecimentos foram fechados e os comerciantes encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. Segundo a polícia, eles responderão a um termo circunstanciado em liberdade.
Compra e venda de votos no município
Dois cabos eleitorais e um eleitor foram detidos pelo crime de compra e venda de votos. O primeiro, segundo o delegado Vitor Bianco Júnior, estava em um automóvel Gol, com placas de Araranguá, "em posse de santinhos e dinheiro que teria sido utilizado na compra de votos", conta.
De acordo com informações da Polícia Civil, com o suspeito foram apreendidas notas de R$ 10 e R$ 50 enroladas e uma lista com nome de pessoas e locais de votação. A polícia ainda afirma que o suspeito teria negociado R$ 100 com um eleitor, que aceitou a troca e também acabou detido. "No bolso dele foram encontradas cinco notas de R$20, presas por um clip de papel", explica capitão militar Dimitri.
Já o segundo crime eleitoral foi registrado no bairro Nossa Senhora de Fátima. O suspeito foi detido com uma quantidade de dinheiro não especificada pela Polícia Civil, além de materiais de campanha. Ele estava distribuindo o material e o dinheiro para eleitores próximos de um local de votação. Todos irão responder em liberdade.
Motorista convocado não comparece
Um funcionário público foi detido por desacato a autoridade. Ele foi convocado pela Justiça Eleitoral para trabalhar como motorista. Porém, não compareceu. E, mesmo com atestado de saúde, teve a prisão decretada. De acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitor convocado para trabalhar que não comparecer sem justa causa apresentada ao juízo eleitoral até 30 dias após o pleito, incorrerá em multa a ser fixada pelo juiz . Se o faltante for servidor público ou autárquico, como é o caso, a pena deve ser de suspensão por até 15 dias.

Edição 1.481 - Política: Gentil da Luz é eleito prefeito com diferença de 1.440 votos

Depois de perder as eleições de 2004 por apenas 152 votos Gentil Dory da Luz (PMDB) esperou quatro anos para dar o troco e vencer Heitor Valvassori (PP), desta vez com uma diferença de 1.440 sufrágios.
A coligação Por Uma Içara Mais Humana, composta de 14 partidos, elegeu 5 vereado-res.
O ex-cobrador de ônibus, ex-vereador, recebeu na noite de domingo uma ligação do governador Luiz Henrique da Silveira que o parabenizou pela vitória e disse que ele era uma das maiores lideranças do Sul do Estado. "Obrigado governador por ter acreditado na minha liderança" respondeu o prefeito eleito ao governador.
Gentil da Luz e José Zanolli (Democratas) pretendem realizar um governo popular com a participação da sociedade e de lideranças. "No primeiro ano da administração vamos nos focar no planejamento com o intuíto de captar recursos juntos aos governos estaduais e federais".
Zanolli enfatizou que a admistração vai ser focada para todos e não para uma meia dúzia de pessoas.

Esportes: Caiçara tem uma semana para treinar e tentar uma reação

Devido ao período eleitoral a rodada deste final de semana do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) da Primeira Divisão foi adiada para o dia 11 e 12 de outubro.
O Caiçara, único representante na categoria, pela sexta rodada, recebe a visita do Itaúna, no Estádio Diomício Freitas, e pretende dar o troco, pois no jogo de ida, perdeu por 3 x 0.
Com seis pontos, dus vitórias e três derrotas, o time içarense, precisa da vitória para seguir adiante na competição regional. Para isso, precisa vencer os próximos compromissos, para se manter na fase classificatória do Regional da Larm. A torcida espera mais dos jogadores do Caiçara, que ainda não mostraram a garra dentro de campo.
Enquanto na Chave B, o Metropolitano e Carbonífera Criciúma dividem a liderança, com 10 pontos, já no Grupo A o time do Meleiro está com 12 pontos, sendo que o segundo lugar tem 6 pontos.
Os jogos dos dias 11 e 12, no sábado e domingo, são os seguintes: Metropolitano x Meleiro; Caravággio x Rui Barbosa; Carbonífera Criciúma x Mãe Luzia; Cocal do Sul x Carbonífera Metropolitano.

Polícia: Central de Emergência e PC disponibilizam números para queixas

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) iniciou nesta sexta-feira a Operação Eleições 2008, com o objetivo de promover ações preventivas e repressivas para garantir a ordem e segurança do processo eleitoral em toda Santa Catarina.
Para agilizar o processo de denúncias, a SSP vai disponibilizar os números 190, da Central de Emergência, e o 197, da Polícia Civil, para recebimento de queixas e atendimento de ocorrências.
Qualquer crime eleitoral pode ser denunciado à SSP: compra de votos, uso eleitoral da máquina pública, boca de urna e etc.
Segundo o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Airton Mozart, o simples testemunho do eleitor é muito importante para a Justiça Eleitoral determinar a cassação de um político. "Mas se ele juntar provas, como fotos, telefonemas, e-mails, folhetos ou gravações fica mais fácil para provar a culpa", explica.
Para o secretário da Segurança Pública em exercício, delegado Paulo Roberto Dias Neves, a estrutura montada para denúncias visa garantir tranqüilidade e a ordem pública para que o processo eleitoral transcorra sem maiores incidentes. "É uma característica histórica do povo de Santa Catarina exercer seu direito e dever de voto com tranqüilidade e harmonia" destaca.
Por tudo que foi registrado durante a campanha, o município de Içara parece estar fora desses índices.

Geral: Denunciada a utilização de máquina da PMI em terreno particular

A Rua São Paulo, no Balneário Rincão, que no início da manhã de ontem não apresentava nenhum movimento, foi sendo lotada por carros e pessoas em questão de minutos por volta das 10h30min.
Isso por que uma máquina retroescavadeira da prefeitura que trabalhava no local foi parada e impedida de se movimentar pelo carro de Jairo Custódio, vereador da oposição. Ele alega que a prefeitura estaria fazendo o serviço para conseguir alguns votos para a coligação "Por Uma Içara Mais Forte", porém nada deste tipo foi denunciado no Cartório Eleitoral, até sexta-feira.
Segundo Marco Aurélio Fevereiro, analista judiciário, o caso só seria um crime eleitoral se a estrada estivesse sendo feita em troca de voto.
Entretanto, a dona da casa beneficiada, Zuleide Souza, diz que não foi nada disso que aconteceu. "Eles não vieram pedir nada. Eu estava limpando com uma pá e eles viram, por isso vieram melhorar a estrada", conta, apesar de questionar a limpeza do local dois dias antes das eleições, quando o pedido havia sido realizado há cerca de um ano. "Hoje a estrada estava boa. Ela já teve bem pior e nada foi feito. Na época, tivemos que limpar com pás e carrinhos de mão", afirma.
Aqui começa a confusão: Custódio, logo depois de ver a máquina local, ligou para a Polícia Militar do Rincão. Esta comunicou o fato à Polícia Ambiental, pois, segundo alguns populares, a colocação de terra na estrada teria afetado a vegetação de uma duna próxima. Entretanto, de acordo com Jorge Piazzoli, sargento da Polícia Ambiental, não houve retirada de areia de dunas e nem estrago à vegetação. "Assim não foi registrado nenhum crime ambiental", afirma Piazzoli.
O subprefeito Jorge Rodrigues afirma que as acusações não têm fundamento. "Eles estão nos atacando de toda forma. Este foi um serviço público para melhoria na qualidade de vida dos moradores", relata. O encarregado da prefeitura Marcos Maximiliano, que deu a ordem para que o serviço fosse realizado, confirma o caso. "É só eu sair com o caminhão ou a retroescavadeira do estacionamento e eles já estão me seguindo para inventar algo", comenta.
O Juiz Eleitoral Marco Au-gusto Machado não quis se pronunciar sobre o caso. Segundo a secretária, ele não estaria por dentro do assunto.

Política: PMDB acredita na vitória domingo

Os militantes da coligação "Por Uma Içara Mais Humana" apostam na vitória dos candidatos à prefeito Gentil Dory da Luz e à vice José Zanolli, e também na conquista do maior número de vereadores (são 41 candidatos nos 14 partidos coligados).
"Nossa campanha acontece com muita alegria. Nossas reuniões se transformaram em comícios, as caminhadas e bandeiraços um sucesso e as carreatas foram feitas expontaneamente por nossos militantes. Nossos candidatos a vereadores estão trabalhando de uma forma fantástica e entusiasmada". Assim é definida a caminhada da campanha eleitoral pelo candidato à prefeito da coligação "
Gentil da Luz também declara a importância e o empenho das adesões de lideranças que aconteceram por parte de todos os partidos além dos 14 já coligados. "Temos lideranças do PT, PP e do PSDB trabalhando durante toda campanha com muito empenho", salienta e completa "jovens e mulheres", fazem, segundo o candidato, a grande diferença. "Agradeço a todos pelo esforço, coragem, e dedicação".
A coordenação está preparando um exército fiscalizador. "Agora estamos montando um exército fiscalizador pois precisamos estar atentos para que não ocorra o que aconteceu na eleição passada", comenta o candidato à prefeito.
Gentil da Luz conclama a militância para que todos continuem trabalhando com afinco e que a paz permaneça. "Que os atos sofridos sejam esquecidos e que o povo tenha consciência de que a nossa coligação luta para fazer de nossa cidade "Uma Içara Mais Humana".

Edição.1.480 - Política: PP vai em busca dos votos dos indecisos

A coligação "Por Uma Içara Mais Forte", que conta com os candidatos à prefeito Heitor Valvassori e à vice Severiano Valentim, o Nego, e mais 29 concorrentes à vereadores das siglas PP, PT, PTB e PSDB, está confiante na vitória domingo, 5 de outubro.
Para a coligação Heitor e Nego a trajetória da campanha eleitoral foi marcada por intenso trabalho e crescimento da militância e a adesão a cada dia, fortalecendo a coligação e cons-truindo a vitória em Içara.
"Nas ruas, nas caminhadas, nas reuniões e comícios, sentimos a aprovação quanto a administração, e as expectativas quanto à participação do PT no próximo governo para fazer cada vez mais. Fizemos uma campanha de respeito aos cidadãos, sem violência, com atos e manifestações ordeiras mesmo sofrendo ataques, atos de vandalismo como por exemplo o caso das placas destruídas, bombas caseiras, entre outros que tentaram amedrontar nossa militância. O povo de Içara nos conhece, e temos confiança na força do nosso trabalho e na vitória. Agradeço a todos içarenses que nos acompanham nesta caminhada", disse Valvassori.
O pepebista pede aos militantes e candidatos dos partidos que fazem parte da coligação que vão em busca do voto até os últimos minutos da eleições no domingo, mas procurando não entrar em atri-to com os adversários. "Vamos trabalhar em cima dos eleitores indecisos".
Durante a quinta e sexta-feira os militantes e candidatos da coligação "Por Uma Içara Mais For-te" realizaram bandeiraço pelo centro e bairros da cidade.

Polícia: PRE também terá reforço para agir nas eleições

Cerca de 15 policiais do efetivo da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Içara estarão de plantão no fim de semana das eleições. Nos dias comuns, o número de soldados trabalhando é de 7.
O trabalho será mantido como nos fins de semana comuns, sem operações especiais, mas com mais cuidado nos locais de votação que guiam a rodovia SC-444. "Estaremos atentos para dar total apoio aos que trafegarem pela rodovia. Baseado em outros pleitos, pode-se prever um aumento grande na movimentação", explica o soldado Rosenir Cândido.
Já os policiais militares receberão um reforço de 50 homens vindos de Florianópolis, para que seja mantida a ordem. A operação vi-sa fortalecer a segurança e fiscalização nos postos de combustíveis, bares e locais de votação na cidade.
Além disso, várias blitze serão realizadas nas estradas da cidade para evitar que condutores de veículos carreguem armas de fogo.
Em todo o Estado de Santa Catarina, cerca de 30% do efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará de sobreaviso neste final de semana, caso precisem atender a uma convocação da Justiça Eleitoral. A PRF tem cerca de 430 policiais no Estado.

Geral:Confirmado: proibida a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições

Prevenção. Este foi o critério utilizado pelo Juiz Eleitoral de Içara, Marco Augusto Ghisi, para confirmar o pedido da Polícia Militar de cancelar os últimos comícios antes das eleições, marcados para ontem. Prevenir também foi o objetivo que levou o promotor eleitoral Marco Canto da Silva a fazer um requerimento pedindo a proibição da venda de bebidas alcoólicas no dia 5 de outubro.
Deferido ontem, o requerimento proíbe a venda de bebidas alcoólicas da 0h de sábado às 21h de domingo em bares, lanchonetes, restaurantes, mercados, padarias e em quaisquer estabelecimentos comerciais ou vendedores ambulantes. "Provavelmente neste horário já se saberá quem é o prefeito e, a partir disto, a venda estará liberada", explica o juiz.
Conforme o promotor que fez o requerimento, a proibição será realizada como uma tentativa de diminuir os casos de violência política no município. "As discussões são potencialmente ampliadas pelo consumo de álcool", alega.
Evitar a violência também foi a causa do veto dos dois comícios que seriam realizados ontem. Segundo o juiz eleitoral, o pedido veio da Polícia Militar, que alegou a proximidade dos locais como causa de cancelamento. "Eles seriam realizados há menos de 500 metros um do outro e isso, com certeza, geraria confusão", relata. Os representantes das duas coligações concordaram com a decisão, confirmando que não podem controlar as ações de seus militantes e nem se responsabilizar por seus atos. "Com isso, muita gente que nem tem nada com a política poderia acabar ferido", finaliza o juiz.

Edição 1.479 - Política: Debate é disputado em clima de campanha com ataques

Como ocorreu no primeiro debate, também realizado pela Rádio Difusora, os candidatos à prefeito das coligações "Por Uma Içara Mais Forte", Heitor Valvassori (PP), e "Por Uma Içara Mais Humana", Gentil da Luz (PMDB), iniciaram a discussão nervosos e fazendo ataques pessoais. Mas no transcorrer do debate partiram para a apresentação de propostas, o que queriam escutar os ouvintes.
Militantes das coligações, com as bandeiras do 11 e do 15 e dos partidos coligados com as duas siglas, acompanharam atentamente o debate, em frente a Cooperaliança, no centro de Içara, realizado nesta quinta-feira.
O debate foi avaliado como ótimo pelos candidatos, onde ambos puderam falar dos projetos para o futuro.
Heitor Valvassori
"O debate foi bastante proveitoso, pois tivemos a oportunidade de mostrar ao povo de Içara as nossas propostas do que iremos fazer durante os quatro anos em todas as áreas. O debate teve início com provocações, com o meu adversário mais exaltado, mas como não gosto de apelação, a discussão retornou ao nível das propostas. Isso é o que tenho procurado fazer durante a minha vida pública e também na campanha eleitoral deste ano. Conclamo os militantes dos quatro partidos da coligação que peçam os votos até o último minuto".
Gentil da Luz
"O debate serviu para que apresentássemos as propostas do que queremos para Içara e que estão contidas na nossa proposta de governo "Por Uma Içara Mais Humana" para os próximos 4 anos. Serviu também para colocarmos para a população alguns fatos que desconhece e que não é correto dentro da Administração Municipal. Peço aos militantes da nossa coligação que continuem pedindo o voto para que possamos fazer a festa da vitória, no dia 5 de outubro, vestidos de vermelho".