O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Polícia: Foragido do Paraná é encontrado em Içara em blitz da PM

Não se sabe o que L. G. A., de 24 anos, fazia em Içara. Até o momento, o que se pode afirmar é que ele estaria fugindo de seu estado.
Conforme informações da Polícia Militar de Içara, ele é acusado de assalto a mão armada, na cidade de Catanduvas, no Paraná.
L. foi abordado em uma operação de rotina da PM de Içara, a Operação Barreira.
Por volta das 2350h de segunda-feira, na Rua João Paulo II, no bairro Presidente Vargas, o veículo VW Gol, placas LZF4418, transitava em atitude suspeita e foi parado pelos policiais. Logo na primeira abordagem, uma infração: o motorista, L. S. L. M., de 27 anos, estava com a CNH vencida. Depois, os policiais descobriram que o pior vinha a seguir: o acompanhante L.G. A., tinha mandado de prisão em aberto no Estado do Paraná.
O condutor irá responder por processo administrativo e L., foi conduzido ao Presídio Santa Augusta de Criciúma, de onde será enviado para a comarca de Catanduvas.
A Operação Barreira é diária e aleatória: funciona com sete viaturas que se espalham pela cidade e cada uma pára 15 carros por dia.

Esportes: Praia x São José buscam uma vaga na final do Içarense

O Campeonato Içarense de Futevol 2008, 2ª Taça Vida Sports/Agrovida, entra na fase mais quente neste domingo, com a realização de dois jogos da quartas-de-finais
Equipes tidas como favoritas, como Vila Nova e Jaqueline, fora eliminadas nas oitavas de finais da competição
Praia x São José e Liri x Presidente Vargas iniciam domingo, dia 3, a caminhada em busca de do título de campeão içarense 2008, com a realização de duas partidas.
Os dois jogos entre Praia do Rincão x São José, será realizado no Complexo Esportivo Dego Rocha, no Módulo Esportivo, pois os dois campos foram interditados pela Liga Atlética Içarense (LAI), por invasão de campo.
O Coordenador do Praia, Rafael Motta, que também joga no time, afirmou que os atletas estão apreensivos para a partida do fim de semana. "Este domingo teremos apenas dois desfalques: o volante Luciano e o zagueiro Roberto, mas o time vai fazer o lindo trabalho que vem realizando durante a competição e dar mais uma alegria a torcida, que sempre está presente nos jogos", afirmou Motta.
De acordo com o presidente do São José, Simão Custódio o time, que não tem problema de desafalque, espera um resultado positivo mesmo sabendo que será uma partida dificil. "Esperamo um jogo equilibrado contra o time do Praia, que é uma forte equipe", finalizou Custódio.

Geral: Luta pela recuperação do título de Capital do Mel ganha força

A produção de mel caiu de 600 para cerca de 300 toneladas por ano. "Houve desmotivação por causa da caída do preço do mel e do desmatamento de eucalipto, além de as exportações para a Europa ficarem embargadas um bom tempo", explica Agenor Sartori Castagna, proprietário da Minamel, de Içara.
O projeto Içara Mais Doce visa aumentar a produção de mel na região, doando mudas de eucalipto para os produtores da região. "Quando notamos a devastação de eucaliptos por causa do plantio de fumo na região, vimos que se continuasse assim, a apicultura iria morrer", afirma Alcídes Rosso, atual presidente da Associação dos Apicultores de Içara.
Em 2009, a meta é atingir aproximadamente 450 toneladas/ano. "Nós vamos ter que lutar muito para voltar a ser o que éramos", afirma.
Ultrapassando a meta
O projeto foi criado para tentar auxiliar os apicultores. Hoje, já excedeu todas as metas pré estabelecidas e quer aumentar ainda mais. "Cerca de um milhão de mudas já foram plantadas", conta o presidente da Associação dos Apicultores.
Estão juntos no projeto a Associação dos Apicultores de Içara, a Epagri, a Secretaria de Agricultura de Içara, a Unisul, a Rádio Difusora e a Empresa Rio Deserto, maior doadora de mudas. "Nós não temos muito apoio dos órgãos públicos, mas estamos lutando para que o projeto de certo", afirma Rosso.
Já em 2005, quando foi idealizado, o projeto ultrapassou o esperado. "Nós já havíamos entregue as 100 mil mudas, mas havia terra preparada para o plantio de mais 20 mil, então decidimos aproveitar esse espaço e doar as mudas", declarou Ricardo Barbosa, das Empresas Rio Deserto.
A safra desse ano já foi bastante significativa. Em 2006, Içara produziu apenas 170 mil Kg de mel, contra uma produção de 600 mil Kg em 2003, o que a fez despencar do 1º para o 22º lugar no "ranking" nacional. "Em 2008 registramos a melhor safra desde o ciclone Catarina. A tendência é que ano que vem consigamos cerca de 400.000Kg ", comemora Alcídes.
O mel e o eucalipto
Associado à produção de mel, a floresta de eucaliptos apresenta ainda a possibilidade de produção de pólen uma importante fonte de proteína de alto valor biológico, não só para as abelhas, como para o consumo humano, sendo mais uma fonte de renda para o apicultor.
Com o uso de quatro espécies de eucaliptos pode-se ter um florescimento permanente ao longo do ano todo, o que fortalece os enxames, que vão aproveitar não só as flores, mas também outras culturas ou árvores.

Política: Presidente do PV nega que tenha dado declarações sobre falsificação de assinaturas

Na segunda-feira a informação de que houve uso de assinaturas falsificadas para que o Partido Verde concretizasse coligação com o PMDB causou um certo mal estar nos meios políticos em Içara.
O presidente do PV, Quintino Zanette, que pediu licença de 90 dias mas não teve o documento entregue no Cartório Eleitoral, declarou que não sabe nada sobre essa declaração e que não tem conhecimento do que foi escrito na ata. "Quando peguei a licença, entreguei o cargo ao vice, Thiago Elias, é é ele que deve falar sobre isso", comentou Zanette, acrescentando que a única coisa que não aprovou foi o lançamento da candidatura de vereador de Jefferson de Oliveira, pelo PV.
Elias foi procurado mas não quiz fazer nenhuma declaração sobre o assunto.
O juiz eleitoral deve convocar o presidente do PV para verificar se houve falsificação ou não na ata de reunião que aprovou a coliga-ção com o PMDB.
A coordenação da campanha de Gentil Dory da Luz e José Zanolli desconhece a notícia sobre o caso de falsificação.

Variedades: Festa de São Donato terá transmissão ao vivo da Rádio Difusora

A Rádio Difusora AM910 irá transmitir ao vivo o Show de Calouros que está promovendo em Içara. Dia 9 de agosto, no palco da Festa de São Donato o entretenimento é certo.
Conforme a coordenadora da emissora, Tarsila Werli-ch, cerca de 15 pessoas irão se apresentar no evento, que terá transmissão ao vivo. O programa terá três horas de duração, irá das 16h às 19h. O comunicador Antônio Rosa vai comandar as apresentações dos talentos da região, no palco, neste programa especial.
Para participar é fácil: basta ligar para a Rádio Difusora (3461-0700) e fazer a inscrição.
Vale qualquer tipo de talento amador: cantores, dançarinos, músicos, humoristas, imitadores etc . Todos podem participar e mostrar o talento para a comunidade local através dos microfones da Rádio Difusora.
A 58° festa de São Donato acontece de 6 a 10 de agosto (dia 7 é feriado municipal).