O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CAPA: Edição2.148 - Içara, 15 de julnho de 2011

Professores de Içara recebem apoio dos pais
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Aumento de assaltos preocupam moradores do Balneário Rincão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Inauguração da ponte do Torneiro deve ocorrer em 20 dias
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Gentil esteve despachando no gabinete de Dóia
(Divulgação)

EDITORIAL - Todos querem ser o pai da criança

A comunidade da Barra do Torneiro, na divisa en-tre Jaguaruna e Balneário Rincão, em Içara, depois de muitos anos de reivindica-ção vê um pedido antigo se tornar realidade.
A Ponte do Torneiro, que está parcialmente pronta, já está sendo usada para o trânsito de veículos. Falta apenas o acabamento, que não influencia no acesso.
Para definir a inaugura-ção, lideranças dos dois municípios vão se reunir neste domingo com a co-munidade.
Muitas pessoas tiveram participação na obra, mas, somente, os moradores do Torneiro sabem quem se empenhou para que a pon-te fosse realidade.

CHARGE

POLÍTICA - Reunião entre lideranças define inauguração da Ponte do Torneiro

A Ponte do Torneiro já está transitável, mas a inauguração oficial ainda não aconteceu; a data para o evento tão esperado pela comunidade vai ser definida no próximo domingo, dia 17 de julho.

(Divulgação)

Lideranças políticas de Içara e Jaguaruna, junto com a comissão da Ponte do Torneiro e comunidade, se reunirão no próximo do-mingo, dia 17, para definir a data de inauguração da ponte, que fica sob o Rio Urussanga, na divisa entre os dois municípios.
O encontro vai ser reali-zado no salão da Igreja da Praia do Torneiro, às 19h.
“As cabeceiras da ponte estão prontas, falta apenas o paisagismo, ou seja, a co-locação de grama, entre ou-tras coisas. A casa dada ao morador como indeniza-ção, do lado de Jaguaruna, já está quase finalizada. A equipe da prefeitura está dando os últimos retoques para entregar à família”, explicou o presidente da comissão da Ponte do Tor-neiro, Wagner Pizzetti.
Ainda resta, por parte da Administração Municipal de Içara, solar a rua no Bal-neário Rincão que dá aces-so à ponte e limpar as valas.
“Se o clima for favorável, provavelmente em 15 dias estará tudo solado”, acres-centou Pizzetti.
De acordo com o presi-dente da comissão, a defi-nição de uma data para a inauguração da ponte vai motivar as equipes das pre-feituras a fazerem os repa-ros necessários a tempo. “Pretendemos marcar a inauguração para daqui 20 dias”, ressaltou Wagner.
A Ponte do Torneiro, sob o Rio Urussanga, na divisa entre Balneário Rincão, em Içara, e Jaguaruna, teve a construção atrasada devi-do a alterações no projeto e outros impasses, como o ocorrido com o morador de uma casa localizada na estrada onde deveria ser colocado aterro, nas terras de Jaguaruna.
“Foram três anos de luta. Hoje a comunidade está feliz da vida, pois já pode se locomover. Isto está ge-rando desenvolvimento. A-té os lotes ao redor aumen-taram o valor”, observou Pizzetti.
Cansada de esperar por providências das prefeitu-ras, a comunidade do local chegou a ameaçar a reali-zação de um manifesto em frente ao Paço Municipal, em maio. Porém, na fase fi-nal a obra se encaminhou e não foram necessárias mais manifestações.

GERAL - Pais de Içara apoiam greve dos professores da rede estadual

Os professores de Içara explicaram aos pais que o Governo do Estado cortou direitos historicamente conquistados com o objetivo de buscar o discurso de que estava cumprindo o piso.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

No mesmo dia em que os professores da rede pública estadual consideraram-se derrotados, com a aprovação projeto que estabelece salários do magistério, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), os pais dos alunos içarenses se reuniram na Escola Estadual Salete Scotti dos Santos, no Centro, para ouvir esclarecimentos.
Na reunião, ocorrida na noite desta quarta-feira, dia 13, o clima era de tristeza e indignação por parte dos professores. Os pais presentes compreenderam as reclamações, mas lamentaram o fato de o encontro não ter sido feito antes.
Os professores argumentaram que não esperavam que o Governo do Estado fosse se negar a cumprir a lei e que a greve chegaria a este ponto: 57 dias.
“Fomos derrotados com esta decisão de hoje. Agora, pedimos a compreensão e união dos pais para que possamos formar uma comissão a fim de acusar as ações contra a educação e exigir dos governantes nossos direitos”, ressaltou a orientadora educacional Silvana Goulart Brunel.
Para a professora de História, Márcia Turatti dos Santos, a greve ultrapassou a questão salarial, mostrando que havia desvio do dinheiro que deveria ser aplicado exclusivamente na educação. “Onde está este dinheiro? As reformas nas escolas são feitas com muito sacrifício, com recurso das Associações de Pais e Professores (APPs). Estamos com este ginásio inacabado”, reclamou a professora.
“Estamos indignados com a posição do governo e apoiamos os professores”, disse um dos pais presentes, Jorge Silveira.
Durante a reunião, os pais assinaram um abaixo-assinado a favor da classe.
Márcia coletou os nomes daqueles que se dispuseram a formar uma comissão para ajudar na luta.
O PLC 26/2011, que modifica o valor de vencimento, altera gratificações, absorve e extingue vantagens pecuniárias dos membros do Magistério Público Estadual, ativos e inativos, foi aprovado na sessão ordinária da ALESC quarta-feira, por 28 votos a oito.
Deputados de oposição denunciaram a manobra dos partidos aliados ao Governo Raimundo Co-lombo e prometeram recorrer judicialmente da decisão. O Sinte/SC acionou a assessoria jurídica para análise da forma como ocorreu a votação e pretende buscar a anulação.
O resultado causou polêmica e protestos. Mais de três mil trabalhadores lo-taram a ALESC. Policiais Militares e do BOPE foram chamados.

POLÍCIA - Rincão tem registro de quase um assalto por dia

De acordo com informações das Polícia Militar e Civil do Balneário Rincão vem sofrendo neste ano com o número alarmante de assaltos e arrombamentos, quase uma ocorrência por dia.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A dor de cabeça dos órgãos de segurança de Içara ainda continua sendo o Distrito Balneário Rincão, e com o término do período de verão a preocupação é redobrada, devido as muitas casas de veraneio a-bandonadas pelos donos.
Em 2011, o registro de roubos e furtos está sendo considerado um dos maiores dos últimos anos.
De acordo com números levantados pela Polícia Mi-litar do Distrito do Balneário Rincão, de janeiro até junho, já, foram registrados 125 ocorrências (entre furtos e roubos a casas e estabelecimentos comerciais), fora aqueles em que os Boletins de Ocorrência não é feitos. Durante o mês de janeiro foram 19 ocorrências, fevereiro: 31; março: 21; abril: 16; maio: 14 e junho: 24. Os números mostram que em alguns meses foram efetuados quase um assalto por dia.
Para as pessoas que têm casas de veraneio no balneário ver estes números é assustador. A esperança de muitos é que com a e-mancipação do Distrito esses números reduzam quase que 100%.
O Sargento Alexandre Fontoura, da Guarnição Especial da Polícia Militar (PM) de Içara, informa que estão sendo realizadas constantes operações dentro do Distrito. Estamos sempre tentando coibir esses infratores, que muitas vezes são consumidores de entorpecentes e só querem algo pa-ra fazer troca pela droga”, explicou o Sargento.
Fontoura confirmou, ain-da, que o Distrito é muito grande. “Além das ocorrências dentro de Içara a-tendemos todas do balneário, então pedimos para que as pessoas notifiquem através do Boletim de Ocorrência, não somente para a recuperação dos pertences, mas para podermos ter um controle dos casos e assim exigir mais policiamento”.
O delegado da Polícia Ci-vil de Içara, Rafael Marin Iasco, que atualmente investiga alguns casos ocorridos no Rincão, afirmou que os investigadores já tem pistas sobre os suspeitos. “Iremos contribuir com as operações da PM e por em pauta os resultados das investigações”, finalizou.

VARIEDADES - Cooperativa de Zeladores do Rincão elege primeira diretoria

Formada em junho de 2011, a Cooperativa de Zeladores do Balneário Rincão (Cozebri) criou uma parceria com a subprefeitura para recolhimento dos entulhos deixados nas construções.

(Divulgação)

Os zeladores do Balneário Rincão formaram uma cooperativa para solicitar apoio da subprefeitura a fim de que entulhos e rejei-tos, decorrentes das limpezas, sejam recolhidos.
A Cooperativa de Zeladores do Balneário Rincão (Cozebri) foi fundada no dia 24 de junho deste ano.
A diretoria da associação foi escolhida no dia 1º de julho, em encontro na Zona Sul do Rincão.
A reunião foi dirigida pelo subprefeito do balneário, Jairo Custódio, que confirmou a parceria com os zeladores e caseiros.
Estiveram presentes ma-is de 20 zeladores. “Com esta parceria todos ganham. A subprefeitura e o Rincão saem no lucro. Pois, a cidade vai ficar ainda ma-is limpa e organizada para receber melhor as pessoas que escolhem a nossa pra-ia para morar ou verani-ar”, ressaltou Custódio.
De acordo com o presidente da Cozebri, escolhido por unanimidade, Ilson Mário Volpato, a parceria vai facilitar o atendimento aos clientes e o trabalho dos zeladores.
“Quando podamos árvores ou fazemos qualquer tipo de limpeza, é complicado achar um local para colocar os entulhos. Hoje ainda existem terrenos baldios, mas daqui algum tempo, o Rincão tornando-se município, vai ficar cada vez mais difícil. Por isso, esta parceria vai ajudar a dar um destino para estes rejeitos”, explicou Volpato.
O integrante do Conselho Fiscal e zelador há 20 anos, Ajaide Cambruzzi, elogiou a iniciativa. “A-provo esta cooperativa, porque vejo que uma parceria com o Poder Público vai trazer organização nos trabalhos e, ainda, ajudar na segurança, que é um dos fatores que vamos trabalhar muito”, disse.
A diretoria da cooperativa é composta por: presidente: Ilson Mário Volpato; vice-presidente: Ariosvaldo Borges; secretário: Jucenir Constantino; 2º secretário: Leandro Rodrigues; tesoureiro: Arildo Rodrigues; 2º tesoureiro: Antônio João Vi-torino. Foram escolhidos como integrantes do Conselho Fiscal: Geraldo Mene-gom, Ajaide Cambruzzi, Jo-sé Lino, Ana Bel, Miguel Bra-ga e Joaquim Gonçalves.

ESPORTE - Peneirão da FME continua atraindo muitos atletas

O peneirão realizado pela Fundação Municipal de Esportes de Içara continua chamando muito atenção dos jovens atletas que ainda podem procurar a entidade para fazer parte do time.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara sempre esteve envolvida na maioria das competi-ções da região e por isso está sempre em busca de novos atletas.
Um dos maiores objeti-vos da entidade é estar pre-sente nos principais cam-peonatos dentro de todas as modalidades.
Com isso, a FME de Içara se prepara para o Campeo-nato Catarinense Sub-15 de Futebol de Saão. E, para garantir uma campanha de destaque, já busca a reve-lação de jogadores da cida-de e da região.
Conforme Allan Rezen-de, técnico e professor de Educaçã Física, o peneirão envolve garotos nascidos entre 1996 e 1998.
Os testes ocorrem nos treinamentos dass segun-das, quartas e sextas-feiras, nos horários das 9h e 15h, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq.
Por se tratar de uma competição de nível esta-dual, esta é uma ótima o-portunidade para os futu-ros atletas que sonham em seguir a carreira no futebol, tornarem-se conhecidos, pois foi em competições como essas que muitos a-tletas conseguiram renome dentro do esporte.
Atletas de Içara estão em fase de preparação para participar dos Jogos Esco-lares de Santa Catarina (JESC) e dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).