O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Esportes: Içarenses representam o município na fase classificatória do Jasc

Nesta sexta-feira inicia os jogos válidos pela classificação para a fase Estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A competição vai até o dia 16 de outubro e acontece em quatro cidades do Estado: Maravilha (Oeste), Capinzal (Centro-Oeste), Ibirama (Leste/Norte) e Siderópolis (Sul).
Os Jasc estão marcados para o período de 20 a 29 de novembro em sede conjunta entre os municípios de Pomerode, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros.
A cidade de Içara também terá representação na competição estadual em três modalidades: handeibol, futsal e bocha.
O técnico do handebol, Martinho Mrotskoski, afirmou que a fase classificatória é uma das mais complicadas, tornando-se até mais difícil que a própria competição do Jogos Abertos, "Nosso time é formado por 25 jogadores, sendo todos eles de Içara, e está indo para o sétimo ano de competição, sendo que em 2007, ficamos com o terceiro lugar na classificação geral", comentou o técnico.
A chave para a competição é que deixa a fase competitiva. Na A está Içara, Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga,e na B: Florianópolis, Tubarão, São José e Sombrio, sendo que a primeira disputa da equipe será hoje contra Cocal do Sul. "Este ano o titulo será nosso, voltaremos com a 1ª colocação, pois temos uma equipe bem formada", finaliza.

Variedades: AMA realiza pedágio neste sábado

Voluntários e integrantes da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) que atende jovens com autismo de toda a região carbonífera se únem neste sábado para buscar recursos para manter os gastos da entidade.
Grupos de voluntários vão abordar motoristas que estiverem cruzando as cidades de Criciúma e de Içara para pedir apoio.
De acordo com Estefânia Borges, uma das responsáveis pela instituição, o objetivo é ampliar o caixa da entidade para garantir o atendimento dos alunos."Nosso custo mensal é elevado e toda colaboração é sempre bem vinda. Este será nosso segundo pedágio".
Quem quiser colaborar o telefone da instituição é (48) 3462 9804
A Associação, que atende estudantes da Região Carbonífera, tem custos com professores e os recursos recebidos não são suficientes para todas as despesas.
Confira o roteiro do pedágio em Criciúma: Avenida Centenário; no semáforo da Praça da Chaminé; Avenida Santos Dumont; no semáforo da Rua Joaquim Nabuco; Avenida Centenário, no semáforo da Marechal Deodoro; Avenida Centenário; no semáforo da Padre Aníbal Maria Difrância; Avenida Centenário com a Imigrante Meller; na Rua Júlio Gaidzinski, no semáforo da João Cechinel; Rua Henrique Lage; no semáforo Da Álvaro Catão e na Rua Anita Garibaldi, no semáforo com a Henrique Lage.
Em Içara, o pedágios será nas Ruas Vitoria e Coronel Marcos Rovaris, no Centro da cidade.

Polícia: Júri popular absolve idoso que teria tentado matar a ex-mulher

Depois de um dia inteiro de julgamento, o aposentado Honestino Bombazar finalmente recebeu uma boa notícia: estava absolvido da tentativa de assassinato cometido em 2001.
Já não precisa mais se preocupar com o fato. Acabou. Pelo menos para a lei. Bombazar foi a júri popular na tarde de ontem por uma ter tentado matar a ex-esposa há seis anos. Sete jurados participaram do julgamento no qual a vítima, Custódia Pereira, acusava o ex-marido de ter tentado assassiná-la com várias facadas.
O crime ocorreu às 10h de 14 de abril de 2001, em frente à casa de Custódia, no Presidente Vargas, em Içara. Os dois estavam separados desde o final do ano 2000 e, segundo a vítima afirmou naquele ano, o aposentado teria ido até a casa dela com intenção de matá-la, mas foi impedido, pois a filha do casal escutou os gritos de socorro da mãe e pediu ajuda. Ele chegou a esfaqueá-la em oito lugares diferentes, o que fez com que tivesse que levar cerca de 50 pontos.
A defesa negou dele ter ido ao local com intenção de fazer mal. "Era época de Páscoa. Tinha ido até lá para levar o chocolate para os netos", afirmou.
Honestino não tinha antecedentes criminosos, apesar de, na época do crime, partes da família terem afirmado que tinham medo dele, pois o réu mantinha arma de fogo. Logo depois do crime, ele ficou cerca de 20 dias preso. No julgamento, o mínimo de votos que ele recebeu para ser absolvido foi de quatro pessoas, mas, para a segurança dos jurados, o Fórum de Içara não quis divulgar a quantidade exata de contras e a favor da condenação. Os dois foram casados por 40 anos.

Geral: Distrito Industrial de Pedreiras deve gerar 500 empregos

Distrito Industrial do bairro Pedreiras ainda está em fase de instalação, mas promete aumentar as chances da comunidade no mercado de trabalho. O projeto é uma lei, que instalada em 2005, promete incentivar empresas que pretendem se estabelecer em Içara com o principal objetivo de gerar cada vez mais empregos para os moradores. Já estão se instalando no bairro Pedreiras 17 novas empresas.
"Isso irá aumentar a qualidade de vida da população, pois essa região fica quase morta no inverno, sem trabalhos. Estima-se que as empresas do Distrito Industrial irão gerar cerca de 500 empregos", afirma o secretário da Indústria e Comércio do município, Celso Bazzi.
As beneficiadas, depois de serem selecionadas e receberem o termo de concessão de uso do terreno, têm 21 meses para iniciar a produção. Se não o fizerem, perdem o benefício. "São seis meses obrigatórios para iniciar as construções e 18 para terminarem. Se não cumprirem os prazos, perdem. Só no distrito industrial do bairro Pedreiras, três já perderam a concessão", alerta o secretário
O processo funciona da seguinte forma: a empresa faz o pedido, enviando com ele um projeto que mostrará quanto de terra precisa e quantos empregos poderá gerar. Depois, quem irá avaliar se ela merece ou não aquele terreno é a Comissão Municipal de Desenvolvimento e Economia, formada por 12 membros: um representante do Chefe do Poder Executivo, dois da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, um da Secretaria da Indústria e do Comércio, um da Secretaria de Finanças, um da Secretaria de O-bras e Serviços Urbanos, dois da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII), dois da Câmara Municipal e dois da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Bazzi lembra que o incentivo é uma concessão, e não uma doação. "Se a empresa não se enquadrar, perde o direito de usar o terreno". Além de Pedreiras, mais três Distritos Industriais estão instalados em Içara: no Bairro Aurora, Primeira Linha e Poço Três.
Qualquer tipo de empresa pode se inscrever para receber o benefício. As prioridades, na hora da seleção são: número de novos empregos diretos, propósito do empreendimento, prioridade a empresas que desenvolvam projetos na área ambiental, estimativa de retorno de tributos, cronograma de implantação, aquisição de bens e produtos e serviços que estejam disponíveis em Içara.

Edição 1.484 - Política: Câmara é composta de 5 vereadores de cada coligação

Com o encerramento do pleito municipal e tendo o prefeito e vereadores eleitos, agora começa a articulação para eleger a nova mesa diretora que assumirá em 2009.
A coligação "Por Uma Içara Mais Forte" reelegeu dois vereadores (Darlan Carpes e Joaci Domingos Pereira, o Boca), do PP, e três novos nomes, Itamar da Silva e Osmar Manoel dos Santos, também do Partido Progressista, e André Jucoski, o Polakinho, do PSDB. Carpes e Boca já mostraram interesse em disputar a presidência.
Já a coligação "Por Uma Içara Mais Humana", que teve Gentil da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM-25), como prefeito e vice eleitos,teve cinco vereadores escolhidos: Acirton Costa, Antônio de Mello e Jurê Bortolon, os três do PMDB, e Diego Vitorassi, do PDT, e Neuzi Berto Silveira, do Democratas. Possivelmente os candidato serão Costa e Silveira.
Caso haja empate, o regimento interno da Câmara Legislativa diz que assumirá a presidência é o candidato mais velho, neste caso Acirton Costa.
O mandato é de um ano, e além do presidente a mesa diretoria é composta de 1º e 2º vice-presidentes e 1º e 2º secretários. Cabe ao presidente indicar o nome do diretor-geral do Legislativo. Já os assessores dos partdos são escolhidos por cada líder de bancada.
Costa confirmou que é candidado a presidente da mesa diretora e que já está conversando com os companheiros eleitos na coligação, como também com os vereadores de oposição
Carpes, Silveira e Pereira estavam com os telefones desligados e não foi possível o Jornal Içarense fazer contato até o fechamento da edição