O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.220 - 27 de outubro/2011

BRUNA BORGES/JI
GERAL: Cidade ficará mais enfeitada no Natal Luz








CALEBE BORGES/JI
VARIEDADES: Crianças dão show
Festival Municipal de Dança contou com as apresentações de alunos das Oficinas de Danças da Casa da Cultura e das crianças dos CEIs




MASO NYETTO/JI
POLÍCIA: A partir de segunda mais efetivos na rua

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Mais uma mudança no trânsito de Içara

O Departamento de Trânsito de Içara informa que a partir desta quinta-feira, o trânsito na região central da cidade sofrerá alterações. A mudança atende a uma solicitação de entidades organizadas do município.
Sofrerão mudanças: Rua São Donato (desce da frente do Hospital São Donato em direção a ferrovia); Rua Donato Valvassori (terá sentido da rodoviária a ao Módulo Esportivo). Já a Rua Ipiranga (que passa em frente ao Banco do Brasil seguirá em direção a SC-444 em toda a extensão); e a Avenida Procópio Lima terá mão única (da Praça da Juventude em direção a Criciúma). A polícia Militar vai ajudar a instruir aos motoristas.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Praça da Juventude é citada na Câmara e será revitalizada

Espaço de lazer e prática de esportes, a Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco está com a estrutura precária; a Administração Municipal está fazendo um levantamento dos estragos.

MASO NYETTO/JI
A situação de abandono da Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco foi lembrada pelo vereador Itamar da Silva (PP) na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, dia 24.
“A praça precisa da instalação de banheiros e bebedouro, reforma dos alambrados, restauração das quadras e placas que foram danificadas. Enfim, limpeza e reforma geral”, disse o progressista.
Silva destacou que a praça fica no centro da cidade e é um dos cartões postais do município.
“Dezenas de pessoas passam pelo local todos os dias para a prática de esportes e lazer. Famílias com crianças, idosos e até mesmo doentes necessitam, muitas vezes, de banheiro, o que não há no local”, observou, ainda, o vereador.
Questionado sobre providências da Administração Municipal, o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) informou que está sendo programada uma revitalização da praça e que até o Natal ela estará pronta.
“Estamos fazendo um levantamento das necessidades a fim de fazer uma arrumação geral. O verão está próximo e o local precisa estar adequado para receber a população”, enfatizou o chefe do Executivo.
A Praça da Juventude Fernando Pacheco foi inaugurada em 2008, junto com a Praça do Imigrante e o Museu do Ferroviário Anselmo Cargnin.
O local transformou-se em ponto de encontro de jovens, adultos e crianças.
Antes o local era um banhado, escuro, por onde as pessoas evitavam passar pela falta de segurança. Hoje faz parte do dia-a-dia dos içarenses.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Espero que ele consiga fazer com que os dois entrem em um acordo para que possamos cumprir com o compromisso de empossar um secretário para a Pasta. O Lili vai conversar com eles e me passar a informação”. Prefeito Gentil da Luz se referindo a um consenso entre os empresários José Francisco Pizzetti e Maurino Perez Barbosa para a Secretaria de Indústria e Comércio, que será intermediada pelo secretário de Governo, Lili Cabreira.

Ex-vereador Wagner Pizzetti
assume a Secretaria de Obras de Içara. Em reunião com o presidente do PMDB de Içara, Adilton Ricardo Tramontin; e com o secretário de Governo, Adelir Cabreira, nesta quarta-feira (26), o prefeito Gentil da Luz anunciou o nome do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo içarense Wagner Pizzetti para assumir a Pasta da secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A posse de Pizzetti é um compromisso de Gentil da Luz com o deputado estadual Manoel Mota (PMDB).



Durante (1)
um uma ato de inauguração no bairro Vila Nova no final de semana, Gentil da Luz criticou ocupantes de cargos comissionados. “São muitos cargos comissionados que não estão a altura daquilo que nós queremos que é atender a população. Até por que quem está no serviço público não deve fazer isso como bico, mas como missão”, comentou o Prefeito.

Gentil da Luz (2)
reafirmou que os servidores que não tiverem satisfeitos e que estão falando mal do governo municipal podem pegar a mochila e irem embora.
“Quero pessoas servindo com alegria no meu governo e não por obrigação. Quem não tiver contente pode pegar o caminho de casa. A nossa missão é servir aos outros com humildade e dedicação”, finalizou.

Rápidas
* A reunião que ocorreria no dia 25 para tratar sobre a inauguração do relógio em frente ao HSD foi adiada para uma outra data a ser definida.
*Primeiro foi Antônio Palocci, depois Alfredo Nascimento, e agora Orlando Silva. Os ministros de Dilma Rousseff caíram devido envolvimentos em corrupções.
*O empresário Maurino Perez Barbosa já havia sido indicado antes de Neuzi Silvestre com apoio da Acii, quando o presidente era Adalberto Pizzetti.
* Os professores estaduais se reuniram ontem em assembleia em Lages e quase caíram no tapa, por não falarem a mesma língua. Que falta de educação.
* Arnaldo Lodetti Júnior deixou a política de lado e passou a se dedicar em projetos para Içara. Foi ideia dele a inovação no Natal em Içara.
*Presidente da CPI, Joaci Domingos Pereira, informou que vão solicitar ao juiz as cópias do processo das cédulas marcadas e dar os encaminhamentos.
*Devido o dia do servidor público, 28 de outubro, sexta-feira, a Administração Municipal de Içara decreta ponto facultativo nas repartições públicas.
* A Pastoral da Esperança será homenageada pela Câmara Municipal de Içara em uma sessão especial, nesta sexta-feira, dia 28, às 19h.

Frase
“Na Câmara não há bobos. O menos esperto ficou na suplência”. Ulisses Guimarães - Advogado e político do PMDB - 1916-1992)


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Natal Luz 2011 terá decoração em seis pontos da cidade

Pinheiros de mais de dez metros, enfeites e nova iluminação farão parte do Natal Luz 2011 de Içara; a proposta é trazer inovação para as festividades quando a cidade completa 50 anos.
BRUNA BORGES/JI
Um projeto inovador de decoração e iluminação da cidade para o Natal Luz 2011 foi aprovado pelo Prefeito Gentil da Luz e por representantes de entidades comerciais nesta quarta-feira, dia 26, em reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara.
O projeto, que visa contemplar seis pontos do município, está orçado em R$ 125,3 mil e será executado pela empresa Millenium, em parceria com o ex-presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, idea-lizador do plano.
O trabalho ainda vai contar com a parceria da Cooperaliança, empresa Demos, CDL e Associação Empresarial (ACII).
O recurso para compra de material e mão-de-obra será liberado pela Administração Municipal e faz parte dos R$ 250 mil repassados pelo Governo do Estado para as comemorações dos 50 anos do município. “Tivemos sorte de o Eduardo Moreira ter assumido como governador em exercício”, disse Gentil, devido à liberação do recurso, que aconteceu durante a inauguração da ICR-253, nesta terça-feira, dia 25.
A decoração natalina será inaugurada por partes, a fim de que o projeto possa ser executado a tempo.
Um cronograma vai estipular as datas de inauguração nos diferentes pontos. “Vai ser a maior iluminação já feita nos 50 anos do município”, enfatizou o Prefeito de Içara.
Pinheiros serão instalados em pontos estratégicos da cidade, com lâmpadas e decorações novas.
O material utilizado nos anos anteriores deve ser colocado nos bairros.
Nos últimos dois anos a Cooperaliança assumiu a iluminação de Natal. Mas, agora, que a responsabilidade da iluminação pública passou para a prefeitura, a cooperativa deve entrar apenas como parceira.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: PM ganha seis policiais e aumenta viaturas nas ruas

O aumento de efetivo da Polícia Militar de Içara na próxima segunda-feira vai possibilitar um reforço na circulação de viaturas nas ruas da cidade; eram três e agora serão cinco rondas.

MASO NYETTO/JI
A Guarnição Especial da Polícia Militar (PM) de Içara vai receber na próxima segunda-feira, dia 31, seis novos policiais. Com isso, a PM pretende aumentar o número de viaturas circulando nas ruas, o que será “bem visto pela sociedade”, segundo o Tenente Anderson Torres de Oliveira.
“Vai ser um ‘boom’ na segurança da cidade. Vamos aumentar para cinco viaturas em circulação. Enquanto que hoje são apenas três”, informou o tenente em reunião realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara nesta quarta-feira, dia 26.
Na ocasião, o presidente da CDL, José Dionísio Cardoso, o Déio, lembrou que, em reunião com a Polícia Civil (PC) em agosto, ficou decidido que seria formada uma comitiva com entidades içarenses para pedir ao secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, providência para o aumento de efetivo também na PC.
Os delegados enviaram um relatório para a Administração Municipal.
Nesta quarta-feira, o Prefeito Gentil da Luz se comprometeu em marcar uma reunião com o secretário, junto com representantes da PC da região.
O encontro deve acontecer no dia 4 de novembro, no Paço Municipal.
Durante a reunião na CDL, foi comentado sobre a instalação das nove câmeras de monitoramento, conquistadas pelo município do Governo do Estado.
Déio informou que o Tenente-Coronel da PM de Içara, Cosme Manique Barreto, pediu que as entidades comerciais revejam a localização das câmeras.
Gentil também lembrou a necessidade de os comerciantes sugerirem locais para a instalação das 14 câmeras do projeto Cidade Digital. Ficou agendado para o dia 3, na CDL, novo encontro para discutir os pontos onde serão instalados os aparelhos.



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: 11º Festival Municipal de Dança encerra nesta quinta

Mais de 1,2 mil estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Içara serão prestigiados em dois dias de festival; e as crianças dão uma amostra que se prepararam para o evento.
CALEBE BORGES/JI
O 11º Festival Municipal de Dança, que reúne mais de 1,2 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares de Içara; iniciou nesta quarta-feira, dia 26, no Gi-násio de Esportes Ergínio Januário Borges (Módulo).
No primeiro dia de evento, a abertura foi feita pelos alunos das oficinas de dança da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, tendo continuidade com apresentações de crianças de até seis anos de idade, dos Centros de Educação Infantil (CEIs): Balão Mágico (Jardim Silvana), Pequeno Polegar (Jardim Elizabete), Por do Sol (Barra Velha), Peixinho Dourado (Balneário Rincão), Branca de Neve (Ana Eliza), Pequeno Príncipe (Raichaski), Jardim Encantado (Ponta do Mato), Aprendendo Brincando (Planalto), Tempo de Brincar (Linha Gonçalves), Sonho Infantil (Pedreiras), Mundo Mágico (Lagoa dos Freitas), e a Escola de Dança Jéssica Santos. O show de atrações culturais encerra nesta quinta-feira, dia 27, a partir das 19h30min.
O último dia de evento vai contar com a participação de alunos com idade até 15 anos, das escolas de Ensino Fundamental: E.E. B. Antonio Colonetti (Jaqueline), E.M.E.F. São Rafael (3ª Linha), E.M.E.F. Lúcia de Lucca (Jardim Silvana), E.M.E.F. Padre Pacífico Dagostim (Loteamento Jussara), E.M.E.F. Cézar Munereto (Vila São José), E.M.E.F. José Fernandes (Sanga Funda), Escola Especial Sonho Dourado (Centro), E.M.E.F. Theófilo Casemiro Silveira (Barracão), E.M.E.F. Amélia de Souza (Barra Velha), Escola de Dança Jéssica Santos e Casa da Cultura.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura de Içara, Antônio de Mello, o festival tem como principais objetivos promover a dança como arte no movimento desenvolvendo a ex-pressão artística, sentimentos, emoções e alegrias.
“Desta forma buscamos envolver alunos e professores na vivência do ritmo e na aquisição de habilidades, dedicação e compromisso na arte de dançar”, destacou o secretário.
“Temos certeza que será mais um belo espetáculo de criatividade, cores e beleza. Todos devem prestigiar” convidou o Prefeito Gentil Dory da Luz.
Segundo o coordenador pedagógico de Educação Física, Edenilson José Prudêncio, a exemplo das outras edições é aguardado um público bastante significativo.
“Esperamos contar com um público de mais de três mil pessoas para prestigiarem os alunos artistas no 11º Festival Municipal de Dança”, enfatizou.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Finalizada 3ª rodada do Interfirmas

CALEBE BORGES/JI
O Campeonato Interfirmasde Futsal, Taça Içara Rumo aos 50 anos, que começou no dia 10 de outubro, segue a todo vapor, para alegria das torcidas.
Nesta quarta-feira foi encerrada a terceira rodada, que com a realização de seis partidas, totalizaram a marca de 40 gols.
No primeiro confronto, a Torrecid venceu o Supermercado Bistek por 4 a 3.
Na sequência da rodada, a Farben empatou em 5 a 5 com a Stiil.
E no terceiro jogo da noite, a Budny foi derrotada em 5 a 3 pelo RG Gesso.
Na segunda-feira, a equipe da Cromocil goleou a Triene por 5 a 0. Já, o Giassi Supermercados não tomou conhecimento da Usipe e também goleou por 6 a 0.
E o Supermercado Moniari passou dificuldades para vencer o Cristal Copos por 5 a 4.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: FME promove primeiro Festival de Voleibol

DIVULGAÇÃO
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara promove neste sábado, dia 29, o Primeiro Festival de Vôlei do Município.
A competição integrará cinco times da região nas categorias Sub-12 feminino e Sub-13 masculino: FME e Colégio Cristo Rei, de Içara; CME de Cocal do Sul; Colégio Futurão, de Araranguá; e Colégio Marista, de Criciúma.
Segundo o treinador Daniel Reis, o objetivo do festival é avaliar o nível técnico das equipes iniciantes. “Não é uma competição como as demais. Como as equipes são iniciantes, otimizamos o tempo, fazendo disputas mais curtas.”
O festival, que é mais um evento no calendário esportivo de Içara, acontece às 8h30min no Ginásio Ergínio Januário Borges.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.