O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 8 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.207 - 8 de outubro/2011

DIVULGAÇÃO
Política: Décio Góes se filia ao PT do Rincão de olho nas eleições de 2012




DIVULGAÇÃO
Política: Gentil retorna ao Paço
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina deferiu a liminar de medida cautelar e concedeu ao Prefeito o efeito suspensivo da AIME



ARQUIVO/JI
Esportes: Hoje tem mais uma rodada do Futsal Feminino





FRAMBER JÚNIOR/JI
Polícia: Incêndio destrói casa no bairro Cristo Rei

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Gentil volta e Darlan sai


O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), e o vice-prefeito José Zanolli (PSD) garantiram o direito de voltar aos cargos no Paço Municipal. No final da tarde desta sexta-feira, dia 7, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em Florianópolis, deferiu a liminar de medida cautelar dos advogados de defesa e concedeu efeito suspensivo da sentença de cassação dos mandatos, que havia sido assinada pelo juiz eleitoral, Sérgio Renato Domingos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Vivi Maragno

Nódulos nos testículos

Sinônimos/nomes populares: massas ou tumores testiculares, caroço, bola.
São crescimentos localizados ou não que ocorrem no testículo. Geralmente são encontrados pelo paciente ou sua parceira. O volume do nódulo pode variar desde poucos milímetros (tamanho de um grão de arroz) até vários centímetros (envolvendo todo o testículo). As massas testiculares podem ser um sinal de câncer, principalmente em jovens entre 20 e 35 anos. Existem outras causas de massas testiculares ou escrotais como hidrocele, varicocele, traumatismo local (bolada, chute), etc. O diagnóstico mais importante é o do câncer de testículo.
O paciente ou sua parceira notam massa testicular ou escrotal, às vezes por acaso, ao manusear o órgão, principalmente se essa massa for indolor. Aumento de volume interferindo com a estética do escroto é outra causa de procura médica (é o caso das hidroceles). História de traumatismo escrotal durante luta ou esporte é frequentemente relatada pelos pacientes.
A história, presença ou não de dor, presença de nódulo localizado, idade do paciente, localização do nódulo no testículo são dados importantes no diagnóstico diferencial. Exames de urina, urocultura, marcadores tumorais, hemograma, ecografia abdominal e escrotal complementam o diagnóstico.
Se houver suspeita de tumor maligno de testículo, o paciente deve ser levado à cirurgia. Exames pré-operatórios incluem marcadores tumorais séricos (substâncias que indicam a presença de tumores). A cirurgia consiste no exame do testículo através de uma biópsia com abordagem (incisão) pela região inguinal (virilha). No caso de confirmação de tumor maligno, todo o testículo é retirado (orquiectomia). O tratamento posterior a ser instituído dependerá do tipo de tumor e da presença ou não de metástases.
Tumor é um nome genérico para aumentos de volume localizados, tanto de origem benigna ou maligna.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Góes com título no Rincão

DIVULGAÇÃO
Décio Góes (PT), ex-deputado estadual e ex-prefeito de Criciúma, transferiu o domicílio eleitoral para o Balneário Rincão nesta sexta-feira, dia 7.
Góes, quando foi deputado, deu desfecho favorável à implantação do novo município.
“Foi ele quem intercedeu junto ao Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria Geral da República para arquivar os processos que impediam a implantação dos novos municípios. Foi, também, quem chamou a Audiência Pública que resultou na derrubada da ADIN e, consequentemente, a emancipação do Balneário Rincão. Todos os companheiros lhe parabenizam por essa decisão”, comemorou o presidente do partido, João Picollo.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: TRE acata liminar de Gentil

DIVULGAÇÃO
O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), e o vice-prefeito José Zanolli (PSD) garantiram o direito de voltar aos cargos no Paço Municipal.
No final da tarde desta sexta-feira, dia 7, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), em Florianópolis, deferiu a liminar de medida cautelar dos advogados de defesa, Khatherine Schreiner e Joel Antônio Casa-grande, e concedeu efeito suspensivo da sentença de cassação dos mandatos, que havia sido assinada pelo juiz eleitoral, Sérgio Renato Domingos
Prefeito e vice retornaram ao cargo após o afastamento de apenas um dia, quando o presidente da Câmara de Vereadores, Darlan Bitencourt Carpes, assumiu o comando do Executivo, na noite desta quinta-feira.
Eles garantiram o retorno ao Paço Municipal até que o TRE/SC julgue o recurso da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME).
Prefeito e correligionários festejaram o retorno.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O Zé Zanolli e eu não merecíamos isto. Lamentamos que um juiz, que não tem nada a ver com a cidade, nos julgue sem nos conhecer. Fizemos uma campanha legal. Houve erro na prestação de contas. Mas, tenho fé e acredito que vamos reverter a situação”. Prefeito Gentil Dory da Luz, segunda-feira, depois de saber da cassação dele e de Zanolli

Jair D'Stefani

presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara e gerente Regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura trocou o PP pelo PSDB na semana passada. A filiação aconteceu em encontro de tucanos no Balneário Rincão no dia 27.
Segundo D’Stefani, a mudança foi motivada pela falta de espaço no PP. “Sempre fui do PP. Mas, em virtude de tanta mudança e de a sigla não ter dado oportunidade para novas lideranças, resolvi ir para o PSDB”, explicou o líder dos agricultores.
O ninho tucano foi escolhido devido à valorização que deu para D’Stefani. “Fui convidado para assumir a Gerência Regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, cargo que era do PSDB. Eu não trabalhei pelo PSDB e mesmo assim eles me valorizaram. É um cargo de grande importância, que abrange 11 municípios da região e meu nome foi consenso. Então, acho que poderei contribuir mais no PSDB”, declarou o presidente.
Quanto à possibilidade de ser candidato nas próximas eleições, D’Stefani diz que “está à disposição do partido”. “Se o partido achar que posso contribuir sendo candidato, estou à disposição. Conhecimento na área a gente tem”, ressaltou.
Jair D’Stefani foi candidato a vereador em 2008, mas não conseguiu se eleger. “Na época, não tive tempo, nem espaço e nem recursos para ganhar. Mas, agora a situação é diferente”, disse, confiante.

Já havia comentado
que a CPI do caso das cédulas marcadas terminaria em pizza. E não vai dar outra.
Os sete vereadores, a cada dia, acham uma desculpa para apurar as possíveis irregularidades que se envolveram os outros três vereadores: Darlan Carpes, Acirton Costa e Itamar da Silva.
Falta aos vereadores, todos eles, autonomia e responsabilidade.
Falta pulso para o presidente da CPI, Jurê Bortolon. Uma coisa é certa, os vereadores estão abraçados a 20 mãos.

Nota 10
para o presidente da Câmara de Vereadores, Darlan Carpes, que ficou no cargo de prefeito por 24 horas e foi prudente nos comentários e ações.
E nota zero para a comissão provisória do PP, que, devido a “cassação” de Gentil e Zé Zanolli e da “posse” de Carpes adiou, pela quinta vez, a eleição do Diretório, que deveria ocorrer no dia 11 de outubro.
Por essa falta de mando o PP perdeu importantes lideranças como Sapinho, Boca, Toretti e Jair, e pode perder bem mais.

Frase
“Um homem não está acabado quando é derrotado, mas quando desiste”. (Richard Nixon).




.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Administração Municipal em evento sobre a Praça do PAC

DIVULGAÇÃO
Em Içara, a praça disponibilizada através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, orçada em mais de R$ 2 milhões, será construída no bairro Vila Nova.

A Administração Municipal de Içara, através de representantes das Secretarias de Educação e Cultura, Articulação Estadual e Nacional e Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda de Içara, participam nesta sexta-feira, dia 7, no Rio Grande do Sul, do Seminário Regional de Capacitação para Gestores Públicos - Mobilização Social e Gestão nas Praças dos Esportes e da Cultura (disponibilizadas através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2).
O encontro realizado na Prefeitura de Porto Alegre teve por objetivo esclarecer, de uma maneira geral, sobre o funcionamento de cada etapa das obras.
Aconteceram duas oficinas: mobilização social e gestão, princípios e metodologia; e mobilização social - prestação de contas.
A capacitação é desenvolvida por técnicos dos Ministérios da Justiça; Trabalho e Emprego; Planejamento; Cultura; Esporte; Desenvolvimento Social e combate a fome; e Orçamento e Gestão.
“A Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) é um equipamento estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital em municípios e áreas com escassez desses recursos”, explica a secretária e Assistência Social, Rita de Cássia Vieira.
Em Içara, a praça, orçada em mais de R$ 2 milhões, será construída no bairro Vila Nova.
O Modelo II, com o qual o município foi contemplado, é composto por cinema de 60 lugares, tele centro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.
Segundo o assessor da Secretaria de Articulação Estadual e Nacional, Eduardo Soratto, o encontro tem sido muito produtivo, “pois proporcionou um maior entendimento do projeto”. Já Lilian Philippi, coordenadora de Artes do município, destacou que a importância praça para a cultura será ampliar as ações através das oficinas que serão desenvolvidas no local.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Mais um incêndio

FRAMBER JÚNIOR/JI
Um incêndio atingiu quase 70% da estrutura de uma casa no bairro Cristo Rei na noite desta sexta-feira, dia 7.
As chamas na residência de 70 metros quadrados, na Rua Carlos Amorim Ribeiro começaram por volta das 3h da madrugada e o Corpo de Bombeiros de Içara utilizou 3 mil litros de água para o controle das chamas e do rescaldo.
Duas pessoas estavam na casa quando o fogo iniciou. Ambas saíram ilesas. Conforme relatado pelo proprietário, G.C.P., 45 anos, a combustão teve início no quarto do filho.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: AIPA-Amigo Bicho promove Café Colonial Beneficente

Cachorros e gatos encontrados nas ruas de Içara, ou que sofreram maus tratos pelos antigos donos, foram tratados e estarão para adoção na Praça Matriz São Donato neste sábado, 8.

DIVULGAÇÃO
A Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Amigo Bicho) está divulgando a realização de um café colonial beneficente para ajudar nas despesas da entidade.
O evento vai acontecer no dia 16, às16h30min, no Restaurante Nono Tilo, no bairro Segunda Linha, em Içara. O convite custa R$ 20 por pessoa e pode ser adquirido através de contato pelos telefones: 9660-8233 ou 9129-6100.
“O evento contará com palestras entre outros atrativos”, ressaltou o secretário Max Amaral.
Ele esclareceu que “proteger animais não é chamar uma ONG ou ligar para um protetor, independente, quando um animal está sendo mal tratado. Proteger animais também não é ficar no computador apenas repassando pedidos de ajuda, nem se sentir no direito de exigir e cobrar de pessoas ligadas à causa. É importante saber que protetores de animais são pessoas iguais a você. Eles trabalham, estudam, possuem família, filhos, quintal pequeno, moram em apartamento, mas decidiram arregaçar as mangas e fazer a diferença”.

Feira de adoção hoje

A AIPA-Amigo Bicho realiza neste sábado, dia 8, mais uma feira para adoção de animais, das 9h às 16h, na Praça da Matriz São Donato. Para adotar é necessário CPF e comprovante de residência.
A associação pede ração, jornais, cobertores, remédios, caminhas, vasilhas, petiscos, entre outros itens.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Campeonato Regional de Futsal é reiniciado

ARQUIVO/JI
Depois de uma semana de paralisação será reiniciado neste sábado, a partir das 14h30min, no Ginásio Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, em Içara, o Campeonato Regional de Futsal Feminino, Içara Rumo aos 50 anos.
Cinco partidas completam a sexta rodada da competição, que terá o confronto entre o invicto Sky Board´s e o Cedup, que ainda não ganhou e ocupa a última colocação na Chave A.
Os demais jogos deste sábado serão entre Cocal do Sul x Bonsucesso B, Nova Geração A x Orleans Cidade Maravilhosa, Bonsucesso A x Quarta Linha e FME de Içara x Nova Geração B.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Caiçara cumpre tabela na penúltima rodada da LARM

Primeira Divisão

8ª Rodada

Sábado 08/10
Cocal do Sul x Mãe Luzia
Carbon. Criciúma x Metropolitano
Internacional x Grêmio Turvense
Caravággio x Caiçara
Rui Barbosa x Meleiro

ARQUIVO/JI
A categoria titular do Caiçara, sem nenhuma chance de classificação para a próxima fase do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Taça Empresas Rio Deserto, cumpre tabela neste sábado, contra o Caravággio, no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, em partida válida pela oitava rodada.
A liderança da competição está com a Carbonífera Criciúma, que soma 17 pontos.
Já, a categoria júnior do Caiçara, com sete pontos, tem chances de passar para a segunda fase, por isso, uma vitória no sábado seria de bom proveito.
Segunda Divisão

Segunda fase - 2a Rodada

Sábado 08/10
Itaúna x Ipiranga
Domingo 09/10
União x Ipiranga(Criciúma
São Luiz x Forquilhinha)



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.