O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Edição 1.811: EDITORIAL - Infrator tem que pagar a multa

Depois que colocaram sinaleiras (come dinheiro) em cada esquina de Içara e de Criciúma os motoristas tem sentido no bolso e na Carteira de Habilitação (CH) o peso das multas.
Motoristas que trabalham em órgão públicos tem que tomar muito cuidado quando assumem o volante de um veículo, caso contrário, vão ter que pagar as multas e penar com os pontos nas CHs
Os motoristas da prefeitura de Içara, que levarem multa tem que pagar pra começarem a andar mais devagar no trânsito.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Doença de Alzheimer -1

Sinônimos e nomes populares: demência, esclerose e caduquice, mostra desconhecimento da doença.

O que é? A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.
Quais as causas?
As causas ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:
- Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.
- Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.
- Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
- Pré-disposição genética em algumas famílias, não de forma hereditária.
Sintomas:
- "Eu vivo me esquecendo..."
- "Não me lembro onde deixei..."
- "Doutor, facilmente esqueço dos números de telefone e de pagar contas."
- "Doutor, minha mãe esqueceu meu aniversário... meu pai se perdeu..."
São esses os tipos de queixas que se ouvem, às quais geralmente os amigos e familiares reportam como "coisas da idade". Entretanto, se alguma pessoa de suas relações esquecer o caminho de casa ou não se lembra de jeito algum, ou só com muito esforço, de um fato que aconteceu, procure um médico. Pode não ser algo importante, entretanto pode ser também um início da Doença de Alzheimer que não tem cura, mas cujo tratamento precoce atrasa o desenvolvimento da doença, produz alguma melhora na memória, torna mais compreensível as mudanças que vão ocorrer na pessoa e melhora a convivência com o doente.
Na fase inicial da doença, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; às vezes, apresenta descuido da aparência pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia nas atividades da vida diária.
Na fase intermediária necessita de maior ajuda para executar as tarefas de rotina, pode passar a não reconhecer os familiares, pode apresentar incontinência urinária e fecal; torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato, precisa de auxílio direto para se vestir, comer, tomar banho, tomar as medicações e todas as outras atividades de higiene.
Pode apresentar comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiança, impaciência e até agressividade; ou pode apresentar depressão, regressão e apatia.
No período final da doença, existe perda de peso mesmo com dieta adequada; dependência completa; torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diária e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentração.
Pode apresentar reações a medicamentos, infecções bacterianas e problemas renais. Na maioria das vezes, a causa da morte não tem relação com a doença e sim com fatores relacionados à idade avançada.
Diagnóstico:
Uma das dificuldades em realizar um diagnóstico de Doença de Alzheimer é a a-ceitação da demência como consequência normal do envelhecimento.
O diagnóstico é feito através da exclusão de outras doenças que podem evoluir também com quadros demências.

POLITICA - Carros da prefeitura não estão parados explica Paulo Preis

Conforme a Gestora da Saúde de Içara, Mira Dagostim, cinco carros da Estratégia de Saúde da Família estão parados pelo não pagamento das multas, que chegam ao valor de R$ 3.500



Foi noticiado na imprensa de que cinco veículos do Programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF), vinculados a Secretaria de Sáude de Içara, estariam parados devido a multas não pagas, que oscilam em cerca de R$ 3,5 mil.
“Não há veículos parados, logo a população não está sendo prejudicada”, desta forma o Assessor Jurídico da Administração Municipal de Içara, Paulo Preis Neto, explicou a situação de alguns carros da frota levantada pela imprensa local e regional durante a semana.
O Assessor ainda ressaltou que o problema existente está relacionado a multas em atraso e que apenas um veiculo, que atende a Secretaria de Obras, foi apreendido por falta de porte de documentação obrigatório, sendo o mesmo liberado na manhã desta sexta-feira, 26.
“As multas existentes são referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009. As infrações ocorridas no ano passado já estão quitadas em 90% e o restante deve estar sendo pago até no máximo terça-feira, dia 2 de março. Já as multas registradas na gestão anterior deverão ser pagas e serão recuperados os recursos, através medidas jurídicas que responsabiliza a administração anterior”, declarou Preis Neto.
As infrações de 2009 já tem os motoristas identificados e devidamente responsabilizados. Das doze infrações pendentes apenas cinco aguardam pagamento.
“Os motoristas que devem arcar com as multas, afinal eles foram os infratores”, pondera a gestora Secretaria de Saúde, Mira Dagostim, acrescentando que o principal problema está no fato de laguns funcionários não fazerem mais parte do quadro. “Existem multas lá do ano de 2006, e tivemos que pagar por não poder mais realizar as cobranças”, declara.
A partir de agora cada condutor será responsabilizado pelas multas.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Ele me disse, que em princípio, tinha respeito por Wagner Pizzetti, e que, antes, íria falar com o deputado estadual Manoel Mota”. Foi a resposta do suplente e encarregado de Obras de Içara, Dilnei Darcy Lima, ao Prefeito Gentil Dory da Luz, ambos do PMDB, quando ele fez o convite para assumir a Secretaria de Obras. Esse assunto está rendendo.

Prefeito Gentil Dory da Luz

participou nesta sexta-feira, do ato realizado pelo PMDB da Associação dos Municiípio da Região Carbonífera (Amrec) para o fortalecimento da candidatura do ex-governador e presidente licenciado do PMDB de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, ao Governo do Estado.
No encontro, Moreira recebeu apoio da maioria absoluta das lideranças peemedebistas da região, com a presença de todos os deputados estaduais e federais, secretários de estado, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e presidentes do PMDB da Amrec.
“Este encontro é a consolidação do projeto de Eduardo Moreira, estamos convictos de sua vitória já que ele é o nosso maior líder do sul e chegou a sua hora. Nunca tivemos um governador da nossa região, vamos trabalhar forte para que Eduardo Moreira ganhe no sul com mais de 100 mil votos de diferença, vou ajudar na coordenação da sua campanha no grande sul, de Passo de Torres a Paulo Lopes” argumentou o otimista, Gentil da Luz
Além do prefeito Gentil da Luz, Içara também se fez presente ao encontro com o Secretário de Governo e ex-vereador, Jairo Celoy Custódio, e o ex-Prefeito de Içara, Bado Pacheco, entre outras lideranças.
Os peemedebistas tem que fazer muito empenho para que a Tríplice Aliança seja mantida.

GERAL - AMA tem dificuldade no transporte escolar

A diretora da entidade, Ivone Borges Miranda, afirma que o transporte é feito juntamente com estudantes da Apae, e que alguns alunos já permaneceram por duas horas dentro do veículo.





A Associação Amigos do Autista (Ama-Rec), que foi criada em fevereiro de 2001, e a escola especial Meu Mundo, inaugurada em outubro de 2004, localizadas em Criciúma e que atendem os alunos portadores de necessidades especiais de municípos da região da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), como Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Morro Grande, estão enfrentando dificuldades em relação ao transporte escolar.
Conforme a diretora da entidade, Ivone Miranda Borges, no início, o transporte dos estudantes de Criciúma era custeado pelos colaboradores da organização. Posteriormente, era feito juntamente com os alunos da Apae. “Nossos alunos ficavam quase duas horas dentro do carro até chegarem ao destino, pois primeiro todos os alunos da Apae eram levados em ca-sa. Isso é crimonoso, pois eles começam a divagar e ficarem nervosos. Além disso, não tem como expressarem as suas necessidades físicas”, alega Ivone.
No entanto, em 2009 entre os meses de julho e dezembro o prefeito Clésio Sal-varo determinou que os ônibus não seguissem itinerários, e que os alunos fossem deixados a medida que se aproximassem das casas. “O ideal seria a contratação de roteiristas, pessoas aptas a acompanharem os alunos”, afirma a diretora. Ela também ressalta que, ao entrar em contato com a prefeitura municipal de Criciúma para o pedido do transporte escolar foi repassado que para a contratação de novos ônibus destinados ao transporte, tem que sair primeiro o processo de licitação. “A empresa que está fazendo o transporte da região do bairro Pinheiri-nho, até aqui, é a Critur. Do outro lado está indefinido, e por isso contratamos alguém para dirigir o veículo. Mas isso é uma solução provisória, precisamos de uma solução concreta”, argumenta a diretora, salientando que está na lei que as prefeituras facilitem o acesso dos alunos as escolas.
O trabalho na escola foi retomado no dia 18 de janeiro, funcionando em ritmo integral até o mês de fevereiro, quando começou a acompanhar o funcionamento das escolas municipais. A equipe, que tem como meta promover atividades psicopedagógicas adaptadas aos portados de transtornos evasivos do desenvolvimento/autismo, além de prestar assistência aos familiares em atividades grupais e individuais, é formada por dois terapeutas ocupacionais, assistente social, fonoaudiólogo, dois neurolinguístas, dois psicólogos e fisioterapeuta. “Dessa forma, pretendemos que os educandos consigam se sociabilizar para evitar a rejeição da própria família e da sociedade”, defende ela.
Até o fechamento da edição a responsável pelo transporte escolar da prefeitura de Criciúma não foi localizada pela a equipe do JI.

POLÍCIA - Jovem é preso por receptação de moto no Balneário Rincão

As Polícias Civil e Militar de Içara prenderam dois infratores, um por interceptação de veículos e o segundo por tentativa de roubo, em operação policial executada no Distrito Balneário Rincão.



A Polícias Militar e Civil continua fechando o cerco contra os infratores que atuam pelo município. Para isso foi criado a operação para acabar com o tráfico de drogas e coibir os furtos no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
A Polícia Militar (PM) do Balneário Rincão prendeu, na madrugada de sexta-feira, em flagrante o jovem E.T.C., 25 anos, acusado de receptação de veículos.
Conforme informações do delegado Rafael Iasco, titular da Delegacia da comarca de Içara e que também responde pelo balneário, a PM foi acionada para averiguar a motocicleta, placa JJA-1314, no quintal de uma residência. Ao chegar no local, descobriram que o responsável pela posse do veículo havia acabado de sair. Após constatar que a moto era furtada os policiais saíram na procura do infrator que a-cabou sendo preso, pelo crime de receptação de veículos. Depois foi encaminhado até o Presídio Santa Augusta, em Criciúma. A motocicleta foi levada para o pátio da Farol Guinchos. no Loteamento Jussara, em Içara, onde aguarda liberação da justiça.
Já na noite de quinta-feira, também no Balneário Rincão, M.S., 30 anos, tentava furtar uma residência, quando foi flagrado por moradores que acionaram a Polícia Militar, mas, no momento da chegada da guarnição o ladrão conseguiu fugir. Teve início a perseguição. Durante a fuga M. furtou a bolsa de uma mulher. Mas conseguiu ser capturado, sendo encaminhado à delegacia, após a lavratura dos flagrantes M. foi levado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

VARIEDADES - Escola trabalha valores com alunos

Direção da Escola Paulo Rizzieri escolheu como tema para ser trabalhado no primeiro semestre “Família, Escola e Comunidade construindo uma nova escola”, para a integração com a família.

Para marcar a volta às aulas, a direção da Escola Municipal Paulo Rizzieri, localizada no bairro Boa Vista, escolheu como tema para o primeirso semestre de 2010 das 18 turmas do Ensino Fundamental o projeto “Família, Escola e Comunidade construindo uma nova escola”, que tem como objetivo promover a integração social e cultural da vida escolar com a comunidade, com o desenvolvimento de ações que le-vem a formação de uma nova sociedade, bem como melhorar a qualidade de vida, desenvolver o hábito da leitura, estimular o pensamento crítico, incentivar o comprometimento da família mediante as ações da escola e proporcionar o desenvolvimento de vínculos familiares mais saudáveis.
Conforme o diretor Claudiomir da Silva, o tema foi escolhido após a reunião com os psicólogos da rede de ensino municipal, que constataram que a família deveria estar mais presente nos ensinamentos. “Então, antes do início do ano letivo nos encontramos com os professores, e resolvemos unir os três temas. Para isso, teremos a mala literária, onde dois alunos de cada turma levarão os livros para casa, ficando com eles uma semana, incluindo assim a família, além do momento de leitura, onde uma vez por semana, durante 30 minutos, a escola incentiva a leitura coletiva”, confirma, relem-brando que as ações são frutos do projeto desenvolvido em 2009, “Lendo e escrevendo vamos aprendendo”.
A primera reunião de pais, está agendada para 8 de março, ode será lançada a campanha para arrecadação de alimentos que serão distribuídos às famílias carentes na “Caminhada Solidária”, que será realizada no dia 1º de abril. “Essa é a maneira que encontramos de conscientizar e desenvolver a cidadania nos alunos”, justifica Silva.
O símbolo escolhido pelos alunos para representar o projeto foi a figueira. “Esse é um ponto marcante da nossa comunidade, po-is a estrada foi construída e a figueira permaneceu lá”, conclui o diretor.

ESPORTES - Quatro times lutam por vaga na final do Praião

Será realizado neste domingo a semifinal do Praião 2009/2010, Taça Criciúma Construções, e os dois times que representam Içara, Praia e Vila Nova, tem a vantagem sobre os adversários.

Com a finalização da maioria das competições esportivas na temporada de verão, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, os torcedores vão lotar a orla da praia, neste domingo, para prestigiar a semifinal do Campeonato Praião 2009/2010, Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções.
Os confrontos serão a partir da 9h, entre Vila Nova x Carbonífera Criciúma e Praia x Siderópolis. Vila Nova e Praia, dois representantes de Içara, por ter melhor campanha em todo campeonato, jogam pela vantagem do empate no tempo normal e também na prorrogação.
Segundo a Fundação Municipal de Esportes de Içara, até o momento foram realizados 40 partidas, com 119 gols marcados dando média de 2,97 gols por jogo.
A equipe da Vila Nova teve o melhor desempenho na competição foram seis vitórias e um empate, enquanto a Praia ficou em segundo com cinco vitórias e dois empates. Já a Carbonífera Criciúma obteve três vitórias e quatro derrotas. Finalizando, o Siderópolis conquistou três vitórias, três derrotas e um empate.
Os jogos serão transmitidos pelas ondas das rádios.
A Fundação Municipal de Esporte de Içara informa a todos os participantes que a competição só será cancelada caso ocorra uma ressaca no mar e cause estrago na arena.