O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.024 - Içara, 14 de janeiro de 2011

Partidos buscam encaixar vice de Pedro Gabriel
(Arquivo/Jornal Içarense)


Fatma não realizava balneabilidade no Rincão
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Bombeiros alertam sobre as águas-vivas
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Cooperaliança é pauta dos partidos

Depois das eleições esta-duais para governador, deputados e presidente a-gora, a bola da vez é a elei-ção da Cooperaliança, que acontece em março.
Até o momento, apenas o PP indicou a candidatura de Pedro Deonísio Gabriel, que disputa o terceiro mandato na Concessioná-ria de eletrificação de Iça-ra. Os demais partidos, co-mo o PMDB, PSDB, DEM, vão definir nos próximos dias quem vão ser os repre-sentantes para ser vice do PP ou para sair com uma candidatura de oposição.
As especulações são muitas é a expectativa é de que o PP e PMDB estejam juntos em março. É esperar pra ver.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES


Meio ambiente de trabalho como direito a vida com dignidade

O princípio fundamental da dignidade é princípio ba-silar, consagrado no artigo 1º, III da Constituição da Re-pública. Como sabemos, o homem busca prover o sus-tento e garantir uma vida di-gna através de seu trabalho.
Portanto, o trabalho, como veículo necessário para a ga-rantia de vida digna ao ho-mem, deve ser protegido sob todos os aspectos.
Partindo deste princípio, de proteção ao trabalho co-mo garantia de dignidade ao homem, é cada vez maior a preocupação com o meio am-biente de trabalho, que, se-gundo o professor Celso An-tônio Pacheco Fiorillo, é “o local onde as pessoas desem-penham as atividades labo-rais, sejam remuneradas ou não, cujo equi-líbrio está ba-seado na sa-lubridade do meio e na au-sência de a-gentes que comprometem a incolumi-dade físico- psíquica dos trabalhadores independentemente da condição que ostentem (homens ou mulheres, maiores ou meno-res de idade, celetistas, ser-vidores públicos, autôno-mos, etc.)”.
Portanto, é dever do em-pregador manter um meio ambiente de trabalho que propicie ao trabalhador exe-cutar o labor livre de qual-quer agente que possa colo-car em risco a integridade fí-sica e a saúde, seja ela física, psíquica ou emocional.
Entretanto, o que vemos é o aumento da busca por lu-cro por parte de empregado-res, precarizando o ambiente de trabalho e aumentando a insegurança do traba-lhador. Is-to é percebido pela falta de aperfeiçoamento do pessoal, poucos, ou até mesmo ine-xistentes, equipamentos de proteção individuais, ma-quinário ultrapassado e falta de investimento da manu-tenção do meio ambiente de trabalho salutar.
Ocorre que a falta de cui-dado com o meio ambiente de trabalho é uma violação dos deveres previstos nas normas gerais de proteção ao trabalhador e ao meio ambiente do trabalho, pois é de responsabilidade do em-pregador a garantia de inte-gridade física e psicológica do empregado enquanto de-sempenha seu labor.
Podendo, em casos que o empregador não zela por um meio am-biente de tra-balho salutar, responder ci-vilmente por qualquer dano sofrido pelo trabalhador no desempe-nho das suas atividades.
O meio ambiente de tra-balho equilibrado está inti-mamente ligado com o direi-to a dignidade, uma vez que é no trabalho que o homem busca manter uma vida di-gna e muitas vezes é no tra-balho que encontra condiçõ-es desfavoráveis que o le-vam a adquirir enfermida-des físicas e psíquicas que comprometem esta vida com qualidade.
É dever do empregador manter um ambiente de trabalho equilibrado e di-reito de todos fiscalizar o cumprimento deste dever.

POLÍTICA - Partidos disputam espaço nas eleições da Cooperaliança

Estão previstas para esta sexta-feira reuniões nos partidos políticos de Içara sobre as eleições da concessionária; na próxima semana as siglas devem revelar candidatos e iniciar campanhas.

(Arquivo/Jornal Içarense)

(Arquivo/Jornal Içarense)

Apesar do empresário Sandro Serafim, vinculado ao PMDB, ter lançado candidatura no dia 6 de janeiro, divulgando que vai encabeçar chapa de oposição nas eleições da Cooperali-ança, o assunto parece não estar encerrado.
De acordo com o presidente da sigla, Adilton Tramontim, o PMDB ainda vai agendar um encontro para escolher o candidato. “Na reunião, vamos definir se Jorge Rodrigues vai compor chapa com a situação ou o Sandro Serafim vai encabeçar chapa de o-posição”, explica Tra-montim.
A briga para a indicação do candidato a vice-presidente da Cooperaliança, na chapa de situação, ao lado do atual presidente Pedro Deonízio Gabriel (PP), deve ficar entre o PS-DB e o PMDB. Isto porque o PSDB quer permanecer na vice-presidência, que a-tualmente é do tucano Ju-celino Dagostim, e o PMDB deve indicar o empresário Jorge Rodrigues para a chapa com Gabriel.
Segundo Rodrigues, a sua indicação para o cargo partiu do presidente do partido, Adilton Tramon-tim. “Em reunião quarta-feira decidimos que não vamos falar nada por enquanto. Pois, ainda não temos uma decisão final. De-vemos nos encontrar novamente nesta sexta-feira para decidir”, conta.
Por parte do PSDB, de a-cordo com o vereador An-dré Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, membros do partido vão se reunir na residência do atual vice-presidente da cooperativa, Ju-celino Dagostim, nesta sex-ta-feira, ao meio dia, para tratar, além do novo diretó-rio da sigla, das eleições da Cooperaliança.
“Ficou a cargo do deputado estadual Adilor Gu-glielmi, o Dóia, conversar com a situação para definir apoio ao atual presidente da cooperativa, Pe-dro Deonízio Gabriel. Nesta reunião, teremos uma conversa entre a comissão, junto com o deputado Dó-ia, para sabermos se todos compartilham da mesma vontade”, fala Polakinho.
O vereador acrescenta, ainda, que a intenção dos tucanos içarenses é manter a vice-presidência da cooperativa nas mãos do partido. “Temos os nomes do ex-vereador, Silvio Viana; do presidente do PSDB de Içara, Paulo Brígido; do a-tual vice-presidente da co-operativa, Jucelino Dagos-tim; e do presidente de honra da sigla, Martinho Mendes, que também mostra interesse em participar do pleito”, diz o tucano.
Mesmo antes da reunião que decidirá se a Executiva vai apoiar Pedro Deoní-zio Gabriel ou lançar candidato próprio, o vereador já tem posição definida. “Tenho um compromisso com o presidente Pedro Gabriel e minha posição é de apoiá-lo. Devo muito a-os companheiros da Coo-peraliança”, destaca Po-lakinho, que também trabalha na cooperativa.
Entre o grupo de empresários que pretende criar uma chapa de oposição, também não há nada definido. Os descontentes esperam a posição de San-dro Serafim, convidado pe-lo grupo para encabeçar a chapa, tendo como vice o encarregado de Obras da prefeitura, Márcio Realdo Toretti, filiado ao PP.
O impasse gerado pela incerteza do destino do empresário Sandro Serafim deixou chateado o contador e advogado Mario Cé-sar Serafim, o Teda, que fazia parte da comissão do grupo de oposição. “Parei de ir às reuniões porque o Sandro está muito indefinido. Não gosto disso”, reclama Teda.
Serafim esteve em reunião durante o período de reportagem do Jornal Iça-rense e não pode a-tender aos contatos.
O presidente do PDT de Içara, Murialdo Canto Gas-taldon, não quis dar nenhuma declaração. Já o presidente do DEM de Içara, Renato Réus, comunicou que as tratativas estão sendo feitas pelo vice-prefeito José Zanolli, que afirmou: “ Vai ocorrer uma reunião até a próxima semana para discutir sobre qual vai ser o rumo do partido nesta eleição”, finalizou.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Se o Jurê me der essa oportunidade vou assumir, mas não faço nada sem falar com o Prefeito Gentil Dory da Luz, que é o meu patrão”. Comentário do primeiro suplente Dilnei Dar-cy Lima (PMDB) sobre o convite do vereador Jurê Bor-tolon (PMDB) nesta quinta-feira, de após o recesso parlamentar, em fevereiro, ceder a vaga por 30 dias, na Câmara Municipal de Içara.

Arnaldo Lodetti Júnior
presidente do PP e ex-secretário de Planejamento e de Obras do ex-prefeito Heitor Valvassori, estava bem a vontade na reunião que definiu o Conselho da Cidade que vai contar com uma equipe de 50 pessoas, coordenada pelo Prefeito Gentil Dory da Luz. Cada um poderá indicar um suplente.
O ex-deputado Federal José Carlos Vieira (PR) foi o responsável pela palestra e fica três dias na cidade para prestar consultoria ao novo conselho.
Cada dia que passa é grande a aproximação de Lodetti com Gentil da Luz, o que faz acreditar que o PMDB e PP estão cada vez mais perto de uma coligação. Pelo jeito, Lodetti será uma presença constante no Paço Municipal Angelo Lodetti, que leva o nome do avô dele.

Darlan Carpes
afirmou que a iniciativa de repassar o dinheiro para o Hospital São Do-nato não partiu de Acir-ton Costa e sim de uma conversa dele com o Joaci Pereira, o Boca. Sobre os exonerados disse que seriam quatro e que nenhum momento cogitou ser os assistentes de Neuzi Ber-to Silveira (DEM), André Jucoski (PSDB) e Osmar Manoel dos Santos (PP).
Carpes afirmou que não vai aceitar pressão.

Seria importante
para não deixar dúvidas, que os recuros que o HSD receba em 2011 seja colocado em uma conta separada e que todo mês a direção preste contas. E que as pendengas de 20-10 sejam explicadas, só assim vai ter crediblidade junto a comunidade.
Os médicos e políticos deveriam ser todos banidos e dar mais espaços às entidades talvez assim, a comece a brilhar aluz no final do túnel.

Não sei porque a Administração Municipal
cisma em ficar com os telefones celulares da OI, com prefico 84, pois é uma dificuldade para encontrar o prefeito e secretários. Acho que é hora de rever o plano ou será que eles prefere que continue o tututu, assim não são encontrados.
O prefeito deveria ver as ligações no celular e dar re-torno, se não tem tempo, que passe essa tarefa aos subalternos. Está pisando na bola.

A Fatma
divulgava análises de balneabilidade do Balneário Rincão com dados do ano passado. Nesta temporada, por falta de gente, não esteve no Rincão. Que falta de responsabilidade. Deveriam ser demitidos os responsáveis.

A Rádio Difusora
contratou uma pesquisa de avaliação da Coope-raliança, aproveitando o momento de movimentação do processo de eleição com a participação dos associados. O responsável é o Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC).

GERAL - Em dois dias bombeiros atendem 60 queimaduras por água-viva

Nas últimas terça e quarta-feiras foram registrados 60 casos de queimadura por água-viva no Balneário Rincão, desde o início da Operação Veraneio atendimentos se aproximam de 600.

(Arquivo/Jornal Içarense)

As altas temperaturas retomam uma antiga problemática do Balneário Rin-cão: as águas-vivas. Com a-quecimento do mar nesta terça e quarta-feira foram registradas 60 ocorrências de queimaduras.
Conforme o comandante dos guarda-vidas, Jucemar Apolinário, desde o mês de dezembro, quando teve início a Operação Veraneio, o número de atendimentos se aproxima de 600.
O comandante ressalta que as água-vivas mortas que ficam na orla da praia representam perigo, já que os tentáculos ainda queimam. Nestas situações, constatou-se o manuseio do animal, geralmente por crianças. “Os adultos também se queimam, mas é preciso um cuidado maior com os menores. Já tivemos caso de crianças que estavam brincando com á-guas-vivas”, relata Apolinário.
Os banhistas a-tingidos devem recorrer ao posto salva-vidas mais próximo para os primeiros atendimentos. Se estiver distante do socorro profissional, o oficial orienta os veranistas a passarem vinagre no local da queimadura. “É o mais a-conselhável e acessível pa-ra aliviar a dor”, explica.
Duas espécies de águas-vivas são recorrentes no litoral Sul. A mais comum é a Olíndias Sambaquiensis, que possui 10 cm de diâmetro. A medusa é redonda e possui tentáculos curtos cor de rosa. A aparição das águas-vivas está ligada ao ciclo de reprodução favorecido pela água quente. O resultado da queimadura é relativo ao organismo atingido e a intensidade do contato.

POLÍCIA - Homem vai preso por furtar residência no Rincão

Homem foi flagrado pela Polícia Militar portando caixas com objetos furtados em frente à uma residência; ele foi levado ao hospital em razão de ferimentos e em seguida ao presídio.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Mesmo o fluxo mais intenso de pessoas no Distrito Balneário Rincão é capaz de inibir o crime mais comum na localidade: furto. Na madrugada de ontem a Polícia Militar em rondas pelo balneário percebeu uma movimentação suspeita. Um homem estava em frente a uma residência portando algumas caixas na Rua Içara, na região central da Praia.
Segundo o delegado Márcio Campos Neves, o homem fugiu ao avistar a guarnição. No entanto, ele foi localizado refugiado em uma casa. J.S., 41 anos, foi detido e encaminhado à delegacia. No interior das caixas estavam objetos de uso doméstico em bom estado, como um jogo de facas e um lava-jato.
Somente pela manhã os proprietários da residência em que o homem teria cometido o furto, perceberam a ação. Conforme Neves, eles prestaram depoimento e reconheceram os objetos.
J. foi levado ao hospital em razão de alguns ferimen-tos. Um exame de Corpo de Delito deve ser realizado antes do homem ser conduzido ao presídio Santa Augusta, em Criciúma.
Na quarta-feira, R.F.J., 28, foi detido com mandado de prisão em aberto. Ele foi a-chado na Divinéia.
Em Criciúma, dois menores de idade foram apreendidos após roubarem uma residência na noite da última quarta-feira. Os menores de 17 anos, flagrados com um aparelho de televisão de 42 polegadas e outros objetos, foram levados à delegacia especializada.

VARIEDADES - Lions Clube Içara Centro divulga ações sociais

A maior organização de clubes de serviço no mundo com representantes no Centro de Içara e no Balneário Rincão; o Lions Clube, promove ações sociais em prol da comunidade içarense.

(Divulgação)

Há três anos consecutivos, o Lions Clube Içara Centro promove a campanha ‘Adote uma criança neste Natal’, para distribuição de presente e alimentos à crianças carentes. A iniciativa começou na gestão 2007-2008, da ex-presidente Mara Rúbia Mo-dolon Lima.
A campanha de Natal é feita em parceria com a Pastoral Social do Centro.
“Tivemos 187 crianças e 64 famílias atendidas pela bondade das pessoas. A-través do gesto de amor, fo-ram doados brinquedos e cestas básicas”, conta Ma-ra Rúbia, que atualmente é presidente de Divisão D-2 no Distrito LD-9 e coordenadora de campanha no Lions Clube Içara Centro.
A entrega dos itens foi feita no dia 18 de dezembro, no salão paroquial da Igreja Matriz São Donato.
Colaboraram com a campanha sócios do Lions, comunidade, clientes da Stu-dio Ativa Pilates, e funcionários da Cooperaliança.
A atual presidente do Li-ons Clube Içara Centro é a Ana Edwiges Colonetti Gonçalves, a Lila.
Em 1º maio de 2010 o clube do Centro de Içara completou 43 anos. Ele foi fundado em 1967 pelo Lions Clube Criciúma Sul, tendo como padrinhos Amyr Faísca e Roberto Nurenberg.
A Associação Internacional de Lions Clubes é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com representação na Organização das Nações Unidas(ONU) e presente em 201 países.
Para integrar os jovens nas ações do Lions, foi fundado em 23 de março de 1996 o Leo Clube Içara Centro, cujos membros tem idade de 12 a 30 anos.
Entre as ações do grupo, destacam-se serviços e campanhas realizados em prol da comunidade, como a representação no Conselho Curador do Hospital São Donato; movimentos para implantação do 2º grau na Escola Professora Salete Scotti dos Santos; criação da Comarca de Içara; construção do viaduto sobre a BR-101; campanha de construção da Igreja da Paróquia São Donato; assim como a criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer .
Como destaque, a entidade participou da primeira campanha para a implantação do Corpo de Bombeiros de Içara e da construção da APAE (Escola Especial Sonho Dourado) de Içara, que foi iniciada pelo Li-ons Clube Içara Centro, na presidência de José Moacir Colonetti (em memória) e terminada na gestão de Pedro Piazza.
Como o clube começou a crescer foi inaugurado o Lions Clube Içara Balneário, que está instalado no Distrito Balneário Rincão.
O lema do clube é: um leão olhando para trás, orgulhoso dos serviços prestados, e outro olhando para frente, sempre pronto para novas realizações.

ESPORTE - Liberada a arena agora falta aprovar licitação de arbitragem

A Polícia Militar autorizou a realização do Praião A e B e o Ministério Público de Içara re-vogou a liminar que suspendia a competição, que agora depende da contratação de árbitros.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Depois de uma intensa discussão entre Fundação Municipal de Esportes (FME), Polícia Militar de Içara e Ministério Público, para adequação da Arena de Futebol, tanto o Praião da Série A quanto a Série B deverão iniciar neste sába-do, dia 15.
A Segunda Divisão sofre um adiamento de 30 dias enquanto a competição principal está atrasada há duas semanas.
A liminar que suspendia a realização do campeo-nato regional impetrada em 17 de dezembro teve a cassação decretada nesta quinta-feira, depois que a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público, em conjunto, de-ram parecer favorável para a realização dos jogos.
Realizadas as adequa-ções exigidas pela justiça para a segurança do públi-co e dos jogadores, a aber-tura da Primeira Divisão será sábado, às 15h, entre Vila Nova e o Praia. Na sequência, jogam Carboní-fera Criciúma e Siderópo-lis. Já pela Série B, se en-frentam no mesmo dia Ju-baa x Brasil Pedreiras.
No domingo de manhã, será a vez do clássico iça-rense entre São José x CPAI e Palmeiras x Ajax . Na parte da tarde, jogam Espa-ço Alternativo x União da Praia, Trilho x Supergas-braz/São Martinho.
Pela Segundona entram na Arena Comerciário e Quarta Linha. A equipe do Juventus ficou de folgana rodada da Série B.