O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Edição 1.834: EDITORIAL - Vaga de deficiente não é respeitada

Em frente ao Hospital São Donato existe uma vaga de estacionamento para deficiente físico, mas ela era preenchida, todos os dias por um médico, que achava mais cômodo parar ali do que em um local mais dis-tante. A Polícia Militar foi advertida por uma pessoa portadora de deficiência e se negou a multar o cidadão.
Mas, precisou a intervenção do Jornal Içarense para que o motorista infrator retirasse o veículo da vaga.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (35)

Embora José, o marido de Jovita suspirasse por ter um filho homem, tivera que se contentar e esperar por ter um genro que ocupasse o lugar do filho que não veio. O marido de Ritinha certamente seria um filho muito querido. E assim, pela manhã Juvenal acordou contando dos sonhos que ilustrou a noite e qual não foi o espanto ao escutar as palavras do pai: - Filho, quem sabe se a Ritinha não quis, em sonho, te pedir para não receberes a junta de bois que ganhaste do pai dela? Ao que o rapaz respondeu:
- Difícil fazer com que isto aconteça meu pai. Ontem mesmo ele me pôs as cordas dos bois nas mãos e insistiu para que eu recebesse o prêmio diante de todos. Logo que saltou do cavalo ele mandou que o Tião fosse em casa e trouxesse a junta de bois ajojada para me fazer a entrega. Eles já estão no palanque aqui de casa. - Santo Deus, em quê vai dar tudo isso? Exclamou Maria de mãos postas. Então Juvêncio balançou a cabeça e saiu para a rua sem responder.
A vida continuou com a mesma rotina, mas o encanto da amizade parece que foi quebrada. Os cumprimentos são a-penas de obrigação e Juvêncio não mais visitou o compadre como antigamente. As mulheres se falam com frequência e os jovens viviam o seu mundo colorido indiferentes ao estremecimento da amizade. O caso parecia que estava para ser desgastado não fosse o namoro entre Ritinha e Juvenal. Quando José soube que a filha estava gostando do rapaz, ele ficou furioso e, batendo na mesa declarou: - de hoje em diante você não olhará mais para aquele crápula, minha filha. E veja bem, se você me desobedecer, você e sua mãe irão se arrepender amargamente! E você Jovita, não quero mais que fique de prosa com a comadre Maria, pois minha filha não casará nunca com um inimigo meu. Ritinha saiu para o quarto chorando e logo a mãe foi consolá-la.
– Não chores minha filha, seu pai há de esquecer a malquerência e um dia abençoará a vocês. Não precisa dar demonstração do namoro de vocês, esperem que o seu pai esfrie a cabeça e tudo acabará bem.
Ritinha enxugou as lágrimas e acreditou nas palavras da mãe. Achou-se até uma boba, onde já se viu seu pai não querer o namoro com Juvenal, afinal as famílias sempre foram tão amigas! Ia dar tempo ao tempo e até lá as mágoas seriam esquecidas. Assim logo passou das lágrimas para o riso e saiu para a fonte. Não esperava que Juvenal havia mandado um recado pelo Tião, o empregado negro. Juvenal pedia que ela viesse ao terreiro depois do jantar, estava querendo lhe falar de um assunto urgente. Ritinha mandou dizer que iria, mas que os dois precisavam ter cuidados pois o pai não queria que se encontrassem. Tião levou o recado para Juvenal e lhe disse: - o patrão não quer o namoro de tu com a sinhazinha Rita. Ele ainda não esqueceu do jogo que perdeu para vosmecê a melhor junta de bois. Se você quer casar com a sinhazinha deve de roubá-la e fugir para muito longe, senão o patrão não deixará vosmecês viverem juntos. (continua...)

POLITICA - Mina 101 continua a polemizar vereadores

Mesmo com a rejeição do projeto pela maioria dos vereadores, a Mina 101 continua a causar polêmica, e o MIV pretende colocar outdoors divulgando opinião dos vereadores sobre assunto.





A exemplo de 2008, quando os outdoors com os nomes dos vereadores favoráveis e contrários a instalação da MINA 101 foram expostos em pontos estratégicos da cidade, o mesmo acontecerá dentro de poucos dias, colocados pelo MIV (Movimento Içarense pela Vida), totalizando cinco outdoors, que estarão na rua Sete de Setembro, (em frente a Drogaria Catarinense), e alguns pontos da Rodovia SC-444, como a rótula para Criciúma, a rótula do bairro Liri e a subida para o bairro Pedreiras.
De um lado, estarão os vereadores que foram “contra a vontade do povo”, como Acirton Costa (PMDB), Antônio de Mello, Toninho (PMDB), Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), Itamar da Silva (PP), Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), Darlan Carpes (PP) e Neuzi Berto da Silveira (DEM), enquanto que do outro, estarão aqueles que “foram a favor da população” e votaram favoráveis ao projeto, como o caso de Geraldo Baldissera (PDT) e André Jucoski, o Polakinho (PSDB). O único que aparecerá neutro, será o vereador Jurê Bortollon (PMDB), que não compareceu no dia da votação. Ao ser questionado sobre o fato de alguns vereadores, mesmo não votando, estarem entre os qu são contra, Gilmar Bonifácio, responde que “os outdoors foram feitos baseados nas declarações concedidas na Câmara de Vereadores”. Ele também afirma que a população deve acompanhar durantes o período de quatro anos os representantes que escolheram.
Para Costa, eles “estão colocando os pés pelas mãos, querendo politizar a questão da mina, que irá sair. “Içara inteira sabe da minha opinião, e não vou voltar atrás porque tenho palavra”.
Boca afirma que “ao invés de gastarem dinheiro colocando outdoor, deveriam fazer outra coisa, como irem atrás de recursos para investirem no município”.
“Eles que sabem”, afirma Silva, reforçando que as comunidade do Poço Oito e Boa Vista são favoráveis aos projetos referentes am área degradada do Poço Oito, e que depois de três anos já estarão recuperadas, podendo abrigar novas empresas no município.
Para Toninho não há problema algum, “pois os vereadores não tem o direito de se esconderem, ou esconderem suas opiniões da sociedade”, e ressalta que votou com consciência.
Já Marzinho, ressalta que isso é politicagem, “praticada sempre no mesmo período dos anos que tem eleições”, e afirma que o pessoal do MIV ainda não foi visitar as instalações da mina. “Eles não querem que o munícipio se desenvolva, mas agora essa já é uma questão da prefeitura e da Fundai”, elucida o vereador.
Enquanto isso, Silveira, que não compareceu a votação por motivo de doença, declarou que prefere se manter neutro, e que “foi pego de supresa com a notícia”. Quem também compartilha do mesmo ponto de vista, é Bortollon, que diz “não achar nada” e responde que prefere manter-se neutro.
Baldissera revela que o procedimento do Movimento Içarense pela Vida foi correto, e que “todos tem o direito de estarem bem informados sobre o que acontece na Câmara”.
Até o fechamento da edição, a equipe do Jornal Içarense não conseguiu falar com os vereadores Polakinho e Darlan Carpes.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Jorge Boeira é do Sul e ajudou bastante Içara e o que puder fazer por ele nestas eleições, vou fazer”. Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), direto de Brasília, após ser beneficiado por emenda do deputado federal do PT com recursos de R$ 480 mil para aquisição de duas retro escavadeiras. No que parece o candidato do seu partido, Ronaldo Benedet, não terá o voto de Gentil.

A reunião

solicitada para o dia 8 de abril (quinta-feira), será realizada no dia seguinte na sexta-feira, 09, conforme o autor do requerimento vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho. A reunião é para buscar explicações referentes aos exames de anemia infecciosa eqüina, em Içara. Conforme o requerimento será convidado para debater o assunto o Gerente Regional da Epagri Renato Bez Fontana, Gerente da Cidasc Vilmar Warmelling, o responsável pela defesa sanitária animal da região Gean Carlo Canever, Secretário Municipal de Agricultura Silvio João Viana e uma comissão de criadores de cavalos.
A reunião será às 17 horas no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal de Içara.

O requerimento
de autoria de Darlan Carpes, que convocava o biólogo do Fundai, Ricardo Garcia, foi retirado de pauta na segunda-feira e deve entrar em votação na próxima semana. Carpes quer esclarecimento sobre a bactéria Argulus Foliaceus, popular piolho d’água, que pode ser causador da morte dos peixes nas lagoas.

Parece que o PP
não quer mais cumprir o acordo de dar o comando do Samae aos advogados Gabriel de Souza e Fabiano Castanhetti, caso ocorra a cassação de Gentil da Luz e José Zanolli.
O assunto já rendeu algumas discussões, até pesadas, entre Castanhetti e o presidente Arnaldo Lodetti Júnior.

Caso ocorra nova eleição em Içara
o único pré-candidato dentro do PP que tem condições de vencer a disputa com o PMDB é o ex-vereador e ex-secretário de Saúde Valmor Rosso, que não tem rejeição e se dá bem com lideranças dos demais partidos.

Os candidatos
a deputados estaduais mais votados em Içara serão Joares Ponticelli (PP), Décio Góes (PT), Ada de Lucca (PMDB) e Altair Guidi (PPS). É aguardar.

Acélio Casagrande
entregou o cargo de deputado federal ao titular Mauro Mariani, de Joinville, e vai em busca de apoio na campanha a deputado estadual.

Estatísticas Políticas
Uma pesquisa mostrou que 93% da população não acredita nos políticos.
— E os outros 7%?
— São políticos!

GERAL - Pescadores receberão última parcela do defeso

A última parcela do benefício será paga de 1º a 7 de abril, e para recebê-lo, os pescadores deverão comparecer na Colônia de Pesca Z-33, no Balneário Rincão, munidos com o “Cartão Cidadão”.



Aviso especial aos pescadores de Içara e região: após a emissão de todos os defesos regulares, o prazo para o recebimento das últimas pacelas, será do dia 1º a 7 de abril.
Caso algum pescador, ou pescadora ainda não tenha recebido nenhuma parcela, precisará comparecer à Colônia Z-33, no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Lembrando que, para a retirada do benefício, deverão levar o “Cartão Cidadão”, e para aqueles que ainda não fizeram, o prazo é até 30 de abril. Já os pescadores que utilizam o cabo de rede fixa, tem até 10 de abril para a revalidação das permissões e para conhecerem o modelo de fixação que será permitido.
Dentre as atividades programadas para 2010, está a participação da 6ª Edição da Feira do Peixe Vivo, em Içara, realizada na quarta e quinta-feira Santa (31 de março e 1o de abril), onde a Colônia será responsável pela culinária, tendo como prato principal a tainha na taquara e o bolinho de marisco, assim como a exposição e vendas de artesanato em escamas, tear, mosaico e jornal.
No dia 29 de junho, acontecerá a Festa do Pescador, em Florianópolis, cuja inscrição poderá ser feita na Colônia Z-33, até o dia 20 de maio, juntamente com as candidatas ao título da Pescadora Mais Bela e Rainha, além da premiação para a melhor dupla no jogo de dominó.
Durante os dias 23 e 24 de abril, o presidente da Colônia, João Picollo, juntamente com representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, estarão em Brasília, em busca de ver-bas para a revitalização da Bacia do Rio Urussanga, (Barra do Torneio).

POLÍICIA - A partir da meia-noite de hoje começa a Operação Semana Santa

A Polícia Militar Rodoviária e Polícia Federal abrem na meia noite desta sexta-feira a Operação Semana Santa, que pretende fiscalizar as rodovias estaduas e federais durante todo o feriado.



Terá início a partir da zero hora de sexta-feira a Operação Semana Santa, com o apoio da Polícia Militar Rodoviária Federal (PMRv) e Polícia Federal (PF).
O objetivo é prevenir acidentes, garantir segurança e viabilizar a fluidez do trânsito nas rodovias estaduais e federais, e o trabalho especial será desenvolvido até a meia noite do domingo, dia 4 de abril.
Nas rodovias estaduais, no posto da PMRv, no bairro Liri, em Içara, será redobrado o efetivo de soldados, para garantir a segurança dos condutores que irão aproveitar o feriado para viajar. Serão disponibilizados cinco veículos, sendo três automóveis e duas motos. A equipe também irá trabalhar com três radares e aparelhos de bafôme-tros, serão feitos blitzes, em pontos estratégicos.
Os agentes estarão atentos às infrações que, normalmente, dão causa aos acidentes ou que potencializam as consequências. Nesse sentido, serão intensos os trabalhos de fiscalização do excesso de velocidade, de ultrapassagens em locais proibidos, do uso do cinto de segurança e, principalmente, da condução de veículos após o consumo de bebidas alcoólicas.
Apesar da importância das atividades de fiscalização, sem dúvidas, a conscientização do motorista e a adoção de comportamentos adequados no trânsito serão os principais fatores para a prevenção de acidentes e a diminuição do número de vítimas.

VARIEDADES - Diversão e solidariedade no Help! Haiti no Manga Rosa

Resultado de uma parceria entre a Casa de Shows Manga Rosa e a Banda Dinossauros, contando com a participação de várias bandas e DJ’s, a renda da bilheteria será revertida à Cruz Vermelha.



Para aqueles que procuram uma opção diferente de festa para essa Páscoa, a Casa de Shows Manga Rosa promoverá no sábado, dia 3, a festa Help! Haiti, no bairro Liri, em Içara.
O evento, que será filantrópico está previsto para iniciar a partir das 15h, é organizado pelo pessoal da Banda Dinossauro.
Os ingressos estarão a venda por R$10,00 somente na hora. Vale ressaltar que todo o valor da bilheria será doada para a Cruz Vermelha, que conforme os integrantes da banda, “é o caminho mais seguro para a grana chegar no destino certo, o Haiti”.
Relembrando um pouco, o país haitiano foi devastado por um terremoto no mês de janeiro, que causou a morte de 150 mil pessoas, visto que o número ainda pode aumentar, já que ainda há corpos para serem retirados dos escombros dos prédios.
A Cruz Vermelha é uma organização que atua no mundo todo, prestando serviços de socorro voluntário, onde for necessário, e nos casos como o que aconteceu no Haiti, o trabalho é realizado junto a Defesa Civil do local, para prestar primeiros socorros e assistência de emergência. De todas as organizações que estão no Haiti, ela é uma das mais proeminentes e seguras para fazer uma doação.
Conforme o proprietário do Manga Rosa, Marcos Rossi de Jesus, os eventos entre a casa e a Banda Dinossauro são comuns, “e foi conversando durante um desses eventos que o tema surgiu”, revela, acrescentando que outras bandas também gostaram da idéia e resolveram integrar-se ao evento. “A divulgação e a aceitação do pessoal está sendo muito boa. Estamos esperando um público de aproximadamente 300 a 400 pessoas”, finaliza De Jesus.
Entre as atrações, estarão as bandas Dinossauro, Ornamental, Annalee, Noway, You Make e dos DJ’s Adema, Ervilha, Marie e Marina. Venha se divertir e ajudar o Haiti!

ESPORTES - Cebola e Ciclosul vencem na abertura da segunda fase

As duas equipes mostraram que são fortes concorrentes ao título do Campeonato Suíço Noturno do Barracão ao vencerem o Praia, por 3 a 0, e o Tchê Comunicação, por 3 a 1., respectivamente.



Depois de quase uma semana sem jogos, devido as forte chuva, foi aberta ontem a segunda fase do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, disputado no Centro Esportivo, em Içara.
De acordo com a Liga Atlética Içarense (LAI) a rodada seguirá com a tabela normal, e os jogos cancelados foram reorganizados e transferidos para o fim da tabela.
No primeiro confronto da noite desta segunda-feira o Cebola Automóveis ganhou do Praia por 3 a 0 com gols de Gelinho
Dando sequência na rodada a Ciclosul mostrou que é forte concorrente ao titulo da competição ao vencer o Tchê Comunicação por 3 a 1. Os gols foram marcados por Daniel (2) e André Tiscoski, descontando André Pacheco.
O Cebola terminou a primeira rodada em primeiro lugar do Grupo B, com nove pontos, foram quatro vitorias e apenas uma derrota, 20 gols a favor e apenas oito gols contra. O Praia, terminou em quarto com sete pontos, obteve duas vitorias, uma delas por WO, um empate e duas derrotas, o ataque contabilizou 9 gols, e defesa sofreu 12. As equipes se enfrentam na primeira rodada e o Cebola levou vantagem ao vencer por 5 a 2.
Já o Ciclosul, terminou a primeira fase em primeiro lugar do Grupo A, com 13 pontos, sendo quatro vitórias e um empate, foram 23 gols favoráveis e apenas 9 gols contra. O Tchê Comunicação ficou em terceiro com sete pontos, com duas vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe conseguiu balançar a rede 17 vezes e acabou levando 16 gols. No confronto da primeira fase houve empate em 4 a 4.
Na quinta-feira ocorrem mais duas partidas entre Farben x Pedreira e Marlan Embalagens x Primus.