O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Distrito: Peti atende crianças do Distrito com aulas e prática esportiva

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é federal, mas graças ao empenho do município, 150 crianças de baixa renda que participam do Bolsa-Família residem no Distrito Balneário Rincão, recebem alimentação, reforço escolar, aulas de música, teatro e de informá-tica, entre outras atividades.
De acordo com a coordenadora Babi Borges, agora é período de férias, como a unidade não pode fechar, está sendo feito revezamento de alunos. Ela também acrescentou que o Governo Federal dispõem recursos para a alimentação e as demais despesas são bancadas pela Administração Municipal. "O material educativo, os nove professores e duas merendeiras, mais o ônibus é cedido pelo município", esclarece.
"Aqui aprendemos muitas coisas, brincamos e temos aulas de informática", disse Samantha André, de 9 anos, que reside em Pedreiras.
Além do PETI de Pedreiras Içara tem mais duas unidades funcionando: Jaqueline e Esplanada. Somente participam do PETI as crianças cuja família recebem Bolsa-Família.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Esportes: Tigre vence de virada e começa a mostrar as garras na Série B

Com um gol contra marcado pelo veterano zagueiro Júnior Baiano, que deu início à reação dos mandantes do campo e o Criciúma bateu o Brasiliense por 3 a 1 na noite desta terça-feira, no Estádio Heriberto Hulse, , em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Acerola e Luciano Bebê marcaram os outros gols do Tigre. O lateral Athirson abriu o placar para o Brasiliense.
Com essa vitória os comandados de Edson Gaúcho sobem para a 11º posição, com 17 pontos, enquanto o Brasiliense fica no 19º lugar, com 11 pontos.
Desde que Gaúcho assumiu o comando o Tigre con-seguiu duas vitórias, um empate e uma derrota.
O próximo compromisso do Criciúma é sábado, contra o Barueri, em casa.
No outro jogo da rodada o Marília e Avaí empataram por 1 a 1, no Bento de Abreu, e, mesmo sem sair com a vitória, a equipe catarinense subiu para a terceira colocação na competição.
Os demais resultados: Ponte Preta 2 x 0 Vila Nova; ABC 0 x 0 Bragantino; Paraná 1 x 0 Barueri; CRB 0 x 3 Fortaleza; Santo André 1 x 1 América-RN; Ceará 2 x 2 Corinthians, Bahia 1 x 1 São Caetano e Gama 2 x 0 Juventude.

Polícia: Tentativa de assassinato termina em suicídio no bairro Pedreiras

A tarde ensolarada desta terça-feira não conseguiu esconder a tragédia na Rua Teodoro Machado, no bairro Pedreiras.
"Ele era louco de ciúmes. Sempre disse que iria fazer besteira algum dia, assassiná-la. Nós dizíamos para ele, que vendesse a arma, mas ele nunca nos escutou", relatou Mídia Souza, prima e vizinha do vigilante Gelson Virgílio Machado, 34 anos,
Machado e Vânia Gonçalves, 44, namoravam há mais de um ano, porém o ciúme sempre perseguiu o casal.
Por volta de 13h30min de ontem, portando um revólver cali-bre 22, o vigilante finalmente resolveu cumprir as promessas feitas. Foi até a casa de Vânia e atirou na mão e nas nádegas da namorada. "Fomos chamados por uma briga de casal. Na ida, nos avisaram de que havia arma de fogo" relataram os soldados da Polícia que atenderam a ocorrência, Geovane Espíndola e Amauri Mota. "Estavam lá (local da tentativa de assassinato) os dois filhos da mulher", contaram os dois policiais.
Após a tentativa, Machado foi para a casa n° 648, onde morava, na mesma rua, e se enforcou na cozinha da residência de madeira, com uma corda. Ainda com vida, foi encaminhado ao Hospital São Donato, onde faleceu. Vânia está internada no hospital e não corre risco de morte.

Geral: Curso gratuito para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Como deve se comportar o desempregado, o profissional que está ingressando no mercado de trabalho ou aquele que deseja mudar de emprego, diante da alta competitividade? É isso que pretende ensinar o curso orientador e restaurador de auto-estima, do Centro Educacional de Ha-bilidades Multidisciplinares (Cedham), em parceria com o Sine e a Cooperaliança.
O treinamento será realiza-do no auditório da própria cooperativa, durante os dias 11 e 18 de agosto, a partir das 19h30min.
Provocar atitudes, descobrir e desenvolver capacidades ocultas são os principais objetivos do curso.
Estarão ministrando o evento os psicólogos Renan Dante Martinez e Rainíldes Luciano Fernandes, além da advogada Suzana Martinhago Cardoso, todos de Içara.
Durante os dois dias, os palestrantes estarão mostrando como se prepara um bom curriculum, as roupas e o modo de se comportar em uma entrevista de emprego etc.
Conforme Renan Dante, um dos idealizadores do projeto, a idéia veio devido a necessidade da região. "Então a apresentamos para a Cooperaliança, que destinou uma pequena verba e nos ajudou a colocar o projeto em prática", explica ele.
As lições serão totalmente gratuitas. Quem deseja melhores informações podem ligar para (48)3432-6016 ou (48) 9972-7598.

Política: Coligações do PMDB e do PP já estão nas ruas em busca dos votos

Desde o dia 6 de julho os partidos estão liberados para fazer comício, reuniões, divulgar propagasdas com santinhos e carro de som durante a campanha eleitoral que se estende até dia 4 de outubro, na véspera do pleito municipal.
Para apresentar os candidatos das chapas majoritárias (Gentil Da Luz e José Zanolli) e propocionais (postulantes a vaga de vereadores) a coligação "Por Uma Içara Mais Humana", composta por 9 partidos e encabeçada pelo PMDB dividiu a Içara em cinco regiões: Balneário Rincão, Vila Nova, Centro, Presidente Vargas e Agricultura. Já realizou reuniões no Balneário Rincão, em Vila Nova e Presidente Vargas, na noite de on-tem, no Centro Comunitário.
De acordo com o coordenador Adilton Tramontim as reuniões objetivam apresentar nas comunidades as propostas dos candidatos de cada região. Mas lembra que o lançamento oficial de cam-panha da coligação acontece sexta-feira, no Centro Comunitário do Jardim Elizabete.
Por outro lado a coligação "Por Uma Içara Mais Forte", que conta com quatro partidos, encabeçada pelo PP, está fazendo reuniões nos subdiretórios e segundo o coordenador Arnaldo Lodetti Júnior, a principal meta é conscientizar os candidatos sobre a Legislação Eleitoral, que deve ser respeitada. "O lançamento da campanha será em agosto, depois da Festa de São Donato, mas queremos que nossos candidatos estejam organizados para que saíamos vitoriosos, mais uma vez, em 5 de outubro", finaliza Lodetti.

Esportes: Liri goleia Atlético Içarense e Praia tira a invencibilidade do Vila Nova

Rodada do fim de semana do Campeonato Içarense de Futebol foi marcada por resultados surpreendentes. Foram 27 gols em apenas quatro partidas disputadas, que apontam um saldo positivo para umas equipes, nem tanto para outras e muita diferença na classificação.
A equipe do Presidente Vargas venceu o Jaqueline por 3 x 2 e leva a vantagem de jogar pelo empate no jogo de volta, no próximo domingo.
Já o Vila Nova sofreu a primeira derrota no campeonato, quando perdeu de 4 a 2 para o time da Praia do Rincão, que também tem a vantagem do empate.
O Liri foi a grande surpresa da rodada, ao aplicar a maior goleada da competição até então. Venceu o Atlético Içarense por 10 a 1.
E o São José não tomou conhecimento do União do Sul e ganhou por 4 a 1.
Os jogos de volta acontecem no proximo domingo, dia 27, mudando apenas a inversão de campo.
Resultados do Sub-20: Praia do Rincão 0 x 1 Vila Nova; União da Praia 0 x 1 Jaqueline; Atlético Içarense 1 x 1 Liri; São José 2 x 1 Barão.

Polícia. Jardineiro mata esposa e depois se entrega às Polícia

O crime aconteceu na noite de sábado, em uma plantação de eucalipto às margens no Anel Viário, em Criciúma.
De acordo com depoimento de Wilson dos Santos, 30 anos, ele primeiro deu um golpe do tipo "mata-leão" na mulher, sufocando-a e provocando o desmaio. Depois usou um extensor para provocar a morte por asfixia.
Depois, arrependido, o Carpinteiro confessou, na manhã de segunda-feira, o assassinato da companheira Adriana Goulart Rodrigues, de 35 anos.
O relacionamento do casal já durava 10 anos, mas, segundo o jardineiro, na última quinta-feira a vítima ameaçou se separar para viver com outra pessoa. Wilson inventou um jantar em Cocal do Sul para atrair a companheira até as margens do Anel Viário.
Após se apresentar na Central de Polícia Civil de Criciúma e confessar o crime, Santos indicou onde cometeu o assassinato. O Instituto Médico Legal (OML) foi no local para fazer o levantamento técnico e recolher o corpo.
Santos revelou que o estopim para o crime foi o fato de a vítima não cuidar dos dois filhos do casal, de seis e oito anos, que reclamavam da falta de comida quando ele chegava do trabalho.
O carpinteiro foi encaminhado à Central de Polícia Civil de Criciúma.
Como não teve flagrante, o delegado André Milanese destaca que o acusado do crime vai responder por homicídio qualificado em liberdade.
Foi o 16º homicídio do ano em Criciúma.

Geral: Empresa içarense lança primeiro banheiro pré-fabricado do Brasil

Foi lançado segunda-feira, em Içara, o primeiro banheiro pré-fabricado do Brasil. O Durabox, como foi chamado, é um banheiro residencial feito de fibra de vidro que vem pronto para montar e promete revolucionar o mercado da construção civil.
É um banheiro pré-fabricado de fibra de vidro que promete revolucionar o mercado da construção civil. Ele é feito em módulos, que são encaixados como se fossem as peças de um brinquedo Lego.
O projeto da empresa içarense Ecocicle dispensa o uso de argamassa, fundação entre outras necessidades comuns para os banheiros convencionais.
A expectativa, segundo a gerente comercial, Márcia Elias, é comercializar 180 banheiros por mês.

Política: PMDB e coligados apresentam candidatos no Balneário Rincão

Coligação "Por uma Içara mais Humana" realiza eventos para a apresentação dos candidatos a vereadores. Na noite de sexta-feira os seis candidatos do Distrito Balneário Rincão foram apresentados para um grande número de eleitores; e no sábado foi a vez dos 20 candidatos do grande centro. Nesta segunda-feira mais sete candidatos ao Legislativo falaram ao eleitorado de Vila Nova.
Os candidatos a prefeito, Gentil Dory da Luz, e a vice-prefeito, José Zanolli, também presentes nos encontros, falaram da importância da comunidade nesta, que será, a eleição da transformação. "A comunidade tem que ter voz e vez. Esta é a eleição da virada e é importante salientar que voto não tem preço, tem conseqüência", frisou José Zanolli.
O candidato a prefeito Gentil da Luz, completou afirmando que a administração pública precisa estar perto da comunidade, "por isso queremos fazer de Içara uma cidade mais humana".
As apresentações dos vereadores da coligação seguem nesta terça-feira no Cen-tro Comunitário do bairro Presidente Vargas, às 19h30min; e na quarta-feira no bairro Boa Vista, também às 19h30min.
Para sexta-feira a agenda da coligação "Por uma Içara mais Humana" está direcionada ao lançamento oficial da campanha dos candidatos ao Executivo: Gentil da Luz e José Zanolli. O evento acontece no Centro Comunitário da localidade dp Jardim Elizabete, às 19h30min.

Polícia: Esgotados os ingressos para jantar de aniversário da PM

Para comemorar os seis anos no município, a 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara promove um jantar dançante, dia 26 de julho. Cerca de 350 ingressos foram vendidos, o que fez com que as vendas fossem encerradas.
Os ingressos custavam R$30 e a verba arrecadada será destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer. Durante o jantar, João Cechinel, cantor da moderna música italiana, se apresenta, em ritmo de romance.
Depois de terminado o jantar, o baile começa com a Banda Classe A, tocando sons ecléticos por toda a noite.
Nestes seis anos, mais de 20.000 ocorrências policiais já foram atendidas.
Conforme Major Márcio José Cabral, hoje são 68 policiais trabalhando no local. "Quando abrimos, em 25 de julho de 2002, éramos em apenas em 28", afirma.
O quartel funciona 24 horas. O turno é o seguinte: um policial trabalha das 8h às 20, depois, folga 24h. Logo no outro dia, o horário é das 20h às 8h, após folga 48 horas e assim sucessivamente.
São aproximadamente 30 chamados por dia. "Desses trinta, cerca de dez são ocorrências", explica o comandante da PM.
O período em que há mais chamados e ocorrências é das 20h às 24h. "Nós chamamos de horário de rush", comenta o oficial.
Além do trabalho no quartel, os soldados ainda participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) nas escolas.

Esportes: Campeonato Içarense entra na fase do mata-mata

Acontece neste final de semana a segunda fase do Campeonato Içarense 2008. A rodada, que acontece neste domingo, deve movimentar um grande número de torcedores que deverão ír a campo para incentivar os jogadores das equipes classificadas.
Essa fase da disputa é do mata-mata, onde as equipes melhores colocadas levam a vantagem de jogar pelo empate. No caso dos titulares o Vila Nova; Presidente Vargas; Liri; e União do Sul que jogam com São José; Atlético Içarense; Jaqueline e Praia do Rincão.
Já na categoria Sub-20 a vantagem é do Barão, Jaqueline, União da Praia e Vila Nova que enfrentam Liri; Atlético Içarense; São José e Praia.
Durante toda a primeira rodada da competição em 36 partidas os titulares marcaram 124 gols, uma média de 3,44 por partida, tendo sido distribuídos 212 cartões amarelos e 22 vermelhos. Enquanto no Sub-20 foi um total de 100 gols, com média de 2,56 por partida, 170 cartões amarelos e 24 vermelhos.
A rodada deste domingo do Titular será a seguinte: Praia do Rincão x Vila Nova; Jaqueline x Presidente Vargas; Atlético Içarense x Liri; São José x União do Sul. As partidas serã realizadas às 15h10min. No Sub-20: Praia do Rincão x Vila Nova; União da ´Praia x Jaqueline; Atlético Içarense x Liri; São José x Barracão, às 13h30mim

Geral: Presidente do Samae nega ter afirmado pagamento da taxa de lixo até dezembro

A reunião em questão foi realizada terça-feira, no Balneário Rincão. No local, estavam presentes cerca de 80 pessoas, entre população, associação de moradores, Conseg e César Dagostim, presi-dente do Samae. "Nós temos como provar. Eu não estava sozinho com ele, todo mundo ouviu a mesma coisa", relata Francisco Guedes, um dos participantes do encontro.
Ele se refere à afirmação de Dagostim de que a fatura da taxa de coleta de lixo poderia ser paga até dezembro, sem juros ou multas. Porém, ele nega ter dito isto. A cobrança chegou às casas dos contribuíntes no dia 16 de julho, mas com vencimento para o dia 15, ou seja, já atrasada.
Dagostim declarou à imprensa que a população tem até 15 de agosto para pagar. "Quem não o fizer vai entrar em dívida ativa e terá que pagar através de medida judicial", explica. O Jornal Içarense ligou nove vezes para o presidente do Samae de Içara, que entre desculpas, acabou desligando o celular.
Juntando as faturas novamente
Em contato com o Samae, descobriu-se que quem deseja que a cobrança seja feita junto com a água, pode ir até a instituição e assinar um requerimento. Assim, a fatura volta a ser como era antes. O processo iniciou ontem.
Atendentes do Samae informam que muitas pessoas já foram até lá para retificar a mudança.

Política: Da Luz e Zanolli comentam visita de Colombo

O canditato do PMDB, Gentil da Luz, fez um breve relato do quadro de Içara, que é o o que tem a arrecadação mais baixa na Amrec e que é necessário um planejamento para melhorar o desenvolvimento econômico do município. E que o Poder Público tem que estar voltado aos interesses da população. "Agradeço ao apoio e aproveito para elogiar a sua administração, quando prefeito de Lages, com uma aceitação de 91%", comenta.
José Zanolli disse que Raimundo deu uma aula de sabedoria. "Temos que planejar Içara, mudar o potencial, contribuir com o CDL para o crescimento da cidade. Contamos com vocês para construir uma Içara mais humana com a participação da população para fazer uma Içara melhor do que já é.

Política: Raimundo Colombo visita Içara

O senador licenciado Raimundo Colombo (Democra-tas) esteve reunido na manhã de ontem com lideranças políticas e empresariais da cidade na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de Içara.
Ele veio manifestar apoio na coligação "Por uma Içara Mias Humana", encabeçada por Gentil da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM-25).
Raimundo enfatizou da importância de se fazer um governo voltado as pessoas mais carentes dando uma escola pública de qualidade. "Esse momento em que a sociedade vive com as eleições municipais é o mais importante pois envolve amizades, integração e mudança de atitudes. Mas ando decepcionado com o Congresso Nacional que não realiza nenhum ato que venha ajudar na mudança das bases. A política está podre, o modelo no país é atrazado, temos que mudar isso", disse.
"Existe um conjunto de fatores, o projeto é claro e o que temos que fazer é simples, Temos que estar próximos das pessoas pobres e criar uma mudança social. A política virou um negócio e não é isso que deve ser e sim mudança de atitudes", finaliza Colombo.

Variedades: Casa da Cultura recebe Mostra de Cinema Italiano Clássico

A Casa da Cultura Bernardo Junkes recebeu ontem, às 20h, a Mostra de Cinema Italiano Clássico. A promoção do evento foi o Fórum Parlamentar Ítalo Brasileiro. Várias cidades catarinenses estão recebendo a Mostra.
O evento foi iniciado com a apresentação de um documentário sobre a vinda dos imigrantes vênetos para a América.
Em Içara, o filme escolhido para a apresentação foi L’Ultimo Bacio (O último Beijo), de Gabriele Muccino. É um filme harmonioso, narrado através da história de oito personagens centrais que têm a vida entrelaçada na eletrizante busca paralela por paixões.
Depois de muitos anos de namoro, o quase trintão Carlo (Stefano Accorsi) decide se casar com Giulia (Giovanna Mezzogiorno) quando ela engravida.
Outros amigos do protagonista, também deparam-se com os dilemas de encarar definitivamente na maturidade. Enquanto isso, a mãe de Giulia, Anna (Stefania Sandrelli) está dividida entre a alegria de casar a filha e o espanto de descobrir que já tem idade para ser avó.
A sessão foi gratuíta e convites foram enviados aos moradores com cidadania italiana. Além deles, alunos do colégio Saltetti Scotti também estiveram presente. Conforme Silézia Pizze tti,coordenado ra da Casa da Cultura, cerca de 300 descendentes que receberam o convite.

Polícia: Duplicação da BR: prontas todas as passarelas e viadutos no trecho de Içara

Todos os viadutos do trecho de Içara já estão concluídos. No total, oito locais foram beneficiados. O objetivo das obras é facilitar o acesso a Vila Nova, Sangão, Campo Bom, Morro Grande, Espla-nada, Urussanga, Barracão e Poço Oito.
Conforme o engenheiro responsável pelo trecho, Avanir Aguiar de Sá, não há mais nada há fazer neste sentido. "A duplicação da BR-101 ainda está em fase de construção, porém muito já foi feito", enfatizou.
Cuidado especial
Apesar de os trechos de Içara estarem adiantados, a rodovia ainda esta em obras. Além disso, os motoristas que trafegam na BR-101, en-tre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devem redobrar atenção no trânsito na rodovia, tendo em vista as diversas obras em andamento.
O trecho de 350 quilômetros, entre Palhoça (Grande Florianópolis) e Osório (nordeste do Rio Grande do Sul) tem diversas obras para a construção da segunda pista e de alguns viadutos e pontes de acesso.
Os motoristas devem estar atentos aos desvios nos trechos, às interrupções, ao movimento de máquinas, à circulação de caminhões e aos operários da obra.
Em muitos pontos, há possibilidade de congestiona-mento ou demora, já que a velocidade dos veículos deve ser reduzida em certos locais.
A paciência é aliada do condutor. Já que todos tem que esperar, que seja com calma, para que se evite acidentes no trecho não duplicado.

Futebol: Prorrogado prazo para inscrições do Campeonato Içarense de Futsal

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara realiza mais uma edição do Campeonato de Futsal Regional 2ª Taça Sul Guinchos/ Diário de Criciúma.
O Congresso Técnico aconteceu no dia 8 de julho, na sede da FME, no Complexo Esportivo Ergínio Januário Borges. Durante o período de discussão entre os diretores, foi confirmado que abertura para as inscrições do evento esportivo continuam abertos. Até o momento sete equipes já confirmaram a presença no evento, e a expectativa da FME é que o número seja de 10 à 12 equipes.
De acordo com presidente da FME,, Cláudio Blissari, no próximo dia 23 será realizado uma última reunião, às 19 horas, na sede da fundação para discutir os últimos preparativos da competição municipal. "Neste dia vamos apre-sentar as equipes participantes, que após os sorteios das chaves, deverão jogar todas contra todas", explica.
Blissari confirmou que a competição tem seu inicio marcado para terça-feira dia 5 de agosto, e que todos os jogos vão ser disputados no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, em Içara. As partidas devem ser realizadas nas terças e quintas-feiras.
Os interessados em participar da Campeonato Içarense de Futsal pode procurar a secretaria da Fundação Municipal de Esportes de Içara no Módulo Esportivo ou fazer contato pelo telefone 3432-8438 no período da tarde
Depois do futebol de campo a futsal é segunda modalidade mais disputada no município, mesmo tendo poucos ginásios esportivos.

Geral: Campanha contra a Rubeóla pretende eliminar a doença

A campanha de vacinação, cujo objetivo é eliminar a doença do país e das Américas até o ano de 2010, vai de 28 de julho a 12 de setembro. Em Içara, a meta é vacinar 9.585 mulheres e 9.353 homens na mesma idade, total de 18.938 pessoas. Contra a Pólio, a meta é vacinar 841 crianças com idade menor de um ano e 3.657 com idade entre 1 e 4 anos.
Homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, devem receber a vacina contra a rubéola e crianças menores de cinco anos serão vacinadas contra a poliomielite, para marcar a segunda etapa da gotinha.
No sábado, dia 9 de agosto, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.
A segunda fase da campanha, focada exclusivamente no combate à rubéola, será veiculada a partir de 10 de agosto. O tema será Brasil Livre da Rubéola.

Geral: Famílias içarenses podem perder benefício sem recastramento

Por determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), todas as famílias que recebem benefício da tarifa social de baixa renda devem se recadastrar nas concessionárias.
O objetivo da campanha é analisar se quem está ganhando realmente tem direito ou não ao benefício.
Desde que as famílias foram inseridas no programa, em 2002, nunca foi feito um recadastramento.
Conforme Janaína Barbosa, gerente comercial da Cooperaliança, é necessário garantir que as famílias continuem recebendo. "É preciso fa-zer a atualização para sabermos se realmente quem está ganhando é beneficiária. Quem não se cadastrar, vai perder o benefício", relata.
Pode receber o proveito quem é cadastrado em algum programa do governo, como o Bolsa-Família, e tenha um consumo de 80 a 220 kWh.
Se se enquadrar nesses quesitos, a família pode vir a receber um desconto de até 65% na conta de energia.
Hoje, há 1.700 pessoas cadastradas. "Até agora apenas cerca de 30% já apareceu.", comenta Janaína.

Política: Içara deve contar com 3,8 mil eleitores a mais na eleição de 5 de outubro

A eleição municipal de Içara neste ano terá um acréscimo de 3.861 eleitores em comparação ao pleito de 2004,que tinha 36.200, totalizando 40.061, com uma porcentagem de crescimento de 10%.
Na última eleição 32.291 eleitores foram as urnas e elegeram o atual prefeito Heitor Valvassori (PP), com 15.014 votos, e Gentil Dory da Luz (PMDB) recebeu 14.862 sufrágios. Já Quintino Pavei (PT) teve 1.265 votos. Sendo que 1.150 pessoas votaram em branco ou nulo, tendo uma abstenção de 3.909.
O vereador mais votado foi o tucano Silvio Viana, com 1.539 votos.
A campanha eleitoral já teve início no dia 6 de julho e a disputa pelos votos dos içarenses, deve começar de verdade, na semana que vem, quando o material gráfico estará pronto.
Maior crescimento
Ao todo, 97 cidades apresentaram aumento no número de eleitores superior a 30%. O maior crescimento no número de eleitores foi registrado em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, com 86,12% – o número de eleitores passou de 30.959 para 57.622. A lista segue com Amapari, no Amapá, que passou de 2.672 eleitores para 4.580 – alta de 71,40%.A terceira maior alta foi em Alto Horizonte (Goiás), com 67,54%, seguido por Uiramutã (Roraima), com 55,67%, Teofilândia (Bahia), com 54,06%, e Cantá (Roraima), com 52,25%. Entre as cidades gaúchas, Dom Pedro de Alcântara está em oitavo lugar entre os que tiveram maior crescimento do eleitorado, com aumento de 49,13%.

Variedades: Obra de Elza de Mello serve de pesquisa

O livro Raízes do Saber Popular é acervo histórico que servirá de pesquisa escolar
A historiadora e professora Elza de Mello Fernandes lança neste sábado, às 19h30min, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, a primeira edição do livro: Raízes do Saber Popular, os ritu-ais,os mitos e folclore.
De acordo com a escritora, o livro retrata o folclore na região da Amrec, onde foi muito disseminado, através da extração de carvão e com a nacionalização do início do Governo de Getúlio Vargas que promoveu o folclore luso-brasileiro valorizando a língua pátria.
"O livro foi editado e produzido somente na coragem, é importante que órgãos públicos e privados valorizem os trabalhos de outros autores", lembra, acrescentando que procurou dar uma pincelada nas etnias polonesa e italiana, que tem muita história.
A obra servirá de acervo de pesquisa nas escolas e bibliotecas do município.
Ela é autora de outros três livros: Poema, Içara, Nossa Terra, Nossa Gente, e o Município de Içara.
Elza de Mello Fernandes, natural de Ausentes, reside em Sanga Funda, é casada com Jorgemar e mãe de três filhos: Márcia Beatriz, Marcelo e Magali. É técnica pedagógica e mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul, de Tubarão.