O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 9 de maio de 2009

ESPORTES - Mais uma edição do projeto FME nos Bairros chega ao Jardim Elizabete

Equipes da Fundação Municipal de Esporte de Içara realizam, neste sábado, na comunidade do Jardim Elizabete, a 5ª edição do Projeto “FME nos bairros”, que conta com várias modalidades.

Os projetos da Fundação Municipal de Esportes de Içara (FME) continuam sendo colocados em prática e um dos que mais está chamando a atenção da população içarense é o “FME nos Bairros”.

Hoje, o projeto contemplará o bairro Jardim Elizabete com atividades esportivas e recreativas, que serão disputadas no estabelecimento de ensino municipal Quintino Rizzieri.

O evento , que está na 5ª edição e vem sendo realizado com muito sucesso, sendo alvo de elogios de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que são envolvidos nas práticas esportivas.

No Bairro Aurora (Mineração), a última edição do FME nos Bairros contou com a presença de aproximadamente 250 crianças e adolescente.

Este é número esperado na localidade do Jardim Elizabete, durante o dia de hoje, por ser uma comunidade grande.

O projeto que segue um calendário anual até dezembro terá uma novidade no mês de julho com às férias escolares.

O presidente da FME de Içara, Flávio Felisberto, explica que devem juntar dois projetos neste mês, o FME nas Férias e o FME nos Bairros, para assim, juntar todas as comunidades e fazer com que as crianças deixem de ficar desocupadas durante esse período, que deve ser melhor aproveitado por todos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Filomena: força e determinação para superar obstáculos da vida

A surpreendente história da mãe de sete filhos, sendo quatro com deficiência mental, que superou todos os limites da falta de condições financeiras e hoje, aos 81 anos, vê que tudo valeu a pena.

Ela mora em uma comunidade pequena e com pouca estrutura. Tem sete filhos, sendo quatro deficientes especiais, e ainda é cega de um dos olhos.

Por todos esses motivos, a ex-colhedora de carvão, Filomena Manoel Sebastião, teria motivos suficientes para encontrar falta de motivação em sua caminhada. Contudo, ao chegar à pequena residência, com aproximadamente 60 m² e que abriga mais de dez pessoas, a simpatia e a alegria de dona Filomena contagia toda a comunidade de Barra Velha, em Içara.

Apesar de ter quatro filhos com deficiência mental, Joanide, hoje com 60 anos, Jovelina, 58, Antônio, 55, e Laudelina, 51, a satisfação e o prazer que a aposentada tem em cuidar de cada um são suficientes para todo o bairro ter a certeza de que dona Filomena é o exemplo da figura materna que deveria ser seguido por todas as mães Brasil a fora. “Ela nunca deixa a peteca cair, está sempre cuidando dos filhos com todo o amor e mesmo assim está sempre de bem com a vida”, contou a presidente do clube da terceira idade da Barra Velha, Maria do Carmo Prudêncio.

Com a voz rouca e cansada, a dona de casa em nenhum momento demonstrou tristeza em suas declarações. Pelo contrário, é com alegria e satisfação que ela conta a trajetória da família. “Todos os meus filhos deficientes vieram ao mundo através de uma parteira. Depois que eles já estavam maiores que eu descobri o problema que tinham. Mas isso não foi motivo para desânimo, hoje eu os vejo como as minhas eternas crianças e é assim que todos, aqui, do bairro vêem a cada um”, contou dona Filomena, sempre de olho nas “crianças” para ver se estava tudo certo.

“Eu tenho orgulho dos meus filhos e nunca pensei em desistir deles. Penso que muitas mães são tristes porque tem os filhos nas drogas e largados no mundo. Os meus pelo menos estão aqui, debaixo dos meus olhos”, completou a mãe orgulhosa. No momento em que falava estas palavras, dona Filomena, por três vezes, desviou o olhar para trocar palavras com o neto, filho de uma das filhas, que é adotiva, e ajustar as mangas da camiseta de uma das filhas especial que passou em direção ao quintal da casa.

Mesmo já tendo seis filhos, a mãe de Tatiana, acolheu a moça, que certo dia apareceu em sua casa afirmando que ia abortar a criança que esperava. Dona Filomena e o filho mais velho, Astor Sebastião, adotaram a criança que atualmente é casada e deu três bonitos netos à família. “Meus netos vivem alegrando esta casa. Nossa família é unida apesar de todas as dificuldades financeiras que já enfrentamos”, contou orgulhosa.

A alegria da casa, segundo a “super-mãe”, é o filho mais velho. “O mais doente dessa casa é aquele ali”, contou apontando para o filho mais velho que é perfeitamente saudável. A explicação só veio depois de uma conversa com Austor, que mostrou que humor é o que não falta para levar alegria à família.

“Minha mãe vai direto para o céu. Com tanta bondade é difícil acreditar que o ‘inferno’, de fato, existe”, disse o filho mais velho, orgulhoso de fazer parte da família de Filomena Manoel Sebastião.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Paulista envolve-se em acidente com uma motociclista de Içara

No Centro do município, um motorista de São Paulo colidiu com a moto de uma içarense, quando ela cruzou indevidamente a frente do carro, locado de uma empresa de Florianópolis.

Um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta ocorreu ontem, por volta das 14h30min, no cruzamento entre as Ruas Sete de Setembro e Henrique Lage, no Centro de Içara.

Segundo o motorista do carro (um gol prata de quatro portas, de placas HIU-6671, de Belo Horizonte, Minas Gerais), ele estava vindo pela Sete de Setembro quando a motociclista cortou a frente, causando o acidente.

“Mas eu imagino que ela não sabia que eu estava subindo a rua, pois a outra pista estava com uma fila, por causa do semáforo fechado, e havia uma caminhonete que bloqueava a visão dela”, explicou o motorista, G. M., de 51 anos, paulista, da cidade de Sorocaba, que dirigia um carro alugado pela empresa de locações Localiza, de Florianópolis.

A motociclista, P. C. P., de 18 anos, foi levada consciente pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital São Donato, em Içara, tendo escoriações no lado inferior direito do abdômen, próximo ao quadril, mas passa bem.

Segundo a mãe da moça, R. P., que é a proprietária da motocicleta (uma Honda Biz, placas MHE-8902, de Içara), e foi ao local após ser avisada no emprego perto dalí, a filha tem carteira de habilitação e nunca se envolveu em um acidente antes.

Após a chegada da Polícia Militar, o motorista e a mãe fizeram o boletim de ocorrência e a empresa será contatada para saber quais os procedimentos que irão tomar.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Gripe Suína: Surge o primeiro caso em SC

A Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES-SC) confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de Influenza A (H1N1) no estado e o quinto no Brasil. O exame positivo foi recebido ontem pela Vigilância Epidemiológica Estadual. Uma criança de 7 anos que passou férias na Flórida, nos Estados Unidos, contraiu a doença e esteve internada, desde segunda-feira, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Como evoluiu bem clinicamente, a paciente já recebeu alta.

Segundo a assessoria da SES-SC, não há mais nenhuma chance da doença ser transmitida por contato com a garota. Outro caso suspeito de gripe suína em Santa Catarina foi descartado. Um homem de 30 anos proveniente da Europa recebeu também na tarde de ontem resultado negativo do exame.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Santa Catarina: Prolongada Campanha de Vacinação

Não só em Içara, mas na maioria dos municípios catarinenses, a meta de vacinação de pessoas acima de 60 anos não foi atingida, a qual era vacinar no mínimo 75% dos idosos de cada cidade.

Assim sendo, em uma reunião na Regional de Criciúma na tarde de ontem, representantes dos departamentos de vigilância epidemiológica dos municípios da região sul-catarinense foram comunicados que, em toda Santa Catarina, a Campanha de Vacinação de Idosos contra a gripe será prolongada até dia 15 de maio, até às 17h, nos Postos de Saúde, mesmos locais, segundo informações da enfermeira Suzana Novelli, do departamento de Vigilância Epidemiológica do município de Içara.

Segundo ela, a representante municipal na reunião da Regional de Criciúma foi a técnica em enfermagem, Vera Lúcia Amaral.

Suzana ainda explicou que os dados sobre a Campanha de Vacinação até o dia 8 serão analisados neste fim-de-semana, sendo que o relatório de todas as semanas somente ficará pronto a partir desta segunda-feira.

Os horários de atendimentos nos Postos de Saúde continuam os mesmos, das 8h até às 17hs, sem fechar ao meio-dia. Quem fize 60 anos até dia 30 de junho também poderá receber a vacina influenza.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Projeto de subestação garante energia para o futuro

O projeto de construção de uma subestação para aumentar a capacidade de fornecimento de energia elétrica da Cooperaliança sairá do papel ainda em 2009. A subestação, chamada de “S.E. Rincão Cooperaliança” será construída às margens da Rodovia Paulino Búrigo, no bairro Sanga Funda, em Içara.

As análises necessárias para a solicitação de uma licença ambiental já estão prontas e não há registro de sítios arqueológicos ou qualquer fator que impeça a construção da subestação.

Segundo o engenheiro eletricista, Edmilson Maragno, tudo foi projetado para que a empresa possa atender à demanda do mercado até aproximadamente o ano de 2040, sem enfrentar problemas na distribuição de energia elétrica em Içara e região.

O corpo técnico da empresa trabalha agora no planejamento de um novo traçado das linhas de transmissão, que terão capacidade de 80MW. Um primeiro havia sido planejado, mas em reunião com os agricultores (proprietários das terras por onde a linha da transmissão passaria), houve um impasse.

O crescimento da região está evidenciado a cada dia. Novas empresas procuram os municípios em que a Cooperaliança atende para se instalarem e esse fato gera também uma preocupação na direção da Cooperativa. “Vemos o crescimento regional a cada dia. Não poderíamos daqui alguns anos, distribuir energia com a mesma qualidade que distribuímos hoje sem que esse projeto fosse colocado em prática. É pensando no bem do associado e do consumidor é que vamos construir essa subestação. É a garantia que temos de continuar fazendo jus ao nosso slogan: energia para o desenvolvimento. Crescimento nosso e da região também”, declara o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel.

Içara fica muito mais segura e com energia para muito mais tempo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Faixas de pedestres e placas só serão providenciadas a partir do 2° semestre

As já apagadas faixas de pedestres espalhadas pelas ruas do centro de Içara, bem como as placas de sinalização nos bairros que circunvizinham o Centro, serão revitalizadas em Julho.

Segundo informações do chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Eduardo de Mello, as faixas de pedestres do Centro de Içara, que estão bem apagadas e algumas a tinta até sumiu, não poderão ser reacesas até o final deste semestre, devido à falta de material.

Qualquer pedestre que precise atravessar ruas pelo Centro, principalmente nas ruas Vitória, Marcos Rovaris, Duque de Caxias e Ipiranga, que são as mais movimentadas, percebe que não é tão fácil, pois os carros andam rápido e, próximo às esquinas, as faixas de pedestres quase apagadas não têm muita utilidade, pois algumas delas estão sob um semáforo.

“Não adianta a gente olhar para os dois lados da rua antes de atravessar na faixa. Os motoristas andam tão rápido que acham que nós é que temos que esperar os carros passarem, quando na verdade é exatamente ao contrário. A preferência é dos pedestres”, conta uma senhora, que não quis se identificar, que quase foi atropelada ontem a tarde, na esquina entre as ruas Duque de Caxias e São Donato por um carro que passou em alta velocidade enquanto ela começava a atravessar pela faixa de pedestres.

O chefe do departamento de trânsito explica que o pedido das tintas será feito assim que terminar de fazer os orçamentos nas empresas e depois repassar o pedido para o departamento municipal de compras. Todo esse processo levará em torno de dois meses.

Ele garante ainda que, no início do segundo semestre deste ano, a reviabilização das faixas de pedestres será iniciada.

Mello diz que, com a aquisição dos materiais, a equipe do departamento também irá sinalizar o trânsito nos bairros aos arredores do Centro, alterar os sentidos das ruas Procópio Lima e Vitória e criar vagas de estacionamento para pessoas deficientes.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Cartório Eleitoral de Içara cancelou cerca de 200 títulos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o cancelamento de 551.456 títulos de eleitor de pessoas que não votaram, nem justificaram a ausência nas três últimas eleições, corresponde a 0,43% do eleitorado brasileiro, que soma 128.808.358 votantes.

Segundo o TSE, o eleitor com o título cancelado fica impedido, ainda, de participar de concorrência pública e de obter empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, institutos e caixas de Previdência Social, ou de qualquer estabelecimento de crédito mantido pelos governos federal, Estadual e municipal. O cancelamento do título eleitoral impede ainda a obtenção de passaporte ou carteira de identidade e renovação da matrícula em estabelecimento de ensino do governo.

Já o Tribunal Superior Eleitoral de Santa Catarina cancelou 13.247 títulos.

Em Içara, segundo o Cartório Eleitoral, foram cancelados cercade 200 títulos. De acordo com o analista judiciário da Comarca de Içara, Marco Aurélio Fevereiro, para regularizar a situação o eleitor terá que pagar uma multa de R$ 3,50 em cada pleito que não compareceu.

O maior número de cancelamentos, em dados absolutos, foi registrado em São Paulo, onde a quantidade de 145.494 eleitores não regularizaram a situação no prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Mas, proporcionalmente, o Pará registrou o maior número de cancelamentos de títulos: 1,02% dos votantes e Rio Grande do Norte o menor: 0,24% dos eleitores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Partido Progressista irá propor nova divisão no Balneário Rincão

Os progressistas não concordam com a divisão que deve separar o Rincão de Içara, caso este seja emancipado e propõe uma nova estrutura, que já está pronta e será apresentada na terça-feira.

Na próxima terça-feira, dia 12, o Balneário Rincão vai ser palco de mais uma reunião entre os integrantes do Partido Progressista (PP) de Içara.

De acordo com o presidente da sigla, Arnaldo Lodetti Júnior, a pauta da reunião será a apresentação de um mapa apresentando uma nova divisão entre Içara e o Distrito.

“Içara não foi feliz nesta divisão. Ficamos em dúvida se a maneira como foi feita é coerente”, explicou. “E é por isso que temos uma nova sugestão e esta será apresentada não só ao PP, mas também às outras siglas”, completou.

O descontentamento, segundo o presidente, é relacionado às lagoas e há, pelo menos, uma saída para o mar. “Não queremos que a cidade perca a característica litorânea, que hoje é uma forte característica”, explicou. Em relação às lagoas, atualmente o Distrito dispõe de sete lagoas. A proposta do novo projeto, elaborado por Lodetti e três engenheiros, Içara ficaria com duas destas lagoas.

Um outro ponto comentado pelo progressista foi a divisão das estradas. “Já que, supostamente ficaríamos com uma entrada para a praia, o Rincão ficaria com acesso à BR-101”, propôs.

Essas questões serão debatidas pelo PP, na próxima terça-feira às 19h, em local ainda não definido.

Conforme Lodetti, outras siglas já têm conhecimento e concordam com a nova proposta. “Gente do partido dos Democratas e de outros, até mesmo do PMDB concordam com a nova divisão”, revelou.

Em relação à participação do PP nas eleições do Rincão, os nomes articulados pelo partido são: José Luiz Búrigo, Francisco Hortêncio Motta e José Carlos da Costa (Zé Moskito). “Nós temos estes nomes, mas só pensaremos nisso quando tivermos a certeza que o Rincão realmente será emancipado. Não existe nenhuma garantia”, questionou deixando clara a oposição pessoal em relação à emancipação.

A proposta e o mapa da nova divisão já estão prontos e colada na sala do escritório de Arnaldo Lodetti. A atual divisão está grifada em laranja e a nova proposta em amarelo.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Gripe Suína ou Influenza “A” subtipo H1N1

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou até o momento mais de 2 mil casos da Influenza.

A (H1N1), conhecida como gripe suína, já atingiu mais de 2 mil pessoas em 17 países de todo o mundo, inclusive o Brasil, causando 42 mortes no México, e duas nos Estados Unidos.

A influenza A subtipo H1N1, chamada anteriormente de gripe suína ou gripe porcina, gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe, é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do Influenzavirus A H1N1.

Teve início no México em abril de 2009 e começou a espalhar-se pelo mundo gradativamente.

O vírus original da gripe suína foi isolado pela primeira vez em 1930 em um porco.

Forma de contágio: A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

Sintomas: Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, dor-de-cabeça intensa, fadiga (cansaço), dores pelo corpo, tosse, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional.

Tratamento: De acordo com a OMS, alguns medicamentos antivirais em testes iniciais, mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1. Estes medicamentos só poderão ser usados sob prescrição médica. Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença.

Um surto de gripe A veio a espalhar-se pelo mundo, tendo começado pela América do Norte, atingindo pouco tempo depois a Europa e a Oceania. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 25 de Abril que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus. No dia 27 de Abril, a mesma organização elevou o nível de alerta pandêmico para 4, o que significa que se verifica transmissão de pessoa a pessoa, com risco de surtos localizados. Dois dias depois, no dia 29, OMS eleva para 5 o nível de alerta, o que significa que há a transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente. A escala da OMS vai de 1 a 6. O que mais preocupa à OMS e que a faz julgar que pode virar uma enfer-midade de risco pandêmico, é que já houve casos em que o vírus foi transmitido de pessoa para pessoa. Se um vírus suíno estabelece uma transmissão efetiva de humano a humano, pode causar uma pandemia de gripe, cujo impacto é difícil de prever.

Todavia, segundo Karl Nicholson, da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, se o vírus evoluir para uma pandemia, a primeira onda vai chegar e irá embora antes que uma vacina tenha sido produzida.

A Agênca Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil já autorizou em caso de urgência a fabricação da vacina influenza A (H1N1).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI - Sinalização encoberta pelo mato

Foi registrado, na tarde de ontem, na SC-444 uma placa de trânsito, que representa o limite de velocidade da rodovia, totalmente coberta pela vegetação que margeia a estrada estadual.

O problema pode se tornar maior aos motoristas, pois logo a frente existe uma lombada eletrônica.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1618: EDITORIAL - A faixa de pedestre sumiu, gente...

Os pedestres de Içara, além de sofrerem com a falta de calçadas ainda tem que dividir espaços com os veículos nos cruzamentos, devido às faixas estarem todas apagadas.

Há cada seis meses é necessário que sejam pintadas as sinalizações das estradas.

Se o povo içarense anda pela rua e não usa a faixa de pedestre a culpa não dele, simplesmente, porque ela não existe.

O Poder Público deve ter o controle da situação e ver o que é de mais urgente. A pintura das faixas é prioridade e uma lata de tinta não é tão cara que a Admnistração Municipal não tenha dinheiro para executar o serviço. O que falta é organização, afinal, já fazem mais de 120 dias que o novo prefeito assumiu e a maioria das ruas continuam da mesma forma que a antiga administração deixou. Em péssimo estado.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.