O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CAPA: Edição2.106 - Içara, 14 e 15 de maio de 2020

Ganhador do Hino Içara 50 anos será divulgado na segunda-feira
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Vacinação contra a Gripe é prorrogada
(Divulgação)

EDITORIAL - PSD quer se tornar a segunda força

Com a reforma partidá-ria o PSD (Partido Social Democrático) foi criado pa-ra ser o refúgio de políticos sem ideologia, com passa-gem por diversas siglas, como ocorreu com o PSDB. E isso, não deve ser dife-rente com o PSD de Içara. Que será a matriz do De-mocratas, que vai se extin-guir. Os vícios continuam, portanto, será o velho com cara de novo, o que não se qualifica em mudança. É aguardar para ver.
O único agravante é que o comando nacional não está preocupado com qua-lidade e sim com a quanti-dade ao aceitar políticos a-cusados de corrupção. Não terá diferencial das demais siglas e o tempo vai provar que será um partido a mais no país como foi o PFL, que depois fundou o DEM e a-gora criou o PSD .

CHARGE

CHARGE

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno,

Ejaculação retrógrada

O que é?
Durante uma relação se-xual, o esperma (sêmen) é lançado pela uretra e daí para fora do corpo.
Quando ocorre o in-verso, isto é, em vez de sair pela uretra, toma a direção da bexiga, se chama de eja-culação retrógrada.
Normalmente durante a ejaculação, a bexiga fecha sua “saída” (colo vesical), impedindo que o esperma entre no interior e fazendo com que saia pela uretra e extremidade do pênis.
Como se desenvolve?
As causas podem ser neurológicas, traumáticas ou medicamentosas.
Neurológicas: Entre as causas neurológicas temos a esclerose múltipla, os traumatismos de coluna. A neuropatia periférica secundária a diabetes freqüentemente causa a eja-culação re-trógrada.
Traumáticas: Como cau-sas temos as cirurgias abdominais ou pélvicas, que podem inter-ferir na inervação da bexi-ga e assim causar o proble-ma. Outros procedimentos cirúrgicos, como a ressec-ção endoscópica da prós-tata também interferem no colo vesical originando a ejaculação retrógrada.
Medicamentosas:
Como causas medica-mentosas, aparecem algu-mas drogas que, utilizadas para tratamento de doen-ças cardíacas ou do au-mento da pressão arterial, podem levar à ejaculação retrógrada.
O que se sente?
O paciente nota uma ní-tida redução no volume do esperma ou mesmo ausên-cia deste no momento do orgasmo.
Como é o diagnóstico?
Um exame qualitativo de urina é colhido logo após o orgasmo e examinado ao microscópio; se houver a presença de espermatozó-ides, é feito o diagnóstico de ejaculação retrógrada.
As conseqüências?
A principal conseqüên-cia da ejaculação retrógra-da é a infertilidade mascu-lina. Desconforto físico e psicológico durante as re-lações sexuais são outras queixas observadas.
Como se trata?
O tratamento mais u-tilizado é o uso de dro-gas que fe-cham o colo vesical co-mo a amitri-ptilina, a i-mipramina, a efedrina, entre outras. A estimula-ção vibra-tória penia-na e a eletro-ejaculação são técnicas especiais utilizadas principalmente em pacientes neurológicos.
Na infertilidade, pode-se re=cuperar os espermato-zóides, recolhendo-os da urina após o orgasmo e de imediato fazer insemina-ção artificial.
Para facilitar as relações na falta de ejaculação, o paciente poderá usar lubri-ficantes especiais.

Antes de automedicar é importante que procure um médico especialista.
Até a próxima edição com mais um assunto de interesse dos leitores.

POLÍTICA - Ato do PSD é adiado e Içara recolhe assinaturas até dia 20

O esvaziamento dos partidos pequenos promove a migração de seus políticos para outras si-glas; o recém-criado PSD é a alternativa de boa parte dos içarenses, principalmente do DEM.

(Divulgação)

O ato de lançamento do Partido Social Democrático (PSD) em Santa Catari-na, marcado para este sábado, dia 14, foi adiado.
O motivo, conforme divulgado pelo Jornal de Santa Catarina na quinta-feira, dia 12, seria a dúvida levada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto à possibilidade de risco de políticos perderem os mandatos, sendo acusados de infidelidade partidária, por assinarem a lista necessária para fundação do partido.
Porém, de acordo com um dos democratas engaja-dos no recolhimento de as-sinaturas em Içara, Renato Réus, o motivo alegadhttp://www.blogger.com/img/blank.gifo foi outro: a viagem do governador Raimundo Co-lombo a Europa.
Com o adiamento do ato, a fundação do PDS de Içara vai demorar mais para acontecer. Pois, o prazo que os içarenses tinham para recolher assinaturas de interessados, que venceria na quinta-feira, dia 12, foi prorrogado para o dia 20.
“O Diretório do DEM nos enviou um comunicado explicando que teríamos mais uma semana pa-ra recolher as assinaturas. No dia 20 devemos entregar a lista no Cartório Eleitoral, que vai nos dar uma declaração”, relatou Réus.
Ainda segundo o democrata, a expectativa é que as 20 pessoas mobilizadas para a tarefa consigam lis-tar, até o prazo, de 700 a 800 nomes em Içara.
O vice-prefeito José Za-nolli, que desde o início declarou que seguiria o governador para onde quer que fosse, informou que a meta era recolher 200 assinaturas no município. Mas, até o momento, já foram coletadas cerca de 500.
“E este número deve aumentar na próxima semana”, explicou Zanolli, confirmando a expectativa de Renato Réus.
O vice-prefeito ressaltou que primeiro é preciso fundar o partido na cidade, para depois serem feitas as filiações.
O PSD de Içara precisa ser fundado até outubro deste ano, para que os filiados possam concorrer às eleições em 2012.

GERAL - Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até dia 20

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza em todos os municípios catarinenses por mais uma semana, até o dia 20 de maio.

(Divulgação)

Lançada no dia 25 de a-bril, a 13ª Campanha Na-cional de Vacinação contra a Gripe, Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza H1N1, que terminaria nesta sexta-feira, dia 13, foi prorrogada por mais uma semana, até dia 20.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde a decisão, que abrange todas as cidades catarinenses, tem como objetivo ampliar a participação dos municípios para que desenvolvam estratégias e busquem alcançar a cobertura vaci-nal proposta pelo Ministério da Saúde de 80% em todos os grupos da campanha. Até agora a meta al-cançada foi de 70%.
“Chamamos a atenção para o grupo de gestantes e dos indígenas que estão com as coberturas mais ba-ixas na média do Estado”, ressaltou Luciana Amo-rim, gerente de Vigilância de Doenças Imuno-preveníveis e imunização.
A vacina é a principal medida disponível para a prevenção da gripe e de outras doenças respiratórias e suas complicações.
Em Içara, a meta é que cerca de 7.500 pessoas recebam a vacina.
Os grupos escolhidos para receber a imunização são trabalhadores da área de saúde, crianças situadas na faixa etária de seis meses a dois anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e povos indígenas.
No início do mês, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Içara fez um apelo às gestantes e às crianças para que fossem se vacinar.
No período foram conta-bilizadas vacinas em 620 crianças de seis meses a dois anos (48% do total), 185 trabalhadores da área de saúde (32%), 251 gestantes (31%) e 2.612 idosos (53%). “O que nós tivemos menos foram gestantes e crianças. Por isso, pedimos que os pais levem seus filhos para vacinação e as gestantes se dirijam às unidades de saúde”, alertou a enfermeira da Vigilância E-pidemiológica, Iane Silve-ira, responsável pela campanha no município.

POLÍCIA - Loja de Lingerie localizada na SC-444 sofre tentativa de furto

A fábrica e loja de lingerie Lacarô sofreu, na madrugada desta sexta-feira, uma tentava de furto, e os meliantes tentaram entrar pela lateral do prédio, através de um basculante que dá acesso ao escritório.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Uma fábrica e loja de lin-gerie localizada às margens da Rodovia Paulino Burigo (SC-444), no bairro Jardim Elizabete, em Içara, sofreu uma tentativa de furto na madrugada desta sexta-feira.
Da Lacarô Ligerie, que já sofreu outras vezes com situações parecidas, desta vez não foi levado nada.
De acordo com um dos funcionários, o meliante entrou em uma garagem, que fica ao lado do prédio, depois pegou um balde e uma enxada, e forçaram o basculante, que fica na parte do escritório. Ao perceber que o local tinha câ-meras de segurança o ladrão não concretizou o arrombamento. O sistema de alarme não acionou.
A dona da Lacarô registrou o boletim de o-corrência na Delegacia de Polícia Civil.
O furto de uma motocicleta assustou fiéis católicos na comunidade do Bairro Aurora na noite desta última quinta-feira, dia 12. É que uma Honda Fan 2003 estava estacionada próxima da capela. E o fato ocorreu durante uma celebração carismática. O fato foi notificado à Polícia Militar. Contudo, o veículo ainda não foi recuperado. O caso foi repassado a Polícia Civil de Içara que continua as investigações do caso.
O delegado Rafael Marin Iasco afirmou que o número de roubos de veículos está aumentando relativamente para o número de pessoa dentro de Içara.
A população está preocupada com o número crescente de furtos e roubos que vem ocorrendo no município. É prudente que as pessoas não se descuidem da vigilância nas residências e qualquer movimento suspeito acione a polícia.

VARIEDADES - Comissão faz pré-seleção para escolha do Hino dos 50 anos

Dos 21 hinos confirmados no início da semana, foram adicionados mais dois; sendo 23 concorrentes para escolha do melhor Hino dos 50 Anos de Içara; cinco já estão pré-selecionados.

Das 23 inscrições feitas no concurso para escolha do Hino dos 50 Anos de Içara, a comissão julgado-ra selecionou cinco, que participarão da etapa final do concurso, a ser realiza-da na Secretaria de Educa-ção, na próxima segunda-feira, dia 16.
Durante toda a tarde desta sexta-feira, dia 13, a comissão esteve reunida para analisar as letras dos hinos e também escutá-los.
“Ouvir e analisar os 23 hinos nos tomou muito tempo. Por isso, não foi possível escolher o melhor ainda nesta sexta-feira. Queremos ser justos, pres-tando atenção em todos os detalhes. Desta forma, pré-selecionamos cinco deles, que serão melhor observa-dos segunda-feira, quando escolheremos o vencedor”, explicou uma das inte-grantes da comissão, Ale-xandra Cavaler.
Além de Alexandra, o grupo é formado por Boni-fácio Espíndola Neto, Tere-za Feltrin Borges, Maria de Fátima Silveira Pavei, Fabi-ana do Amaral, Lislaine Custódio e Maria da Con-ceição Búrigo Lima.
O secretário de Educa-ção, Antônio de Mello, também esteve presente na seletiva, observando os trabalhos da comissão.
O Hino dos 50 Anos de Içara será o 4º símbolo do município.
O vencedor ganhará a quantia de R$ 5 mil.

ESPORTE - Criciúma com três dúvidas para a decisão de domingo

O técnico Edson Gaúcho terá três dúvidas para a partida de domingo, em Chapecó, pela final do Campeonato Catarinense, mesmo assim a equipe está motivada para ganhar o título de 2011

(Divulgação)

O Criciúma ganhou três dúvidas no treino coletivo realizado ontem no gramado do Heriberto Hülse. O zagueiro Toninho, o volante Mika e o lateral esquerdo Fabiano foram poupados. Os três reclamaram de problemas físicos. A comissão técnica não quer correr o risco de ter algum atleta desfalcando a equipe no domingo.
Mika sente dores na pan-turrilha depois de ter sofrido uma pancada nos treinos. Toninho levou uma pancada na coxa e apareceu um edema no local. Fa-biano está com cansaço físico, e foi poupado para e-vitar estiramento.
A tendência, porém, é que o Tigre tenha força má-xima no domingo, contra a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó, e saia jogando com os mesmos titulares do último domingo: Andrey, Fábio Santana, To-ninho, Nirley e Fabiano; Carlinhos Santos, Mika, Pirão e Diogo Oliveira; Ro-ni e Schwenck.
A equipe ainda fará um treino neste sábado e poderá ter alguma alteração no time de domingo
A motivação é grande em Chapecó para a decisão do Campeonato Catarinense.
Um possível clima tenso não preocupa o técnico Édson Gaúcho. "Se alguém acha que vamos com medo, estão enganados", afirmou. "Sabemos que será difícil, mas será bem mais difícil para a Chapecoense. Eu confio no meu time".
Gaúcho afirma que a mo-tivação é total no Heriberto Hülse. O técnico diz que e-ventuais foguetórios não vão atrapalhar o tricolor.
O Criciúma não vai concentrar no oeste para a decisão do Campeonato Ca-tarinense. O plano de viajar nesta sexta-feira foi a-bortado pela direção tri-color. O clube fretou um avião e partirá em voo especial com embarque domingo, às 11h50min no Aeroporto Diomício Frei-tas em Forquilhinha. A previsão é de que a delegação volte logo após o encerramento da decisão.