O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.949 - Içara, 15 de setembro de 2010

Donos de quiosquea pedem a mesmo isenção das plataformas
(Maso Nyetto/Jornal Iaçarense)


PM afirma que posto de Cila Nova está em pleno funcionamento
(Maso Nyetto/Jornal Iaçarense)


Segundo Ibope Colombo passa Ângela em SC
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Sem fiscalização candidatos abusam

Com a proibição de di-vulgar a campanha em outdoors os candidatos tem espalhados cavaletes em praças públicas, rótulas e trevos de rodovias, o que não é permitido pela Justiça Eleitoral.
Quem percorre o Centro de Içara e também de Criciúma pode verificar o farto material espalhado pelas ruas. As restrições são vistas de forma negativa pelos candidatos que alegam estar em uma democracia e impedidos de divulgar a campanha. Mesmo assim a fiscalização deve funcionar para não haver abusos.

CHARGE

De olhovivo na Saúde

Descoberto anticorpo que anula 91% das cepas do HIV

Cientistas do governo norte-americano descobriram um anticorpo capaz de neutralizar 91% das cepas do vírus HIV, causador da aids, informa o The Wall Street Journal.
A porcentagem de cepas neutralizadas é muito maior do que a de qualquer outro anticorpo conhecido. A descoberta é considerada um avanço rumo ao desenvolvimento de uma vacina para a síndrome da imunodeficiência adquirida.
Os cientistas norte-americanos descobriram um total de três poderosos anticorpos. Ao analisaram em mais detalhes aquele que foi percebido como o mais forte dos três, os cientistas puderam identificar com exatidão em que parte do vírus o anticorpo age e de que forma ele ataca. A descoberta vem à tona dez dias antes da abertura da Conferência Internacional de Aids, em Viena.
Segundo dois estudos publicados na edição online da revista especializada Science, um dos anticorpos recémdescobertos ataca um braço do vírus pelo qual ele se conecta às células que infecta. Como esse braço precisa se conectar a uma molécula específica na superfície da célula, esta é uma das poucas partes do HIV que não costuma apresentar muitas mutações.
Os anticorpos foram descobertos nas células de um homossexual afro-americano de 60 anos de idade, conhecido na literatura científica como Doador 45. Os anticorpos foram produzidos naturalmente pelo corpo do paciente. Os pesquisadores analisaram 25 milhões de células do Doador 45 até descobrirem 12 responsáveis pela produção dos anticorpos. A questão primordial agora para os cientistas é o desenvolvimento de uma vacina ou de algum outro método que capacite o corpo de qualquer ser humano a produzir esses anticorpos.
Este esforço “exigirá trabalho”, observou Gary Nabel, diretor do Centro de Pesquisa de Vacinas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e um dos líderes da pesquisa que levou à descoberta. “Nós perma-neceremos neste estágio por algum tempo” antes que seja possível ver algum benefício clínico do avanço cientí-fico, declarou.
No fim de 2008, o número de portadores do vírus HIV no mundo era de aproximadamente 33 milhões de pessoas. Segundo uma estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), 2,7 milhões de pessoas contraíram o vírus naquele ano. A produção de uma vacina é considerada pelos cientistas o “Santo Graal” das pesquisas com vistas à cura da aids. Outras vacinas capazes de ativar a capacida-de de um organismo produzir anticorpos foram responsáveis pela diminuição de casos e até mesmo da erradicação da varíola, da poliomielite e de outras temidas doenças virais.

POLÍTICA - Dilma e Colombo estão à frente nas pesquisas

A candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, e o candidato ao Governo do Estado de Santa Catarina pelo DEM, Raimundo Colombo, estão na liderança segundo últimas pesquisas.

(Divulgação)

A candidata à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), aparece com 50,5% das intenções de voto, mantendo-se na liderança, segundo dados da pesquisa CNT/Sensus, divulgada na manhã desta terça-feira, dia 14. O candidato do PSDB, José Serra, ficou com 26,4% e Marina Silva, do PV, tem 8,9% de preferência do eleitorado. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com duas mil pessoas em 24 estados brasileiros, entre os dias 10 e 12 de setembro. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 29.517/2010. O levantamento aponta a candidata do PT, como vitoriosa no primeiro turno.
Mas Serra não se dá por vencido e tem criticado o Governo Lula, o qual mostra o PT como um partido maquiávélico e vingativo.
Já na corrida pelo Governo de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM) é o novo líder, segundo dados da pesquisa Ibope, encomendada pelo Grupo RBS e divulgada sexta-feira, dia 10. Colombo tem agora 34% das intenções de voto. Ângela Amin (PP) surge em segundo lugar com 27% e Ideli em terceiro com 15 por cento.
Divulgada no dia 6 de setembro, a pesquisa Vox Populi, contratada pela Ric Record, apontava empate técnico entre Ângela e Colombo, com 29% e 25%, respectivamente.
As pesquisas, de diferentes institutos, têm mostrado resultados bastante semelhantes, o que pode ser um critério de confiabilidade ao eleitor.
O prefeito de Içara, Gentil da Luz (PMDB), recebeu a notícia sobre a liderança de Colombo na pesquisa Ibope, na sexta-feira, durante a visita do candidato a vice-presidente, pela chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB).
Ele anunciou a novidade aos presentes no final da coletiva de imprensa com Temer. Da Luz e demais simpatizante vibraram, ao passo que Temer ficou neutro, pois, durante a entrevista, não manifestou apoio a nenhum dos candidatos ao governo do Estado, e desviouse do assunto quando questionados por jornalistas.
Para o presidente da Comissão Provisória do Democratas de Içara, Renato Réus, o crescimento de Colombo já era esperado e espere que aumente ainda mais as intenções de voto. “O nosso candidato continua no mesmo ritmo de trabalho, fazendo visitas por todo o Estado, que é o primordial nestas eleições”, explica o presidente democrata.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Nós não podemos deixar essa direita vir disfarçada de cordeiro, porque nós sabemos que são os lobos da história. Precisamos extirpar o DEM da política brasileira”. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comício, segunda-feira, em Joinville, alfinetando a Família Bornhausen, que de imediato respondeu que o petista é um protótipo de ditador e que deveria estar são e lavar a boca antes de pronunciar o nome dos Bornhausen em SC.

O motorista Edson Mende
de Gentil Dory da Luz mostrou que é uma sombra do prefeito de Içara. Primeiro pediu para ser monginho, para seguir os espaços do líder e agora usa uma camisa com as mesmoas cores que o prefeito, como ocorreu na sexta-feira, quando Michel Temer esteve em Içara. É um verdadeiro puxasaco.
A mesma camisa Gentil da Luz usou no dia da vinda do candidato Raimundo Colombo (DEM), em 2 de setembro, e foi acompanhado por Eduardo Moreira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB).
Espero que essa sintonia dure depois das eleições.

Edson Valvassori
ex-contador da Cooperaliança enviou um texto detonando o presidente da cooperativa Pedro Dionísio Gabriel a quem acusa de querer alterar o estatuto na assembleia de 7 de outubro para disputar a reeleição.

Em falar
em Cooperaliança a disputa vai pegar fogo após as eleições de 3 de outubro, dependendo dos resultados nas urnas, grupos dentro do PP e do PMDB vão entrar na disputa pela presidência.
Vamos aguardar.

Nesta terça-feira
completou sete anos que o Distrito Balneário Rincão teve a aprovação de desmembramento de 53,2 % dos eleitores de Içara. Desde então a luta das lideranças políticas do Distrito tem sido contante.
A expectativa que as eleições ocorram em outubro de 2012 é grande e os partidos já estão se mobilizando para formar coligações. Nomes como Jairo Custódio (PMDB), Deobaldo Pacheco (PMDB), Naeltim Vianna (PP), Olírio Lino (DEM), Francisco Hortêncio Mota (DEM) são apontados como candidatos à prefeitos. É claro que outros nomes devem surgir até lá.

O secretário
de Planejamento de Içara, Emerson de Jesus, nunca está no Paço Municipal e nem dá retorno ao celular. Está pegando a mania do José Eloir do Nascimento: a de se esconder. Será que está se achando?

O vandalismo
que estão cometendo contra candidatos à deputados em Içara é uma pequena amostra o nível que vai ser as eleições.
Os ataques são mais direcionados as placas do PMDB, PP, PPS e DEM, pelo que percebi.

GERAL - Cooperi irá solicitar intervenção do Ministério Público Estadual

Impasse pela construção da usina de reciclagem da Cooperi permanece sem solução; coordenador do grupo diz que irá ao MPE na busca de informações e recurso perde validade em janeiro.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

O impasse que permeia a construção da usina da Cooperativa de Reciclagem de Içara (Cooperi) permanece sem solução.
De acordo com o coordenador técnico da cooperativa, professor Vidal dos Santos, nos próximos dias o grupo deverá recorrer ao Ministério Público Estadual, em Florianópolis, na busca de informações sobre possíveis meios de agilizar a aquisição de um terreno para instalação d a cooperativa.
“Todo o nosso esforço de trabalhar junto ao Poder Público Municipal foi em vão”, considerou Santos. Ele ressalta ainda, que ao contrário do que foi vinculado em outras mídias, o terreno na localidade de Urussanga Velha, no Distrito Balneário Rincão, foi descartado em função da distância.
“Os trabalhadores que poderiam estar hoje cooperados, atuando de maneira organizada, estão se virando como podem, recolhendo material nas lixeiras ou fazendo bicos pelo município”, finalizou Vidal.
Para tratar do assunto, a Administração Municipal de Içara criou uma comissão composta por representantes da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e da Secretaria de Planejamento.
De acordo com a gestora de Projetos, Marli de Faveri, o prazo para realização da obra é válido até janeiro de 2011. O que segundo ela, representa um “tempo hábil para a obra”.
Já o presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, afirmou que o assunto é de total responsabilidade da pasta de Planejamento e que não teria como dar nenhuma informação
. Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com o secretário de Planejamento de Içara, E-merson de Jesus.

POLÍCIA - Major afirma que portas fechadas não significam falta de trabalho

Comandante explica que policiais estão realizando rondas constantemente e que os postos de Vila Nova e do Balneário Rincão estão funcionando normalmente; mas comunidade não concorda.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Reclamações apontam que as portas da sede Polícia Militar, no bairro Vila Nova, estariam frequentemente fechadas ao atendimento público. Outra reclamação é com o posto do Distrito Balneário Rincão
Mas o major Cléder Paulo Padilha, refuta as informações. De acordo com o oficial, o cabo responsável pelo posto estava de licença em função de problemas de saúde, o que não veio a interferir no atendimento.
Padilha destaca que um policial se encontra no local durante o dia, trabalhando com auxílio da guarnição de rádio patrulha, e que se ausenta, apenas, para realizar rondas pela região. “A localidade do posto é tranquila, mas tem uma placa com os telefones de emergência caso a população precise e não tenha ninguém no posto”, explicou.
O responsável pelo posto de Vila Nova, cabo De-loír Ilíbio, o Beco, afirma que estava de licença médica por ter fraturado a costela, mas que a Polícia Militar não deixou de atender a comunidade.
Na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 13, o vereador André Jucoski, oPolakinho, solicitou o envio de um ofício ao Comandante da Polícia Militar de Içara e a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, para esclarecer a problemática.
Reivindicação semelhante é feita pelos moradores do Distrito Balneário Rincão. Conforme a comunidade local, quando há necessidade é preciso que a guarnição central seja acionada.
O major justifica que no devido a extensão do Rincão, os policiais estão constantemente realizando rondas pelo Distrito. “Se a guarnição ficar só no posto não tem como atender a comunidade”, disse.
Na localidade, atuam sete policiais militares que realizam rondas diárias em pontos críticos como entrada de escolas e pelo comércio. Ele aponta ainda que a ocorrência mais frequente na localidade é de furto. “Içara tem 20 mil residências, são 12 mil somente no Rincão, sendo que a maioria está em abandono. É preciso que os proprietários promovam uma segurança particular”, alertou.

VARIEDADES - Espaço da Beleza Divina Mulher inaugura em Içara

Inaugura hoje, oficialmente, às 19h30min, o Espaço da Beleza Divina Mulher, mais um salão de beleza de Içara com atendimento exclusivo para mulheres e que só fecha aos domingos.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A ideia de abrir um salão de beleza com diferenciais de atendimento surgiu a partir da necessidade observada pela jovem Dhenyse Maciel, que não encontrava na cidade um salão especializado no atendimento à mulheres e que atendesse também nas segundas-feiras.
“No dia 10 de dezembro de 2009, abri um salão no bairro Liri, já com o objetivo de mudar para o Centro da cidade”, conta Dhenyse.
Foi, então, que, no dia 9 de março deste ano a proprietária levou o empreendimento para o centro, na Rua Vitória, nº 208, em frente ao Cartório Eleitoral.
“Apesar de o salão atender desde o dia 9 de março no local, a inauguração acontece agora porque durante este tempo estávamos em reforma”, explica a cabeleireira.
A inauguração acontece hoje, às 19h30min. Os convidados serão recepcionados com um coquetel, champagnes e sorteios de brindes.
“Durante a inauguração queremos apresentar também às pessoas o nosso conceito, que está alicerçado em três pilares: bom atendimento, qualidade nos serviços e ambiente com clima agradável”, comenta o psicólogo e consultor do salão, Jairo Martins.
O horário de atendimento nas segundas-feiras é das 14h às 21h, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e nos sábados os serviços encerram um pouco mais cedo, entre 19h e 20h.
“Devido a alguns compromissos, fechamos o salão mais cedo no sábado, mas isso não impede que, conforme a necessidade da pessoa, fiquemos até mais tarde. Pois, entendemos que o salão deve se preocupar com o cliente e não o cliente se preocupar com o salão. Logo, as nossas clientes são prioridade e devemos atendêlas em suas necessidades”, enfatiza a proprietária.
Dhenyse destaca o profissionalismo da equipe, que é formada por duas manicures, uma massagista e uma cabeleireira. “Uma das manicures tem 15 anos de profissão e a outra pinta telas, aplicando todo o seu conhecimento artístico na decoração das unhas das clientes. Elas fazem um trabalho lindo”, conta, entusiasmada, a proprietária, que dedica o tempo no salão exclusivamente para dar atenção às clientes.
“Temos a preocupação de proporcionar um ambiente agradável, para que as mulheres saiam daqui melhores, tanto na aparência, quanto no interior”, fala. “Algumas clientes passam o dia todo aqui comigo. Às vezes, só para conversar. E eu fico inteiramente à disposição delas. É muito gratificante”, conta Dhenyse.
O salão de beleza oferece corte, escova, depilação, massagem, estética, manicure, maquiagem, além de orientações.

ESPORTE - Içara ainda com chance de medalhas no JASC

A cidade de Içara, que participa da edição 2010 do JASC, tem grande chance de medalha no vôlei de duplas, pois os atletas içarenses garantiram ontem vaga para a próxima fase.

(Divulgação)

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que iniciou, neste último fim de semana, já contabiliza cinco dias de provas.
A cidade de Içara está participando em três modalidades, tênis de mesa, karatê e vôlei de dupla. As chances de medalha ainda estão abertas no JASC, sendo que apenas a equipe de tênis de mesa em dupla está desclassificada, e o destaque fica por conta dos atletas do vôlei Daniel Reis e Elton Mendes, que venceram na estreia a equipe de Caçador por 1 a 0, na manhã de segunda-feira. E ontem conseguiram uma importante vitória de 22 a 20 sobre Comboriú, garantindo vaga na próxima fase e a liderança no ranking.
Na quinta-feira será realizado o congresso técnico, para definir os próximos cruzamentos das 12 duplas do vôlei classificadas.
Na tarde de ontem, tiveram o inicio as modalidades de tênis de mesa individual e karatê. Até o fechamento da edição a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara não havia divulgado os resultados dos jogos.
Joinville lidera o quadro de medalhas, superando cidades tradicionais, como Florianópolis e Blumenau, Criciúma está em 9º lugar.

DISTRITO - Proprietários tentam nova opção contra demolição de quiosques

Procurador municipal deverá argumentar junto ao MPF a não aplicação da determinação às plataformas de pescas enquanto procuradora diz que há procedimento contra plataformas.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Para tentar evitar a demolição dos quiosques no distrito Balneário Rincão, em Içara, a procuradoria municipal deverá questionar a não aplicação da determinação às duas plataformas de pesca.
Conforme o procurador do município, Walterney Réus, elas apresentam as mesmas características de instalação que os quiosques, sendo assim questionável a decisão do Ministério Público Federal (MPF).
Réus disse, ainda, que tentará argumentar com os promotores do MPF de maneira extrajudicial. “Nada impede que eles se sensibilizem com a causa ou justifiquem o tratamento diferenciado com as plataformas”, ressaltou.
Um dos proprietários dos quiosques, Djalma Cardoso, considera a opção como a última para tentar manter o estabelecimento funcionando. “Deveriam considerar que as plataformas estão nas mesmas condições que os quiosques”, disse.
Mas, a procuradora do MPF, Rafaella Alberici, ressalta que não existe possibilidade de acordo. “Há também um inquérito civil contra as plataformas. São dois casos diferentes”, explicou a procuradora.Ela ressalta ainda que os donos sabiam da irregularidade dos estabelecimentos, quando os construíram.
Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, a remoção dos quiosques trará prejuízos à localidade. “O Ministério Público tem todo o direito de cobrar, mas tem muita coisa para se fazer no Rincão, como preservar as dunas e impedir a circulação de carros na orla”, disse. “Nossa maior preocupação, quanto colônia, é que se encontre uma solução para os proprietários dos quiosques antes da remoção. Seria melhor esperar a municipalização”, considerou Picollo.