O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Esportes: Artilheiros marcaram 14 gols no Praião 2009

Os artilheiros fizeram a diferença na disputa da quarta rodada do Campeonato Regional Praião 2008/2009, Taça Rádio Eldorado, tendo como destaque as equipe do Espaço Alternativo e Carbonífera Criciúma que lideram a competição com 10 pontos. Faltam apenas duas rodadas para encerrar a primeira fase.
Em seis jogos realizados os torcedores se fizeram presente, mesmo com o forte sol de sábado e de domingo
Os resultados jogos do fim de semana foram os seguintes: Sábado: Vila Nova e Praia terminaram empatados em 1 x 1, o mesmo ocorreu na partida entre CPAI e Carbonífera Criciúma, só que foi de 0x0. Já o Trilho afundou de vez o União da Praia, ao vencer por 2 x 1. Enquanto o Palmeras aplicou 3 x 0 sobre o Ajax. E no penúltimo jogo da rodada o Siderópolis ganhou de 3x2 do Alô Você e o Espaço Alternativo em-patou em 1 x 1 com o Comerciário

Esportes: Contabilidade Pierini faz a diferença no Coroa Bom de Bola

As areias do Balneário Rincão continuam movimentadas, além das atrações de lazer como a ginástica ou a simples brincadeira para as crianças, ainda tem os campeonatos de futebol que estão, literalmente, fervendo a praia.
Encerrou neste fim de semana a 4ª rodada do Coroa Bom de Bola, Taça Cooperaliança 45 anos, com a disputa de 9 jogos, nos quais foram con-tabilizado 97 gols, com uma média de dois por partida, sendo um dos melhores índices técnicos de todas competições realizadas no Rincão.
No sábado, a Contabilidade Pierini aplicou a maior goleada da rodada ao vencer, por 5 x 0, a Vila São Jorge. O Próspera venceu por 3 x 0 o Mathesch, enquanto a Coperminas ob teve uma vitória magra de 1 x 0 sobre o Master Junac. Os demais resultados do sábado: Valsechi 2 x 0 Jubaa, Engeterra 3 x 0 Kripta Video e CPAI 3 x 0 Carbonífera Criciúma.
Dando sequência, no domingo jogaram Flamengo 1 x 0 Imbralit, Dalbeli 2 x 0 Sênior Caiçara e a última partida ficou no empate de Vila Francesa 0 x 0 Master.

Esportes: Fim de semana fecha sexta rodada do Suíço da Zona Sul

O sol colaborou no fim de semana e oito jogos marcaram a sexta e penúltima rodada da primeira fase do Suiço da Zona Sul, Taça Castelo Esportes.
As equipes entraram na arena de areia determinadas a fazerem as torcidas vibrarem e quem fez a diferença foi o Posto Dário que não tomou conta do adversário, o GF, e aplicou a maior goleada da rodada.
A rodada teve 16 gols marcados, com média de dois por partida.
Na próxima rodada sairão os classificados da segunda fase.
Resultados
Irmão Olivo 2 x 1 Domus
Itanorte 1 x 2 Multicópias
MDS 3 x 0 Oriente
Netto Cont 0 x 0 Naspoline
Posto Dário 6 x 0 GF
C. Locks 0 x 0 Auto Posto
Inim Bola 0 x 0 Prematec
Jorginho 1 x 0 Nostragamus
Próxima Rodada
Posto Dárrio x Oriente
MDS x Contrutora
Naspoline x GF
Domus x Nostragamos
Inimigos x Itanorte
Prematec x Olivo
Multicópias x Jorginho
Netto Cont. x Auto Posto

Variedades: Maranhense, que a cinco anos atravessa o Brasil a pé, visita o doce município

Uma camiseta amarela da Seleção Brasileira, um cajado com a bandeira do Brasil, um crucifixo e muita alegria e bom humor. É assim que José Souza da Silva (conhecido como Zé "Negão"), já percorreu 60 mil quilometros totalizando um número surpreendente de 900 cidades dos 12 es-tados que já visitou.
"Minha caminhada é pela paz", explicou o maranhense. "Sempre tive vontade de conhecer o sul, que é a minha cidade natal, foi então que resolvi unir o útil ao agradável e dei partida a essa cominhada", completou.
Ao chegar no município, Zé Negão visitou o Jornal Içarense e contou um pouco da sua trajetória. Com a barba comprida e o cabelo despenteado ele ainda pediu para usar o banheiro e se "preparar" antes de ser fotografado, demonstrando características do típico brasileiro que não suporta "sair mal na foto".
O sotaque maranhense, carregado de carisma e simplicidade contagiou todos que tiveram o prazer de conhecê-lo. Ele ainda contou que é solteiro e mora com os irmãos, aos quais mantém contato sempre que pode.
Em entrevista, Zé Negão demonstrou ser um apreciador do país, principalmente quando o assunto é a juventude brasileira. "Gosto dos jovens e penso que a paz mundial deve partir deles", afirmou. "Eles devem promover tranquilidade entre si, pois a nossa única riqueza é a vida", concluiu.
Ele ainda garantiu que não encontrou nenhuma di-ficuldade na longa caminhada, pois todos que visitou lhes receberam de braços abertos. "Espero que as próximas cidades que eu vá passar, também me recebam com todo esse carinho que compartilhei até aqui".
Ele dorme nos postos de combustíveis e borracharias que encontra pelo caminho e se mantém através da ajuda das populações que o recebe. Os estados que já percorreu foram Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Tocan-tins, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais e agora, Santa Catarina. Sairá hoje de Içara e seguirá em direção ao Balneário Rincão e posteriormente, á Forquilinha e Araranguá.
Ao se despedir disse a frase: " Viva o Brasil!"

Polícia: Vandalismo: mais uma escola de Içara é invadida e depredada

Quem passa pela frente do novo Colégio Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete, em Içara, já percebe que algo está fora da normalidade. Isso por que uma parte da grade que cerca o local está cortada ou danificada, evidenciando a presença de visitantes não desejados. Dentro da instituição, o problema é ainda maior: pichações em quadros e paredes, lâmpadas quebradas e quadra esportiva danificada mostram que, desde o fim das aulas, o colégio já teve várias invasões.
Um caso semelhante foi registrado há cerca de 20 dias em Içara, quando o Centro de Educação Infantil Sonho Infantil no bairro Pedreiras foi invadido e depredado.
Apesar de os dois casos terem sido semelhantes e próximos, a secretária da Educação de Içara, Giovana dos Santos Borges, afirma que a contratação de seguranças para as instituições de ensino antes do início do ano letivo não irá ocorrer. "Não podemos tomar uma decisão precipitada. Temos que fazer o levantamento das necessidades e ver primeiro qual foi o estrago nos locais", finaliza.
Segundo Giovana, as decisões sobre a situação dos prédios depredados será tomada na primeira semana de fevereiro.

Protesto: moradores incendeiam ponte de madeira no Bairro Nossa Senhora de Fátima

Depois de muito reclamar e reivindicar por uma ponte de concreto, os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima decidiram pelo extremismo, colocando fogo na travessia de madeira da Rua Atílio Daminelli. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades. O ato de revolta foi domingo, dia 18, por volta das 19h.
Moradores afirmam que o local estava intransitável e que, na prefeitura, a ponte está registrada como sendo de concreto. "Eles investem em shows e não nas comunidades", reclamam.
O gestor da Secretaria de Obras do município, Silvio Viana, disse, por celular, não ter sido informado sobre o caso. "Estou no Rio Grande do Sul, mas amanhã (terça-feira) prometo me pronunciar sobre o que deve ser feito lá", afirmou.

Protesto: moradores incendeiam ponte de madeira no Bairro Nossa Senhora de Fátima

Depois de muito reclamar e reivindicar por uma ponte de concreto, os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima decidiram pelo extremismo, colocando fogo na travessia de madeira da Rua Atílio Daminelli. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades. O ato de revolta foi domingo, dia 18, por volta das 19h.
Moradores afirmam que o local estava intransitável e que, na prefeitura, a ponte está registrada como sendo de concreto. "Eles investem em shows e não nas comunidades", reclamam.
O gestor da Secretaria de Obras do município, Silvio Viana, disse, por celular, não ter sido informado sobre o caso. "Estou no Rio Grande do Sul, mas amanhã (terça-feira) prometo me pronunciar sobre o que deve ser feito lá", afirmou.

Geral: Criada comissão para resolver salários atrasados da Afasi com servidores

Depois de muita discussão foi encaminhada uma comissão com cinco representantes de funcionários da Afasi, da Administração Municipal de Içara e do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindiserpi), que vão tentar uma audiência com o Ministério Público para tentar uma solução referente o caso dos 170 funcionários, ligados a área de saúde, que não receberam o salário de dezembro.
A reunião foi bem calorosa com os ânimos a flor da pele. Enquanto os funcionários queriam saber quando iriam receber o salário e porque foram demitidos a assessoria juriídica da Administração Municipal tentava explicar que a contratação realizada pela Afasi era ilegal e que o convênio de 2009 não tinha sido realizado pela administração anterior, o que impossibilita o pagamentos dos salários dos ACTs (Agentes de Cargos Temporários).
O prefeito Gentil da Luz afirmou que apenas serão contratados, em processo seletivo por tempo provisório, médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiras e técnicas de enfermagem, e os demais devem aguardar em casa por uma solução. "Vamos nos reunir com o Ministério Público para achar uma alternativa e regularizar essa situação", finalizou.
A presidente do Sindiserpi, Edna Benedet da Silva, disse que a legalidade das contratações viam sendo questionadas há bastante tempo, pois os funcionários teriam que ser regularizados pela Administração Municipal. "Entendo que o prefeito anterior deixou problemas mas temos que tentar uma solução, pois o problema está provocando uma insegurança nos servidores".

Edição 1.545: Política: Internet grátis em Içara próxima a se tornar realidade

O montante de dívidas herdado pela atual administração tem assustado os moradores, que de forma indireta são afetados pelo problema. O prefeito Gentil da Luz (PMDB) busca de alternativas, mas afirma que a tarefa não será fácil. Ao longo dos dias o prefeito tem feito reuniões em busca de soluções, como no último dia 19, onde pela manhã se reuniu com os gestores da Afasi e pela tarde com os médicos do HSD.
Como o senhor define o município atualmente?
Içara é uma referência em termos de localização. Nossa agricultura é forte e a BR-101 é a vitrine da cidade. Pode-se dizer que o município é um encanto que chega a ser invejado por outras cidades. O problema atual é em função da má gestão. As dívidas do município nos impedem de realizar as ações que desejamos.
Dos problemas encontrados quais deles já foram solucionados?
A limpeza do Balneário Rincão já foi iniciada. O recolhimento dos lixos e a limpeza da praia já estão sendo desempenhados. A praia tinha maior necessidade porque estava a "Deus dará" e em época de temporada é preciso que o distrito, no mínimo, esteja em boas condições para receber os veranistas.
Como está a questão dos servidores públicos?
No próximo dia 20 teremos uma reunião com o Sindiserpi. Paramos todas as ações para concentrar os valores nos pagamentos desses salários. Estamos buscando meios para efetuar a remuneração do mês de janeiro. O mês de dezembro não temos expectativas, o juiz Marco Augusto Ghisis Machado nos ordenou que pagássemos janeiro até o 5º dia útil e é isso que faremos. Mas teremos uma reunião e faremos uma proposta com os servidores.
Como ficará a Afasi, já que a primeira dama renunciou o comando?
A antiga primeira dama deixou uma dívida na Associação Feminina de Assistência Social (Afasi) de R$ 2 milhões só de INSS. Havia contratações ilegais, já que, segundo o estatuto da entidade são proibidas as contra-tações remuneradas na instituição. A diretoria também deve ser definida em assembléia e isso não ocorreu. A primeira-dama, minha esposa Marielza, obviamente não quis comandar um instituto tomado de dívidas.
Em meio a todos esses problemas como fica a Lei de Responsabilidade Fiscal? Teria ocorrido uma falha por parte da administração anterior?
O que houve foi uma má gestão. Se a antiga administração obedecesse a Lei de Responsabilidade Fiscal eles teriam que prestar contas de cada centavo empregado pela prefeitura. No meu ver quem passou por aqui fez da prefeitura uma extensão do jardim da casa deles.
Uma proposta feita pelo senhor em época de eleição e que empolgou a comunidade foi o projeto "Içara Informatizada" que traria internet grátis para todo o município. Em meio as atuais dívidas o projeto será cumprido? Qual o prazo?
Realmente essa foi uma proposta que gerou expectativas nas pessoas que aguardam ansiosas por isso. Já fui cobrado algumas vezes e sustento a minha palavra. Esse será o meu primeiro compromisso de campanha. Içara será o primeiro município do Brasil a ter internet completamente grátis. A implantação do "Tele Içara" fará do município o lugar mais digital do país, e esse projeto será cumprido ainda neste ano.
Como o senhor prevê o ano de 2009?
O ano de 2009 será de "vacas magras". Quem passou por aqui não foi um gestor, foi um lenhador, um predador. Para se ter uma idéia São Ludgero é um município com 10 mil habitantes e terminou o ano com todas as contas pagas e R$ 5 milhões em caixa.

Esportes: Etapa do Circuito de Xadrez acontece no Rincão

O Balneário Rincão estará movimentado neste fim de semana, não somente pelo Praião ou pelos outros campeonatos de futebol de areia, mas também pelo 2° Circuito Verão de Xadrez Rápido 2009.
A competição, que acontecerá domingo, dia 18 de janeiro, na Pastelaria Jiré, no Centro do Balneário Rincão, será dividida em sete rodadas e três categorias: Livre, Sub-14 e Sub-17.
Para Emerson Figueira Gonçalves, que já participou de várias disputas, tanto como jogador quanto como àrbitro "o nível dos jogadores está ficando compatível com a competição, os atletas estão se mostrando fortes competidores de xadrez"
Novos adeptos do esporte estão aparecendo na cidade, e nomes forte já vêem se destacando como é o caso de Diego Citadini e Fabiano Pereira, entre outros.
A primeira etapa foi disputado no Balneário Gaivota, no Sul do Estado, com 31 participantes divido em apenas duas categorias Livre e Sub-17, e os vencedores na categoria livre foram: Alexandre de Matos, de Araranguá, que ficou com a primeira colocação, Francisco Aldobill, de Passo Fundo (RS), foi o segundo, enquanto a terceira colocação ficou com Luís Carlos Cardoso, da cidade de Araranguá.
Na categoria Sub-17 Guilherme Nunes ficou com a primeira colocação, o segundo lugar foi Leandro Ubialli e a terceira colocação ficou com Jair Rodrigues, todos eles da cidade de Araranguá.
O campeonato continuará durante todo o ano de 2009, faltando apenas definir as cidades que vão sediar o circuíto de xadrez.

Variedades: Escritor muda o final de “A Favorita” e a audiência supera a expectativa da Globo

Depois que vazou na imprensa a notícia de que Lara (Mariana Ximenes) atiraria em Flora (Patrícia Pillar) antes que a megera fosse parar na cadeia, Carneiro resolveu investir, nos 45 do segundo tempo, investir em outros personagens para entregar a vilã à polícia.
Segundo especulações por parte dos meios de comunicação, a informação foi de um dos funcionários que trabalham no Projac, que já foi demitido. "Mudei mais ou menos, e fiquei muito chateado com isso", disse o escritor à imprensa nacional.
Para evitar outro possível vazamento de informação à imprensa a direção da emissora proibiu a entrada durante a semana no Projac de pessoas que não trabalham na Rede Globo ou que tenham parentesco com artistas do elenco da novela.
Há muito tempo não surgia na televisão brasileira uma vilã tão má quanto Flora, de A Favorita. As maldades da personagem de Patrícia Pillar são tantas que é até difícil lembrar de todas
O final da novela atingiu o ipope de 85% de aparelhos no país ligados na Rede Globo de Televisão.

Polícia: Suspeito de atentado com bomba caseira nas eleições está foragido

Mesmo com toda a violência que atingiu Içara durante o período pré-eleitoral de 2008, até agora nenhum caso foi resolvido.
O único suspeito detido e levado à Delegaciade Polícia continua foragido. Diego Réus foi pego em 1° de outubro do ano passado, em sua casa, no Bairro Aurora. Ele tinha diversos artefatos que o incriminavam como o autor dos atentados eleitorais com bombas caseiras.
"A Polícia Civil encaminhou o caso para cá e nós logo o mandamos para a Federal, já que o caso foge da esfera eleitoral, estando mais para a criminal", explica o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Edgar Grüdtner, foi expedido um mandado de prisão para Diego, mas ele não foi mais encontrado.
Ele afirma que não é só o caso dele que não foi resolvido. "Tem vários casos de suspeitos comigo, mas estou trabalhando em cima de cada um para fazer um trabalho melhor", explica.
Quando detido pela Polícia Civil, em 2008, Diego portava touca ninja, estilingue, rojões, correntes, fogos de artifício, além de uma bomba caseira já preparada para o uso. Entretanto, ele negou o crime, dizendo que todos os objetos que tinha em casa eram usados apenas para defesa pessoal. Restos de bombas com estas características foram encontrados nos bairros Jardim Silvana e Vila Nova, onde ocorreram alguns atentados.O JI não conseguiu contato com Reús.

Geral: Mina 101: agricultores aguardam últimos resultado da ação popular

Interromper a extração de carvão no bairro Santa Cruz, em Içara, é a meta dos agricultores do Movimento Içarense pela Vida (MIV) que entraram com uma ação popular pedindo a suspensão das licenças de funcionamento da Mina 101. "Se não for possível interromper, eles querem pelo menos adiar", explica o presidente interino da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Walterney Réus.
Eles aguardam a resposta do Juiz da 2a vara de Içara, Marco Augusto Ghisi Machado, com quem está o processo. "A empresa Rio Deserto está em fase de instalação em Içara, mas o MIV trabalha para alterar esta situação", afirma o presidente da Fundai.

Geral: Samae x Casan: reunião visa resolver impasse de dívida

"A população pagou a conta. Quem não pagou a dívida foi o Samae". Com essas palavras, o gerente regional da Casan de Criciúma, Alessandro Rabelo, explica por que ainda não cortou a água de grande parte da população do município de Içara.
De acordo com o gerente, o aviso de corte existe desde o inicio de dezembro. "Nós temos a autorização para cortar a qualquer momento, mas o objetivo da Casan não é este. Não queremos prejudicar a comunidade: nós queremos que o problema seja resolvido o mais répido possível", explica.
Para isso, o novo presidente do Samae, José Zanolli, já marcou uma reunião com a Casan e afirma que logo este impasse será resolvido. "Como entrei agora, estou analisando toda a si-tuação. Preciso saber os detalhes de tudo dentro do Samae antes de tomar uma posição", afirma Zanolli.
Mais de metade do município de Içara é abastecido com água vinda da Barra-gem São Bento, da cidade de Nova Veneza.
Caso não haja um entendimento entre o Samae e a Casan, podem ficar sem água os bairros: Presidente Vargas, Marili, parte do Liri, Demboski, além da região que abrange o Centro até Bairro Aurora.

Edição 1.544: Servidores públicos começam a ter dificuldades para alimentar às famílias

"Não adianta buscarmos os culpados. Temos que encontrar soluções".
Com esse questionamento a presidente do Sindicado dos Servidores de Içara, Edna Benedet da Silva, definiu o atual panorama entre a prefeitura e os funcionários públicos.
A situação desses servidores continua complicada de modo que alguns têm dificuldades em alimentar ás famílias.
O sindicato entrou com uma liminar com o objetivo de determinar o pagamento do mês de dezembro, e para os meses posteriores a efetuação da remuneração não ultrapassar o 5º dia útil. Conforme a presidente foi determinado pelo juiz da comarca, Marco Augusto Ghisi Machado, que a partir de janeiro os pagamentos não podem passar do 5º dia útil. Porém, em relação a remuneração do mês de dezembro, Machado acatou o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), que entendeu que o caso deveria ser resolvido em ação própria. Após essa decisão os servidores entraram com uma ação de cobrança, que pedia a liminar para o último mês de 2008. Feito isso, o juiz ordenou que a prefeitura se posicionasse em até 72 horas. Agora os funcionários esperam por um possível acordo.
O assunto tem gerado repercussão no município. Se de um lado trabalhadores querem receber pelos serviços do outro a Administração Municipal entende que essa não é uma dívida que lhes cabe.
De acordo com o procurador do município Wal-terney Réus, ainda não se tem uma solução por parte da prefeitura. "Ainda não temos uma saída, mas a meta principal agora é o pa-gamento do mês de janeiro", informou Réus.
Questionado sobre o mês de dezembro o procurador foi direto. "Vamos buscar soluções para esta remuneração desde que esta esteja dentro das condições do município. A realidade é uma só: o antigo prefeito não deixou dinheiro em caixa para essa dívida", debateu.
O advogado completou garantindo que a equipe tentará efetuar as dívidas dentro das condições do município. "Sem nenhuma loucura ou precipitação e obedecendo aos devidos critérios", prevê.
A presidente do sindicato expôs o caso ressaltando que o acontecimento é de extrema gravidade e que é preciso um consenso. "Uma crise tão delicada quanto esta, onde várias pessoas estão sem receber salários, sendo até privadas dos meios indispensáveis para o sustento de suas famílias, a melhor solução é o diálogo, a maturidade e a negociação", apelou Edna Benedet.

Variedades: Fãs recebem o rapper MV Bill na Lagoa dos Esteves, no Distrito

"O Bill admira muito as pessoas de Santa Catarina e elas sempre o recebe muito bem. Voltar é sempre uma felicidade, especial-mente desta vez que os shows acontecem em locais onde ele ainda não esteve".
Essas foram as palavras que a assessoria do cantor usou para definir a vinda ao estado catarinense.
A equipe chegou a Florianópolis ontem e seguiram para Araranguá. O rapper fez a festa no Re-sumo Beach. Hoje o cantor se desloca ao Balneário Rincão e a animação será na Lagoa dos Esteves. "O repertório é fechado minu-tos antes de subir ao palco. O que posso antecipar é que a inédita "O Bonde não Pára" e clássicos como "Junto e Misturado" e "Só Deus Pode Me Julgar", cer-tamente farão parte do show", revelou a assessora de imprensa, Aline Ribeiro, que completou ressaltando que a receptividade do pú-blico sempre gera algumas surpresas no repertório do cantor.

Edição 1.543: Política: Costa quer o aumento do espaço físico da Câmara

Após a tomada de posse, o primeiro trabalho realizado pelos vereadores eleitos foi a eleição à presidência da Câmara Municipalde Içara. E depois de toda a mobili-zação dos políticos nos bastidores, Acirton Costa é eleito o novo presidente da mesa-diretora da Casa.
Em eleição interna, Costa foi eleito com a preferência de oito votos. O democrata Neuzi Berto Silveira, que também era um dos principais aspirantes ao cargo, ficou como segundo secretário. Darlan Carpes (PP) continua na vice-presidência da mesa diretora (escolhido com oito votos). E para segundo presidente ficou o jovem Diego Vitorassi (PDT). o vereador André Jucoski (PSDB) terá a função de primeiro secretário.
Em entrevista ao Jornal Içarense, Acirton afirmou que fará um trabalho diferenciado, como também adiantou alguns projetos que deverão ser incluídos nas sessões.
É verdade que houve um acordo entre o senhor e o democrata Neuzi Berto, onde ele teria cedido o cargo da presidência desde que o nome dele estivesse incluso na presidência em 2011?
Não. Não fizemos nenhum acordo. Disputamos o cargo, ele conseguiu dois votos e eu oito.
Falando em acordo, sabemos que houve uma combinação que foi quebrada, entre Darlan Carpes e Caetano Costa, parecida inclusive, com esse acordo que foi comentado que teria ocorrido entre você e o democrata. Em sua opinião, o projeto de auditoria articulado por Carpes não seria uma resposta a esse possível acontecimento?
Acredito que Darlan quer fazer auditoria porque desconfia que houve problemas na Câmara. Sabemos que realmente Caetano não foi honesto com Carpes, mas em minha opinião esse o projeto de auditoria é somente pensando na população, e como vereador ele tem esse direito.
Como o senhor avalia os trabalhos realizados na Casa no antigo mandato?
Alguns vereadores cumpriram com seus papéis, outros não! De modo geral considero positivos os trabalhos.
O que ficou faltando?
Faltou mais fiscalização do Poder Executivo. Se estas tivessem sido corretamente executadas não teríamos atualmente essa dívida de R$ 21 milhões no município.
Qual a sua avaliação a respeito do antigo presidente Caetano Pedro Costa?
Prefiro não comentar. Mas um ponto que considero bastante positivo foi a criação da Câmara Junior. A avaliação dos pontos negativos eu deixo por conta da população.
No momento quais são as necessidades da Câmara?
De imediato temos que mudar de local. O espaço físico é muito pequeno, tornando o ambiente desconfortável. Em no máximo quatro meses quero dobrar o espaço da Casa legislativa.
O senhor acha que a divisão das diferentes coligações dentro da Câmara atrapalhará de alguma forma?
Não vejo problemas. Fomos eleitos para trabalhar pelo município e não por nós. É nisso que vamos nos basear. Todos os vereadores compõem a mesa diretora e todos serão ouvidos.
E para finalizar, em sua opinião qual seria a fórmula para o bom andamento da cidade?
A principal meta é saber escutar a comunidade. Quero incluir nos projetos sessões itinerantes, pelo menos duas por ano, se for unanimidade, vamos realizar..