O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.006 - Içara, 10 de dezembro de 2010

Içara apresenta projeto para instalação de seis câmeras de segurança
(Divulgação)


Lula recebe Gentil
(Divulgação)


Imprudência causa acidente em Frente à Casa do Rock
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Gentil é chamado de companheiro por Lula

Há 10 anos atrás o então presidente da JPMDB de Santa Catarina, o então ve-reador Gentil da Luz e as-sessor do gabinete do go-vernador Paulo Afonso Vieira foi recebido, junto com outros jovens do Es-tado, pelo Presidente da Re-pública, Fernando Henri-que Cardoso, FHC (PSDB).
E nesta quarta-feira, o prefeito de Içara, Gentil Do-ry da Luz, jantou na casa do senador Eunício de Oli-veira, que também contou com o Presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva. O içaren-se aproveitou a deixa e en-tregou ao petista um exem-plar do livro Doce é o Sabor da Vitória, autografado. Lu-la agradeceu o presente e chamou Gentil de compa-nheiro, o que é uma honra.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS

Inseparáveis

Um corpo sem inteligência não ama. Um corpo sem saúde não desfruta do amor. Um gênio sem amor não tem saúde espiritual. Diante disso tudo devemos, a cada instante procurar a companhia das três virtudes, mesmo que alcancemos uma a uma.
Amar é uma mistura de a-legria e medo; de paz por um lado e ameaça de guerra pelo outro. É pensar que a felicida-de tem nome e endereço. É temer não estar à altura é vo-ar sem endereço e estar à mercê das loucuras que o coração insiste em não saber direito o que é...O amar é um verbo de ação e não de retração é um compromisso com o coração e não um ato formal de conveniências e ajustes.
A saúde é o bem necessário e dela provem o fôlego.
Sem saúde não pensamos, não fazemos, não começamos. Ela nos limitará a ser o que não queremos ser. A saúde determinará se a intenção se transfor-ma em prática ou em meros desejos dispersos no tempo.
Quando a saúde for embora lamentaremos os abraços que não demos. A inteligência faz tudo isso ter sentido e o sentido que se dá a isso tu-do faz o ser humano viver intensamente, portanto sejamos inteligentes. Façamos jus aos propósitos de felicidade que nos aguardam.
Amemos quem nos ama. Sejamos inteligentes para viver intensamente o que faz nosso coração virar festa. Coloquemos a saúde e a inteligência a serviço da felicidade de quem nos es-pera sorrindo de braços abertos sem a cobrança da perfeição, mas no entendimento que um complementa o outro. Às vezes não entendemos isso e colocamos fora tudo o que poderia acrescentar valor ao nosso coração. Quando colocamos fora adoecemos e a saúde vai embora. Ficamos doentes por não ter tido inteligência para saber que o amor es-tá acima de tu-do e não soubemos entender as dimensões.
Uma vida sem amor não é sadia uma vi-da sem inteligência não consegue ver o a-mor. A saúde de nosso coração faz com que a inteligência seja a-guçada. Pensemos nisto, po-is os dias se acrescentarão e irão embora, nós ficaremos com as conclusões, uns doen-tes, outros não. Os inteligentes sorrirão e amarão intensamente. Descobrirão que viver assim é mais fácil que desperdiçar a inteligência e a saúde em situações temporárias de enganos que escravizam o coração. Todas as argumentações e conceitos estão sujeitos ao amor... Amemos e deixemos prevalecer acima dos afazeres domésticos e acima dos compromissos formais. Ele é a fonte i-nesgotável da maturidade e de vida intensa e feliz!!!

POLÍTICA - Gentil da Luz participa de jantar com o presidente Lula da Silva

Presidente da comissão de emancipação do Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio (PMDB) é a aposta do prefeito içarense, Gentil da Luz, para prefeito do Distrito nas eleições de 2012.

(Divulgação)

(Divulgação)

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, participou na noite de quarta-feira, 8, de um jantar na casa do senador eleito Eunicio de O-liveira (PMDB). O encontro, que teve como objetivo homenagear o vice-presidente eleito Michel Temer e presidente nacional do PMDB, contou com a participação de senadores e deputados que deram sustentação a campanha Dilma Rousseff/Michel Temer; e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na oportunidade recebeu um exemplar do livro Doce é o Sabor da Vitória.
Surpreso com a edição entregue pelo prefeito iça-rense o presidente Lula solicitou um segundo exemplar para ser entregue a presidente eleita Dilma Rousseff. Ambos exemplares receberam dedicatória especial do prefeito Gentil da Luz. "Companheiro Gentil, amanhã estarei com a Presidenta Dilma e lhe entregarei seu exemplar, tenho certeza que ficará muito feliz e grata", assinalou o presidente Lula.
Ainda durante o evento, que também marcou a apresentação dos novos ministros do PMDB, Temer reconheceu o esforço do prefeito içarense durante a campanha e disparou: “Quero parabenizar o Gentil e vou honrar o compromisso de voltar a Içara como vice-presidente eleito".
Gentil da Luz, em 2000, esteve em Brasília participando de um café com o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando presidente da JPM-DB de Santa Catarina.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“PDT de Içara espera que o PMDB honre o compromisso de nos apoiar na eleição da Co-operaliança”. Presidente da Fundai e suplente de vereador, Geraldo Baldis-sera (PDT), sobre o compromisso firmado em 2008, quando o partido apoiou a candidatura de Gentil da Luz (PMDB) à prefeito.

Içarenses e não içarenses
que se destacaram em serviços relevantes prestados à comunidade, recebem hoje, às 19h, os Títulos Honorífico de Cidadão Honorário e Ordem do Mérito.
Cidadão Honorário: Altair Guidi, Pedro Bosquette Netto, Geraldo Doneda da Silva, Jorge Herminio Tei-xeira, Antonio Novelli, Armildo Mazzuchetti, Carlos Antônio Alves, Sérgio Luiz Peruchi, Ronaldo José Be-nedet e Ricardo Lino da Silva.
Ordem do Mérito: Santo Colle, Ilário Rosso, Abrelino Dalmolin, Jorge Rodrigues, Gilmar Celoy Custódio, Zeferino Pizzetti. (em memória), Deobaldo Donato Pacheco, Antônio Santos Matiolla, Arnaldo Lodetti Junior e Terezinha Casagrande Valvassori.
É claro que tem outras pessoasque também se destacaram mas os vereadores podem fazer apenas duas indicações cada.

O deputado Dóia
Adilor Guglielmi, o Dó-ia, comentou. “Não estou sabendo desta acusação, ninguém falou nada. Pa-ra mim é novidade, tanto quanto é para a imprensa. Garanto que não comprei votos. Pois, não tinha dinheiro. A minha campanha foi muito tranqui-la. Tive as contas eleitorais aprovadas nesta segunda-feira. Vou aguardar alguma intimação da Justiça para prestar esclarecimentos”, ressalta o candidato eleito à deputado estadual em 2010, pelo PSDB, que foi denunciado ao Ministério Público de Içara por possível captação ilícita de votos, recebidos em 3 de outubro. O Diário Oficial divulgou o procedimento preparatório no dia 2 de dezembro.
O Ministério Público não informou o nome do denunciante

O promotor
da Comarca de Içara, Márcio Rio Branco Nabu-co de Gouvêa, voltou de férias nesta quarta-feira e informou que não tem nenhuma novidade sobre o caso envolvendo e denúncia contra Adilor Gu-glielmi. “Antes de sair de férias, recebi a denúncia de possível captação ilícitas de votos e deixei o processo encaminhado, determinando que a pessoa fosse ouvida, o que ainda não sei se foi feito. O meu trabalho é coletar provas e remeter à procuradoria regional, em Flo-rianópolis. Sendo assim, a minha parte é bem sus-cinta. Quem vai analisar as provas é a procuradoria regional”, explica o promotor público do Fó-rum de Içara.
Gouvêa tem se destacado na promotoria pública pela forma transparente de resolver as ações.

Frase
”A mulher mais feliz do mundo é a namorada do saci, pois ela sabe que se levar um pé na bunda, quem cai é ele.” Anônimo.

GERAL - Distrito Balneário Rincão com programação festiva de Natal

Equipes da Administração Municipal iniciaram ontem a decoração natalina no Distrito Balneário Rincão; programação contará com apresentações, chegada do Papai Noel e iluminação.

(Divulgação)

O Distrito Balneário Rin-cão começou a entrar no clima de Natal. Na manhã de ontem, equipes das secretarias municipais iniciaram a decoração nos principais trevos de acesso e na avenida Leoberto Leal. Além dos trevos de Boa Vista, Zona Sul, Pedreiras e Poço Oito. A iluminação nesses pontos será inaugurada sábado, 11, a partir das 20h, iniciando pelo bairro Boa Vista.
Durante a inauguração serão feitas apresentações artísticas alusivas ao Natal em cada ponto selecionado para decoração.
A iluminação e os enfeites fazem parte da programação natalina da localidade. No domingo, a partir das 16 h, no cruzamento entre a Avenida Leoberto Leal e a Rua Paraná, começam os preparativos para a chegada do Papai Noel. Nesse horário às crianças já terão à disposição cinco brinquedos, distribuição de algodão doce e passeios no trenzinho da alegria. Às 18h iniciam as a-presentações culturais, todas do Balneário Rincão.
Serão feitas apresentações dos Centros de Educação Infantil, banda da Escola de Educação Básica Melchía-des Bonifácio Espíndola e de dois corais da praia.
A chegada do Papai Noel ocorrerá às 19h30min e se-rá acompanhada de distribuição de balas, presentes, inauguração da iluminação de Natal na Avenida Leo-berto Leal, acompanhado de um show pirotécnico.
A inauguração da decoração e das luzes nos trevos dos bairros Boa Vista, Pedreiras, Poço Oito e Zona Sul, ser[a sábado, com início previsto às 20h.
Um empresa tercerizada, com a acompanhamento da Vigilância Sanitária de Içara iniciou ontem a aplicação de praguicida em cem casas onde foi onde foi detectada a presença de pulgas e bichos de pé no Balneário Rincão.

POLÍCIA - Vereadores e lideranças de Içara discutem segurança na Capital

Comitiva de Içara estiveram na Secretaria de Segurança Pública de SC, que se manifestou favorável a instação de câmaras, e também esteve em Imbituba, vendo o trabalho da PM.

(Divulgação)

Lideranças de Içara estiveram reunidos ontem com o Coronel Fernando Rodri-gues de Menezes, Diretor Geral da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, para tratar sobre a instalação das câmeras de segurança no município.
De acordo com o Tenente Coronel, Vânio Luiz Dal-marco, coordenador de Cir-cuito Fechado de Televisão (CST), a possibilidade de instalação do projeto em Içara é bastante grande. “Uma cidade do tamanho de Içara precisa de um trabalho mais específico no que diz respeito a segurança. Queremos e vamos ser parceiros neste projeto, mas devido a troca de governo e fechamento dos empenhos, iremos definir algo somente e janeiro”, disse.
No projeto consta a instalação de seis câmeras, uma sala de monitoramento e uma despesa mensal para manutenção. “Iremos acom-panhar de perto este processo, pois sabemos da importância dele para a segurança na cidade”, ressaltou Zanolli. “Entendemos que é um processo demorado, mas vamos fazer de tudo para que ele esteja em funcionamento o mais breve possível”, complementou.
Também estiveram presentes os vereadores Diego Vitorassi e André Jucoski, além do presidente e vice da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Içara, A-gilmar Viana e Altair Bor-ges, respectivamente.
Após o encontro a comitiva içarense deslocou-se até a cidade de Imbituba para acompanhar de perto os trabalhos realizados pe-la polícia militar. “São três semanas em funcionamento e nenhum furto registrado. Esta parceria entre prefeitura, CDL, Associação Empresarial e Governo do Estado está dando certo e a cidade de Imbituba é prova disso”, enfatizou o Major Evaldo Hoffmann Jú-nior, responsável pelo Comando da PM da cidade.

VARIEDADES - Restaurante Tio João há 26 anos em Içara

Através de um trabalho feito com carinho e dedicação a Churrascaria e Restaurante Tio João foi reconhecida, mais uma vez, pelos clientes, e há 26 anos presta serviços à comunidade içarense.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Foi em 1984 que João Estevão Blissari, natural do município de Arroio do Meio, Rio Grande do Sul, chegou ao município de Içara, com a família a tiracolo e resolveu instalar na cidade um empreendimento do ramo alimentício.
O bairro Vila Nova foi o local escolhido para a instalação da Churrascaria e Restaurante Tio João.
No dia 2 de novembro de 2010 o empreendimento completou 26 anos de serviços prestados à comunidade içarense.
“A Churrascaria e Restaurante Tio João possui um dos melhores buffets e churrascos do Sul de Santa Catarina. Conduzo o ne-gócio com familiares e estou muito feliz com os resultados”, conta o propri-etário.
Fazem parte da administração da empresa, além de João, o filho Cláudio Blis-sari e o sobrinho Nilson Za-natta.
A churrascaria e restaurante serve almoço todos os dias e janta de segunda a sábado. Também prepara buffet para festas em geral.
Foi a equipe do Tio João que preparou o buffet do Destaque Içarense 2010, evento promovido pelo Jornal Içarense.
“Na premiação do Destaque fizemos um trabalho diferenciado, as pessoas elogiaram muito”, conta Cláudio Blissari.
Segundo o empreendedor, o restaurante sempre busca inovação para melhor atender aos cliente. “Estamos trabalhando a-gora, para o próximo mês, a fim de oferecer um espaço refrigerado no restaurante. É mais um diferencial para os nossos clientes. São poucos os lugares que oferecem este conforto”, ressalta.
Blissari aproveita para desejar à comunidade e aos clientes Boas Festas. “Um Feliz Natal e um 2011 cheio de sucesso e paz aos nossos consumidores”.
Em breve o restaurante terá um blog. Aguardem!!!

ESPORTE - Torneio de Futsal reúne equipes adultas e juvenis

Será realizado neste domingo um torneio de futsal Entre Horários, no Ginásio Esportivo do Colégio Cristo Rei, em Içara, que servirá de interação entre os atletas que usam a quadra.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

As férias escolares chegaram e para compensar o ócio dos jovens durante o verão, as instituições esportivas prepararam várias atividades esportivas, enquanto o deslocamento para as praias não acontece. competições de basquete e de futebol já estão sendo organizadas na cidade.
Está marcado para acontecer neste domingo, dia 12, o 1° Torneio de Futsal Entre Horários do Colégio Cristo Rei, em Içara.
A competição será a partir das 9h, no ginásio da es-cola e reunirá as equipes que treinam durante a noite na própria quadra. São oito equipes inscritas, em categoria adulto e juvenil. Este é o primeiro torneio fechado realizado para este grupo de atletas. Os jogos é aberto ao público.
A premiação será com medalhas para primeiro e segundo lugar. A equipe campeã também ganhará o primeiro mês de mensalidade para usar o ginásio.
Um dos atletas que irá participar da competição Gustavo Manenti, afirma que um torneio deste tipo já é solicitado há muito tempo, “Estávamos precisando dessa competição, mesmo sabendo que é tudo brincadeira o que deixa nossos dias muito mais divertido”, enaltece.