O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.993 - Içara, 23 de novembro de 2010

Alunos de Colégio Evangélico participam de noite cultural
(Divulgação)


Lija Nosso Lar é arrombada pela quadrilha da marcha-ré
(Daniela Soares/Jornal Içarnese)


Zefiro Giassi é homenagiado na ALESC
(Divulgação)

EDITORIAL - Içara se torna cidade sem lei

Por mais que as Polícias Civil e Militar se esforcem para manter a ordem em Içara, a falta de efetivos é uma realidade que vem deixando a segurança na cidade a desejar.
A última ocorrência foi o da quadrilha da marcha-ré, que vem aterrorizando outras cidades e, neste fim de semana, quebrou a janela da loja Nosso Lar. E o carro usado na ação é roubado, dando prejuízo para terceiros. A hipótese é de que os envolvidos sejam menores, mas quem ficam com os roubos são adultos.
A lei, infelizmente, protege os marginais menores de 18 anos, que se proliferam que nem barata.

CHARGE

De olhovivo no município

Ações sociais nos bairros Demboski e Linha Anta

Administração Municipal de Içara esteve presente na Primeira Feira Comunitária do bairro Demboski e Linha Anta, realizada no sábado (20).
Participaram das a-tividades as Secretaria de Saúde de Içara oferecendo diversos serviços e orientações. Também participou a Fundai com serviços de distribuição de mudas de árvores nativas e fazendo orientações aos moradores; CAPS; Secretarias de Agricultura; de Educação e Cultura; além de atividades esportivas e recreativas proporcionadas pela Fundação Municipal de Esportes (FME).
“Procuramos sempre aproximar o governo da comunidade tendo como foco os pilares desta administração que são saúde, educação e assistência social. Humanizar os serviços é o nosso objetivo”, explicou o secretário de Saúde, Laudelino Calegari.
O evento ainda contou com a parceria do acadêmico do Curso de Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), de Içara, Alcides Rebello, que apresentou um protótipo de um aquecedor solar fabricado com materiais recicláveis, como garrafa PET e embalagem tetra pak.
Na sexta-feira a Secretaria de Saúde participou, em parceria com a Rádio Difusora, de ação social no Mi-rassol, Balneário Rincão, onde foram oferecidos os serviços de consulta médica e odontoló-gi-ca; coleta de preventivo; teste rápido da hepatite C; coleta de exame de HIV - Equipe do Programa DST/AIDS; solicitação de mamo-grafia; entre outros.

POLÍTICA - Equipe da AMI retorna de Brasília com projetos do HSD

Devidos aos problemas financeiros do Hospital São Donato, a equipe da Administração Municipal de Içara priorizou projetos da instituição para serem levados a Brasília nesta semana.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Devidos aos problemas financeiros do Hospital São Donato, a Administração Municipal de Içara pri-orizou projetos da instituição para serem levados a Brasília nesta semana.
Recém chegada da Capital Federal, a comitiva da Administração Municipal de Içara retornou à capital Federal na noite desta segunda-feira, dia 22, a fim de aproveitar a última semana que os deputados têm para apresentação de emendas ao orçamento do próximo ano.
No final da tarde de ontem, a gestora de projetos, Marli De Faveri esteve no Hospital São Donato para oferecer, em nome do prefeito Gentil da Luz (PMDB) e do deputado federal Jorge Boeira (PT), ajuda à entidade. “O deputado Jorge Boeira quer ser mais uma mão para ajudar o São Do-nato. Ele disse que está comprometido em liberar uma emenda ao hospital”, ressaltou Marli.
Boeira havia marcado presença na reunião, mas, segundo Marli, teve que voltar às pressas para Bra-sília. A diretora administrativa do hospital, Cleide Ge-remias, entregou à gestora cinco projetos do hospital: aquisição de material e de equipamentos, utensílios para o setor de nutrição e dietética, gerador de energi-a, enxoval para uso hospitalar e recursos para a construção da farmácia central.
De acordo com a diretora do hospital, o valor estimado dos projetos é de R$ 594 mil. Marli pediu que a administração do hospital providenciasse até as 19h de ontem ofício a alguns parlamentares que foram votados em Içara, para os quais ela iria entregar cópias dos projetos pessoalmente, são eles: Edinho Bez (PMDB), Neuto de Conto (PMDB), Mauro Ma-riani (PMDB), Celso Mal-daner (PMDB), João Pizzo-latti (PP), Paulo Bornhau-sen (DEM), Claúdio Vig-natti (PT), Ideli Salvatti (PT) e Angela Amin (PP). “Agora é a raspinha do tacho. Temos que aproveitar para levar estes projetos a Bra-sília e ajudar o nosso hospital”, reforça Marli.
Esteve presente também na reunião, representando Jorge Boeira, o ex-vereador Valmor Rosso, que foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa do deputado em Içara.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Temos que tomar algumas providências e questionar onde estão indo os recursos. Só estamos pagando e não estamos recebendo nada de volta. Por isso que tem um grande número de associados descontentes com a atual administração da Cooperaliança”. Declaração do empresário José Francisco Pizzetti, na primeira reunião do grupo de oposição à atual administração da Cooperaliança.

A falta de medicamentos de alto custo
e o prazo de entrega das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, foi discutido em reunião dos vereadores de Içara, com Secretário de Saúde e de As-sistência Social Laudo Calegari e a gestora Mira Da-gostim, nesta segunda-feira.
O autor do requerimento do encontro vereador Os-mar Manoel dos Santos, o Marzinho, questionou aos responsáveis pela secretaria de saúde sobre a falta de medicamentos contínuos de alto custo. “Já estive duas vezes na Secretaria e verifiquei a falta deste tipo de medicamentos”; comentou Marzinho.
Segundo a gestora, a distribuição do medicamento é de responsabilidade do governo estadual. “Em mui-tos casos o governo envia remédios com dosagens me-nores ou até mesmo errados para o município, já pedi-mos uma solução para o caso mais não fomos atendi-dos”; explicou Mira Dagostim.
Assim os vereadores definiram que será redigido um oficio para o secretário de saúde com uma lista dos remédios contínuos necessários. “São muitas as pessoas que precisam deste atendimento, é preciso resolver o problema urgente”; concluiu Marzinho.
Sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, Calegari falou que a previsão para a entrega das casas é para o mês de fevereiro. “As pessoas contempladas com as unidades habitacionais serão selecionadas conforme critérios da Caixa Econômica Federal”; disse ele.
E para variar, sempre os mesmos vereadores que participaram da reunião. Cadê os demais?

Deigo Vitorassi
convidou a coordenação do ProJovem Urbano para usar o horário político no dia 2 de dezembro, para tratar do trabalho realizado no Loteamento Jussara, em Içara.

Faltam
sete edições para o Jornal Içarense chegar a marca de nº 2000.
E para festejar essa conquista o JI realiza nesse sábado a 12ª Edição do Destaque Içarense.

O tucano André Mazzuchello Jucoski
autor do Requerimento 207/10, convoca o comando da Polícia Militar de Içara e o delegado da cidade para tratar da segurança na cidade, além do capitão do Corpo de Bombeiros para falar sobre a temporada de verão. A reunião está agendada para dia 2 de dezembro, às 16h30min, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal de Içara.
Na quinta-feira, Polakinho foi vítima de furto em seu carro depois que os ladrões arrombaram uma das portas de trás do Uno. O ato criminoso ocorreu em frente a antiga Câmara de Vereadores de Içara.

Frase
“ A calúnia e a injúria são as armas prediletas dos ignorantes. (George Sand).

GERAL - Renovação no corpo efetivo do Conselho Tutelar de Içara

Duas conselheiras deixam suas funções e Edina Rabassa assume como integrante do Conselho Tutelar e órgão aguarda nova profissional que deverá ser encaminhada nas próximas semanas.

(Daniela Soares/Jornal Içarnese)

Atuando há 30 anos co-mo professora na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Edi-na de Fátima Borges Ra-bassa, assumiu na última semana como integrante do Conselho Tutelar do município. A mudança se deu pela substituição de uma das duas conselhei-ras que deixaram as funções. O órgão aguarda outra conselheira que deverá ser encaminhada nas próximas semanas.
O procedimento para a-tuar no órgão compreende a inscrição com posterior votação, realizada por representantes de entidades e de escolas municipais e estaduais. A eleição é realizada a cada três anos, sendo que na última, Edi-na ficou como suplente.
Pela segunda vez como conselheira, a professora destaca que pretende dar seguimento à luta pelos direitos da criança e do adolescente. “O conselho faz um trabalho muito importante para amenizar os problemas que afetam as crianças, mas depende muito do auxílio do Poder Público”, considera.
A conselheira acredita que a estrutura familiar contribui essencialmente para uma infância e adolescência saudáveis. “Muitas vezes falta atenção ou os pais imporem limites”, ressalta.
Um atendimento realizado no último fim de semana chamou a atenção no município. Uma moradora do bairro Vila Nova foi surpreendida pela abordagem de uma menina de 12 anos que pedia água à noite. A adolescente confessou à mulher que havia sofrido maus tratos e havia fugido de casa.
A menina foi levada à de-legacia na companhia de conselheiras e policiais militares. Conforme Edina, a família relatou que a menor não sofre agressões. O delegado Rafael Marin Iasco, disse que tomará depoimento da comunicadora das possíveis agressões e depois envolvidos para apurar o caso.

POLÍCIA - Assalto pode ter envolvimento com quadrilha da região Sul

Arrombamento com o uso de veículo em marcha-ré aponta característica de crimes ocorridos na região; delegado Rafael Iasco deverá trocar informações com delegacias que investigam o grupo.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Os delegados Rafael Ma-rin Iasco e Fernando de Fa-veri investigam um crime já conhecido na região. Com o auxílio de veículos, lojas têm sido arrombadas e a mais nova vítima foi a Nosso Lar, no Centro de Içara. A ação aconteceu na madrugada de sábado, 20.
O estabelecimento teve os vidros quebrados e alguns produtos, como televisores foram levados. Vizinhos perceberam o crime por volta das 3h50 e acionaram a Polícia Militar de Içara.
Para Iasco, a ação pode estar ligada a outras simila-res que têm sido registra-das na região. O delegado disse que irá trocar informações com as comarcas vizinhas para descobrir a autoria do assalto.
Iasco ressalta que esta é uma possibilidade, mas que ainda não há suspeitos do assalto.
A chamada gangue da marcha-ré estouraram um estabelecimento comercial em Co-cal do Sul, no mês de julho, levando televisores. Sendo que a loja teria sido al-vo do grupo por duas vezes. Na ocasião três suspeitos menores de idade foram apreendidos, mas fugiram em seguida.
A gangue teria cometido crimes também nos municípios de Criciúma, de U-russanga e de Orleans.

VARIEDADES - Gruta é inaugurada no bairro Novo Caravággio

A gruta foi inaugurada pelo Bispo Dom Jacinto Flach, em Içara; demais construções serão feitas no local, entre elas uma capela, um centro de eventos, uma área verde para lazer, entre outras.

(Foto/Divulgação)



Inaugurou neste domin-go, dia 21, a Gruta de Nos-sa Senhora de Fátima, no bairro Novo Caravággio, em Içara.
A obra foi feita no terreno da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Criciúma. No local, tam-bém será construída, futu-ramente, a Casa de Retiro Cordeiro de Deus, para en-contros, retiros e reuniões.
Estiveram presentes no ato religioso o Bispo Dom Jacinto Inácio Flach, Padre Antônio Madeira (Asses-sor da RCC de Criciúma), e os padres Antônio Júnior, Vilmar Moretti e Marcos Rech, a coordenadora dio-cesana do Movimento, Ira-cema Custódio, pessoas da comunidade e os membros da RCC de toda a diocese.
Dom Jacinto concedeu a benção à imagem. O padre Antônio Madeira entregou nas mãos de Deus aqueles que sonharam com o terre-no e que trabalharam para a idealização do mesmo e, com isso, a construção do Reino de Deus.
Por fim, a coordenadora diocesana Iracema, agra-deceu a todos que colabo-ram e pediu a intercessão de todos, para que os proje-tos se concluam, cumprin-do assim, a missão de e-vangelizadores.

ESPORTE - FME de Içara concretiza parceria com Orange Futsal

A parceria entre Orange Futsal e a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara trará um novo rumo à modalidade focando novas conquistas para o município na modalidade em 2011.

(Divulgação)

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara continua com os preparativos visando a temporada 2011 de competições esportivas, com o bom desempenho que as equipes de base tiveram este ano, fez com que o foco voltasse ao futsal, pensando nas competições que ainda virão e parcerias começam a serem feitas.
Como a que aconteceu com a Orange Futsal, Içara marcará presença no Estadual Amador. Os primeiros desafios sob a parceria do time com a FME acontecerão já nos próximos dias 27 e 28, em Anitápolis. Em dezembro, o compromisso ocorrerá entre 11 e 12 de dezembro, em Florianópolis.
O nome do município será levado ainda ao Praia-no, de Arroio do Silva. E, no próximo ano, a equipe defenderá a FME nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), de 4 a 11 de novembro, em Criciúma.
O time da Orange Futsal foi fundado em 2006 apenas como diversão, em Criciú-ma. A partir de 2008, o time começou a disputar competições e levar mais a sério o que era até então uma brincadeira.
Esta nova parceria com a entidade içarense, pode elevar o nome da e-quipe e dar um reconhecimento nacional muito maior, do que o atual.