O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CAPA: Edição1.881 - Içara, 9 de junho de 2010

Direção do HSD busca reerguer a instituição







Comap realiza pesquisa sobre nível de tráfego na SC-444








Silva afirma que Mirassol está sob controle da PM

EDITORIAL - Eleições no Rincão só em 2012

A expectativa de que as eleições de emancipação do Distrito Balneário Rincão fossem ocorrer em 2010 foi descartada pelo Tribunal Regional Eleitoral que marcou o pleito de criação do novo município somente em outubro de 2012.
Os prováveis candidatos aos cargos de prefeito e de vereadores deram uma freada em suas ações “comunitárias” e sumiram da mídia, o que é normal da classe política, pois até 2012 vão ter muito estrada para andar.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (48)

O sol deu o ar de sua graça. Tudo reflete a beleza de um dia de inverno ensolarado. O frio é ameno e as aves gorjeiam em cada recanto verde, ou mesmo nas árvores das praças, que são lugares democráticos e ecológicos. Se preservada pela comunidade local, torna-se um nicho ecológico fundamental para a conscientização humana de que cuidar da natureza é cuidar do futuro da humanidade. Tivemos o alerta na triste constatação do que está ocorrendo nas praias catarinenses, no momento, é o resultado das ações humanas de um tempo passado e, na maioria das vezes quem atuou para a transformação do quadro ecológico não chegou a viver para fazer a interpretação da nova leitura. Que pena!
Em algumas décadas passadas as transformações demoravam mais para ocorrer. Hoje é mais acelerada devido a poluição, ao efeito estufa, ao crescimento demográfico e a ocupação de lugares impróprios pela população. A pressa vertiginosa dos dias atuais não deixa tempo para as avaliações do feito e do fato. O resultado de tudo, especialmente das catástrofes, recai sobre o governante que por sua vez remete para o superior imediato e vai subindo na escala dos governos e a população sofrendo as perdas. O incrível é que pessoas muito simples, trabalhadores, pescadores, agricultores, sabem as razões e as medidas que poderiam ser tomadas. Dificilmente um secretário conhece tanto os recantos das localidades como as pessoas que nasceram, cresceram e vivem ali observando e vivendo as transformações ambientais na localidade. Entre as mudanças em Içara, podemos apontar algumas que fez a diferença em um pouco menos de meio século:
Cito como exemplo o desvio das águas do Rio Urussanga, próximo da Lagoa da Urussanga Velha, com a finalidade de secar as águas e fazer uma várzea maior para a criação bovina, perdeu-se o berçário das tainhas. Acabou a entrada dos cardumes na subida da tainha corseira a procura de águas mais quentes para a desova. A localidade que tinha um ramo de sustentação na pesca da tainha (e de outros peixes) acabou per-dendo o potencial de subsistência e a população precisou abandonar seu chão para procurar o emprego para a subsistência da família. Houve uma mobilidade para o Centro do município ainda num tempo oportuno. Hoje as mobilidades já causam transtornos com os inchaços dos bairros desestruturados e das famílias sem habilitação, passando a ocupar bicos para a renda familiar. Habitando lugares de fácil aquisição, nas chuvas torrenciais, ficam à mercê da disputa com a origem do re-levo e da hidrografia que reclama e ocupa sem cerimônia o curso natural. As medidas tomadas duram até a próxima ocorrência.
Outra coisa importante a ser observada é o assoreamento das barras. Com a passagem e o desaguamento de tantos rios, riachos e lagoas, a barra precisa estar sempre em harmonia com o nível das águas que escoa. Se a barra estiver assoreada, não terá condições de escoar as águas que ultrapassaram do nível da capacidade e haverá inundação com perdas e prejuízos econômicos. A perda ninguém repõe e a população sofre o desespero de ver a lavoura descer com a correnteza das águas e a mesa ficar sem o pão necessário. Que pena que os secretários estejam nos gabinetes falando de tantos assuntos e não incluam as condições de vida dos munícipes. Quase sempre fáceis de resolver se fossem conhecidas por quem governa. Penso que aqui vale um velho e desgastado provérbio: “prevenir é melhor do que remediar”. Só quem conhece a sua terra e a sua gente é capaz de amar e de saber governar.

POLITICA - Eleições no Balneário Rincão somente em 2012

Após os seis anos de espera pelo processo de emancipação, os moradores do novo município terão o direito de escolher o primeiro prefeito e vereadores durante as eleições de 2012, e não em 2010.

Após o plesbicito de 14 de dezembro de 2003 com a participação de quase nove mil pessoas que garantiu a emancipação do Distrito Balneário Rincão, as eleições para a escolha do prefeito e dos vereadores do novo município serão realizadas durante o pleito de 2012, juntamente com a escolha dos demais municípios de Santa Catarina.
Em relação aos possíveis candidatos à vaga de prefeito, o presidente da comissão pela emancipação, Jairo Celoy Custódio, mantêm-se neutro. “Temos oito mil eleitores, e todos eles podem ser candidatos”, finaliza Custódio.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Içara, Marcos de Moraes, o processo a respeito das eleições é baseado na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A decisão do TSE é antiga. Não pode mais haver a eleição tampão para cumprir até o restante do mandato”, explica Moraes, referindo-se ao ato político da escolha de prefeito quando ocorre a emancipação de algum lugar. ‘Tentaram reverter a situação no caso do Rincão, mas não conseguiram”, declara o cartorário, emendando que durante o ano de 1988 foi criada uma lei federal sobre o assunto.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Isso vai virar uma bola de neve o que a imprensa quer é ver sangue, buscar fofoca, quanto mais ibope é melhor”. Presidente da Câmara Legislativa de Içara, vereador Acirton Costa (PMDB), se referindo aos jornais e rádios de Criciúma, que estão colocando o nome do Hospital São Donato na lama.

Não sei se é estratégia
mas o Partido Progressista se recolheu, deve ser o frio, pois não se consegue mais falar com o presidente Arnaldo Lodetti Júnior.
Depois que a ação contra o Gentil Dory da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM) foi arquivada o assunto parece que morreu para o PP.
Agora , a estratégia é falar mal da administração, através de filiados.
Pelo andar da carruagem a cassação deve terminar em pizza e cabe ao PP, que tinha até rifado o Samae, se contentar em ficar com a Cooperaliança, e tentar recuperar o poder em Içara em 2012. Mas tem que ser rápido em arrumar candidato, caso contrário o Monge da Luz será reeleito. E não é pegadinha.

Rápidas
* Vereador Jurê Bortolon criticou o secretário de Segurança Pública, André da Silveira, que alegou que o Rincão é reduto de criminosos de SC na baixa temporada.
* O prefeito em exercicio José Zanolli tem se desdobrado para participar de todos os eventos em Içara. O homem virou o Zé Flash.
* Redação do JI tentou contato com o vereador Diego Vitorassi durante o dia de ontem no celular e não foi possível saber como anda a comissão de fiscalização.
* Um cheiro de fossa invadiu o Centro de Içara nesta segunda-feira levando uma grande parte das pessoas a pensar que tinham pisado na m.
* IBGE disponibiliza 75 vagas para Içara e o salário para recenseadores será de R$ 800 a R$ 1.6 mil. O resultado já saiu.
* Mesmo de férias, a orelha de Gentil da Luz deve estar vermelha, pois, até agora, tem peemedebistas que não engoliram a nomeação de Clóvis Marcelino.
* Faz um ano que liderança de Içara e de Jaguaruna fizeram um auê na Ponte do Torneiro e a construção continua parada.
*Vereadores de Criciúma questionam a compra do terreno da CBCA, cujo recurso usado por Clésio Salvaro foi do Fundeb. Esse assunto vai render.
*Enquanto Eduardo Moreira negocia uma possível coligação com o PT uma ala do PMDB critica o ex-governador, alegando que os petistas não cumprem acordo.
*Vereador João Fabris assume por 30 dias a presidência do PMDB, em substituição a Gécio Meller, com o objetivo de eleger Eduardo Moreira
*A deputada estadual Odete de Jesus (PRB) cobra do Governo o cumprimento das novas regras que é obrigatória a instalação de salas de aula nos presídios.
*Caso tenha que disputar a prévia com Paulo Afonso Vieira para disputar vaga para o Senado o ex-governador Luiz Henque da Silveira está fora do páreo.
* Declaração do técnico do Criciúma, Argel Fucks, sobre o Estádio Augusto Bauer, foi assunto entre o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, e Clésio Salvaro.
*O presidente Luiz Lula da Silva é o político ibero-americano com maior aceitação popular, com 74% de aprovação, seguido pelo colombiano Álvaro Uribe com 71%.

Frase
“Político honesto é mais raro de encontrar do que prostituta virgem”. Autor desconhecido

GERAL - Administração do HSD realiza levantamento financeiro de 2010

Finalidade da análise é viabilizar a conclusão da UTI; Polícia Federal identifica fraudes recorrentes nos relatórios de internação do SUS e Sindisaúde continua investigação do Grêmio.

A direção administrativa do Hospital São Donato (HSD) de Içara, juntamente com assessoria jurídica e Secretaria de Saúde, estão realizando um levantamento financeiro da instituição deste ano.
A diretora administrativa do HSD, Cleide Geremias, aponta que um dos objetivos do levantamento é verificar a viabilização da conclusão das obras da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A construção iniciou em 2008 e está em fase de conclusão.
De acordo com a diretora, falta ainda a aquisição dos equipamentos e do corpo funcional da unidade, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. O levantamento servirá também para reorganizar o financeiro da organização. “Estamos trabalhando bastante para tentarmos reerguer o hospital”, disse a diretora do HSD.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Rafael Broietti, as investigações apontaram que a cobrança de anestesia de partos normais e cobrança da pernoite de acompanhantes eram duas fraudes recorrentes nos relatórios de Internação Hospitalar do Sistema Único de Sáude (SUS. Sendo que o hospital não utiliza anestesia neste procedimento e os acompanhantes não pernoitavam na instituição. Broietti disse que os envolvidos na suposta fraude continuam sendo interrogados, além de alguns pacientes. O laudo do Ministério da Saúde permanece em desenvolvimento com previsão de conclusão de 15 dias.
Também continua em análise a sindicância aberta pelo Sindisaúde, com a finalidade de investigar o suposto desvio de dinheiro do Grêmio do hospital.
Após renúncia da antiga presidente, o radiologista, Sérgio Luiz Nunes, foi escolhido em assembleia para ocupar a função. Mas, ele diz que, até o momento, não conseguiu assumir, oficialmente, o cargo, devido aburocracia.

POLÍCIA -Barreira policial na 444 dá segurança aos motoristas

A barreira policial realizada em um ponto estratégico da SC-444,em Içara, visou dar apoio a Comap na realização de uma pesquisa sobre as condições do tráfego na Rodovia SC-444.

Na manhã desta terça-feira foi realizada uma barreira pela Polícia Militar de Içara, no bairro Vila Nova, para que a equipe da empresa Comap efetuasse uma pesquisa junto aos motoristas sobre as condições de tráfego na Rodovia Paulino Búrigo (SC_444).
Paralelamente os policiais fazia uma varredura de segurança nos veículos.
O coordenador das atividades do Comap, Otávio Vinicius, informou que esta sendo coletados vários dados com objetivos específicos, os principais deles são o nível do tráfego nas rodovias, visando um planejamento de melhorias nas respectivas e o tipo de carga levada. “A pesquisa deve ser realizada até sexta-feira, dia 11 de junho, nas cinco principais rodovias, SC-444, Acesso Sul do Rincão, Luiz Rosso, Jorge Larcerda e mais uma a ser definida”, explicou.
Além da pesquisa os polícias aproveitaram a barreira, para fiscalizar alguns veículos, e numa abordagem, acabaram encontrando em um veículo uma quantidade significativa de maconha, que o motorista afirmou ser para uso de consumo próprio. Os policiais prevendo que o rapaz estivesse mentindo, o acompanharam até sua casa, no bairro Vila Nova, onde por um mandado de busca, teve a residência vasculhada, mas nada foi encontrado. Então foi aberto um termo circunstancial ao jovem pelo porte da substância tóxica.

VARIEDADES - SilvanaFest: tradição de santos e alegria junina

A edição 2010 da SilvanaFest, que acontecerá em 12 de junho, Dia dos Namorados, no bairro Jardim Silvana, em Içara, trará a fogueira de São João e as flores do mastro de Santo Antônio.

A Associação de Moradores do Bairro Jardim Silvana, em Içara, juntamente com a Escola Municipal Lúcia de Luca, o Clube de Mãe, o Centro Infantil Balão Mágico e o Projeto Segundo Tempo estarão promovendo no próximo sábado, dia 12, mais uma edição do SilvanaFest 2010 .
O evento promete ser uma das maiores festas juninas do município, e tem como símbolo a construção da gigantesca fogueira de São João que é realizada todos os anos e que no ano passado ultrapassou os 18 metros de altura. Contudo, durante a festa no ano de 1998, a fogueira chegou a uma altura de 22,6 metros.
A construção da fogueira teve início no último sábado, dia 5, e a expectativa é a de que até o dia da festa, 12 de junho, deva atingir o tamanho de um prédio de quatro andares. O começo da festa está previsto para às 19h, no campo esportivo localizado no final da rua Lucia de Luca, no bairro Jardim Silvana.
Como a data de 12 de junho é Dia dos Namorados e véspera do dia de Santo Antônio, assim o  a comunidade do bairro Jardim Silvana conta com todas as pessoas animadas e enamoradas para chegar ao SilvanaFest, roubar uma flor do Mastro de Santo Antônio e presentear o seu grande amor. Se ainda for solitária não perca a oportunidade de encontrar sua alma gêmea no Silvana, a flor é por conte do Santo Casamenteiro, divulgam os organizadores do evento junino.
Além disso, também haverá as barraquinhas de comidas e bebidas típicas coordenada por entidades locais, os jogos juninos, o show e lançamento do CD do grupo de sertanejo universitário Junior e Jailtom,  e muitas apresentações caipiras, como o casamento do Jeca, quadrilhas, pau-de-fita, e muito forró para unir ainda mais os casais e quem está a procura de sua cara metade.
De acordo com os organizadores da SilvanaFest, a ideia de retomar o evento surgiu em 11 julho de 2009, durante uma reunião entre a associação de moradores, entidades e escolas da comunidade local.

ESPORTES - Oito jogos abriram a 11ª rodada da Bocha

Nesta terça-feira, as equipes voltaram as canchas espalhadas pela cidade e a maioria dos que jogaram em casa se deram bem em mais uma partida válida pelo Campeonato Içarense de Bocha.

Dando continuidade no Campeonato Municipal de Bocha, Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria, foi realizada nesta terça-feira a 11ª rodada com a disputa de oito partidas em canchas espalhadas pelos bairros da cidade.
Confira os resultados: Bar do Nado 2 x 0 Campo Mãe Luzia, Sanga Funda 2 x 0 Cancha do Salmi, Vidraçaria Santa Luzia WO x 0 Cancha do Figueira, Cancha do Ronaldo B 2 x 1 Bar da Cancha B, Terceira Linha 2 x 1 Lalo B, Bar dos Amigos A 2 x 0 Barracão B.
Na segunda-feira, em partida antecipada, o Transporte Raichaski perdeu por 2 a 1 para a Cancha do Nanico B.
A rodada continua na quinta com mais seis jogos.
A equipe do Cancha do Figueira está desclassificada da competição e terá que pagar uma multa de meio salário mínimo, por não comparecer na cancha.

DISTRITO - Imagem negativa do Mirassol preocupa presidente do bairro

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Sebastião Geraldo da Silva, as polícias Civil e Militar têm controle do tráfico no bairro e Coronel afirma que ações acontecem normalmente.

“Existe tráfico no Mirassol, como existe em outros pontos do Balneário Rincão, como existe em Içara e em qualquer outra cidade”, declarou o presidente da Associação de Moradores do LoteamentoMirassol, Sebastião Geraldo da Silva.
Atuando em seu terceiro mandato, o presidente do bairro, localizado na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, rebate as informações vínculadas em um jornal local de que o tráfico está interferindo no funcionamento do bairro. Silva desmente que os traficantes teriam fechado ruas ou impedido os trabalhos da Associação das Mulheres Voluntárias do Mirassol.
“Quando uma rua foi fechada foi por causa do mau tempo. As Polícias Civil e Militar entram e saem do bairro quando querem. Os policiais têm o Mirassol sob controle”, enfatizou o presidente, o qual acrescentou que o trabalho policial tem inibido as atividades criminosas por lá.
Ele diz estar preocupado com a imagem do bairro que está sendo denegrida. “Se alguém tentar vender um imóvel no Mirassol, as pessoas não vão querer comprar”, comentou.
Em entrevista recente à redação o comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, Coronel Adilton Maciel, afirmou que são realizadas ações semanais na localidade e que a polícia entra e sai do bairro com tranquilidade. O oficial acrescentou que falta fiscalização da Administração Municipal na instalação de novos moradores no bairro.