O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.232 - 17 de novembro/2011

DIVULGAÇÃO
GERAL: Milhares de pessoas participam de Congresso de Missões
Congresso Ceifeiros da Hora Final reuniu evangélicos em quatro dias de celebrações e de formatura de missionários.




FRAMBER JÚNIOR/JI
POLÍCIA: PC paralisa por 72h
Polícia Civil de Santa Catarina realiza uma paralisação até sexta-feira em forma de manifestação em busca de direitos reivindicados pela classe




ARQUIVO/JI
POLÍTICA: Tramontim não disputará reeleição


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Içara encerra hoje participação no JASC


Depois da participação de Içara nos Jogos Abertos de Santa Catarina nas modalidades de basquete, tênis de mesa individual e em dupla, e tênis de campo, e nenhuma medalha conquistada, as esperanças se voltam aos quatro atletas de karatê, que estreiam nesta quinta-feira.
O páreo é difícil, mas não é impossível os atletas de Içara voltarem para casa com uma ou mais medalhas, para premiar esses meninos que tem feito bonito nas competições estaduais e nacionais.
A torcida é grande para que eles façam a diferença e assim, a bandeira de Içara possa ser hasteada na competição estadual.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Elza de MELLO

Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas 34)

Era o dia 11/11/011, um dia pouco comum no calendário. E para completar as coisas diferentes que nos acontece em certos momentos de nossa vida, lembrei-me de um compromisso assumido uns dias antes; fazer uma visitinha ao CI do loteamento Tereza Cristina. Seria uma visita para contribuir com o PPP, o projeto que norteia o fazer pedagógico desse ano especial, o jubileu de ouro de emancipação político-administrativa de Içara.
A professora Adriana Fraga já havia me convidado pessoalmente e, como sempre, tão logo há um aceno de uma educadora, em alusão a um projeto pedagógico, eu sou sempre solícita. Quem foi educadora, nunca deixa de prestigiar o trabalho de um educador. Também morro de amor por crianças e, embora nunca tenha trabalhado com CI, tenho meu carinho maior para com os pequeninos. Então fiquei mentalizando os pequeninos ouvintes e decidi por uma atividade que ressaltasse Içara como município, pois nessa idade, o universo inteiro se faz no espaço entre a casa dos pais e a escola. Pois bem, como ainda não havia ido no CI do Tereza Cristina, a Adriana veio me apanhar e, assim, conversa vai, conversa vem, passamos pelo bairro Vila Nova, Jussara, Centro, e então ela entrou pelo bairro Silvana. Passamos pela escola daquele bairro e senti saudades de quando trabalhei lá. Mas o que me deixou mais surpresa foi o bairro Tereza Cristina, especialmente o lugar onde funciona a escola dos pequeninos. Há boas moradas, belos pátios e, ainda, um pouco das lembranças das grandes roças dos tempos em que eu era menina.
Porém, o mais belo foi olhar aquelas criancinhas lindas que me olhavam interrogativas. Eu era uma presença estranha do seu dia-a-dia onde as professoras, carinhosas e solícitas atendem as crianças e a merendeira fazem um apetitosos lanchinhos. A harmonia era completa! Depois olhei atentamente os trabalhinhos expostos nos murais e fiquei encantada com a produção pedagógica. Havia a confecção das palmeiras que deram o topônimo ao município. Feitas em papel, em massinha, em materiais descartáveis, os trabalhos estavam ali demonstrando o aprendizado sobre Içara: o hino ilustrado, o mapa do município, a pintura da bandeira municipal, usando bandejinhas de isopor como moldura; uma vasta produção, etc..
Olhei atentamente as crianças e me dei conta de que eu estava esperando falar com crianças maiores. Então, lembrei-me de que não havia preparado um material muito condizente com as suas idades. Como poderia falar com meus ouvintes que já estavam sentados em suas confortáveis cadeirinhas e outras sobre o tapete, prontas para saber o resultado da minha visita? Então perguntei-lhes: - sabem porque a professora está aqui? E elas de pronto responderam em coro, com suas doces vozes: - para falar da Içara!
Fiquei encantada! O trabalho pedagógico estava mostrando o seu resultado. Então, contei-lhes uma história de um reino lindo...lindo...lindo que tinha uma floresta grande...grande....grande. Mas em dado momento alguém me perguntou: mas quem botou o nome de Içara se a palmeira é içaroba? E então eu falei da indiazinha Araci que sofreu muito por amar a um guerreiro que fora seduzido pala Iara. Como ela esperou longamente a volta do amado, debaixo daquela palmeira, uma içaroba, os índios a enterraram ali, após o falecimento, e escreveram o nome dela em letras espelhadas, ficando gravado no tronco de uma árvore frondosa o nome IÇARA e não ARACI. E Içara passou a ser o nome de nossa bela cidade, hoje cinqüentenária. Como a criança entra no mundo mágico da história, parece que a lenda criada no momento satisfez a sua curiosidade infantil. Tudo pareceu resolvido. Foi lindo estar no CI do Tereza Cristina. Já em casa, ao abrir o desenho que ganhei com os nomes de Gustavo, Evelin, Davi, Maria Eduarda, Letícia, Laura, Juliana, Tainara, Ester....entre outros, revejo os olhinhos cristalinos que a inocência infantil faz destacar em cada rostinho risonho, sedento de amor e de carinhos. Minha mesinha da sala está mais embelezada com a violetinha que me foi ofertada pelas professoras, e meu coração está feliz por ter tido a oportunidade de poder passar aqueles momentos em um ambiente tão harmonioso. Parabéns pais do Tereza Cristina, vocês têm um corpo docente especial. Professoras do CI, vocês fazem Içara mais rica de valores e nossos pequenos içarenses futuros cidadãos laboriosos. Parabéns!!!!

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PMDB de Içara realiza pré-convenção nesta sexta-feira

A pré-convenção do PMDB vai unir os militantes e prepará-los para a eleição do novo Diretório Municipal no dia 26; os peemedebistas já têm uma chapa de consenso e vão apresentar os nomes.

ARQUIVO/JI
Com o objetivo de mobilizar os peemedebistas para a convenção municipal do partido que acontece no dia 26, será realizada nesta sexta-feira, dia 18, a pré-convenção da sigla, no auditório da Cooperaliança, às 19h30min.
O evento vai reunir as principais lideranças do PMDB municipal e militantes. O grupo vai prestigiar a palestra “Competência e Sucesso”, do deputado federal Ronaldo Benedet, e escolher os membros que vão compor os grupos de trabalho.
Para a convenção no dia 26, que será feita no Centro de Eventos Castelo, no bairro Tereza Cristina, a maior surpresa será por conta do novo presidente da sigla.
O atual presidente, Adilton Tramontim, informa que não tem mais interesse em continuar no cargo por falta de tempo disponível para se dedicar aos trabalhos.
“Não disponho de tempo para continuar à frente do partido. A maioria gostaria que eu continuasse. Mas, o PMDB precisa de alguém que tenha condições de se dedicar mais integralmente”, ressalta Tramontim, acrescentando que, mesmo fora da presidência, vai continuar dando todo o suporte e trabalhando pela sigla como vem fazendo até a data de hoje.
Apesar de a chapa para o novo Diretório já ter sido escolhida por consenso, o novo presidente ainda não foi definido. “Ainda não decidimos. Mas, temos muitos nomes que podem preencher esta vaga”, comenta. O presidente cita como nomes cogitados os de Adelir Cabreira, Joel Antônio Casagrande, Antônio de Mello, Tarcísio da Luz, entre outras lideranças.
O Diretório terá nomes novos, devido à saída de alguns integrantes para integrar o PMDB do Balneário Rincão.
“Não existe discórdia. O nome será escolhido por consenso. A diretoria está unida para a reeleição do prefeito Gentil Dory da Luz”, garante Tramontim.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Não conversaram comigo e nem com o partido, isso ocorreu somente entre Gentil da Luz e Arnaldo Lodetti Júnior”. Adilton Tramontim, Presidente do PMDB de Içara, em novembro de 2010, sobre a possível coligação entre PMDB e PP nas eleições municipais de 2012, que foi descartada com a vitória de Dalvânia Pereira Cardoso (PP).

Vereador André Mazzuchello Jucoski
o Polakinho (PSDB), e o secretário de Agricultura, Silvio João Viana, estiveram na Comunidade do Novo Caravággio reunidos com os representantes da Associação de Moradores, que reivindicam a terraplanagem do terreno, para construir um novo centro comunitário. Os tucanos se comprometeram em realizar o serviço.
O PSDB está se unindo para as eleições de 2012, e Polakinho e Viana são dois pré-candidatos a prefeitos pela sigla, caso saia com chapa pura.

A 79a Zona Eleitoral
de Içara, nesta terça-feira (15), realizou 185 operações no Balneário Rincão, durante a "Ação Social", que ocorreu na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Os servidores do cartório realizaram 124 revisões de dados, 54 transferências e 7 alistamentos.
Este foi o 3º atendimento volante ocorrido no Rincão, o que é bastante importante por tratar-se de um novo município. A Justiça Eleitoral já havia feito 230 operações com eleitores em setembro e 220 em outubro.

O governador
Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e grupo gestor do Governo do Estado apresentaram, nesta quarta-feira (16), a nova proposta salarial para os servidores públicos do Estado.
Nas medidas estão o reajuste de 8% no vencimento de todos os funcionários, a incorporação dos abonos e o aumento no vale alimentação, criando uma política salarial única a todos os funcionários.Os benefícios vão gerar um aumento na folha salarial de R$ 729 milhões em 2012.

O ex-presidente Lula da Silva
sem barba tá muito estranho. Isso mesmo, o nosso ex-presidente teve que dar uma geral no visual, já se antecipando aos efeitos da quimioterapia. E o político teve uma ajudinha da esposa Marisa Letícia. E desde 1970 que Lula não tirava a barba. E lembram que há tempos a Gillete queria fazer uma campanha com ele? Enquanto isso, os ministros estão virando um câncer para Dilma.

Frase
“Uma guerra política é aquela em que todos atiram pelos lábios” (Raymond Moley - Professor de política e escritor norte-americano - 1886-1975).


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Congresso de Missões Ceifeiros da Hora Final atrai multidão

O Congresso de Missões Ceifeiros da Hora Final reuniu cerca de sete mil pessoas em quatro dias de celebração; a Igreja Assembleia de Deus de Içara realizou a formatura de 22 novos missionários.

DIVULGAÇÃO
O Órgão Missionário Ceifeiros Hora Final, da Assembleia de Deus de Içara, comemorou a realização da 17ª edição do Congresso de Missões do departamento, que atraiu aproximadamente sete mil pessoas até Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges, em Içara, entre os dias 12 e 15.
Além dos fiéis da igreja, pessoas de outras denominações religiosas também participaram do evento.
Autoridades como o presidente da 10ª Região da Convenção das Assembleias de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (Ciadescp), pastor Arnoldo Floriano, e o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, marcaram presença e mencionaram apoio à realização da festividade e ao trabalho da instituição. “Só temos a agradecer à Assembleia de Deus de Içara, que exerce importante trabalho nos bairros do município e também em todo o mundo”, comentou o prefeito.
As atrações eram muitas. A Orquestra Sinfônica Celebração apresentou canções abrilhantando a festa.
As duplas ‘Os Gauchinhos de Deus’, de São Paulo, e ‘Os Levitas’, do Rio de Janeiro também se apresentaram. O grupo de internos do Centro de Recuperação Vida Jovem entoou a canção tema da organização.
Missionários de Santa Catarina, Paraguai e Nicarágua relataram um pouco do que vivenciaram na obra missionária em 2011.
“As dificuldades encontradas na evangelização das pessoas são muitas, mas nada apaga a chama de levar o evangelho de Cristo às nações”, expressaram os missionários.
Durante o evento também foram realizadas orações pelos presbíteros Jair Laurindo e João Batista Ramos, que irão com as famílias ao campo missionário de Portugal e São João do Oeste (SC) respectivamente.
Na penúltima noite foi realizada a formatura de 22 alunos do Curso de Missões e Liderança, ministrado durante três meses. O ADAD, grupo de Escoteiros da igreja, realizou a entrada e retirada das bandeiras, sob o comando do sargento do Corpo de Bombeiros, presbítero Eraldo Pereira.
O tema central do congresso foi ‘Estamos no Ano da Colheita: É Tempo de Fazer Missões’.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Edna Benedet

Se beber não dirija

Esse é o tema de várias campanhas publicitárias, que buscam conscientizar a população sobre o perigo de associar a bebida alcoólica com a direção e os riscos que essa associação indevida e ilícita, provoca ao condutor do veículo e a terceiros.
No Brasil, essa associação, se resume em tragédia nacional, pois aproximadamente 25.000 pessoas morrem todos os anos em desastres provocados por condutores que bebem demais e sem a mínima responsabilidade para consigo mesmo ou terceiros.
A Inglaterra, desde os anos 90, conseguiu reduzir em 48% o número de acidentes com vítimas provocados por motoristas bêbados. Os Estados Unidos, a França e a Suécia, aumentaram as penas, em geral de prisão, para quem dirige embriagado.
Diante dos números alarmantes de vítimas fatais em acidente de trânsito, provocados pela associação indevida de álcool e direção, torna-se necessário e indispensável a fiscalização rigorosa dos motoristas, principalmente em área com vida noturna badalada e feriados festivos prolongados, pois não existe quantidade de ingestão de álcool segura pa-ra quem está no volante.
O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penas para quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas, com detenção (de seis meses a três anos), multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir.
Em decisão recente, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que não preciso haver o dano, ou seja, o acidente de trânsito, mais apenas o fato de dirigir embriagado já é crime, pois coloca em risco toda a coletividade. Desta forma, se você for abordado em qualquer blitz policial e for detectado no teste de bafômetro, níveis alcoólicos superior ao permitido por lei, estará incorrendo na infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito.
Portanto o combate a motoristas que dirigem alcoolizados é caso de segurança pública e de proteção de toda a sociedade, onde o direito coletivo deve se sobrepor ao individual.
Até a próxima semana com mais um assunto.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Polícia Civil para atendimento por 72h

FRAMBER JÚNIOR/JI
A Polícia Civil de todo o Estado de Santa Catarina realiza uma paralização em forma de manifestação em busca dos direitos reivindicados pela classe.
O movimento iniciou nesta quarta, 16, e vai até sexta-feira, 18. A manifestação da classe iniciou a mais de duas semanas com o uso de camisetas com a mensagem “ salário da Polícia Civil uma vergonha”. A paralisação é um dos recursos que a classe tem para serem ouvidos pelo governo do Estado. A Polícia Militar também deve fazer uma mobilização.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Gruta de Na Sra de Fátima comemora um ano com festa

Mais de mil pessoas do movimento carismático da Diocese de Criciúma são esperadas na festa de um ano de inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Fátima, em Novo Caravággio.
DIVULGAÇÃO
A Gruta de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Novo Caravággio, em Içara, foi inaugurada no dia 21 de novembro de 2010.
A obra foi feita no terreno da Renovação Carismática Católica (RCC), da Diocese São José, de Criciúma.
Os carismáticos vão comemorar o aniversário da gruta no próximo domingo, dia 20, com orações e louvores. O evento inicia às 8h, com celebração de banda católica. Em seguida, às 9h, missa com o Padre Antônio Mendes.
Após a missa, a festa segue com almoço e música até as 16h.
O assessor da RCC de Criciúma, Padre Antônio Madeira, e o bispo da diocese, Dom Jacinto Inácio Flach, já confirmaram presença. “Estendemos o convite a toda comunidade. Vamos montar uma tenda com palco, oferecendo estrutura para acomodar os visitantes. Esperamos mais de mil pessoas, integrantes do movimento RCC de toda diocese”, ressalta o responsável pelo terreno da gruta, Ademir Maffei.
Os participantes poderão tomar café da manhã e almoçar no local por R$ 10. Além disso, barraquinhas de quitutes estarão à disposição. “Desde a inauguração da gruta, já fizemos um banheiro com chuveiro e estamos construindo um quiosque. Nosso objetivo é construir um centro de evangelização com capacidade para mais de cinco mil pessoas sentadas”, conta Maffei.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Rodada desta quarta definiu os classificados do Quarentão

CALEBE BORGES/JI
Com a realização da última rodada do Campeonato de Futebol Suíço Quarentão foram conhecidos os semifinalistas da Taça Cláudio Blissari.
A competição é realizada pela Liga Esportiva do Sul Catarinense (LESC)
Na próxima quarta-feira, dia 23, se enfrentam União Pedreiras/Abimar Supermercados x Artêmio Serafim/Marcelo Embalagens e Cristo Rei x Jaqueline/Mercado Rossa.
No primeiro jogo de ontem o Jaqueline venceu o Jubaa por 3 a 2, enquanto o União Pedreiras aplicou o mesmo resultado no Artêmio Serafim. E finalizando a rodada, o Cristo Rei ganhou de 4 a 2 do Laje Silva.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.