O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 5 de maio de 2009

VARIEDADES - Biblioteca Municipal está mudando de endereço

Ainda na mesma rua, mas com espaço ampliado, a Biblioteca de Içara está se mudando para um novo local mais amplo, com quase o dobro de espaço, devido o proprietário ter pedido a sala.

A Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, de Içara, que conta com o Telecentro de Informações e Negócios em anexo, interrompe os serviços por tempo indeterminado, devido à mudança de local.

Segundo a secretária municipal de Educação, Giovana dos Santos, “a mudança ocorre porque o proprietário da sala, que é alugada, solicitou o imóvel, não restando outra alternativa”.

Segundo a auxiliar de biblioteca, Rejane Augustinho, a atual sala (que tem uma residência acima) tem causado alguns transtornos quanto à estrutura do banheiro e a rampa de estacionamento, que fica em frente à sala. “O proprietário provavelmente quer reformar, porque já solicitou a sala há meses”, contou a auxiliar.

Os serviços estão interrompidos por tempo indeterminado até que as novas instalações estejam prontas para dar mais conforto e comodidade aos usuários içarenses.

O novo local continua sendo à Rua São Donato (perpendicular ao Hospital São Donato), ainda sem número, em um prédio ainda em construção, ao lado do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao final da Travessa Padre Boleslau, no Centro de Içara.

“Pedimos desculpas pelo transtorno causado, alheio a nossa vontade, mas certamente as novas instalações também vão oferecer conforto e suprir as necessidades dos usuários. A data de reabertura será anunciada assim que a sala tiver as melhores condições de atendimento”, declarou Giovana.

A biblioteca funcionou em horário normal até quinta-feira, dia 30 de abril, à Rua São Donato, em frente a Escola Salete Scotti e ao lado do Clube Ipiranga.

Desde ontem pela manhã, os funcionários estão arquivado os livros, desmontado os computadores referentes ao telecentro e organizado os móveis para a mudança, que deve acontecer durante o decorrer do dia de hoje.

O telecentro traz internet gratuita à população, com velocidade de 2 megabytes, dispondo de sete computadores para uso público.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - PMs de Içara recebem medalhas e promoções em Criciúma

Durante a solenidade em comemoração ao aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina, em Criciúma, sargento, tenente, cabos e soldados serão premiados por tempo de serviço e méritos.

A Polícia Militar (PM) do estado catarinense comemora o 174º aniversário e o 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma realizará hoje, dia 5 de maio, a partir das 18h, na sede, um evento de comemoração, no qual oficiais militares de Içara, entre os de outros municípios, serão reconhecidos por trabalhos prestados.

O cabo Amarildo de Oliveira será promovido a 3º Sargento, além de receber a medalha prateada, pelos 20 anos de serviço à instituição militar.

Os soldados militares Rodnei Cardoso e Hélio Nascimento receberão a medalha de bronze, referentes aos 10 anos de prestação de serviços.

Os brasões de mérito pessoal, concernentes à relevantes serviços prestados, serão entregues à Sargento Maria Aparecida de Oliveira (na primeira e mais importante categoria), ao cabo Altair de Bittencourt (na categoria secundária) e, nas de terceira categorias, aos cabos Arildo Pacheco e Claudioni Alves, ao tenente Everson Luis Francisco e ao soldado militar Alexsandro de Castro.

Todos são membros do corpo efetivo de Policiais Militares de Içara.

Além das premiações, ocorrerá no evento a formatura dos frentistas de postos de gasolina de Criciúma, que participaram do curso “Rede de Segurança”, promovido pela PM.

Uma sesão solene da Câmara de Vereadores de Criciúma será realizada durante o evento, junto a autoridades e comunidade em geral, para celebração da data.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Vazamento interdita a Rua Marcos Rovaris

Nesta segunda-feira, parte da Rua Coronel Marcos Rovaris, no Centro de Içara, foi interditada pelos funcionários do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara, por conta de um vazamento na rede de água.

No local foi aberto um grande buraco para que a água fosse drenada e o encanamento restaurado.

Segundo o engenheiro sanitarista do Samae, Gilberto Benedet Júnior, já havia um tubo entupido naquele local. O problema foi devido às raízes das árvores plantadas na calçada, que são profundas e fortes e teriam danificado a tubulação. “Na verdade, isso nem é serviço do Samae, mas a gente acaba fazendo. As pessoas dizem que drenagem fluvial (da água da chuva) é rede de esgoto, quando não é”, contou Gilberto, explicando que a prefeitura não tem pessoal para esses problemas.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Buracos, buracos e mais buracos nas ruas do município

Motoristas encontram dificuldades em trafegar pelas ruas de Içara. De acordo com o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, os problemas devem ser solucionados ainda neste mês.

Transitar por Içara tem sido uma dificuldade para os motoristas. O motivo são os buracos que se espalham pelas ruas dos bairros e do Centro da cidade. Neste local, o problema mais grave é na Rua Anita Garibaldi, no Centro. Lá os veículos precisam desviar de um buraco que é consequência de uma obra mal acabada pela prefeitura municipal e continua causando transtornos para quem precisa trafegar pelo local.

As Ruas Sete de Setembro e Donato Valvassori também estão tomadas pelos buracos, que, espalhados pelas estradas, são as causas de muitos transtornos no trânsito.

De acordo com o secretário de Obras do município, José Eloir do Nascimento, a prefeitura esta com dificuldades nesta área devido a falta de funcionários. “Hoje nós só possuímos seis funcionários braçais”.

De acordo com o secretário, um encontro com toda a Secretaria, incluindo o encarregado de Obras Dilnei Lima e o funcionário público Márcio Torreti, deverá definir se a Administração Municipal encaminhará documento à Câmara afim de contratar uma empresa terceirizada, ou se abrirão concurso público para empregar mais funcionários.

Paralelo ao assunto, a conclusão das alças viárias na SC-444, também será efetuada com a mesma equipe encarregada de tapar os buracos nas ruas de Içara. “Queremos resolver isso na segunda quinzena deste mês”, garantiu Eloir.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Maximiano pede apoio para pavimentar Barracão

Moradores da comunidade de Barracão, em Içara lotaram, nesta segunda-feira a noite, o plenário das Câmara dos Vereadores de Içara, para escutar representante da comunidade, Élio Maximiano, que reivindicou a pavimentação de 2,93 quilômetros até a Sanga Funda e mais a construção de uma passarela sobre a BR-101.

O objetivo é buscar apoio dos vereadores para pressionar os deputados estaduais e federais para que enviem recursos para as faltar o trecho. O outro pedido é de cobrar do DNIT e da empresa Queiroz Galvão, responsável pela duplicação da 101 no trecho de Içara a construção de uma passarela e a pavimentação asfáltica de uma rua no bairro, conforme promessa do engenheiro Avani de Sá coordenador do Dnit no Sul.

A preocupação dos moradores se dá em virtude da obra já estar quase finalizada e nada ter sido feito ainda. Não está descartada a possibilidade de uma manifestação. O risco de acidentes é imenso e as pessoas precisam atravessar a rodovia para utilizar serviços do posto de saúde“.

O presidente Acirton Costa informou que será enviado um ofício convocando só deputados para a Audiência Pública, dia 29 de maio, no bairro.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Investigações da CPI da Câmara de Içara serão revistas nesta semana

O pedido foi solicitado pelo vereador, Darlan Carpes (PP), que pretende investigar possíveis irregularidades cometidas pelo ex-presidente da Casa Legislativa, Caetano Pedro Costa (PTB).

O vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP) deu entrada neste ano de um requerimento solicitando a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a instalação de uma Auditoria Publica nas Contas do Poder Legislativo, referente aos exercícios de 2007 e 2008, na administração do vereador Pedro Caetano Costa (PTB), com técnicos especializados na área.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Acirton Costa (PMDB), a documentação já está sendo apurada pelo órgão jurídico e deverá ser analisada ainda nesta semana. Depois disso, possivelmente, o ex-presidente da Casa, será chamado para depor.

Para Carpes a iniciativa de abrir as investigações decorreu da “visível diferença dos valores que foram gastos pelo petebista com o número apresentado pelo antecessor Silvio Viana (PSDB) - presidente em 2005 e 2006 -. “Quero verificar se há irregularidades, mas o maior motivo é em relação a essa diferença”, disparou o progressista.

Costa, por sua vez, garante que não houve irregularidades e está tranquilo quanto a CPI. “Eu não tenho nada a temer. Tudo ocorreu dentro da legalidade e eu vou provar que sempre fui correto”, afirmou.

Para que serve a CPI?

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um organismo de investigação e apuração de denúncias que visa proteger os interesses da população. É uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo (Câmara de Deputados Federais e Estaduais ou Vereadores) e transforma a Câmara Parlamentar em uma comissão que vai agir em nome da instituição, realizando um inquérito ou uma investigação. Concluída, a CPI aponta ou não, os culpados e dá-se as penas. A CPI possui acesso ao funcionamento da máquina burocrática, analisa a gestão do bem público e toma medidas necessárias para a correção e punição dos verdadeiros culpados, caso algo esteja realmente errado.

Paralelo a este assunto, a CPI do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgotos de Içara (Samae) está em processo de análise judicial, segundo Acirton.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: A Hora Morta

Todos temos nossa hora morta, aquela em que estamos prestes a desistir, em que a aridez do deserto já secou até a faringe. Imagino que a hora morta de Jesus tenha sido no Horto das Oliveiras, quando chorou e pediu à Deus que afastasse dele o cálice translúcido de dor.

Ghandi, Buda, Luther King, Chico Xavier, Madre Teresa, para ficarmos nas figuras religiosas, tiveram a hora de querer desistir, de chorar convulsivamente a razão de estarem ali, como estavam. Não lembro de um filósofo, de um cientista, de um artista que não tenha tido sua hora morta, sua hora de querer desistir de acreditar naquilo que acreditava. Todos temos nossa hora morta.

É nessa hora que o fio da espada separa a vitória da derrota, a dor sem sentido da dor com sentido. Gravando, ou não, o nome na história, todos temos nossa hora morta. Porque a vida é dura... é bela, mas é dura, exigindo de nós todas as nossas forças. A vida não tolera indecisões. Isso pode parecer muito seco e pouco colorido num tempo em que pululam mensagens de confiança e de apologia ao doce laissez-faire (que no bom francês significa deixar fazer ou numa tradução mais pagodiana seria o famoso deixa a vida levar).

Escrever o que estou escrevendo pode significar ir na contra-mão do dita-me, mas as circunstâncias me fazem crer que se deixarmos as coisas acontecerem, elas vão acontecer para pior.

Isto não significa ofender o princípio do dar-tempo-ao-tempo. Antes, significa que devemos usar forças para plantar, regar, cuidar e, aí sim, dar tempo para que o fruto se faça. Mas, muitas das vezes você faz tudo certinho... bem certinho e ainda assim dá com os burros n´água. Então, é aí que entra a hora morta, o momento em que todos os nossos instintos, todas as palavras internas, as nossas e as que não são nossas, nos dizem para largar tudo, parar, desistir, deixar o sol queimar a última gota de água no corpo moribundo.

Então, a questão não é saber se vamos ter ou não uma hora morta em nossas vidas... ela virá! A questão é: Como vou me comportar nessa hora interminável, infindável, que pode durar poucos segundos, ou muitos anos, que pode nos fazer vencedores de nós mesmos, ou eternos pedintes de atenção. Que fazer???

Eu, leitora e leitor, sinceramente não sei. Só sei que quando esta hora chega, o mundo fica completamente vazio em nós. As coisas com muito sentido, já não fazem mais sentido; os valores tão caros, já não são caros, as certezas absolutas viram incertezas correntes.

Você deve estar pensando que estou confundindo a tal hora morta com depressão, a coqueluche do século. Não! Não estou. Depressão é um desgosto crescente e constante, que vai inviabilizando a vida, esmaecendo as cores e aniquilando com a energia vital. A hora morta é um momento nevrálgico, que toma de assalto nossas vidas e tem causa no esforço sobrehumano que fazemos para implantar um ideal, um projeto.

A depressão é resultado de uma acomodação doentia, uma rotina mortificante. A hora morta, ao contrário, nasce do exaurimento de nossas forças diante do grande obstáculo que temos de transpor para implementar uma boa ideia, um sonho.

Jesus ajoelhou, chorou e pediu que, se possível, Deus afastasse o cálice de seu caminho. A hora morta dele durou poucos segundos.

Pessoas como você e eu, leitora eleitor, com sonhos e projetos a criar, com ideais a implantar, podemos nos deparar com uma hora morta bem mais extensa e angustiante, porque batemos com todas as nossas forças nessa parede que nos impede a realização.

Aí entra a ação do tempo, que os vitoriosos conseguem usar como aliado. Eles, percebendo que estão numa hora morta, acalmam toda onda turbulenta dentro deles, resgatam no último porão as forças que ainda restam para poderem reafirmar seus sonhos, ideais, projetos e, com uma firmeza que sequer suspeitavam possuir, olham o mundo de frente e dizem: “Bom, vamos lá... eu sei para onde estou indo”. E vão! Despedem-se, assim, da hora morta, e retornam à vida.

Até a próxima semana com mais um assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1614: EDITORIAL - Qual a função da CPI?

Em cada legislatura que muda, seja no Executivo ou no Legislativo, é muito comum os políticos instaurarem uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar possíveis irregulares. Até aí tudo bem. Mas até hoje foram poucos os envolvidos em improbidade administrativa que foram punidos.

A Câmara de Vereadores de Içara deu entrada em duas CPIs: uma envolvendo a dívida deixada pelo Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) em dezembro de 2008 e a outra é questionando os dois anos da administração do ex-presidente da Câmara de Içara, Caetano Pedro Costa (PTB), que teve um gasto superior aos dois anos do antecessor, o tucano Silvio Viana.

É importante que o homem público tenha ciência de que ele está no cargo de forma provisória E a cada quatro anos precisa do aval do povo para continuar no cargo. É uma pena que são poucos que tem a humildade de perceber isso. Depois, leva pau porque quer. Avisado foi.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.