O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 19 de setembro de 2009

Edição 1709: EDITORIAL - O psicológico provoca doença

Depois que o vírus da Gripe Influenza A (H1N1) iniciou no México, em abril, e rapidamente se espalhou pelos quatro cantos do mundo, a pandemia tomou conta da vida das pessoas, que mudaram os hábitos rotineiros.

Mesmo sem estar apresentando os sintomas, tem aqueles que se sentem doentes psicologicamente, pelo fato do assunto estar na mídia diariamente. A cisma pode provocar doença.

Escolas sem aulas, cartórios fechados, práticas esportivas e reuniões canceladas, entre outras atividades que causam aglomerações, foram formas de tentar evitar que o vírus se espalhesse.

Com a temperatura mais amena o vírus diminuiu o ritmo e as pessoas voltaram a sua normalidade no trabalho, na escola, nos clubes de danças, nos ginásios, como se nada tivesse acontecido.

A Gripe Influenza A (H1N1) mudou a higieninização das pessoas, que haviam esquecido a prática de lavar as mãos antes das refeições. É claro que as pessoas que tem imunidade baixa, crianças, gestantes e idosos devem evitar locais com grande volume de pessoas, porque o vírus ainda circula no ar.

Mas o calor humano é a forma mais correta de combater a gripe.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Depois de uma semana de folga Caiçara volta a campo

Os jogos deste fim de semana darão continuidade a mais uma rodada do Regional da Larm, e o Caiçara busca uma recuperação contra a Carbonífera Criciúma, sábado, fora de casa.

Depois de um fim de semana de folga para os atletas que disputam o Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm), devido as fortes chuvas que atingiram a cidade nas última semanas e deixaram os campos sem condições de jogo.

A rodada anterior será disputada em outra data e os jogos desta semana seguem dentro da tabela.

O Caiçara entra em campo contra a equipe da Carbonífera Criciúma, fora de casa, sabendo que tem um compromisso difícil, mas, os jogadores devem mostrar que tem potencial e trazer os três pontos para Içara, que serão importantes para se manter na competição regional. O Caiçara está em 10° lugar, com apenas um ponto, em quatro jogos, sendo um empate e três derrotas.

Já a Carbonífera Criciú-ma, terceira colocada com 10 pontos, obteve três vitori-as, um empate e uma derrota no campeonato.

O técnico do Caiçara, Claúdio Blissari, confirmou que este é um dos jogos mais complicados. “O adversário é considerado um dos melhores do campeonato, a nossa equipe aproveitou a folga para treinar, corrigir as falhas e buscar entrosamento dos jogadores”, completa o técnico da equipe içarense.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Acessibilidade é tema da 4ª Feira Pedagógica e Cultural da Apae

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Içara, realizou nesta sexta-feira, 18, a 4ª Feira Pedagógica e Cultural. O tema desse ano foi a acessibilidade dos portadores de deficiência.

Nesta sexta-feira, 18, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara, Escola Especial Sonho Dourado, promoveu a 4ª Feira Pedagógica e Cultural da instituição.

O projeto mostra ao público o que os alunos fazem durante o primeiro semestre do ano.

Pretendem acabar com o preconceito de que os portadores de deficiência não aprendem ou não possuem capacidade.

Afinal de contas a espécie humana é dotada de múltiplas inteligências, sendo que ninguém possui todas elas, nem é desprovido de alguma sapiência.

A equipe é formada por 50 profissionais e a associação é mantida por convênios com o Estado e Administração Municipal.

A diretoria da Apae é voluntaria. E a unidade içarense tem alguns voluntários que prestam serviços gratuítos.

“Precisamos garantir nossas atitudes para poder cumprir a lei. A luta é pela conscientização da sociedade e promover mudanças e possibilitar melhor acesso não só para o portador de deficiência. Nossa cidade é inacessível para idosos e gestantes também”, explica a diretora da Apae, Clair Tramontin Martinello Faraco.

São 179 alunos com necessidades especiais distintas, mas que surpreendem pela alegria de viver e potencialidades de aprender, mesmo desacreditados por parte da sociedade.

A escola especial trabalha todas as áreas do conhecimento, realizando atividades multidisciplinares.

Os trabalhos desenvolvidos em cada setor são apresentados para a apreciação do público.

As turmas da educação especial são: a Estimulação essencial, de 0 a 4 anos; SPE, de 4 a 7 anos; SPE , de 7 a 16 anos; Iniciação ao trabalho, mais de 16 anos; Oficina protegida terapêutica, idade acima de 16 anos; sala de psicologia, sala de fisioterapia.

Segundo uma das coordenadoras pedagógicas, Cleonice Matiola Goulart, estão previstos no projeto pedagógico desse ano, cujo tema é a Acessibilidade, a elaboração e distribuição de informativo, que já está sendo executado; montagem de vídeo para apresentar na Câmara de Vereadores e ambientes públicos; realização de passeata e a própria feira pedagógica.

A finalidade desses trabalhos é “mostrar que o deficiente é um cidadão comum e tem direito de ir e vir como qualquer outro cidadão”, ressalta a coordenadora pedagógica.

“A cidade precisa ser adaptada às pessoas com necessidades especiais, não há rampas para cadeirantes, as calçadas não ajudam”, comenta a professora Ana Francisca.

Fotos: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Conselho Tutelar estuda alteração do Código Penal sobre abuso sexual

Conselho Tutelar de Içara tem estudado as mudanças, um mês após a alteração no Código Penal, que altera lei em relação às penas para crimes sexuais contra menores de idade no Brasil.

Quando a vítima tem menos de 14 anos de idade, a pena era de seis a dez anos de reclusão. Com a alteração, ela sobe para entre oito e 15 anos.

Pela nova lei, menores de até 14 anos não podem manter relações sexuais ou responderão sanções do Estatuto da Criança e do Adolescente, pois o ato será considerado infracional.

Segundo uma das componentes do Conselho Tutela de Içara, Rita de Cássia Jaques, as alterações se tornaram mais severas, mas com o objetivo de resguardar a integridade física das crianças e adolescentes.

Para os criminosos, a imposição de uma pena mais severa funciona como um modo de inibir a ação, antes que o trauma possa acontecer.

Ela conta que as alterações ainda estão sendo estudadas com cautela pelo corpo de conselheiras, por estarem com muito trabalho diário e pouco tempo para essas análises. "Ainda assim, nos comprometemos a dar um parecer mais preciso e focado a respeito na próxima semana", finaliza Rita.

A medida é persuadir os agressores, que muitos vezes, estão na própria família, e mostrar que a Justiça não será branda com o crime de abuso sexual.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Ninguém dá lance no leilão da Coopervectra

O leilão de ontem da massa falida da Vectra Revestimento Cerâmico, ocorrida no Fórum de Içara, não durou dez minutos.

O leiloeiro apresentou o relatório sobre os produtos, como o terreno (localizado às margens da Rodovia SC-444), a estrutura física da empresa falida e o respectivo maquinário, avaliados em cerca de R$ 8,8 milhões.

A falta de lance, como de costume, adiou o leilão para uma segunda chamada, a realizar-se no mesmo local e hora no dia 2 de outubro.

No próximo leilão, o lance arrematador deverá ser superior à metade do valor avaliado pelo lote integral. Esperava-se haver a oferta da Administração Municipal, pelo prefeito Gentil da Luz, o que não aconteceu.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Encerrado o mutirão Nacional da Conciliação no município

O mutirão durante a semana teve como objetivo preconizar o julgamento, até o fim do ano, de todos os processos distribuídos nas justiças estadual, federal e trabalhista até 31 de dezembro de 2005.

Em Içara, foram realizadas, em torno de, 120 audiências de conciliação no Fórum, em três salas permanentes apenas para esses casos, sob assistência de diversos conciliadores (técnicos judiciários auxiliares).

A técnica Ana Carolina Fernandes Pacheco, informa que a maioria das audiências não tiveram o resultado esperado, o acordo entre as partes. "Não tivemos muitos acordos porque são processos antigos e as pessoas não querem abrir mão, pois pensam que vão sair lesadas", comenta Ana Carolina, ressaltando que, apesar de não ocorrer o acordo no ato da audiência, geralmente os advogados das partes se acertam depois, o que também resolve o problema. "Alguns processos são pausados em 15 dias para que as partes meditem sobre as propostas de acordo, quase sempre aceitando-as", finaliza a conciliadora.

O corretor de imóveis, Itamar Bernardo, 57 anos, foi um dos chamados para uma audiência de conciliação para entrar em acordo com a avalista de um cliente que não pagou pelo imóvel. "A audiência foi satisfatória, pois, embora não resolvemos o problema ainda, já fomos encaminhados aos próximos procedimentos. Um acordo será realizado, com certeza", comenta Bernardo.

Neste caso, a conciliadora, Roselaine Astrissi, precisou orientar calmamente as partes sobre as responsabilidade na hora de se fechar um negócio com o avalista e apresentou as referentes implicações judiciais.

Em outro caso, a mesma conciliadora precisou agir de forma mais severa, pois as partes, em um caso de despejo por falta de pagamento de aluguel, estavam se atacando verbalmente e não pareciam cooperar para o bom andamento da audiência. Ela então aconselhou aos presentes que procurassem seus advogados para dar continuidade no processo.

"Nas audiências comuns de conciliação, apenas 2% não acabam em acordo. Quem comparece já pensa em conciliar-se com a outra parte e nós que aconselhamos não coagimos ninguém a aceitar propostas, deixamos à livre escolha do indivíduo. Mas buscamos diversas maneiras de que um acordo seja fechado, incluindo apresentando novas ideias, equilibrando os interesses dos envolvidos", conta ela.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Obras da Ponte do Torneiro reiniciarão em breve

A construção da ponte de travessia do Rio Urussanga, na localidade de Torneiro, que liga Içara a Jaguaruna, deverá ser concluída no prazo em até 120 dias. A obras devem reiniciar até o final do mês e dependem da assinatura do convênio com o Governo do Estado, através da SDR de Tubarão.

Segundo o secretário de Obras de Jaguaruna, Edenilson da Costa, a previsão para a assinatura deste convênio seria para esta sexta-feira, 18, no entanto, “apareceu uma pendência com o Deter; uma dívida de cerca de R$ 5 mil que deverá ser quitada pela prefeitura do município até segunda-feira,21, e o contrato de liberação de recursos com o governo estadual deverá ser assinado até a terça-feira, 22”.

Serão R$ 300 mil de verba estadual e R$ 150 mil de cada prefeitura para que a ponte fique pronta, sendo que Içara e Jaguaruna farão o repasse em três parcelas. A primeira logo na efetivação do convênio e mais duas parcelas de R$ 50 mil para 30 e 60 dias. “As obras serão realizadas pela empreiteira Sulcatarinense e terão um custo final de mais de R$ 600 mil. Costa confirmou que a contrapartida da prefeitura de Içara será liberada assim que seja assinado o convênio, garantiu o prefeito Gentil da Luz”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Casas populares da Lagoa dos Freitas sem problemas

A Colônia de Pescadores Z33 do Rincão emitiu nota oficial à imprensa explicando sobre a construção de 71 casas no distrito através da CEF e que receberam denúncias de Jurê Bortolon.

Na sessão da Câmara de Vereadores de Içara, de terça-feira, 14, os peemedebistas Jurê Carlos Bortolon e Antônio de Mello solicitaram reunião com o gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) de Criciúma para prestar esclarecimentos sobre o Loteamento Popular da Colônia de Pescadores Z33, localizados na Lagoa dos Freitas e Zona Sul do Balneário Rincão.

Segundo Bortolon, as habitações foram entregues com irregularidades e oferecem problemas como: “esgoto a céu aberto, rachamento nas paredes e vazamento”, relatou.

A Colônia de Pescadores explica que incentivaram a organização dos dois conjuntos habitacionais. E que os projetos de construção das 71 casas populares são da CEF e que as vistorias competem aos engenheiros da mesma. Houve supervisão técnica nas construções e após entrega aos moradores terá acompanhamento técnico. Reparos são de responsabilidade da empresa construtora e há a cobertura de um seguro pelo período de dez anos.

A nota oficial diz que as casas populares foram construídas pela Cooperativa Acesmo sob acompanhamento de equipe dos mutuários. A associação de pescadores esclarece que a participação foi no sentido de organizar os beneficiados e não recebeu dinheiro dos projetos.

A secretária da Z33, Maria Aparecida Luciano, declara. “Os loteamentos, um na Lagoa dos Freitas e outro na Zona Sul do Balneário Rincão, são autorizados e tiveram a garantia da Prefeitura de Içara de viabilização de infraestrutura e acesso, o que não aconteceu até o momento”.

Alguns moradores reclamam das condições das estradas e distribuição de energia. “A gente quer infraestrutura e que a vigilância sanitária resolva a infestação de carrapatos e bicho-de-pé”, declara a moradora do loteamento na Lagoa dos Freitas, Andréa Carvalho.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Maso NIETTO

“Sou contra, pois é uma instituição competente que tem lucros e é extremamente importante para Içara”. Vereador Itamar da Silva(PP), sobre a gestão compartilhada entre Casan e Samae, que conta com quatro vereadores favoráveis e seis contrários.

Os desafetos
Acirton Costa (PMDB), presidente da Câmara de Içara, e Murialdo Gastaldon (PDT), ex-vereador e e membro do Comitê Gestor de Içara, ficaram bem próximos, durante o lançamento do Projeto “Minha Casa, Minha Vida”, quinta-feira, no Paço Municipal. Imagine o que não passou pela cabeça dos dois, naquele momento.

Caso
o ex-vereador Wagner Pizzetti assuma, realmente a Secretaria de Obras, o que é bem provável, vai dar uma correria dentro do PMDB. Existe a ala dos que aceitam e a dos que querem estar longe se isso acontecer. E o partido deve pegar fogo. A decisão está nas mãos do prefeito Gentil Dory da Luz, que tem compromisso com Pizzetti, e pode dar uma de bombeiro ou de incendiário.

O ex-vereador
Márcio Dalmolin (Democratas), que abriu mão na eleição passada em favor de Neuzi Berto Silveira, desde 1º de janeiro colocou o bloco na rua em busca de uma vaga no Legislativo em 2012. Dalmolin foi eleito em 2000 pelo PSDB e ocupou o cargo de presidente da Câmara de Vereadores por dois anos. No pleito de 2004, ele ficou de suplente do Pastor Caetano Costa (PTB) mas não assumiu.

Rápidas:

  • Como tem cachorros sem donos no Centro de Içara. Tem que se achar uma solução para tentar resolver a proliferação dos animais.
  • Dos 10 assistentes parlamentares, dois tem comparecido, constantemente na Câmara de Vereadores. Adêmio Pavei (PSDB) e Paulo Silveira (PP).
  • PT de Içara realiza encontro segunda-feira, às 19h, na sede da Associação da Cooperaliança, para fechar consenso em favor de Júlio Borges.
  • Com aprovação da Lei do Capacete, de autoria do vereador Geraldo Baldissera (PDT), fica proibido o uso de qualquer cobertura em estabelecimentos.
  • Secretaria de Saúde de Içara, realiza segunda-feira, às 13h30min, no Clube Ipiranga, o “Encontro da Mulher, estar bem e ser feliz. Todas estão convidadas.
  • Moradores do Presidente Vargas reclamam que os 20 números para atendimento do clínico geral são insuficientes para demanda no bairro.
  • Políciais que apreenderem armas devem ganhar bonificação em dinheiro e não em folgas. Mas essa não é a obrigação deles? Então, porque a recompensa?
  • Eduardo Pinho Moreira, candidato a governador pelo PMDB, que não consegue unificar o partido em Criciúma, está de olho em coligar com o PT.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anfetamina (Parte 2)

Dependendo do excesso da dose e da sensibilidade da pessoa pode aparecer um verdadeiro estado de paranoia e até alucinações. É a psicose anfetamínica.

Os sinais físicos ficam também muito evidentes: midríase acentuada, pele pálida (devido à contração dos vasos sanguíneos) e taquicardia. Essas intoxicações são graves e a pessoa geralmente precisa ser internada até a desintoxicação completa.

Às vezes, durante a intoxicação, a temperatura do corpo aumenta muito e isto é bastante perigoso, pois pode levar a convulsões.

Finalmente, trabalhos recentes em animais de laboratório mostram que o uso continuado de anfetaminas pode levar à degeneração de determinadas células do cérebro. Este achado indica a possibilidade de o uso crônico de anfetaminas produzir lesões irreversíveis em pessoas que abusam destas drogas.

Aspectos Gerais
Quando uma anfetamina é continuamente tomada por uma pessoa, esta começa a perceber com o tempo que a droga faz a cada dia menos efeito; assim, para obter o que deseja, precisa ir tomando a cada dia doses maiores. Há até casos que de 1 a 2 comprimidos a pessoa passou a tomar até entre 40 a 60 comprimidos diariamente. Este é o fenômeno de tolerância, ou seja, o organismo acaba por se acostumar ou ficar tolerante à droga.

Discute-se até hoje se uma pessoa que vinha tomando anfetamina há tempos e pára de tomar, apresentaria sinais desta interrupção da droga, ou seja, se teria um Síndrome de abstinência. Ao que se sabe algumas pessoas podem ficar nestas condições em um estado de grande depressão, difícil de ser suportada; entretanto, isto não é uma regra geral, isto é, não aconteceria com todas as pessoas.

Informações de consumo
O consumo destas drogas no Brasil chega a ser alarmante, tanto que até a Organização das Nações Unidas vem alertando o Governo a respeito. Por exemplo, entre estudantes brasileiros do 1º e 2º graus das 10 maiores capitais do país, 4,4% revelaram já ter experimentado pelo menos uma vez na vida uma droga tipo anfetamina.

O uso frequente (6 ou mais vezes no mês) foi relatado por 0,7% dos estudantes. Este uso foi mais comum entre as meninas. Outro dado preocupante diz respeito ao total consumido no Brasil: em 1995 atingiu mais de 20 toneladas, o que significa milhões de doses.

Tabela
Nomes comerciais de alguns medicamentos à base de drogas do tipo anfetamina, vendidos no Brasil. Dados obtidos do Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF) ano de 1996/1997.

Exemplos de Drogas do tipo Anfetamina
Produtos (remédios comerciais) vendidos nas farmácias:

  • Dietilpropiona ou Anfepramona - Dualid S;
  • Hipofagin S;
  • Inibex S;
  • Moderine;
  • Fenproporex;
  • Desobesi-M;
  • Lipomax AP;
  • Inobesin;
  • Mazindol;
  • Dasten;
  • Fagolipo;
  • Absten-Plus;
  • Diazinil;
  • Dobesix;
  • Metanfetamina;
  • Pervitin*;
  • Metilfenidato;
  • Ritalina.

*Retirado do mercado brasileiro, mas encontrado no Brasil graças à importação ilegal de outros países sul-americanos. Nos USA cada vez mais usado sob o nome de ICE.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anfetamina (Parte 1)
COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anfetamina (Parte 2)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.