O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.923 - Içara, 6 de agosto de 2010

Moradores de Vila Nova cobram melhorias da AMI






Santos precisa de ajuda para reconstruir casa no Raichaski

EDITORIAL - Ouvidoria tem que funcionar

Com a ativação da ouvidoria na Administração Municipal de Içara, espera-se que haja um melhor entendimento entre o Poder Público e a comunidade, que cobra mais transparência do Governo de Gentil da Luz e José Zanolli.
A ouvidoria será criada para ser uma ferramenta de ligação entre o Executivo e o povo içarense e para isso é necessário que todas as Secretarias estejam plugadas no momento de prestar serviços e informações. Aí sim, vai valer a pena.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Moradores de Vila Nova cobram soluções da AMI

Através do requerimento do vereador André Mazuzchello Tiscoski, o Polakinho (PSDB), os moradores da comunidade de Vila Nova reuniram-se na Câmara com o secretário de Obras.

Comerciantes e moradores de Vila Nova estiveram presentes nesta quinta-feira, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal, para cobrar da Administração Municipal de Içara (AMI) melhorias na localidade.
O secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, acompanhado do encarregado Dilnei Darcy Lima, ouviram as reclamações em relação ao bairro Vila Nova.
O vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), autor do requerimento, foi enfático sobre o tema, alegando que várias reuniões já foram realizadas e que tudo que foi falado pelo Poder Executivo ficou apenas nas promessas. “Do jeito que está não da mais para agüentar, tem ruas que estão intransitáveis até mesmo para os automóveis”, comentou Polakinho.
Segundo Nascimento, dentro do cronograma de obras, o próximo bairro que receberá manutenção será a Vila Nova. “Esta semana não conseguimos trabalhar em virtude do tempo e da máquina quebrada”, lamentou.
O secretário afirmou que vai terminar os serviços no Bairro Aurora para depois se deslocar com as máquinas e caminhões para a localidade solicitada. “Vamos disponibilizar nossos equipamentos na metade da semana que vem, para iniciar as melhorias na Vila Nova, com limpeza de boca-de- lobos, patrolamento e areão nas estradas” explicou Nascimento.
O Prefeito Gentil Dory da Luz não pode participar da reunião em virtude de compromissos assumidos anteriormente.
Os moradores vão aguardar o prazo estipulado pelo secretário e esperam que o assunto discutido não fique na promessa.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Abro mão de três meses na Câmara para o Lima caso ele trabalhe para os meus candidatos a deputados, Ivo Carminatti (estadual) e Ronaldo Benedet (federal). Ele assume na segunda-feira, se quiser ”. Proposta do vereador Jurê Bortolon (PMDB), após a sessão de segunda-feira, ao encarregado de Obras de Içara, Dilnei Darcy Lima, que é o primeiro suplente do PMDB e faz parte do grupo de apoio do deputado Manoel Mota (PMDB), que busca a reeleição. Ele não quis fazer nenhum comentário.

O Vereador Neuzi Berto Silveira (DEM)
afirmou que vai cumprir o compromisso com o suplente Volnei Lino (PPS) e que no dia 16 de agosto ele assume por 30 dias.
“Eu ía viajar para o Estados Unidos para visitar meu filho, mas deu problema para retirar o passaporte, por isso resolvi voltar a Câmara. O Arlindo Luciano ficou 30 dias, tá bom, né, e a negociação feita com o Lino vai ser cumprida”, explicou o Democrata.
Ao ser questionado sobre quais candidatos apoia em 2010 Silveira foi enfático: “Voto e trabalho para o Dóia (Adilor Guglielmi-PSDB) para deputado estadual, que é de Içara, e também para Ronaldo Benedet, candidato a federal, porque o JR (Jorge Rodrigues) me pediu. Onde ele pede pra mim trabalhar eu vou, pois ele ajudou na minha eleição”, finalizou.
Esse comentário Silveira fez na presença de um grupo de pessoas, em frente a Cãmara de Vereadores de Içara, após a sessão de quinta-feira.

Sobre o processo
de cassação do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, afirma que o caso está na mão da promotoria e que estão esperando a posição deles. “A nossa parte nós já fizemos, agora é com a justiça”, afirma o pepebista.

Vai ser patético
e hilário ver os pedetistas de Içara, que estão abraçados na Administração Municipal do PMDB/DEM, e são oposição declarados dos progressistas, subirem no palanque da candidata Ângela Amin (PP), que tem como vice Manoel Dias, presidente estadual do PDT.

Sérgio Pagnan

Presidente do Sindicato das Cerâmicas Vermelhas de Morro da Fumaça não deve ter muito a declarar aos vereadores, pois, nestes últimos anos, os oleiros estão deixando o interior do município totalmente esburacados, tanto as ruas quantos os terrenos.
Ao invés dele vir na Câmara Municipal, os vereadores deveriam fazer um tour, junto com o sindicalista, por alguns bairros de Içara, especificamente em Esplanada, Rio Acima, Urussanga Velha, para ver o estrago mais de perto. E a Fundai deveria ser mais presente da mesma forma que vem fiscalizando a Mina 101, das Empresas Rio Deserto. As olarias também estão afetando o meio ambiente.

Aleluia
até que enfim a CAEP acordou e proibiu a venda dos capetas (vitaminas a base de vodka e frutas) durante as festas de São Donato.

A sugestão agora
é criar um Projeto Ficha Limpa também para o Executivo e Judiciário. Se isso acontecer, muitos comissionados vão ter que deixar os cargos rapidinho.

Frase
”Quem não se ocupa de política já tomou a decisão política de que gostaria de se ter poupado: serve o partido dominante”. (Max Frisch - escritor suíço - 1911-1991).

GERAL - Homem que teve casa derrubada pede ajuda ao povo içarense

Defesa Civil demoliu residência, após apresentar perigo de desabar, agora antigo morador pede ajuda para reconstrução; programas habitacionais contam com mais de mil inscritos.

Os últimos dias têm representado um recomeço constante para Antônio Rosálio dos Santos, 61 anos. O homem teve a casa no bairro Raichaski, derrubada pela Defesa Civil na terça-feira, 3, após apresentar comprometimento na estrutura e risco de desabamento.
Desde então, juntamente com o filho de 34 anos, Santos, que trabalha como autônomo, têm passado as noites provisoriamente na casa de um sobrinho.
Da estrutura reformada há cerca de quatro anos, restou apenas uma área firmada em concreto e uma horta, onde ele cultivava algumas verduras e hortaliças. “A minha situação está ruim. Agora é só tentar tirar alguns móveis que se salvaram”, relatou.
“Esse lotizinho, eu comprei em 1984, e é tudo que tenho. Se Deus quiser vou construir outra casinha aqui”, disse.
Mas, para isso o autonômo pede ajuda aos içarenses, com contribuições de materiais de construção ou móveis. As doações podem ser encaminhadas ao Jornal Içarense, que a partir da próxima segunda-feira, 9, atenderá na Rua Natal Tassi, 360, no Centro.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Adair de Souza, vários casos semelhantes estão sob análise da pasta. “Há muitas pessoas que precisam no município. A Secretaria analisa e ajuda dentro das possibilidades”, enfatizou o secretário.
Para receber auxílio de algum programa da pasta, é preciso que haja inscrição prévia, conforme a assistente social da habitação, Daniela Militão. Ela ressalta que todas as quintas-feiras, das 13h às 19h, são realizados esclarecimentos e inscrições para quem almeja construir ou adquirir um imóvel. Para efetuar inscrição é preciso portar cópias de documentos do interessado e do terreno, caso possuir. Atualmente mais de mil pessoas aguardam atendimento nestes programas.
A seleção é referente ao projeto habitacional. Até o fechamento desta edição, não foi possível falar com o coordenador da Defesa Civil, Marcio Toretti.

VARIEDADES - Inscrições para o Talentos da Terra encerram sábado

Interessados em participar do Talentos da Terra podem se inscrever até sábado pelos telefones da Rádio Cidadania Digital 104.9 FM ou até hoje na Casa da Cultura Bernardo Junkes.

Artistas da região que desejam fazer alguma apresentação na Festa de São Donato têm até sábado para se inscrever no Talentos da Terra, show que acontecerá domingo, dia 8, na 60ª Festa de São Donato, e que será apresentado pela equipe da Rádio Cidadania Digital 104.9 FM e transmitido ao vivo. Bandas, cantores e poetas terão a oportunidade de mostrar os talentos a partir das 16h, no palco do evento. O espetáculo será a última atração cultural da festa e tem previsão para término às 18h.
Para participar, os interessados devem inscrever-se na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes até hoje, sexta-feira, ou até sábado, através dos telefones da rádio (48) 3432-8623 ou (48) 9603-3653.
Segundo o diretor geral da rádio, Cláudio Serafim, até ontem, quinta-feira, 13 pessoas entraram em contato para participar, mas a expectativa dos organizadores é de que até o final das inscrições o número aumente para 15. “Qualquer pessoa pode participar. Não é uma competição, é um evento que visa valorizar os talentos da nossa terra”, enfatiza Serafim.
A rádio transmite ao vivo o programa Talentos da Terra pela segunda vez. A primeira foi em 2009, também na Festa de São Donato, onde alguns içarenses mostraram os mais variados dotes artísticos.
Entre os inscritos está Valdonir José Rodrigues, de 78 anos, morador do bairro Cristo Rei, que toca músicas sertanejas e modas de viola. Rodrigues conta que é a primeira vez que vai se apresentar no Talentos da Terra, mas que já tocou na rádio, no programa Show da Viola, da Rádio AM Difusora. “É muito bom quando a gente se apresenta. A comunidade elogia bastante, é ótimo”, conta.
Para Júlia Dias, 18 anos, também moradora do bairro Cristo Rei, o Talentos da Terra é um evento muito importante, pois dá a possibilidade das pessoas da região mostrarem o que sabem fazer. Ela participa pela terceira vez do evento e conta os frutos da exposição que proporciona. “Algumas pessoas que me conhecem viram que eu tocava e cantava e ficaram surpresas. É gratificante ter o trabalho reconhecido”, comemora. A jovem acredita que iniciativas como esta incentivam artistas da região que tocam em barzinhos, pois traz uma maior visibilidade.
Julia canta e toca músicas dos estilos Pop Rock e Reggae e, no domingo, a-presentará músicas próprias e de outros artistas. A moça, que é acompanhada por um percursionista, tem quatro músicas gravadas e outras para gravar.

POLÍCIA - Acidentes na SC-444 faz com que PMRv alerte aos motoristas

Os soldados da PMRv de Içara alertam aos condutores, após os acidentes ocorridos na rodovia estadual, na quarta-feira, pedindo que seja mantida a distância regular entre um veiculo e outro.

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) do bairro Liri fam um alerta aos motoristas que transitam pela Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), em Içara, depois que foram registrados sete acidentes durante a tarde de quarta-feira, dia 4 de agosto, das 14h às 20h, sendo a maioria das colisões traseiras.
De acordo com o soldado Isaias nãoexiste um ponto crítico no trecho, mas sim horários que tendem a trazer mais preocupação dos condutores. “Os dias de chuva são sempre os mais preocupantes, já que os acidentes são sempre por desatenção dos motoristas ou por falta de distância entre os veículos”, explicou.
Por medidas de segurança os condutores devem sempre cuidar a distância e uma forma simples e segura de se calcular é escolher qualquer ponto fixo (àrvore, placa etc), localizado na estrada e contar três segundos, quando o carro que esta na frente passar por ela. E se você alcançar o mesmo ponto antes dos três segundos, a distância não é segura. Um carro de passeio com velocidade aproximada de 80 Km/h percorre cerca de seis metros até frear totalmente, em dias de chuva esse número pode dobrar.
Os soldados informaram que com a persistência da chuva de ontem foi registrado durante o período do meio dia um novo acidente, no Km 3.600 próximo a Copaza, quando o Corsa placas MTA-1814, de Içara, acabou batendo na traseira do Ford Fiesta placas ATA-1520 também de Içara. Houve apenas danos materiais.

ESPORTES - Futsal Sub-11 de Içara viaja a Jaraguá para mais uma etapa

A equipe içarense da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara, viaja nesta sexta-feira para Jaraguá do Sul, onde participa de mais uma etapa do campeonato regional de futsal.

Equipe Sub-11 de Futebol de Salão (Futsal) da Fundação Municipal de Esportes (FME) DE Içara, que está entre as 12 melhores de Santa Catarina, viaja hoje à Jaraguá do Sul, onde participará da quarta fase do Campeonato Estadual. O returno será realizado nos dias 27 e 29 de agosto, em Chapecó.
O grupo X do qual Içara faz parte conta com as seguintes equipes: APAF/AABB/Chapecó; CRC/Chapecoense/Nostracasa/Nova Néri e Colégio Evangélico Jaraguá/Luterprev/FME.
De acordo com o regulamento da competição estarão classificados para a próxima fase os primeiros e segundos das chaves V, X e Y e mais duas equipes pelo índice técnico.
Os içarenses estão na nona colocação geral na competição, que iniciou com 29 times e na avaliação do presidente da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Flávio Felisberto, a colocação da equipe de fustal é o resultado de um trabalho feito com muito empenho e dedicação. ‘Acreditamos que todo trabalho desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes, com total apoio da Administração Municipal, tem obtido os resultados pretendidos, prova disso é o desempenho que os atletas içarenses vêm tendo nas mais variadas modalidades disputadas em competições regionais e estaduais’, avalia o presidente da FME.