O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 26 de março de 2009

E MAIS:

Confira o que você só encontrará no Jornal Içarense
(Edição 1590 - quinta-feira, 26 de março de 2009)

Ampliação do Seguro Desemprego: o que é e quem tem direito!

Colunista: Maso NIETTO

Acordos individuais proporcionam reajuste de 13% no fumo.

Polícia Civil ouve clientes do Besc.

Criciúma: GERED chama ACTs de informática.

Família Feliz: Entidade realiza campanha de Páscoa.

Juiz nega uso de SMS como prova.

Premiê tcheco critica planos de Obama.

Raúl Castro afasta dois vice-presidentes.

Preso suspeito de matar ex-mulher.

Polícia Federal procura executivos nos estados.

Irmãos presos por suspeita de estupro.

Serra do Rio do Rastro: Interditada para ônibus e caminhões.

Turvo: Incêndio destroi veículo da Cidasc.

Criciúma: Promotora impede prisão.

Reservas do Criciúma perdem de virada por 5 a 4 em Florianópolis.

Ronaldo marca dois e Timão empata no Paulista.

Grêmio vence e lidera Grupo na Libertadores.

Rio Grande do Sul recebe Volta Ciclística Internacional de Gravataí.

Criciúma: Fundação Municipal de Esportes realiza Páscoa Solidária.

Notas com Rô: fotos sociais e recadinhos.

Além de filmes e livros recomendados, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

ESPORTES - Primos se garante na segunda fase vencendo o Quarta Linha

Na noite desta quarta-feira foram realizadas duas partidas do Campeonato Suíço Noturno no Barracão, e a equipe dos Primos venceu a 4ª Linha garantindo classificação à segunda fase.

Pela quarta rodada do Campeonato de Futebol Suiço do Barracão, foram realizadas duas partidas na noite desta quarta-feira.

No primeiro jogo, a equipe dos Primos venceu por 2x1 a Quarta Linha e garantiu a classificação à segunda fase da competição. Com a vitória, passou a 7 pontos no Grupo B, o que lhe garante uma das vagas na chave.

Dando sequência na rodada, a Farben derrotou o Tereza Cristina por 4x1 e manteve as chances de classificação pelo Grupo A do Suíço do Barracão.

Na frente do Farben, estão Só Silva e o Volnei Automóveis, ambos com sete pontos, mas o Volnei lidera a chave por levar vantagem pelo índice de gols sofridos. O time tem a melhor defesa do campeonato. Até agora, o plantel levou apenas dois gols.

Dentro da Chave A, a classificação ainda é completada pelo Moniari (3 pontos), Jaqueline (3) e Tereza Cristina não alcançou nem um ponto.

No Grupo B, O Primos é o único que possuí sete pontos. Em seguida, estão o Quarta Linha (6), Praia (5), Inimigos da Bola (4), Içara Gesso (3) e o União Pedreira com zero, que tem grande chance de levar o troféu de time mais disciplinado. É a equipe que menos levou cartões amarelos. Foram apenas três advertências em três jogos.

A competição é realizada pela Liga Atlética Içarense (LAI), que tem como presidente Paulo César Crescêncio, o PC, que está bem satisfeito com o andamento da competição.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Cosméticos fazem a cabeça (e as unhas) da mulherada em Içara

Mais de 500 tipos de esmaltes para encantar todo tipo de gosto, além de cremes e produtos bem qualificados de beleza em geral, são o que se pode encontrar em lojas da Lubelli Cosméticos.

“Quando não há um tipo ou uma cor específica de esmalte que a cliente queira, a gente vai atrás, procura, pesquisa, até encontrar e trazer para ela”, comentou Márcia Roque Vieira Pizzetti, vendedora há mais de um ano da rede de lojas Lubelli Cosméticos.

Assim, hoje a rede conta com mais de 500 cores de esmalte e sempre variando, pesquisando cores da moda, da estação, tendências, etc. Para Márcia, o momento é propício para cores quentes (vermelho e marrom, por exemplo) e que está se usando muito em decoração em unhas.

Felizmente, nem só de unhas vive a vaidade feminina. A loja ainda oferece produtos de beleza de qualidade aos clientes, tais como xampus, cremes para pele, hidratantes, vitaminas, entre muitos outros.

Inclusive, diversas vezes aparecem clientes com algum problema mais sério, tais como coceiras e manchas, que necessitam de um cuidado especializado.

Essas clientes encontram justamente isso na Lubelli: atendentes preocupadas com a saúde e o bem-estar do cliente, antes do interesse pelas vendas. Assim, há cuidados com o tipo de pele, cabelos, a saúde do cliente em geral.

Foi esse cuidado que acabou gerando uma certa amizade e fidelidade entre clientes e atendentes da Lubelli, de acordo com a vendedora Taise Borges.

“Elas gostam de segurança, que é o que proporcionamos. Por isso, elas procuram geralmente a mesma vendedora para atendê-las”, informou Taise, que trabalha há dois anos na rede de cosméticos.

Mas se engana quem acha que produtos de beleza são apenas para mulheres, há uma considerável procura de homens. Atenta a isso, há cremes exclusivos para o público masculino, como cremes faciais e tintas de cabelo específicas (que levam só 5 minutos para secar), coisas que antigamente não havia.

Outro mercado que abrange é o da venda de móveis para salão de beleza, tendo clientes que vêm de cidades vizinhas só para comprar na Lubelli.

As três lojas Lubelli no Centro de Içara, ficam localizadas na Rua Marcos Rovaris, em frente ao Magazine Luiza e outra na Galeria Antônio Furtulino, e a terceira e pioneira há 12 anos fica na esquina da Rua Vitória com a Rua Anita Garibaldi.

“As clientes nos param na rua ou voltam à loja só para agradecer por tal produto que indicamos. Isso sim é reconfortante”, comenta Márcia.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Carros invadem a orla do Balneário Rincão

Motoristas teimam em circular pela orla marítima do Balneário Rincão mesmo sabendo que não permitido.

Na terça-feira o Jornal Içarense flagrou vários carros dividindo espaço dos banhistas e pescadores.

Caso os motoristas sejam flagrados trafegando pela beira-mar, a multa é de R$ 540 e a perda de seis pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Imprudência de motorista provoca colisão em uma moto

Motorista de um Citroën tentou cruzar a Avenida Dilcio Esmael da Silva, no Centro de Içara, e não percebeu a aproximação de uma motocicleta, que vinha numa velocidade de 40 km/h.

Na manhã desta quarta-feira, ocorreu uma colisão entre um veículo e motocicleta, causando apenas danos materiais.

Segundo a Polícia Militar de Içara, B.C., 78 anos vinha dirigindo Citroën C3, placas MFS-9266 de Içara, pela Rua João Bonomo, quando, ao tentar atravessar as duas pistas da Avenida Dilcio Ismael da Silva, cortou a frente da motocicleta, placa MCM 2473 de Criciúma, dirigida por L.M.D., 20 anos.

“Eu até o vi dando uma ‘paradinha’ com o carro antes de atravessar, para ver se não vinha nenhum carro, provavelmente, mas não sei porque ele continuou, já que deve ter visto que eu estava vindo”, contou a motociclista, que acrescentou estar vindo em uma velocidade aproximada de 40 quilômetros por hora.

Ela sofreu uma escoriação no cotovelo direito e foi atendida pelo pronto-socorro do Hospital São Donato, em Içara. Ela tirou um raio-x, que não acusou nenhuma lesão, e em seguida foi liberada.

Já a motocicleta teve a frente bem danificada e parou de funcionar. O carro em questão teve o lado esquerdo amassado e o motorista saiu ileso. C. acionou o seguro e prontificou-se a pagar os danos da motocicleta.

O acidente, que poderia facilmente ter sido evitado, se não fosse a imprudência de condutor do Cintroën, teve o acompanhamento da guarnição da 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Provinha Brasil foi realizado nas escolas

Realizada segunda-feira, 23, nas escolas do Município de Içara a Provinha Brasil. O material foi aplicado às crianças das 2ª Series do Ensino Fundamental.

A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento e a reorganização das praticas que alcancem níveis mais satisfatórios de alfabetização do que aqueles apresentados atualmente nas escolas do país.

De acordo com a Gestora da Secretaria de Educação de Içara, Giovana dos Santos, a aplicação da Provinha no primeiro semestre de 2009 tem a perspectiva de constituir e consolidar uma sistemática de avaliação diagnóstica da alfabetização.

“O nosso compromisso é estar avaliando e reavaliando o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças para primarmos pela qualificação do ensino”, ressalta.

Foto: Alexandra Cavaller (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Apenas uma chapa disputa a eleição do Conselho Fiscal

Os associados da Cooperaliança estão convocados para participar da Assembléia e da eleição que elegerá o conselho fiscal. Elas acontecerão respectivamente nos dias 27 e 28 de março.

Nesta quarta-feira, dia 25, todos os associados da Cooperaliança receberam em casa um informativo da cooperativa de energia elétrica anunciando a Assembléia Geral Ordinária que ocorre amanhã, dia 27, e terá início às 16h na Sede Social da Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga.

De acordo com o informativo, serão três convocações que ocorrerão entre os horários das 16 às 18h. “Em primeira convocação, com a presença de 2/3 dos associados, às 16 horas, em segunda votação, às 17 horas, com a presença de pouco mais que a metade dos associados ou às 18 horas em convocação com a presença de no mínimo 10 associados”, descreveu o informativo assinado pelo presidente da cooperativa Pedro Deonizio Gabriel.

Entre os assuntos em pauta, se destacam o plano de investimentos para o exercício de 2009 e o plano de aplicação dos Recursos do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social, o Fates. Além disso, a prestação de contas do Conselho de Administração da empresa, acompanhada do parecer fiscal referente ao exercício de 2008 e a apresentação do balanço patrimonial, do relatório da gestão e do demonstrativo das sobras apuradas.

Após a Assembléia Geral, os associados elegerão o novo conselho fiscal. O encontro será no próximo dia 28, às 17 horas, na Escola Estadual Salette Scotti dos Santos.

Para concorrer ao Conselho Fiscal há apenas uma chapa inscrita composta pelos associados: Quintino Pavei, Hilário Dalmolin, Vidal da Silva dos Santos, como conselheiros efetivos, e Antônio Albertino Mazzuchello, Antônio Gomes Magagnin e Anair Sartor Calegari, como conselheiros suplentes.

Para que os associados possam exercer os seus direitos de voto, é necessário que estejam munidos de documentos de identidade e que estejam em dia com as suas obrigações junto à Cooperaliança.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Pesquisa aponta Ângela Amin como favorita ao governo

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, nos dias 16 e 19 de março, e que apontou sobre a intenção de votos para o governo do Estado em 2010, a candidata Ângela Amim (PP) teve a preferência do público de 33 cidades catarinenses que foram visitadas.

De acordo com os dados, ela fica em primeiro lugar com 37% das intenções de voto, mais que o dobro das citações para Ideli Salvatti, do PT, que teria 15%. Já Eduardo Pinho Moreira (PMDB) obteria 7%, e Afrânio Boppré (PSOL), 4%. Nesta situação, declararam que votariam em branco ou anulariam o voto um quinto dos eleitores catarinenses (21%), enquanto 16% não souberam escolher um nome ao Governo de Santa Catarina em 2010.

Num segundo momento foi incluído o candidato Leonel Pavan (PSDB) e excluído Pinho Moreira. Ângela mantém a liderança com 32% das intenções de voto. Neste caso, Pavan ficaria com o segundo lugar, escolhido por 17%, empatado tecnicamente com Ideli, que teria 16%. Afrânio conseguiria 4%.

Na terceira situação, novamente sem Pavan e Pinho Moreira, e incluído o nome do atual prefeito de Florianópolis, Dário Berger pelo PMDB, Angela também estaria à frente, com 34%, seguida do peemedebista, que obteria metade da taxa de intenção de voto, 17%, mas empataria com Ideli Salvatti, que teria 15%. Afrânio Bropé conseguiria 3%. Neste cenário da pesquisa, 17% escolheram a opção do voto branco ou nulo e outros 14% mostraram-se indecisos.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Saneamento Básico nos bairros centrais pode não ser liberado

De acordo com o presidente do Samae, José Zanolli, a antiga gestão não assinou o contrato que deveria ser feito no ano passado para a liberação de saneamento básico desses locais.

“Eles não valorizaram essa obra e fizeram tudo com recursos da Prefeitura Municipal e do Samae, agora o contrato pode não ser liberado”, com estas palavras o presidente do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto de Içara (Samae), o vice-prefeito, José Zanolli (DEM), expôs a realidade de bairros que aguardam a liberação do saneamento básico.

De acordo com Zanolli, o contrato nunca existiu, já que a antiga gestão utilizava outros recursos para a construção da Estação Central de Esgoto. O valor da verba é R$ 10 milhões e depende da assinatura da Caixa Econômica, que se recusa, já que nada foi feito como deveria.

Ele tentou resolver o impasse ontem na Caixa Econômica, mas informou que foi em vão. “Eles se recusam, pois o convênio não foi aprovado. Tentarei mais uma vez sexta-feira e, caso não conseguir, estaremos apelando o caso nos Gabinetes de Brasília”, informou.

Um outro problema em relação a esta construção foi a elaboração do projeto. Segundo o presidente havia ruas inexistentes e falta de segurança para a execução da obra. “O plano já está sendo refeito”, garantiu o presidente.

Além das irregularidades do projeto e da falta de verba para o recurso, a atual gestão se deparou com mais um problema: a licitação foi feita antes de o projeto ser aprovado. “Como você vai construir uma casa se não tem o projeto?”, questionou Zanolli, intrigado com a situação.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Igreja versus Medicina na decisão sobre o aborto

Todos comentaram ou escreveram sobre a menina de nove anos estuprada pelo padrasto e que teve uma gravidez gemelar. Detalhes que ela sofria abuso sexual desde os seis anos e que a irmã adolescente era igualmente abusada aumentam nossa comoção e horror.

No Brasil, principalmente no Nordeste, esse crime é bem comum. O número de crianças e adolescentes de ambos os sexos que se prostituem em postos de gasolina é elevado. Existe o agravante de que muitos são estimulados pelos próprios pais. É a face cruel da miséria, da falta de educação, do abandono.

A gravidez precoce e de gêmeos chamou atenção sobre a menina pernambucana mais que sobre milhares de outras infelizes que vivem a mesma tragédia. Porém, o que elevou o tom dos debates em torno dessa história foi a necessidade do aborto e sua efetivação e a reação da Igreja Católica frente à conduta médica. Tornou-se evidente a necessidade de que a Justiça, o Congresso e a sociedade civil discutam o tema com seriedade e consistência, sem hipocrisias, tirando-o do campo do obscurantismo.

O aborto é largamente praticado no Brasil, todos nós sabemos. É difícil alguém que não possua parente ou amiga que tenha recorrido a ele. Refiro o gênero feminino porque de um modo geral as mulheres são deixadas sozinhas no momento de escolher entre um filho indesejado e um aborto. Na nossa sociedade machista, em que é rotineira a violência contra as mulheres, os homens costumam responsabilizar as parceiras pelo fato de engravidarem, se eximindo de qualquer responsabilidade. É como se a gravidez não decorresse de um ato sexual em que dois participam com a mesma vontade. Não me refiro às exceções.

Os médicos que acompanharam a menina agiram de acordo com preceitos científicos e éticos, considerando os danos psicológicos que a menor já sofrera e ainda viria a sofrer. Houve grande mobilização de profissionais das várias especialidades, com respaldo do Conselho Regional de Medicina, das sociedades médicas e de outros conselhos. Mesmo entre as pessoas mais comuns, leigos que desconhecem códigos de leis e de ética e o que seja uma gravidez de risco, prevaleceu o bom senso de que a escolha por uma interrupção da gestação foi o mais certo, o mais justo, o mais humano.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso, possui o direito de defender a vida de um feto, mesmo contrariando leis da justiça e da medicina. Ele se baseia em seculares doutrinas teológicas. Mas, seu discurso falando de pecado e ameaçando com excomunhão é fora do tempo e da realidade. Ele esqueceu de também defender a vida de uma menina de nove anos e expôs a fragilidade da Igreja Católica aos próprios católicos, mostrando o quanto ela ficou antiquada e sem interlocução com as novas gerações.

Alguns membros da equipe médica ameaçada pelo arcebispo se confessam católicos praticantes. Muitos ainda se lembram da Igreja de um outro padre que antecedeu Dom José Cardoso. Refiro-me a Dom Hélder Câmara, um praticante da Teologia da Libertação, afastado do seu rebanho pelo papa João Paulo II. Ele é sempre lembrado com saudade quando Dom José Cardoso pratica os seus excessos de fé, parecidos com os Autos de Fé da Idade Média. Será que o nosso Dom Hélder teria uma outra atitude frente a esse caso?

Todos os que se pronunciam em nome de Jesus deveriam enunciar sentenças justas ou então guardar silêncio. É o que esperamos e desejamos.

Ronaldo Correia de Britto, médico e escritor

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1590: EDITORIAL - Mulheres bebem além do limite para atrair homens

No eterno jogo da conquista, em que parecer interessante é a chave de tudo, as coisas estão saindo dos limites. Pesquisa realizada nos EUA com 3.316 estudantes de duas universidades mostrou que muitas mulheres estão bebendo mais do que deveriam para conseguir impressionar seus parceiros.

O estudo mostrou que a grande maioria dos moços gostaria que as parceiras, sejam amigas ou namoradas, bebessem, mas 71% das moçoilas acabam superestimando a dose. Analisando os diferentes subgrupos, os pesquisadores notaram que 26% dessas moças acreditam que um homem é mais propenso a ter amizade com mulheres que bebam acima de cinco drinques, enquanto 16% já acham que serão mais atraentes se beberem tanto quanto os rapazes. Quando as duas estimativas são confrontadas com o que eles querem, as diferenças de opinião aparecem. Existe uma grande e arriscada desconexão entre os sexos. Não são todas as mulheres que estão bebendo para chamar a atenção dos homens, mas isso pode explicar porque mais e mais mulheres estão bebendo a um nível perigoso.

A pesquisa será publicada na edição de março da revista médica Psychology of Addictive Behaviors, e já está sendo conduzindo outro estudo de acompanhamento, com a inversão de papéis.

Ou seja, o objetivo será levantar o que os homens acham que as mulheres querem que eles bebam e em quais quantidades.

É bom notar que homens e mulheres possuem diferenças físicas que influenciam na capacidade de suportar bebidas alcoólicas. Homens têm mais massa muscular para segurar a onda e mulheres, em média, absorvem 30% mais álcool em sua corrente sanguínea. Se a biologia não lhe fizer pensar duas vezes antes de se embriagar, fica aqui o lembrete: um homem que bebe demais se torna um babaca. Já a mulher, um alvo fácil. E depois da ressaca, vem a amnésia. Ninguém lembra de nada.

Portanto, a bebida faz mal à saúde, se beber não dirija, se dirigir não beba.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.