O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.936 - Içara, 25 de agosto de 2010

Estudantes do EJA do Mirassol dão exemplos de cidadania

(Foto: Jhonatan Motta/Jornal Içarense)






Laudo Calegari assume pasta de Saúde de Içara

(Foto: Divulgação)






Ciretran atrasa entrega de CNHs

(Foto: Jhonatan Motta/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Ciretran é alvo de reclamação

Desde que foi criado em Içara o Ciretran sofre com a falta de servidores e tem dificuldades na liberação das Carteira Nacional de Habilitação (CNHs).
As reclamações tem sido constantes por parte das auto-escolas e o órgão, que foi criado para agilizar a entrega do documento, não atinge as expectativas dos içarenses, que já sentem saudades do tempo que as CNHS eram liberadas em Criciúma. E dão ultimato: ou o Ciretran funciona ou fecha as portas.

CHARGE



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (58)

No último domingo, dia 22 de agosto, foi dedicado ao folclore. Então, rememoramos o saber do povo com suas lendas, suas crenças e a oralidade que perpetuou (e perpetua) todas as manifestações . Tais manifestações, mesmo no anonimato, insere-se na alma do povo.
Não há içarense que não tenha conhecimento de uma história fantástica, ou folclórica como falamos atualmente. Todas as mães mais vividas, ou que tiveram contato com outras mães de mais idade, conhecem os malefícios da bruxa para um recém-nascido. As pessoas de áreas rurais, especialmente as mais suprsticiosas temem certas horas “mortas” pela possibilidade da presença de lobisomem, boitatá e mulas sem cabeça. Temos localidades em que os causos das assombrações são mais freqüentes e as personagens chegam a conviver normalmente na comunidade como se fosse uma coisa natural.
Sobre o folclore e suas manifestações há toda uma literatura brasileira, especialmente nordestina. Porém, como o folclore é transmitido oralmente, ele passa a ter a contribuição regional de onde é contado. É comum ouvirmos um causo e pensarmos que já conhecemos com outras personagens ou com outro palavreado, porém é tão similar que chegamos a conclusão que vem de uma mesma raiz; já faz parte do folclore.
Quando criança, tive muito contato com meus avós e bisavós. Ao cair da noite, enquanto descansávamos o jantar, geralmente na boca do fogão, ouvindo o crepitar das chamas, meus avós contavam os causos e nós ouvíamos cheios de apreensão.Por alguns momentos tremíamos de medo, mas logo que o sol iluminava o mundo, o medo ia embora e nos deixava a vontade para a exploração do que ouvimos. O medo nunca impediu que fôssemos a procura da comprovação. Mas o importante é que os causos eram tão instigadores que sempre ansiávamos pela hora de ouvi-los. Boitatás, lobisomens, mulas sem cabeça, bruxas e outras figuras estavam sempre presentes nas horas da oralidade familiar. E este convívio com o folclore marcou tanto a minha infância, que produzi o primeiro volume do folclore no sul regional intitulado: Raízes do Saber Popular: os ritos, os mitos e o folclore.
É o apanhado de crenças como as benzeduras, que me foi repassado com carinho para desmitificar o poder da cura como bênçãos e não como um rito maligno. Nas fórmulas das benzeduras estão os nomes das pessoas e a sua localidade, embora elas afirmassem que possivelmente perderiam o poder da cura por haverem revelado a sua oração. O capítulo III fala dos principais folguedos, um misto de religiosidade e o profano que permeia a fé popular. Há nas manifestações do boi de mamão e cantorias dos Reis, toda a expressividade das manifestações Natalinas, da fé no Menino nascido na gruta de Belém. Porém a composição das personagens e a teatralização do boi de mamão, reflete o folclore e a contribuição étnica onde Ele se apresenta. Depois de uma introdução étnica, há a contribuição regional que vai dar uma série de variações no enredo, nas figuras e na própria manifestação popular.
Quem acompanhou manifestações populares natalinas não esqueceu de apresentadores como Almiro Marcelino, em Pedreiras; a Família Espanhol, em Içara; os cantadores de Reis Ângelo e David; seu Neneco Cardoso e, posteriormente o Joelson. Para quem estuda e pesquisa é visível as transformações ocorridas nos grupos devido a evolução sociocultural. No último capítulo há uma mostra dos cantares e das danças que somente em ocasiões de saudosismo as famílias costumam manifestar. As etnias africanas, polonesas, italianas e açorianas estão representadas em Raízes do Saber Popular. Afinal foi do caldeamento das e-tnias colonizadoras do município que nasceu a cultura do povo içarense. Falar de cultura é falar de folclore e das mais diversas contribuições populares.
Nos capítulos 5 e 6, há uma mostra dos causos de nossa região envolvendo as personagens mítica de décadas passadas. As pessoas que me repassaram os causos juram que é tudo verdade pois elas viram e ouviram tudo o que me contaram. Ainda hoje, há pessoas que me convidam a um passeio em suas casas para me contarem causos que ouviram. Depois que contam os causos, elas mostram o lugar onde ocorreu, e o medo que sentiram. Há uma singeleza tal em suas declarações que não vejo motivo de contestação, mas de um registro. Então meu arquivo está repleto de causos e casos içarenses, acrescentando sempre um ponto a mais no folclore de nossa terra e de nossa gente.

POLITICA - Gentil da Luz empossa Laudo Calegari na Saúde

Laudo Calegari, do Democratas, que era adjunto é empossado como novo secretário de Saúde de Içara, cargo que antes era acumulada pela secretária de Administração, Micélia Luiz.

(Foto: Alex Cichella/Jornal Içarense)
O prefeito Gentil Dory da Luz empossou Laudo Calegari como secretário de Saúde do município de Içara, na manhã desta terça-feira, dia 24. Ele assumiu a função no lugar de Micélia Luiz. A enfermeira Mira Dagostin continua na gestão da Secretaria.
A posse aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, antes do “Café com o Prefeito” itinerante, que teve a participação dos funcionários do setor.
“Estamos dando mais um passo em direção à humanização da saúde. Profissionalizamos o atendimento e as ações e, agora, completamos o quadro com uma pessoa preparada para tratar bem da população, com compromisso pelo bem comum”, destacou o prefeito.
Calegari agradeceu a confiança em seu nome e disse que vai se dedicar à melhoria da saúde no município . “Quero, com apoio de toda a equipe da saúde, fazer o melhor para atender as pessoas, porque quem precisa da saúde pú-blica merece toda nossa dedicação”, afirmou.
Depois da posse, Da Luz realizou a abertura do “Café com o Prefeito”, agradecendo a presença de todos. Em seguida, passou a palavra aos funcionários que falaram sobre as obras e ações que estão sendo desenvolvidas no município.
“Acho muito importante o prefeito estar aqui na Secretaria. Concordo quando ele disse no discurso que a saúde da família é a base. Içara tem o mérito de ter 100% de cobertura, mas precisamos melhorar”, disse a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Glicia Pagnan.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Gilmar Ghisland, elogiou a atual administração. “Esta é uma administração que deixa a gente trabalhar. A nossa vigilância é a mais bem equipada do Estado”.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Espero contar com o apoio dos içarenses durante as eleições, meu partido é Içara”. Candidato à deputado estadual Adilor “Dóia” Guglielmi (PSDB), que colocou o bloco na rua em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 3 de outubro.

A posse de Laudelino Calegari
nada mais é um compromisso de campanha entre o Democratas e o PMDB. Laudo foi candidato a vereador e recebeu 668 votos, que ajudaram na vitória da coligação Por Uma Içara Mais Humana, que recebeu 1.440 votos a mais do que Heitor Valvassori (PP), da coligação Por Uma Içara Maisd Forte.
Se fizer um trabalho visando a todos pode ficar um bom tempo no cargo mas se resolver usar o cargo para fazer política vai ter vida curta na Secretaria.
Torço que faça um bom trabalho e que esteja pre-parado para as criticas, que não vão ser poucas.

O MP de Içara
recebeu em julho três denúncias da Administração Municipal referente a dívida herdada do governo anterior. Uma está sob análise do promotor e outras duas foram encaminhadas no dia 18 de agosto para a Polícia Civil abrir inquérito .

O PP
está juntando as documentações do processo de cassação de Gentil da Luz que tem declarações de Adair Benjamin de Souza, o China, atual secretário de Assistência Social e Habitação.
Vem chumbo grosso por aí. Se segurem...

Rápidas
* Vereador Volnei Lino (PPS) solicitou que a Fundai faça um estudo com órgãos competentes para a abertura da Barra do Torneiro e da instalaçao de uma valsa de dragagem. Também requer a construção de uma escola de primeira a quarta série no Rincão.
* André Jucoski (PSDB) pede que o Executivo reúna representantes do Departamento de Trânsito, das Secretarias de Obras e da Indústria e Comércio para encontro na escola de Espigão Primeiro, no dia 31, às 18h, devido ao tráfego intenso de caminhões.
* A Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, promove assembleia, hoje, às 17h no Centro Comunitário do distrito. Na pauta, temas como a construção das casas dos pescadores, financiamentos, documentos para o defeso e convênio com a Unesc.
* Os candidatos estão usando a internet para buscar votos por ser uma ferramenta rápida. Já cansei de contar os e-mails que já recebi de candidatos de Santa Catarina. Muitos deles nunca ouvi falar. Só espero que não venham com vírus.
* Hoje a noite ocorre o primeiro jantar de adesão a candidatura de Adilor “Dóia “ Guglielmi (PSDB) no Centro de Eventos Germano Riggo, na localidade de Quarta Linha, em Criciúma. Dóia já inaugurou comitês em Içara e em Criciúma.
* O progressista Giovanni Zappellini não é mais candidato à deputado federal. Ele alegou falta de apoio de lideranças do PP da Região Sul e também falta de recursos. Vai continuar como vereador.

DISTRITO - Alunos do EJA visitam cinema pela primeira vez e se emocionam

Através da iniciativa da professora do núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Elisângela Faet Lopes, os alunos do Mirassol visitaram pela primeira vez o cinema e se emocionaram.

(Foto: Jhonatan Motta/Jornal Içarense)
Alunos do núcleo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do bairro Mirassol, zona sul do Balneário Rincão, estão vivendo novas experiências através do projeto pedagógico criado pela professora Elisângela Faet Lopes e pela coordenadora do EJA, professora Dóris Iolanda Dagostin.
O plano é trabalhar em sala de aula as diversas artes, como cinema, teatro e literatura. “Conversando com os eles, descobri que a maioria deles nunca tinham ido ao cinema. Então, resolvemos levá-los”, explica Elisangela.
“Eles ficaram impressionados com o tamanho da tela”, conta a professora, sobre a ida ao cinema no dia 9 de agosto.
“Nunca tinha ido ao cinema. Achei muito bom, muito bonito”, diz, entusiasmado, Vanderlei Martins, 44 anos. “Também nunca tinha ido, achei muito interessante o filme. Aqui não tem nada do que tem lá no shopping. Gostaria de ir outra vez”, ressalta Fábio Luis Almeida Ribeiro, 15 anos, o aluno mais novo da turma.
Na classe há estudantes com idades entre 15 e 56 anos, todos na fase de alfabetização. Depois do cinema, os estudantes estão aprendendo sobre o teatro. “Eles vão apresentar uma peça na palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), que será ministrada pela Vigilância Sanitária”, explica a educadora, que já planeja levá-los ao teatro.
Faz parte também do projeto a “Mala Literária”, atividade na qual cada aluno receberá um livro. Eles deverão ler e resumir o que entenderam, através da criação de um desenho.
Os alunos já trabalharam com reciclagem, confeccionando vassouras e puffs de garrafa PET.
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira (exceto quinta-feira), das 19h às 22h e conta com 18 alunos. A Administração Municipal de Içara fornece a professora, material didático e merenda, e a Associação de Mulheres do Mirassol disponibiliza o local.

GERAL - Trabalhos artísticos de estudantes içarenses são exibidos em exposição

Estudantes prestigiam abertura da terceira edição da iniciativa Arte Provoca Arte que contou com música e danças; lideranças municipais relatam a importância da cultura na educação.

(Foto: Daniela Soares/Jornal Içarense)
“Através da arte pode-mos expressar o que gostamos, o que sentimos, um pouco de vida”, diz o estudante Maykon Soares, ao mostrar a pintura em grafite. Assim, como ele, outros alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental poderam experimentar o que proporciona a cultura, através da terceira edição da Exposição Arte Provoca Arte, iniciada ontem.
A abertura do evento foi enriquecida com apresentações de música e dança, além da mostra de pinturas, desenhos e peças artísticas, que englobam técnicas de arte com a realidade vivida pelos estudantes.
Uma das idealizadoras do evento, a professora de Artes, Adriana Ghisi, aponta que a ação foi ampliada em comparação às edições anteriores. E destaca que “o espaço é uma meio para as crianças se expressarem, o que é fundamental para o desenvolvimento do ser humano”.
Em discurso, o prefeito Gentil Dory da Luz, ressaltou a importância da educação e lembrou que as escolas municipais alcançaram a segunda posição da Região Carbonífera na avaliação do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação no Brasil).
“Aqui em Içara temos o melhor da região. Vocês extrairam do pensamento o que querem de melhor para a cidade. As crianças são os próximos 50 anos de Içara”, salientou o prefeito içarense.
Já a gestora de Educação, Giovana dos Santos, destacou que os trabalhos expressam a emoção e a cultura vivida por cada aluno.
As obras continuarão expostas na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), na Praça da Juventude Fernando Pacheco, até o dia 27 de agosto.
Mais informações no e-mail: artes@icara.sc.gov.br.

POLÍCIA - Falta de efetivo causa demora no atendimento do Ciretran

Delegado da Polícia Civil, Rafael Marin Iasco, fala das limitações que o órgão tem enfrentado no município, e para ele a falta de efetivo só será suprida com realização de concurso público.

(Foto: Alex Cichella/Jornal Içarense)
Lentidão para conseguir a carteira nacional de habitação e deficiência para realização de vistorias nos veículos permeiam reclamações dos içarenses há alguns meses no que se refere a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
“Nós temos conhecimento do problema e entendemos as reclamações da população que paga os impostos e têm os direitos. Mas, a culpa não é da Polícia Civil e nem dos funcionários do Ciretran”, afirma o delegado da Polícia Civil de Içara, Rafael Marin Iasco.
Conforme o delegado, o órgão enfrenta a falta de efetivo, sendo que o Delegado Regional, Jorge Koch, já foi avisado sobre a carência no órgão. Ele relatou, ainda, que não é possível encaminhar mais policias que atuam na delegacia, para trabalharem no Ciretran. E que no município, cinco funcionários já realizaram esse processo, sem haver algum tipo de substituição, exceto a vinda do delegado civil, Fernando de Faveri.
“Desde o início da instalação do Ciretran no município tivemos uma conversa com o chefe da regional para expor o problema. A falta de funcionário só será resolvida com a realização de concurso público”, analisou o policial civil.
Iasco lembrou que no município de Araranguá, cuja população é similar ao de Içara, existem três delegacias, enquanto que a cidade possui apenas uma.
“O município realmente precisava de um Ciretran, pois está crescendo e a demanda também”, ressaltou. Segundo o delegado, o órgão continua prestando todos os serviços, mas há demora no atendimento.
Para ter mais explicações sobre a deficiência da Ciretran o vereador Diego Vitorassi entrou com um requerimento solicitando reunião com Koch e Iasco.

VARIEDADES - Escola Paulo Rizzieri comemora Dia do Folclore

Os alunos participaram de atividades folclóricas e receberam o Grupo Teatral Brincar e Aprender, Trabalhar Quando Crescer; do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

( Foto: Divulgação)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Rizzieri, do bairro Boa Vista, em Içara, comemorou o Dia do Folclore nesta segunda-feira, dia 23.
Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do bairro Jaqueline, coordenados pelo professor Jorge Dory da Luz, estiveram na escola ontema tarde e apresentaram a história folclórica do Boi-de-Mamão, com personagens confeccionados por eles mesmos. Os estudantes fazem parte do Grupo Teatral Brincar e Aprender, Trabalhar quando Crescer.
“As crianças gostaram bastante do teatro, serviu de estímulo, pois os alunos viram que os que estavam apresentando eram crianças como eles”, explica o diretor da instituição, Claudiomir da Silva.
Após o teatro, realizado pelos alunos do PETI, houve uma socialização entre as duas entidades, com lanche para as crianças.
Além da apresentação, os estudantes cantaram músicas folclóricas, jogaram travalíngua e fizeram a exposição de trabalhos artísticos relacionados ao tema, nos períodos da manhã e da tarde, até a hora do intervalo.
A atividade faz parte do projeto pedagógico semestral intitulado Escola e Família: Tempo de Aprender, Espaço de Criar, Alegria de Viver. A próxima atividade programada no projeto da escola é o Ato Cívico, que será realizado no dia 4 de setembro, a partir das 9h, e contará com a participação de mais cinco escolas, além da Paulo Rizzieri.
Farão parte do evento as escolas: E.M.E.F. São Rafael (Terceira Linha), E.M.E.F José Fernandes Silveira (Sanga Funda), E.M.E.F Professora Miriam Guglielmi Pavei (Vila Nova), E.M.E.F Cézar Muneretto (Vila São José) e E.M.E.F. Theophilo Cassimiro Silveira (Barracão).
Na ocasião, a fanfarra da E.E.B. Princesa Isabel, de Morro da Fumaça, fará uma apresentação, na presença de autoridades.
No primeiro semestre, a escola realizou o Correio-Interação, no qual os alunos se comunicaram com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Zanelatto, do bairro Primeiro de Maio, através de correio postal e eletrônico.
O meio de comunicação inserido no projeto proporcionou aos alunos das duas instituições o desenvolvimento de novos vínculos e amizade, além de auxiliar no conhecimento de realidades diferentes.
Outra atividade realizada foi a Agenda Escolar, em parceria também com a Escola Ângelo Zanelato, cuja edição e impressão contou com o apoio de patrocinadores da região.

ESPORTES - Criciúma está em 2° no quadro de medalhas

A cidade de Criciúma uma das representantes do sul do estado, já está em terceiro lugar no quadro de medalhas dos joguinhos, com um total de 26 medalhas sendo 10 de ouro.

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que iniciaram no dia 21 e vão até 28 de agosto, movimentaram o esporte em Criciúma.
Içara participa em três modalidades basquete, vôlei de dupla e karatê. Até o momento apenas o basquete entrou em quadra, no sábado contra Camburiú e na segunda-feira enfrentou Joinville, e em ambos os jogos saiu derrotada.
Içara volta a ser representada nos Joguinhos em mais um partida de basquete, nesta quarta contra Florianópolis, enquanto a equipe de vôlei de dupla entra em quadra na sexta, e os karatecas estreiam na quinta e sexta-feira.
Na tarde de ontem foi apresentado o primeiro quadro de medalhas depois de dois dias de disputas a cidade de Criciúma, por enquanto vai conseguindo manter o objetivo nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e se mantem na segunda posição no quadro de medalhas, que é liderada por Joiville.
No fim da tarde Criciúma ganhou ouro no revezamento 4 x 400.