O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.229 - 10 de novembro/2011

BRUNA BORGES/JI
POLÍTICA: Vereadores querem aumentar número de assessores



CALEBE BORGES/JI
GERAL: Educação é tema de palestra de especialista em Psicolinguística
Professor Pierluigi Piazzi que é autor de uma série de livros Estimulando a Inteligência para pais, alunos e educadores interagiu com os participantes


DIVULGAÇÃO
POLÍCIA: Dois usuários de drogas são presos por desacato

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Rincão precisa de segurança urgente



Cada dia que passa uma nova ocorrência deixa em alerta a população do Distrito Balneário Rincão, que em 2013 passa a ser o mais novo município catarinense.
Os fatos, antes vistos através da televisão, passam a serem realidades no dia a dia das localidade, que é uma das maiores de Içara. São furtos, assassinatos, roubos a mão armada, estupros, entre outras barbaridades.
As Polícias Civil e Militar tem se empenhado em manter a ordem no município, que é grande, mas, os bandidos tem se superados e continuam a aterrorizar os içarenses, que se sentem inseguros e reféns da violência urbana.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Projeto propõe mais assessores parlamentares na Câmara

Os vereadores proponentes do projeto alegam que um único assistente parlamentar para uma bancada com três ou mais vereadores fica sobrecarregado; a proposta está sendo analisada.
BRUNA BORGES/JI
Os vereadores da Câmara Municipal de Içara estão discutindo um projeto proposto por Itamar da Silva (PP) e Joaci Domingos Pereira, o Boca (PMDB), para aumento do número de assessores parlamentares.
O projeto, que está passando pela análise das comissões de Constituição e Justiça, Serviços Públicos, e Finanças; visa dar às bancadas que possuem três ou mais vereadores, mais um assessor.
Atualmente, as bancadas: PMDB, PP, PSDB, PDT e DEM, possuem cada uma um assessor parlamentar.
Com a aprovação do projeto, o PMDB e o PP sairão beneficiados com mais um cargo, pois possuem quatro e três vereadores, respectivamente. Sendo assim, passariam de cinco para sete o número de funcionários na função.
A proposta, entretanto, divide opiniões. O presidente da Mesa Diretora, Darlan Bitencourt Carpes (PP) é contra. “Já exonerei dez assistentes parlamentares no início do ano e só pretendo aumentar cargos através de concurso público”, frisou.
Já os proponentes do projeto, logicamente, manifestaram-se favoráveis.
“Os assessores parlamentares têm que cuidar de vários assuntos. Eles ficam muito sobrecarregados. Então, as bancadas que possuem mais vereadores devem ter mais assessores”, opinou Boca.
Para Itamar da Silva, é injusto que uma bancada com três vereadores tenha o mesmo número de assessores que uma que possui apenas um vereador.
O pedetista Diego Vittorassi comentou que é contra por se tratar de “gasto desnecessário”.
Apesar de estarem na bancada do PMDB, que pode ser beneficiada com o projeto, Acirton Costa e Dilnei Lima também são contrários. Lima pensa que os valores que serão pagos de salário para mais dois assessores, poderão ser devolvidos para o Executivo a fim de serem investidos na área da saúde.
“Içara está precisando de um médico oftalmologista. Ao invés de pagar assessor, deveríamos devolver o dinheiro para a Administração Municipal pagar um médico”, ressaltou o vereador do PMDB.
Costa acredita que os atuais assessores “dão conta” da demanda de serviço. “Acho que não tem necessidade de mais assessores. É bobagem”, falou.
Osmar Manoel dos Santos (PP) e Edna Benedet (PCdoB) disseram não poder dar opinião no momento, por ainda não terem analisado o projeto.
André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), e Neuzi Berto Silveira (DE-M), não atenderam às tentativas de contato telefônicos feitas pela reportagem.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O processo foi dentro da normalidade e da democracia, pois a maioria dos filiados vestiu a camisa do partido e não a do interesse.” Presidente da Comissão Provisória do PP, Tarcísio Lima, sobre a vitória da Chapa 2 sobre a Chapa 1. Hoje, vai ter a eleição do Diretório, depois de 8 meses.

Edson Astor, o Monginho,
ex-motorista do Prefeito Gentil da Luz, respondeu o comentário de Dalvânia Cardoso de que estaria transportando pessoas para votar na chapa 1 na eleição do PP.
“Estive na convenção, porque tenho muitos amigos dentro do partido, e também não sou do PMDB, e sim do PSB. Não transportei ninguém para votar na chapa 1, como ela disse. A Dalvânia não gosta de mim politicamente pelo fato das eleições passadas eu ter conseguido 80% dos votos a favor de Gentil da Luz, em Lombas Pedreiras, bairro onde ela morava, sendo que a ex-secretária não conseguiu nem eleger o candidato a vereador. Dalvânia, deixa o homem trabalhar, e se você continuar a criticar a Administração Municipal vou levar o Monge da Luz para Siderópolis, onde a pesquisa de aprovação do teu prefeito está mais baixa que o meu em Içara.”
Dalvânia apenas deu uma risada e não fez nenhum comentário, como se dissesse, quem ri por último ri melhor. E riu mesmo.
O Jornal Içarense adverte: Rir faz bem a saúde, pois liberam hormônios como endorfinas e serotina na corrente sanguínea o que proporciona o bem-estar.

Júlio de Luca
parabenizou a Dalvânia pela vitória, que através do voto ganhou o direito de ser presidente do partido, mas é importante que a minoria seja respeitada. “O processo democrático é legal, apenas as pessoas sacanas prejudicam a democracia. Estou contente com o resultado, pois mobilizamos o partido, só fico chateado com algumas inverdades”.

Vereador
André Jucoski (PSDB), o Polakinho, esteve reunido nesta quarta-feira, com o presidente tucano, Paulo Brígido, para conversar sobre a majoritária em 2012, buscando o fortalecimento do partido.
Brígido entende que o PSDB tem nomes para compor como prefeito e vice-prefeito, entre eles Polakinho, que se colocou a disposição da sigla.

Rápidas
* A reunião que ocorreria no dia 25 para tratar sobre a inauguração do relógio em frente ao HSD foi adiada para essa quinta-feira, às 13h30min
*Quando vai sair à nomeação do secretário da Indústria e Comércio. José Francisco Pizzetti e Maurino Perez Barbosa pleiteiam a vaga. Cadê o consenso.
* Arnaldo Lodetti Júnior, que sempre foi um grande articulador, sofreu uma grande derrota dentro do PP, para a aluna Dalvânia Cardoso, que foi mais rápida que ele.
*Presidente da CPI, Joaci Domingos Pereira, não comentou mais nada sobre a CPI das cédulas marcadas. Será que que vai terminar em pizza.
* Medalha do Mérito Desportivo de Içara 2011 “Rafael Batista Mazzuchello”, homenagem concedida pela Câmara Municipal, Será entregue hoje, dia 10, às 19h.

Frase
“Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem.” (Victor Lasky - Professor e escritor norte-americano - 1918-1990).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Seminário de Pais e Educadores continua nesta quinta-feira

Pierluigi Piazzi, especialista em Psicolinguística e autor da série de livros Estimulando a Inteligência, veio a Içara para repassar conhecimento a pais, educadores e profissionais da saúde.
CALEBE BORGES/JI
A Secretaria de Educação, junto à Secretaria de Saúde, por meio do Projeto Família em Ação, iniciou nesta quarta-feira, dia 9, o 2º Fórum Municipal de Pais e Educadores.
O evento, que acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Donato, no Centro, continua nesta quinta-feira, dia 10.
No dia 9, o fórum foi voltado para os pais e nesta quinta-feira terá foco nos educadores e profissionais da saúde, a partir das 8h.
O objetivo do seminário, segundo o secretário de Educação, Antônio de Mello, é reforçar a importância da participação dos pais no processo educativo dos filhos. Para isto, o professor Pierluigi Piazzi, especialista em Psicolinguística e autor da série de livros Estimulando a Inteligência para pais, alunos e educadores, compartilhou conhecimentos na área. Ele comentou que os alunos que estudam somente para a prova não tem aprendizado. “A educação deve ser vista como uma continuidade e não apenas como decoreba”, comentou.
Segundo a gestora de Educação, Vanuza Savi Mondo, o primeiro seminário já gerou saldos positivos e o segundo caminha para o mesmo resultado. “Sabemos que os resultados desses encontros virão a longo prazo, mas já estamos recebendo elogios de alguns pais sobre a nossa iniciativa”, declarou.
Para a coordenadora do programa DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur, a prevenção também se ensina. “Só se trabalha prevenção em parceria com a educação. Dessa forma, o resultado é efetivo. É muito difícil mudar o comportamento de um adulto, por isso precisamos trabalhar essa consciência nas pessoas desde os primeiros anos de vida. E é isso que a Administração Municipal está promovendo”, conta.
O Projeto Família em Ação foi implantado em 2009 pela atual Administração e dá prioridade aos içarenses, por meio do fortalecimento afetivo entre os membros e promovendo o desenvolvimento dos seres humanos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Edna Benedet

Violência contra a mulher

De acordo com a Lei Maria da Penha, considera-se “violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.”A violência contra mulher é fato constante nos lares.
Os dados estatísticos apontam que a cada 15 segundos, uma mulher é espancada no Brasil, tendo como principais fatores determinantes desta agressão, o machismo e o alcoolismo. A principal causa desta agressão tem sua raiz na sociedade machista e excludente, que ainda, apesar de todos os avanços, super valoriza o papel masculino, com reflexos significativos na forma como se educa os meninos e as meninas. Para eles, durante toda sua vida são incentivados a valorizar a sua força física, agressividade, satisfação dos instintos e dominação, enquanto que a elas seu destaque e valorização no meio social, estão focalizados na beleza, comportamento, dedicação, submissão, passividade e dependência.
A Sociedade Mundial de Vitimologia pesquisou a violência doméstica em 138 mil mulheres de 54 países, diagnosticando que 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas à violência doméstica;
Os registros de estatísticas disponíveis nas Delegacias Especializadas de Crimes contra a Mulher demonstram que 70% dos incidentes acontecem dentro de casa e que o agressor é o próprio marido, companheiro ou namorado.
O Brasil é o País que mais sofre com a violência doméstica, perdendo de 10,5% do seu PIB (Produto Interno Bruto), tendo conseqüências diretas na economia (um em cada 5 dias de falta ao trabalho no mundo é causado pela violência sofrida pelas mulheres dentro de suas casas); na saúde, pois afeta a integridade física e psicológica, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como problema de saúde pública, e o sistema judiciário com os Boletins de Ocorrência, inquéritos e processos judiciais.
Segundo informações de Içara, essa situação no município não é diferente, os números são alarmantes e significativos, pois somente neste ano de 2011, foram instaurados 57 inquéritos de violência contra a mulher, sem considerar ainda, os Boletins de Ocorrência e os casos não registrados, pois muitas mulheres ainda, em decorrência da dependência financeira em relação ao agressor, suportam todo tipo de agressão em silêncio.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: PM aborda usuários de drogas no Rincão

Em três dias a Polícia Militar deteve cinco pessoas com drogas o que leva a acreditar que o tráfico está se intensificando no Distrito Balneário Rincão mesmo com as diligências policiais.

DIVULGAÇÃO
A guarnição da Polícia Militar de Içara realizou duas abordagens e encontrou uma quantidade de drogas no Distrito Balneário Rincão.
Por volta das 12h desta quarta-feira, 9, uma viatura da Polícia Militar fazia rondas pelo Balneário Rincão, quando na Rua Florianópolis abordou o motorista de um veículo. Não constatada nenhuma infração de trânsito, foi realizada busca pessoal em I.A.L., 31 anos, e foi encontrada uma pequena quantidade de maconha, além de papel de seda para fazer cigarro. Assim, em desfavor do cidadão foi lavrado um Termo Circunstanciado e a droga foi apreendida.
Já, na terça-feira, 8, em ronda pelo Distrito, os policiais militares avistaram dois homens andando de forma suspeita pela Rua São Paulo. Após a abordagem, os masculinos não acataram as ordens da guarnição e ainda desacataram os soldados, resistindo a entrar na posição de revista pessoal. Após controlar a situação, foi encontrado com D.C., 20, e F.S.W., 21, uma quantidade de maconha do tamanho de uma caixa de fósforos pequena.
Em virtude da desobediência, da resistência e do desacato, além do porte de entorpecentes, os cidadãos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.
Em ronda pela Rua Rio Grande, no Rincão, a PM encontrou com A.C.S, 18, uma pedra de crack. E com um adolescente de 14 anos, foi achado um cigarro de maconha. Diante dos fatos, foi confeccionado um Termo Circunstanciado em desfavor de A. e o menor foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia.
A Polícia Militar começa nos próximos dias a fazer rondas intensivas pelo Distrito Balneário Rincão.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Escola Mª Arlete comemora 25 anos com 13ª Festa da Família

A 13ª Festa da Família da Escola Maria Arlete Lodetti vai homenagear professores, diretores e funcionários da instituição, que completa 25 anos em 2011; o evento acontece nesta quinta-feira.
CALEBE BORGES/JI
A Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, do bairro Raichaski, realiza nesta quinta-feira, dia 10, a 13ª Festa da Família, às 19h, no ginásio de esportes da instituição de ensino.
O evento é promovido para comemorar os 25 anos de fundação da escola, que iniciou as atividades em 28 de fevereiro de 1986.
A 13ª Festa da Família vai contar com apresentações e homenagens aos primeiros professores, diretores e funcionários, com a presença de pais, alunos e convidados.
“Nestes 25 anos a escola tem procurado realizar uma educação de qualidade para a formação plena do cidadão e a inclusão proativa no mundo do conhecimento e do trabalho, visando à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz”, enfatiza a diretora da escola, Vanderléia Nunes.
A escola está situada na Rua Nereu Ramos, nº 682, no bairro Raichaski, município de Içara.
Em prédio próprio, a instituição atende com ensino de 1º grau. Encontra-se jurisdicionada à Rede Municipal de Ensino de Içara.
Tem por objetivo educar através dos princípios e disposições da lei nº 56/92 de 11.08.71 ministrando aulas para 10 turmas com ensino de 1º ao 5º ano e 11 turmas de 5ª a 8ª série.
Atualmente trabalha com 540 alunos e possui 44 funcionários.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Sai a lista dos vencedores do Joesinho

FRAMBER JÚNIOR/JI
O 10º Joesinho, edição mirim dos Jogos Estudantis de Içara (Joesi), promovido pela Fundação Municipal de Esportes, reuniu na última semana, no Módulo Esportivo, cerca de 300 alunos, de 13 escolas das redes municipais, estaduais e particulares.
Divididos na Categoria A, de sete e oito anos, e na Categoria B, de nove e dez anos, os participantes disputaram as modalidades de atletismo, tênis de mesa, xadrez, futsal, vôlei, handebol e futebol suíço.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.