O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

CAPA: Edição1.898 - Içara, 2 de julho de 2010


Escola Quintino Rizzieri em ritmo de Copa do Mundo







Moradores de Vila Nova e do Jussara aguardam patrolamento e areão

EDITORIAL - Tem que dar a cara para bater

O Pasquim, intitulado informações importantes para a população içarense distribuído no dia da Audiência Pública sobre a Gestão Compartilhada entre Samae e Casan teria muito mais validade se fosse assina-do. O autor ou autores deveriam dar a cara pra bater, como fez a ex-bancária Maria Luciano, do Balneário Rincão, ao escrever a sua indignação em texto assinado.
Essa prática comum em época de eleições, feita por pessoas que mamam nas tetas do poder, deve ser banida nas urnas pelos eleitores.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

De olhovivo na Copa- “Com a Copa do Mundo podemos nos unir muito mais”


Este foi o tema lançado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, localizada no bairro Jardim Elizabete, no concurso de desenho, para as turmas de 1ª a 4ª série e de produção textual de 5ª a 8ª séries, coordenado pela professora Nély Marcos de Souza e a diretora Jaqueline dos Santos.
O vencedor de cada série recebeu uma camiseta da seleção brasileira acompanhados de muitos aplausos dos colegas de classe.
Alunos vencedores dos Desenhos:
Jonathan Gustavo Quadro Rosa
- 1º Ano turma 11 - Professora Nice
Vinicius Sumara Fortuna
– 2º Ano turma 22 - Professora Vânia
João Vitor I. Feliciano
– 3º Ano turma 34 - Professora Sandra
Shaysla dos Reis Gislon
– 4º Ano turma 40 - Professora Marlene
Paola da Silva Medeiros
– 4ª Série (5º Ano) turma 41 - Professora Alice
Alunos vencedores da produção textual:
Caroline Fernandes Bezerra
– 5ª Série turma 54 (A grande Emoção)
Lauren Moreira 6ª série turma 64
(Unidos venceremos)
Tayná Votri
– 7ª série turma 74 (O Brasil)
Amanda Machado da Silva
– 8ª série turma 81
(A incrível união da Copa do Mundo)

POLITICA - Dívida com a Cermoful será avaliada pela AM

Içara é o único município inadimplente com a fornecedora de energia Cermoful, cuja pendência iniciou em 1997 e prefeito alega que dívida será avaliada em reunião com presidente da cooperativa.

A quantia superior à R$ 2 milhões que a Administração de Içara deve à Cermoful (Cooperativa de Energia Elétrica de Morro da Fumaça) desde o ano de 1997 até março de 2010, está sendo cobrada da atual administração.
Conforme o vereador Jurê Bortolon (PMDB), a pessoa que foi cobrar a dívida foi o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, secretário na gestão de Júlio Cechinel (2001-2004) e de Heitor Valvassori (2005-2008), na época em que a dívida não foi acertada. “Eles fazem a dívida e depois vem cobrar, isso é um grande absurdo”, critica Bortolon.
O presidente da Cermoful, Armando Biff, afirma que já havia entrado em contato com o prefeito licenciado Gentil Dory da Luz (PMDB) para que a dívida fosse liquidada “pois Içara é o único município que apresenta as dívidas, referentes ao atendimento dos bairros, entre eles o Presidente Vargas e o Demboski”. Acrescenta que teria uma audiência durante a tarde de quinta-feira com o prefeito em exercício José Zanolli (DEM), mas que foi remarcada para os próximos dias. Ao ser indagado sobre o fato de a empresa responsável pela cobrança ser a de Lodetti, ele relata. “Isso não ter nada haver com a escolha”, e que voltará a se manifestar após a reunião.
Lodetti afirma “que ouviu boatos que o Jurê falou na Câmara, mas não quero falar antes de ter certeza”, e ressalta que a informação não procede.
Zanolli disse que a reunião com Biff, onde irá inteirar-se da situação, foi transferida para a semana que vem, quando poderá ver o que pode ser feito..
Ate o fechamento da edição não foi possível entrar com contato com Da Luz.

COLUNISTA - Maso Nyetto


”Estamos aguardando os documentos dos setores de Compras, Contabilidade e Financeiro, pois as contas não estão fechando. Foi dado uma semana para que entreguem os números”. Cleide Geremias, diretora do Hospital São Donato, na reunião de ontem com o Conselho Diretor.

O suplente Arlindo Luciano (DEM)
realizou um sonho ao assumir, pela primeira vez a vaga de vereador de Içara.
Ele, que é o quarto suplente, substituirá por 49 dias, Volnei João Lino (PPS), que ficou apenas três no cargo.
O titular é Neuzi Berto Silveira, que se licenciou por 90 dias para tratar assuntos particulares. Deve aproveitar a folga e vai visitar o filho que reside nos Estados Unidos.
O primeiro e segundo suplentes, Geraldo Baldissera (PDT) e Renato Reús (DEM) abriram mão da vaga.

Paulo Preis Neto
Presidente do Samae afirmou que os responsá-veis pela vaia ao presidente da Casan, Valmor de Luca, durante a Audiência Pública sobre a gestão compartilhada, não foram os funcionários do Samae e sim a comitiva do Balneário Rincão, liderada pelo ex-vice-prefeito Naelti Vianna e o suplente de vereador do PP, Fábio Della Bruna. “Todos que estavam no local viram isso”, finaliza.

Vianna
por sua vez responde que a vaia foi de todos que estavam na audiência e não somente do pessoal do Rincão. “Acho que foi um ato natural e mostrou um despreparo do presidente da Casan, que já foi deputado federal e teria que encarar o embate com naturalidade. Foi deselegante como homem pú-blico. Outro ponto negativo foi terem abortado a participação das pessoas”, criticou Vianna.

A prefeitura de Içara
vai ter um horário especial de atendimento nas repartições públicas, nesta sexta-feira, em virtude do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, marcado para às 11h.
O expediente no Paço Municipal será realizado das 7h às 10h45. Já a Secretaria de Saúde faz o horário das 8h às 10h30 e das 13h30 às 17h. E a Secretaria de Educação e Cultura mantém o horário normal, com os estudantes envolvidos em atividades pedagógicas referentes ao tema Copa do Mundo.
Como o jogo ocorre às 11h, não acho que fosse necessário a Administração Municipal fazer um horário especial e não ter expediente a tarde.

Foi assinado
o contrato entre a Administração Municipal de Içara e Caixa Econômica de R$ 690 mil que serão utilizados para capacitação de mão de obra dos moradores cadastrados em programas habitacionais.
O convênio faz parte do programade Prestação de Serviço de Assistência Técnica – Habitação Interesse Social (HIS).

Convenção tucana
decide por integrar à Tríplice Aliança com DEM e PMDB por 221 votos contra 82. "O sonho agora é pelo Brasil, estamos aqui para cumprir determinação do nosso partido porque temos ética e lealdade", discursou o governador Leonel Pavan, encerrando o encontro estadual, ocorrido quarta-feira, na Capital.

GERAL - Moradores do Vila Nova ainda aguardam melhorias

Apenas alguns dos mais de dez bairros atingidos pelas fortes chuvas de maio receberam serviços de patrolamento e areão; no bairro Vila Nova, houve apenas limpeza de boca-de-lobo.


Há quase dois meses, mais de 10 bairros de Içara ficaram inundados em função das fortes chuvas que desolojaram cerca 900 famílias içarenses. O que levou o município a decretar a sexta situação de emergência em 16 meses.
O secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, disse que as localidades atingidas estão sendo prioritárias na realização de obras. No entanto, no bairro Vila Nova, um dos locais mais atingidos, os moradores ainda esperam por providências.
Segundo o secretário, no bairro foi realizada apenas a limpeza de bocas-de-lobo, mas que os trabalhos serão continuados sem uma data prevista.
A moradora Marinalda de Almeida perdeu vários bens devido a invasão da água, entre móveis e roupas. A família Almeida compõe um grupo de nove famílias beneficiadas pelo Programa Habitacional da Administração Municipal em parceria com a Caixa Econômica Federal, que tiveram que deixar as residências, menos de uma semana após serem entregues.
Na época, segundo os moradores foi prometido que os quintais das casas seriam aterrados. Mas, o serviço ainda não foi realizado.
Marinalda conta que esperava que na reunião realizada pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, na última terça-feira, 29, o assunto estivesse em pauta. No entanto, não foi abordado.
“Não fizeram nada no bairro, nem patrolaram as ruas. Prometeram que iriam aterrar os terrenos, mas nem falam mais sobre isso”, relatou a moradora.
Já os bairros Jaqueline e Jardim Elizabete foram patrolados, e conforme o secretário deverá ser colocado a camada de saibro. Apesar do patrolamento, um morador da Rua José Destafani, no bairro Jardim Elizabete, cobriu os buracos com restos de materiais de construção, em função do serviço demorar a ser feito.
No Loteamento Jussara, uma obra para fechar o esgoto a céu aberto e implantar boca-de-lobo, foram realizadas antes das inundações. O que, para a moradora da localidade, Leodete Aparecida Palhana, teria amenizado a gravidade da inundação. Mas, após as fortes chuvas de maio, nenhuma obra teria sido executada.
Nascimento acredita que na segunda quinzena de julho, serão iniciadas obras de patrolamento no Loteamento Jussara.
Já o bairro Presidente Vargas teve as ruas patroladas e revestidas de areão, além de terem sido feita as limpezas nas bocas-de-lobo. Atualmente a Secretaria realiza serviços de pavimentação na Esplanada.
O secretário declarou que estão sendo feitas alterações no Plano Diretor para que as inundações sejam prevenidas. “Estamos realizando levantamento dos rios que cortam o município para prevenir novas cheias no futuro”, ressaltou.
Ele conclui, dizendo que os recursos para areão e construção de quatro pontes “estão em conta” apesar das complicações envolvendo os convênios.
As duas fotos foram tiradas no Loteamento Vila Nova pela equipe do Jornal Içarense, um dia após a enchente e a outra na tarde desta quinta-feira.

POLÍCIA - A Polícia Militar Rodoviária (PMRv de Içara começou a meia-noite de sexta-feira a fiscali-zação reforçada nas rodovias estaduais com intuíto

Na data de hoje os Bombeiros de Içara e região irão comemorar o seu dia, com realizações de demonstrações dos trabalhos efetuados pela guarnição, entre elas a simulação de incêndio.

Neste 2 de julho é comemorado nacionalmente o Dia do Bombeiro e as guarnições de Içara e de Criciúma já começaram a festejar a data, em parceria, durante toda a semana, com demonstrações dos trabalhos efetuados
O município de Içara conta atualmente com 25 soldados fixos e o auxilio de voluntários, tendo quatro veículos para atender as ocorrências: um caminhão tanque, uma ambulância de Auto Socorro de Urgência ASU e duas viaturas.
As comemorações começaram com uma simulação de incêndio no prédio do Senai, em Criciúma, e a movimentação chamou a atenção de muitos curiosos que acompanharam os trabalhos efetuados pelos bombeiros.
Os materiais usados pelos bombeiros no combate ao fogo ou em resgates de acidente deverão ficar expostos no Shopping Talismã Trade Center, no Centro.
A guarnição irá participar hoje da cerimônia em alusão a data que acontece no Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Criciúma.
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio, criando, assim, os primeiros soldados.

VARIEDADES - Ginchíadas integra escola, família e comunidade

A abertura da gincana contou com participação expressiva de pais e da comunidade nas atividades que objetivaram comemorar 56 anos da instituição e arrecadar fundos para Festa Junina.

Alunos da Escola Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, do Distrito Balneário Rincão, em Içara, comemoraram os 56 anos da instituição, com a realização da 3ª Ginchíadas, nesta quarta-feira, 30.
No primeiro dia da gincana, comunidade, professores e alunos estiveram integrados nas atividades. A abertura contou com brincadeiras educativas, realizadas nas instalações da escola.
Para a assistente técnica da escola e coordenadora do evento, Dorotéia Crispim, “um dos objetivos da gincana é levar os pais e a comunidade à escola, para que vejam como o corpo docente cuida dos alunos”.
Segundo a coordenadora, logo no primeiro dia os estudantes surpreenderam com a criatividade demonstrada nas atividades artísticas e intelectuais.
“Estamos felizes porque a nossa proposta foi muito bem aceita pela comunidade. Às vezes a nossa escola é marginalizada, mas os nossos alunos mostraram que são muito capazes e criativos. Estamos muito orgulhosos dos resultados”, considerou.
Seis equipes dividas por grau de escolaridade, seguirão com atividades até o dia 15. Tarefas como venda de bingo e arrecadação de produtos serão desenvolvidas para adquirir fundos para a Festa Junina, que será realizada no próximo dia 17.
A única escola do Balneário Rincão foi fundada no dia 29 de junho de 1954, com o nome de Escola Isolada Arroio Rincão. Posteriormente a escola assumiu outros nomes, até adquirir o atual, em 1998.
Melquíades Bonifácio
Espíndola, que nomeia a instituição, é oriundo do município de Sangão, mas escolheu Içara para viver. Se destacando no desenvolvimento local, com atuaçao em movimentos sociais e culturais.
Durante a semana, alunos também estudaram e aprenderam sobre a trajetória da escola. Atualmente, a instituição possui mais de 980 alunos matriculados, intercalados nos ensino fundamental e médio, com 49 professores.

ESPORTES - Criciúma faz as contas para enfrentar o Brusque domingo


Depois de perder por 3 a 1, para o Brusque, fora de casa, o Tigre tem que vencer por dois gols de diferença para conquistar o Returno e decidir a Copa Santa Catarina com o Joinville.

Não deu para o Criciúma no Augusto Bauer. O Brusque venceu por 3 a 1 e, agora, o Criciúma terá que vencer por dois gols de di-ferença, domingo, às 16h, para ser campeão do segundo turno da Copa Santa Catarina. Os visitantes poderão perder por um gol no Heriberto Hülse.
Além da derrota, outra má notícia para o Criciúma é que o time saiu de Brusque com quatro desfalques por cartões.
Os jogadores do Criciúma deixaram o gramado do Estádio Augusto Bauer indignados. Afinal, até os 47min do segundo tempo, o Tigre perdia por 2 a 1. O terceiro gol, que saiu de um escanteio, dificultou a si-tuação do tricolor do Sul.
Com os cartões do árbitro José Acácio da Rocha, o Tigre terá, ainda, quatro desfalques no jogo da volta: o zagueiro Rodrigo, expulso; o zagueiro Cris, o volante Júlio César e o lateral Galego, com o terceiro cartão amarelo.
O Criciúma apresentou nesta quinta-feira, dia 1º, o lateral-esquerdo Reinaldo como novo reforço para o segundo semestre de 2010.
O atleta chegou à cidade na terça-feira, realizou exames médicos e já treina com os companheiros.
Com poucas oportunidades no Criciúma, o meia Roni poderá deixar o clube e também o Brasil. O jogador recebeu uma sondagem para atuar no futebol da Turquia. “Estamos sabendo. Se for bom para ele e para o clube, a gente libera, sem problemas”, comentou à imprensa o técnico Argel Fucks.
“Um time de lá me procu-rou, mas quem resolve é a diretoria com o meu empresário”, disse o jogador, que ficou no banco de reservas, no Augusto Bauer, na derrota de 3 a 1 para o Brusque.
Argel entende que, em se confirmando, será uma boa oportunidade para Roni. “Ele vai multiplicar o salário por três, quatro vezes. Isso prova que o Criciúma é um clube formador de atletas”, finalizou Fucks.