O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

POLÍCIA - Tentativa de furto no Samae acaba em prisão

O ladrão arrombou uma das janelas do almoxarifado do Samae de Içara, mas foi acusado pe-lo sistema de alarme, acionando a Polícia Militar, que foi ao local e o prendeu em flagrante.

Na noite de segunda-feira, dia 8 de junho, o almoxarifado do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara, localizado no Centro, foi invadido por L.M.O, 20 anos, que tentou furtar do local alguns objetos.

Ele quebrou uma das janelas para entrar no almoxarifado. Entretanto, o alarme de segurança do local, que funciona por sensor de movimento, estava ligado e foi acionado. O ladrão foi em direção à cozinha, ao lado do almoxarifado, e tentou furtar um aparelho microondas, um aparelho de rádio portátil, uma chave de fenda e um alicate.

A empresa de segurança contratada pelo Samae acionou a Polícia Militar, que chegou ao local no momento em que o masculino tentava fugir pela mesma janela por onde entrou.

Ele se escondeu embaixo de uma retroescavadeira que estava no estacionamento, mas logo foi encontrado pelos policiais e levado á Delegacia da Polícia Civil de Içara.

L.M.O. foi preso por tentativa de furto qualificado com rompimento de obstáculo, pelo delegado plantonista, Ivaldo Gregório Inácio, e encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

O boletim de ocorrência foi registrado pelo gerente de operações do Samae, Tomaz Manoel Cardoso. Esta é a terceira tentativa de furto no Samae nesse ano. Em fevereiro e março, houve tentativas, mas sem flagrantes, conforme informações da administração.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Secretaria da Saúde estuda melhor ampliação do CAPS

O objetivo é promover a ressocialização do paciente, promovendo a qualidade de vida, evitando a hospitalização e a perda do convívio social, resgatando o direito à cidadania e à reabilitação.

O objetivo do Centro de Atenção Psicosocial de Içara (CAPS) é de construir um modelo integral de assistência à saúde mental buscando através do diagnóstico precoce e tratamento evitar a hospitalização, a perda do convívio social, as situações incapacitantes, promovendo a qualidade de vida, resgatando o direito à cidadania.

Segundo a enfermeira Marli de Sá, coordenadora do CAPS, o Centro está estruturado para tornar o usuário mais habilitado à vida social. “A ênfase do tratamento passa a ser a ressocialização e não a mera redução dos sintomas psiquiátricos” declara Marli.

Já a Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostim, informa que a estrutura deve ser ampliada para abraçar a demanda. “Estuda-se junto à Administração Municipal e às equipes do Caps e Papsi a ampliação da estrutura física e consequentemente dos atendimentos. Este é mais um importante trabalho realizado pela equipe de saúde do municipio de Içara”, declara.

Mira também disse que após a realização de novo processo seletivo, para a área da saúde, mais três psiquiatras serão contratados pela Secretaria.

Foto: Gisele Fernandes (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Ciretran já pode se instalar

Foram apresentandos ontem, no setor jurídico do Ciretran, em Florináopolis, os documentos necessários para o aluguel da futura instalação do Departamento em Içara. Ficou definido que até na quinta-feira, dia 18, o local será vistoriado para ser adequado para instalar o Ciretran.

A documentação foi entregue pelo vereador Antônio de Mello (PMDB), juntamente com o Diretor da Câmara de Içara, Paulo César Crescêncio (PC).

PC, que possui conhecimento na área de trânsito, ficou satisfeito com a agilidade do secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, que prontamente atendeu ao pedido. “É extremamente necessária a instalação do Ciretran no município, já que é o segundo maior da Amrec”, comentou PC.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Aprovação de Lula sobe para 80% aponta pesquisa

A aprovação do governo subiu entre março e junho, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pela pesquisa CNI/Ibope.

Houve melhora na aprovação da maneira como o presidente Lula governa o país, passando de 78% em março para os mesmos 80% registrado em setembro de 2008, antes do estouro da crise financeira internacional.

A nota de Lula na pesquisa foi de 7,5, a segunda melhor desde o início do governo, perdendo apenas para os 7,8 registrados em dezembro do ano passado, quando o presidente alcançou a maior aprovação na série da pesquisa Ibope, com 84%.

A pesquisa mostra que 68% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo, já 24% acham regular e apenas 8% avaliam como ruim ou péssimo. O índice dos que desaprovam a gestão do presidente caiu de 19% para 16%.

A pesquisa ouviu 2002 entrevistados em 143 municípios entre os dias 29 de maio e 1º de junho.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gentil discute Projeto Habitacional com a CEF

O encontro teve como objetivo a discussão da adesão do município no Programa ”Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, que atende a pessoas que ganham até 10 salários mínimos.

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, se reuniu segunda-feira, dia 8, com o Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Wanderley Lopes Gomes, para discutir sobre programas habitacionais existentes na instituição financeira.

De acordo com Gomes, o municipio está se adequando às condicionalidades da CEF para adesão ao Programa "Minha Casa, Minha Vida".

Entre as metas da Administração Municipal está a construção de 1500 unidades habitacionais.

“Nosso Plano inclui projetos que sanem o déficit habitacional no municipio, por isso temos conversado e buscado parceiros para a realização deste importante projeto”, enfatiza o prefeito Gentil da Luz.

Gomes informou que no final do mês de junho serão entregues 71 casas aos pescadores do Balneário Rincão uma parceria da CEF, com a Administração Municipal de Içara, Governo Federal, Colônia de Pescadores Z-33 e Cooperativa Habitacional Cedrense.

O Governo Federal está investindo R$ 34 bilhões para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria.

O projeto viabiliza a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada, vai impulsionar a economia, gerar empregos e trazer reflexos positivos para toda a sociedade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: A cultura de um povo

Içara por sua peculiaridade historico-geográfica possibilitou a fixação dos povoadores luso-açorianos, desenvolvendo uma cultura típica que permaneceu quase intacta ao longo de mais de um século de existência, desenvolvendo uma economia de subsistência: agricultura, pesca e o artesanato funcional de agulha e linha, cestarias e teares. Além das atividades socioeconômicas, a fé e a sabedoria popular foram os alicerces para a prática de vida, desenvolvida no quase isolamento em que viveram as localidades litorâneas entre o mar e a floresta.

Somente a oralidade quebrou o anonimato com as cantigas dos Ternos-de-Reis, as apresentações dos folguedos do boi-de-mamão. As danças e os cantares trazidos do além-mar, misturados às crendices, aos causos e aos pasquins de alguns poucos letrados, divulgaram às novas gerações a este ser e fazer cultural plasmada em nossas comunidades litorâneas.

Pois bem, hoje já temos estudos, inclusive com dissertação de mestrado em uma Associação Cultural Açoriana Içarense, Academia Içarense de Letras e de Artes, e em contra-partida uma festa que divulga a etnia açoriana como carro chefe. É a costumeira Festa da Tainha revestida de novos valores, organizada no coração das comunidades de base açoriana de nosso município. Mas o que nos causa estranheza, e está sendo cobrado entre nós, idealistas e participantes do fazer socio-cultural açoriano, é não sermos convidados para participarmos da festa.

Sempre que houve eventos no centro de Içara éramos convidados. Até mesmo na Festa de São Donato, quando há a presença das diversas etnias colonizadoras do município, fomos convidados a participar das festividades.

As localidades que festejam o seu padroeiro nos convidam com nossos modestos cantares ou danças. Forquilhinha, sempre nos convidou para a Festa das Etnias. Estamos pensando se o que nos colocou na geladeira e não nos reconhece como grupos formados, registrados e ativos. Será a mudança da coordenação do departamento cultural, da comissão da festa, ou da administração municipal? Mas o certo é que estamos esperando uma resposta.

O livro “O saber popular: mitos ritos e folclore”, é direcionado a uma cultura formadora da população desta localidade festiva e as pesquisas são genuinamente içarense. Não sei por que o saber e o fazer de outros municípios é mais interessante do que o nosso ser e fazer autêntico içarense e rinconense.

Pois bem, nós da ACAI (Associação Cultural Açoriana de Içara) e da AILA (Academia Içarense de Letras de Artes) estamos no aguardo de uma resposta da comissão organizadora da Festa, especialmente da manifestação açoriana.

Em outro evento estadual, o AÇOR, também nos deixou de fora do evento. Como nos calamos, o fato acabou se repetindo. Hoje não queremos e não podemos silenciar, pois achamos que respeito é fundamental.

Parodiando o sábio da cultura popular catarinense, Franklin Cascaes, digo: só amamos aquilo que conhecemos, e se ainda não conhecemos, precisamos ir em busca para sermos autêntico e fazermos as coisas com sabedoria. E garanto que já temos no município de Içara uma boa contribuição bibliográfica, é só consultar nas nossas livrarias e elas com certeza fornecerão os nossos subsídios.

Por fim, apelamos para a Câmara Municipal de Içara que nos deu o aval de utilidade pública, que estamos requerendo um espaço, se possível.

Até a próxima semana com mais um assunto da nossa terra, nossa gente.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1640: EDITORIAL - Jornalista somente diplomado

Escrever é um dom de muitas pessoas, mas escrever com ética e responsabilidade são poucos que tem essa prática. E pensando em amordarçar a classe jornalística que é formadora de opinião o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira o julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a obrigatoriedade da formação universitária para o exercício da profissão em Jornalismo.

Contrários a essa decisão a Federação Nacional de Jornalismo e os Sindicatos estão se mobilizando em todo país para que a democracia não seja deflorada por pessoas que primam pela propaganda enganosa e não estão nem aí para o bem do Brasil.

Ser jornalista é denunciar as injustiças, sem ter rabo preso com as classes políticas e empresariais. Da mesma forma que um médico, advogado, engenheiro civil necessitam do diploma para serem reconhecidos, um jornalista também precisa do canudo.

A classe não precisa de um canetaço, mas sim de uma caneta para continuar trabalhando com responsabilidade e ética.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.