O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 14 de março de 2009

POLÍCIA - Vigilância inutiliza toneladas de alimentos apreendidos

Assaltantes armados chegaram de motocicleta e levaram cerca de R$ 150 de uma padaria no bairro Raichaski, em Içara, em plena tarde de quinta-feira, e a polícia ainda não tem pistas dos dois homens.

Responsáveis pela Vigilância Sanitária do Município de Içara realizaram nesta sexta-feira a inutilização de mais de uma tonelada de alimentos apreendidos durante a operação veraneio, nos meses de janeiro e fevereiro, em ações realizadas em alguns estabelecimentos. Os produtos foram enterrados no aterro sanitário Santech.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Gilmar Ghislandi, as razões que levam a este tipo de apreensão vão desde a falta de registro do produto nos órgãos competentes até a data de validade vencida. “O armazenamento em temperaturas e locais inadequados também são fatores que levamos em consideração ao realizarmos operações deste gênero”, ressalta.

Ghislandi também explica que se consumidos os alimentos poderiam causar diversos males à saúde como intoxicação, febre tifóide, vômito, diarréia entre outros sintomas que debilitam o organismo.

Foram notificados mais de 50 estabelecimentos.

Fotos: Alexandra Cavaler (Divulgação PMI)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Escola de Inglês de Içara prepara festa beneficente

A Access, escola de Inglês em Içara, Criciúma e Morro da Fumaça, cria Winterfest, cuja renda é toda destinada às Apaes de Içara e Morro da Fumaça e para o Cantinho do Idoso, em Criciúma.

Há dois anos em Içara, a Access tem se destacado junto aos alunos, formando 89 estudantes em 2008 e 60 em 2007. “Os números superaram as nossas expectativas”, conta a professora da escola, Fabiana Geremias, e completa: “as pessoas daqui já sabem da importância do Inglês. Antigamente, quem sabia falar esse idioma, estava bem. Hoje, o Inglês é tão fundamental quanto o próprio Português”.

A maior procura ainda é para o Mercado de Trabalho, mas há pais que matriculam os filhos desde pequenos no curso, pois já têm consciência da necessidade de um segundo idioma na vida das próximas gerações. Em Içara, há crianças de 7 anos estudando Inglês na Access e, em Criciúma, crianças de 4 anos.

As turmas são separadas por idade, desde os pequeninos até os mais adultos, pois, segundo Fabiana, “os assuntos de interesse divergem muito e precisa-se ter uma linguagem adaptada para cada faixa etária”.

Além da preocupação com o prévio conhecimento do aluno, os professores tratam de ensinar não só a língua em si, isto é, a gramática do idioma, mas também a cultura dos países de língua inglesa. “Todos os nossos nove professores já moraram e estudaram nos Estados Unidos (Miami, Filadelfia e New Jersey)”, explica a professora.

Segundo ela, o que faz a diferença da Access para as demais escolas da região é o quadro bem qualificado de professores, já que “quando os alunos e os professores fecham a porta da sala para inciarem as aulas, são os educadores que farão o nome da Access lá dentro”.

No dia 9 de junho, terça-feira, as escolas Access se confraternizarão em uma Festa Junina aberta à comunidade, com o único propósito de arrecadar fundos para doações beneficentes. “Toda a renda é destinada a três entidades, uma em cada cidade onde há uma escola Access”, conta outro professor, Aurélio Antônio Monteiro.

Todos os produtos da festa são doados pelo Supermacado Angeloni, parceiro da Access.

Para saber mais, ligue: 3432-1065 (Içara), 3437-5461 (Criciúma) ou 3434-5460 (Morro da Fumaça).

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Mineiro morre em Forquilinha

Um acidente de trabalho no subsolo da Mina 3 da Cooperminas, localizada no Bairro Verdinho, em Forquilhinha, matou o mineiro Mário José Marcílio Alves, 34 anos.

O acidente aconteceu às 9h30min desta sexta-feira, quando uma pedra se soltou da parede lateral, conhecida como quadração.

Em nota oficial, a Cooperminas comunicou que o acidente aconteceu em um local chamado de retaguarda, numa galeria de acesso à frente de serviço. O mineiro havia assumido o turno às 8h, e no momento do acidente trabalhava em uma parede lateral para fa-zer a conexão de um enca-namento de água, quando foi atingido pela pedra.

O departamento de segurança da empresa considerou o acidente uma fatalidade, porque adota os procedimentos de segurança e “a queda da pedra, mesmo que em dimensões consideradas pequenas, não aconteceu do teto e sim de uma parte lateral da galeria acertando de forma fatal o trabalhador”.

A Cooperminas informou que estava há 57 dias sem nenhum tipo de acidente e último com morte na empresa foi registrado há oito anos. A diretoria da Cooperminas se colocou à disposição para dar total assistência aos familiares do operário.

O acidente não trouxe prejuízo para o trabalho na frente de serviço, mas todos os turnos de trabalho foram cancelados e os trabalhadores, dispensados.

Alves era filho de um dos fundadores da Cooperminas e deixou esposa e uma filha. O mineiro, conhecido como Caputera, morava na Vila Zuleima, em Criciúma, e atuava na empresa há dois meses. A morte dele comoveu os colegas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Drogas: Secretaria de Saúde lança campanha

Estreia hoje, a nova campanha do Governo de Santa Catarina com foco na saúde pública. A pedido da Secretaria de Estado da Saúde, a agência Fórmula criou um VT para o controle do consumo de drogas com uma abordagem inusitada. A intenção é trazer a discussão do assunto para o âmbito da família, ao contrário de tudo que já foi feito até hoje em trabalhos do gênero. O VT, com 30”, será exibido nas principais emissoras de TV aberta do Estado.

A opção por estimular a discussão no âmbito doméstico surgiu durante o briefing realizado entre a agência e a equipe do Programa de Saúde Mental da SC. O “diagnóstico” apontou que os dependentes químicos geralmente reproduzem um padrão de drogadição que vivenciam na família.

Entre os exemplos da situação estão mães dependentes de remédios antidepressivos, pais que consomem álcool em exagero ou familiares que fumam sem parar. Pela primeira vez, a questão da dependência química está sendo encarada de frente, sem acusações ou omissões, incluindo até as drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, que quando deixam de ser consumidos com moderação também caracterizam uma dependência química.

Segundo José Raimundo Padilha, diretor de criação da Fórmula, as campanhas costumam tratavam o assunto com mensagens que colocam as drogas como um problema das ruas, isentando a família de qualquer responsabilidade na sua prevenção. “Nós tentamos corrigir essa abordagem e trazer o tema para ser discutido por todos, como um problema da sociedade e não do indivíduo”, explica.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Funcionários das APPs sem salários

As funcionárias das Associações de Pais e Professores (APPs) da rede municipal de ensino estão com os salários atrasados há dois meses. No programa Difusora Notícias de ontem, ouvintes procuraram a emissoara a fim de buscar maiores esclarecimentos sobre os atrasos.

”Nós estamos enviando o convênio para a Câmara de Vereadores na segunda-feira”, disse a Secretária de Administração, Pedra Silvano. “Nós tínhamos outras prioridades como o pagamento dos funcionários demitidos da Afasi”, completou justificando a demora para encminhar o pedido de autorização de convênio ao Legislativo.

Os cargos comissionados da administração anterior também não receberam as rescisões. Segundo informações da secretária, os cheques estão assinados há várias semanas, mas ainda não foram entregues aos ex-funcionários. “É que nós tínhamos outras prioridades como o pagamento dos médicos do Hospital São Donato”, disse Pedra Silvano.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Conselho de Consumidores quer reduzir despesas com energia elétrica

Os representantes do Conselho de Consumidores da Cooperaliança se reuniram dia 8 de março, em Brasília, com os órgãos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel), na intenção de reduzir as contas de energia elétrica dos moradores da região.

O presidente do Conselho de Consumidores da Cooperaliança, o empresário Maurino Peres Barbosa, esteve representando o município, junto ao suplente Osvaldo Costa, que respondeu pela classe industrial, Giovani Martins da Silva, representante do Procon e Daniel Fernandes, responsável pela representação do Poder Público de Içara.

Eles foram recebidos na Capital Federal pelo superintendente da Anel, José Augusto da Silva, e por técnicos da empresa.

De acordo com Barbosa os técnicos explicaram que a energia da cooperativa deve ser de 7,89% podendo chegar a até 12%. Essa questão será definida dependendo de fatores que serão levantados até uma audiência pública que ocorrerá em Içara, no próximo dia 25 de junho.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Procuradoria Federal discute o Plano Diretor da região litorânea

Os representantes dos município às margens da BR-101 se reuniram ontem às 20h no Auditório Dona Noca, no Balneário Rincão, onde discutiram o Plano Diretor com a procuradoria Federal

Pela manhã, ao abrir a janela de casa, a moradora do bairro Mirassol precisa manter os olhos fechados. Em dias de ventos intensos, todo o ambiente fica tomado pela areia, que, misturada à sujeira das dunas, torna o local inadequado e sem estruturas físicas à sobrevivência.

O drama acima é vivenciado por esta moradora que, sem condições financeiras, construiu a casa acima das dunas do Bairro Mirassol no Balneário Rincão. Ela não quis se identificar com medo de lhe retirarem o único bem: a casa, que mesmo mal-estruturada, lhe garante abrigo todas as noites.

Outros moradores do bairro vivem a mesma situação. A pobreza e as condições precárias obrigam essas famílias a se instalarem em locais impróprios, podendo causar danos às estruturas da cidade de Içara.

O Plano Diretor serve para regularizar, estudar e evitar estas e outras situações decorrentes em municípios em desenvolvimento. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade.

Contudo, o Plano Diretor de Içara e das regiões que são contornadas pela BR-101 não tem se cumprido na região. Problemas que ocorreram na antiga gestão tiraram o foco dessa obrigação o que agravou ainda mais a situação. A empresa escolhida por meio de licitação não cumpriu com as demandas do acordo.

O impasse foi discutido ontem com a Procuradoria da República. Também participou do encontro representantes da empresa Hardt Engemin, que teria que apontar os rumos para um desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado das regiões e não o fez. O procurador do município, Walterney Réus, esteve no encontro para tentar regulamentar a questão que é de obrigação de toda cidade com mais de 20 mil habitantes.

Agora cabe à Administração Municipal de Içara, direcionar moradias estruturadas para as famílias, que, com certeza, não serão desamparadas.

Fotos: Miguel Nietto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PP se manifesta sobre dívida

O Partido Progressista de Içara (PP) realiza na próxima segunda-feira, dia 16, uma reunião para apresentar oficialmente a verdadeira e transparente prestação de contas da administração Heitor Valvassor e Naelti Vianna, na gestão 2005/2008. O encontro ocorre às 20h30min, no plenário Adão dos Santos Moreira, na Câmara de Vereadores.

De acordo com o presidente, Arnaldo Lodetti Júnior, a demora desta apresentação dos valores da dívida adquirida na gestão se deu em virtude da exigência do grupo em mostrar detalhadamente o que ficou para o atual governo. No ínício do ano, com a troca de administração, o prefeito Gentil da Luz acusou Valvassori de ter deixado um rombo de mais de R$ 21 milhões aos cofres públicos. Lodetti destaca que o valor é aproximadamente R$ 5 milhões. “Tudo o que foi apresentado pelo Gentil não é dívida do Heitor. São também, números que ele herdou de outras administrações”, explica.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Moradores do Jaqueline pedem transferência da estação de esgoto

Representantes dos bairros Jaqueline e Vila Esperança estiveram reunidos quinta-feira, com o prefeito de Içara, Gentil da Luz, e com o vice-prefeito e presidente do Samae, José Zanolli, para solicitar a transferência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

No projeto, a obra deve ficar no início do bairro Jaqueline, Zona Urbana, o que tem causado preocupação aos moradores.

De acordo com o morador Nelson Zachoheski, a comunidade entende a importância da obra do Samae, mas acredita que a transferência deve ocorrer por causa dos problemas que pode ocasionar à população que reside próximo ao local.

“A comunidade não é contra a obra, mas entendemos que a mudança de local para uns dois quilômetros a frente vai tranquilizar os moradores que se preocupam com odores indesejados e doenças. É uma questão de planejamento e até de saúde pública”, ressalta Zachoheski.

O presidente do Samae afirmou que o projeto está sendo reavaliado e que pode sofrer alterações.

“Estamos reavaliando o projeto e as sugestões dos moradores serão, com certeza, analisadas. A possibilidade de tranferência existe, só precisamos resolver as questões técnicas”, explicou.

Para Gentil, tudo o que for beneficiar a comunidade deve ser feito. “O problema foi apresentado e a solução será encontrada. Nosso objetivo é planejar a cidade para o futuro e atender aos anseios da população”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Casagrande discute emancipação do Rincão com Custódio e Bortolon

O deputado federal explicou ao presidente da comissão pró-emancipação do Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, e ao vereador Jurê Bortolon como está o processo em Brasília.

Os próximos encaminhamentos que devem ser seguidos para a emancipação do Balneário Rincão em Içara foram discutidos na tarde desta sexta-feira, entre o deputado federal, Acélio Casagrande, o presidente da Comissão de emancipação, Jairo Custódio, e o vereador, Jurê Carlos Bortolon, todos do PMDB.

Casagrande explicou que está aguardando a manifestação do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandoviski, sobre a Adin que pede a inconstitucionalidade e também a resposta ao ofício questionando sobre o prazo para eleições no Balneário Rincão.

Assinaturas – Antes do encontro no Rincão, Acélio Casagrande participou da reunião do Conselho do Desenvolvimento Regional em Siderópolis.

No uso da palavra, o deputado lembrou de sua batalha no Congresso Nacional para colher as assinaturas necessárias para a criação da Frente Parlamentar da Defesa Civil, para auxiliar com urgência os municípios afetados pela tragédia climática em Santa Catarina. Também sugeriu a criação da Defesa Civil Regional para apressar a vinda de recursos depois de calamidades.

Em audiência com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), o deputado se colocou à disposição para auxiliar na vinda de recursos e implantar junto ao Hospital Santa Catarina, uma ala específica para o atendimento a idosos.

Fotos: Simone Costa (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Apendicite

Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso. Na maioria dos casos, o problema ocorre por obstrução da luz dessa pequena saliência do ceco pela retenção de materiais diversos com restos fecais.

O quadro inflamatório-infeccioso característico da apendicite é mais frequente entre 20 e 30 anos e pode ser extremamente grave e levar à morte, se o paciente não for tratado a tempo.

Sintomas: Falta de apetite é o principal sintoma. No entanto, como aparece em qualquer quadro infeccioso, torna-se um sinal inespecífico; Dor abdominal que se manifesta do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade; Colapso do aparelho digestivo porque o intestino pára de funcionar; febre; queda do estado geral; náuseas, vômitos e certa apatia (desânimo).

Diagnóstico: O diagnóstico é clínico, realizado com base na história do paciente e na palpação do abdômen. Como os sintomas das anexites (inflamação das trompas, útero e ovários) também provocam dor do lado direito do abdômen, é preciso estabelecer o diagnóstico diferencial.

O ultra-som e a tomografia auxiliam bastante nessa distinção. Estabelecer o diagnóstico de apendicite nem sempre é fácil. Por isso, havendo suspeita da infecção, o paciente deve ser encaminhado para cirurgia o mais depressa possível para evitar complicações graves, como a peritonite, por exemplo.

Tratamento: O tratamento da apendicite é cirúrgico. A incisão é pequena e as cicatrizes quase imperceptíveis. A intervenção pode ser feita também por via laparoscópica com os mesmos resultados da cirurgia com campo aberto. Se a cirurgia não for realizada em tempo hábil, a apendicite pode pôr em risco a vida do paciente.

Só excepcionalmente, o tratamento clínico é introduzido antes da cirurgia.

Recomendações:
• Procure assistência médica imediatamente, se sentir dor na parte baixa e do lado direito do abdômen. Pode ser uma crise de apendicite aguda;
• Não se recuse a ficar internado no hospital, enquanto o diagnóstico não for esclarecido. Você pode precisar de cirurgia de emergência.

Até a próxima semana com mais um assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

OPINIÃO - Contar, ilustrar ou repetir?

Os jornalistas da sociedade contemporânea, a cada dia, têm buscado meios que venham a fazer a diferença dentro do âmbito social. Cada profissional, que tem por objetivo representar a sociedade, se vê diariamente com o famoso questionamento: quais ferramentas são necessárias para que o jornalismo ganhe sentido na vida das pessoas?

Alguns optam por contar o fato. Outros acham o bastante repetir tudo o que já foi falado, mas seriam estes os representantes que o mundo atual necessita para ser bem representado perante os inúmeros problemas que assolam o mundo?

É fácil notar a diferença de um jornalista “apaixonado” e de um profissional apenas interessado em cumprir as tarefas do dia-a-dia. Comecei a notar esta diferença quando passei a ler textos literários. Este é o ponto! O jornalista que se submete a fazer este trabalho é aquele que vive a situação, que vive a personagem. Aquele que faz o leitor “saborear” o contexto, de forma que torna-se dispensável o uso de imagens, já que as próprias linhas por si conseguem assimilar cada episódio e cada característica, em um mundo em que o próprio leitor passa a participar e viver, a partir do momento em que começa a leitura.

O jornalista apaixonado é aquele que não mede esforços para ir em busca dos fatos, aquele que cumpri fielmente com o papel que tanto aprendeu nos bancos universitários: representar as pessoas e a desigualdade social. Ele combate a corrupção e não se deixa levar por doutrinas partidárias ou subornos financeiros. Afinal, se a realidade é dura e injusta, então o papel do jornalista é o de lutar para defender a causa da sociedade e, se possível, ser advogado desta.

É preciso contar ao mundo o desconhecido. Aquele pedacinho de terra jogado às margens de uma sociedade bem estruturada também vive, também pensa e principalmente tem dificuldades de sobrevivência. O cenário dramático e obscuro de um povo que luta com dificuldades apenas pelo “pão de cada dia” precisa se tornar a principal manchete de revistas e jornais. Precisa ser o alvo dos jornalistas. Só quando isso acontecer, o profissional que estuda para representar o povo, finalmente estará cumprindo com o seu real papel na sociedade.

Kelley Alves, acadêmica de Jornalismo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1582: EDITORIAL - Emancipação do Balneário Rincão está perto da realidade

Os moradores do Balneário Rincão, possivelmente, podem ir às urnas em 2010 para escolher o primeiro prefeito do mais novo município de Santa Catarina. Além do Rincão, Praia Brava, pertencente a Laguna, também pode ter a sua independência.

É claro que tudo depende do Supremo Tribunal Federal fazer a apreciação da Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN 2737 e assim o pleno do STF definir a situação dos municípios criados até dezembro de 2006 e cujas leis foram convalidadas pela Emenda Constitucional nº 57/08, elevando os distritos de Pescaria Brava e Balneário Rincão à categoria de municípios, junto a outras 49 cidades que já foram criadas e dependem desta aprovação.

Fazendo isso, cabe ao governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, nomear um prefeito interino para os dois distritos até as eleições.

No caso do Rincão, um nome forte e que tem ser respeitado é o do ex-vereador Jairo Celoy Custódio (PMDB), que não mediu esforços durante o processo do plebiscito em 2003, quando obteve 53,20% da aprovação dos eleitores de Içara para criação do novo município.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.