O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Esportes: Giassi.com, Giassi Filial 11 e Farben vencem no Interfirmas

Mais uma vez os artilheiros fizeram a diferença no encerramento da 3ª rodada do Campeonato Interfirmas 3ª Taça Casa do Rock, nesta quinta-feira no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges.
Na primeira partida da noite a Gel Gráfica foi derrotada pela Farben por 4 a 1. Já o Giassi.com se recuperou na competição e aplicou 6 a 0 Vitapan/Voltrônica. E a Agrovida/Bif Material Construção perdeu por 2 a 0 para o Giassi Filial 11.
Os jogos da quarta rodada serão realizados na segunda e terça-feira, dias 10 e 11, devido o ginásio estar ocupado na quinta-feira.

Variedades: Doutores da Paz levam alegria no HSD

Fé, esperança, amor e solidariedade. É com esses sentimentos que os Doutores da Paz se encontram todos os meses no Hospital São Donato, em Içara, para levar perseverança e motivação a pessoas doentes e sem perspectivas.
Segundo um dos participantes do grupo, Antônio Carlos Rocha (Caio), o grupo fará a interpretação de uma criança e o avô compartilhando um diálogo. A partir disso, os atores amadores integrarão os pacientes nas conversas, trazendo mensagens excitantes e reflexivas.
A comunidade teatral foi fundada em 27 de junho de 2006. Trata-se de uma sociedade civil de direito privado com caráter beneficente e sem fins lucrativos. Tem como objetivo atender as demandas sociais, esportivas, culturais, educacionais e filantrópicas de caráter geral e indiscriminado.
O integrante da equipe conhecido pela comunidade como Caio tem prazer e satisfação em falar do trabalho desenvolvido. "São coisas que dão ânimo e prazer à vida, não existe coisa mais satisfatória do que fazer uma pessoa que precisa muito, sorrir", reconhece o integrante.
O grupo estará a-manhã a partir das 12h30min no Hospital São Donato. Aos interessados em dar apoio financeiro ou mesmo, serem incluídos nos trabalhos do grupo, podem entrar em contato através do telefone 3432-6486.

Polícia: Incêndio em estufa gera prejuízo de R$ 30 mil

A colheita deste ano já não seria das melhores para os produtores de fumo de Içara. A chuva, que não está dando trégua, fez com que uma grande parte do produto se danificasse. Contudo, na propriedade dos irmãos Tibincoski, no bairro Espigão 2, o problema foi bem maior.
Na madrugada de ontem, uma queda de energia fez com que a casa de máquina da estufa de fumo superaquecesse, provocando um incêndio que acabou com 100 arrobas de fumo, causando um prejuízo de cerca de R$ 30 mil. "Quando cai a energia, as chaves desarmam para não condenar o motor e foi aí que houve o superaquecimento. Subiu muito calor e isso provocou o incêndio", conta um dos proprietários, Osvaldo Tibincoski.
O início das chamas
O primeiro a ver o fogo foi o produtor Roberto Tibincoski, que estava no local, por volta das 4h, colocando lenha na fornalha da estufa. Quando percebeu o que estava acontecendo, chamou o resto da família, que entrou em contato com o Corpo de Bombeiros. "Nós ligamos duas vezes para o 193 (Central de Bombeiros de Criciúma que repassa a ligação para as demais cidades), mas ninguém atendeu. Só na terceira, quando ligamos direto para Içara, conseguimos contato e eles chegaram em cerca de 20 minutos", conta Osvaldo. Apesar disso, ele não culpa ninguém. "A estrada para vir para cá já está ruim e o caminhão é pesado", diz.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Içara, aproximadamente quatro mil litros de água foram utilizados para conter as chamas. "Desde o momento que nos ligaram até terminarmos o trabalho, foi cerca de duas horas", contam.
Hora de recuperar o prejuízo do incêndio
Por pior que tenha sido a madrugada de ontem, quando amanheceu, os produtores já estavam no local, iniciando a reconstrução da estufa. "O negócio é tocar a bola para frente. Acontece coisa pior com tanta gente. Aqui ainda ninguém saiu ferido. É claro que foi um grande prejuízo, mas nós ainda temos como recuperar", afirma Tibincoski.
Ele acredita que, com muito trabalho, em uma semana a estufa possa voltar a funcionar, novamente.

Geral: Generosidade na hora de tristeza: família doa órgãos de içarense

O drama de perder uma pessoa de que se gosta muito não é nada fácil, mas salvar vidas através desse acontecimento pode fazer com que os familiares de alguém que partiu se sintam muito melhores. Esse é o caso da família do agricultor Ângelo Fernando Silveira, conhecido como "Gélo", do bairro Barracão, no município de Içara.
Gélo era hipertenso e, há cerca de uma semana, sofreu um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVC) e acabou falecendo.
Conhecido popularmente como "derrame cerebral", o AVC é a terceira causa de morte em vários países do mundo e a principal causa de incapacitação física e mental.
Mesmo tendo que lidar com a perda de um ente tão querido, a família juntou forças para ajudar a quem espera por órgãos para continuar a viver. "Ele sempre foi a favor da doação. Nós só fizemos a vontade dele", conta Márcia Fernando Silveira, filha do agricultor.
Segundo familiares, nos últimos dias, Ângelo estava ainda mais interessado no assunto, pois acompanhou todos os detalhes do caso da garota Eloá, que foi seqüestrada pelo namorado em São Paulo e teve os órgãos doados depois que faleceu no hospital. "Ele ficava assistindo tudo o que passava sobre doação de órgãos na televisão. Até chamava os filhos para assistirem com ele.Às vezes, corria até lágrima de seus olhos", conta Vandir Inácia Silveira, mulher de Gélo, que concordou com a doação.
Um ato de amor
Ângelo estava em casa assistindo televisão quando sofreu o derrame. Foi levado ao Hospital São Donato, em Içara, onde o encaminharam para o São José, em Criciúma. Lá, não resistiu e acabou falecendo, logo em seguida.
Assim que foi declarada a morte cerebral do agricultor, o pessoal da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos já entrou em contato com a família. "Eles foram muito cuidadosos e não nos obrigaram a nada, apenas fizeram os esclarecimentos técnicos para que pudéssemos escolher", conta Márcia.
Como a decisão já havia si-do tomada por Gélo, a resposta foi rápida. "Toda a família concordou, já que ele admirava esse ato de amor", diz.
Foram captados rins, fígado, córneas e válvulas cardíacas, que podem ter beneficiado cerca de dez pessoas. "Para nós era um momento de dor, mas pelo menos, nós conseguimos levar alegria a outras pessoas", conta a filha.
Segundo ela, o importante nessas horas é manter a razão, mesmo em meio a tanto sofrimento, para que outros possam ser beneficiados.

Edição 1.504: Política: Equipes de Heitor e Gentil discutem transição

A segunda reunião das equipes de transição designadas da Administração Municipal e do prefeito eleito de Içara, Gentil Dory da Luz (PM-DB), aconteceu na manhã desta quinta-feira, 6, no Paço Municipal Angelo Lodetti.
Segundo o advogado da coligação "Por Uma Içara Ma-is Humana", Paulo Preiss Neto, a reunião foi leviana e não houve profundas análises. "No encontro recebemos alguns extratos de contratos e parcelamento de dívidas", explica o advogado.
Segundo Preiss, é no dia 10 de dezembro que as equipes farão reunião aprofundando os documentos solicitados pelos advogados que tomarão a posse em 2009.
Para o advogado Walterney Réus, da mesma coligação, o encontro foi apenas para dar seqüência a análise dos documentos que manterão os serviços essenciais. Incluem nesses serviços postos de saúde, as creches e outros setores públicos.
Como funciona a transição
As transições funcionam para que os secretários e equipes que estarão assumindo os cargos no ano que segue, tomem conhecimento dos acontecimentos e da atual situação do município. Essa é a medida mais simples e necessária que pode superar a situação de uma possível má administração.