O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CAPA: Edição2.077 - Içara, 1º de março de 2011

Carpes é a favor de onze vereadore
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Gentil discute detalhes para implantação do Projeto Digital
(Divulgação)


Servidores discutem reajuste salarial em Assembleia
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Número de vereadores é pauta de discussão

Emenda constitucional permite que Câmaras de Vereadores de 81 cidades de Santa Catarina mudem leis orgânicas para ampliar o número de vagas.
O cálculo foi feito com base nos dados de população do Censo 2010 e na proporcionalidade de parlamentares pela quantidade de habitantes, determinada pela PEC 20 aprovada no ano passado.
Até agora, cinco Câmaras já aprovaram projetos e garantiram 26 novas va-gas.Araranguá, Biguaçu, Caçador, Chapecó e Ota-cílio Costa alteraram as leis orgânicas.
Em Içara, o número pode ampliar até 15 vereadores, mas não está havendo entendimento entre os representantes da Casa.

CHARGE

De olhovivo na Educação

Autismo: um convite a esperança

Dentro da classificação médica o Autismo não é cara-cterizado como doença, por definição o termo “doença” não apresenta condições estáveis sendo assim está su-jeito a constante avaliação e mudança onde o sujeito pode ser tratado e ser passível de cura, já o autismo não têm uma causa específica e não tem cura. Define-se o autismo como sendo um transtorno de ordem neuroló-gica comportamental que afeta o indivíduo em diversos níveis do seu desenvolvimento, comprometendo a sua relação com o meio. Apesar de autistas, alguns indiví-duos apresentam inteligência, fala preservada, outras apresentam deficiência intelectual associada, mutismo, outros parecem estar distantes e presos a comporta-mentos restritos e rígidos, mesmo assim cada um é um ser único diferenciado.
Em 2 de abril se comemora o Dia Mundial da Cons-cientização do Autismo, a APAE, mantenedora da Es-cola Especial “ Sonho Dourado”de Içara vem contribuir em favor desta causa.
A nossa escola trabalha no atendimento da pessoa autista onde a perspectiva se faz por meio de uma es-trutura diferenciada capaz de mudar o curso da vida de nossos educandos.
O amor, o afeto e a respon-sabilidade é a nossa ferra-menta de trabalho, centrado na pessoa e no contato de estabelecer a esperança com base em uma atitude de aceitação. Nosso espaço oferece condições necessárias de atendimento especializado para o autista. Dentro da proposta pedagógica com base nos métodos (Teacch e Son-Rise®) e recursos pedagógicos de PCS – Comunicação Alternativa bus-camos o desenvolvimento de atividades estruturadas e projetadas para ajudar a criança especial a desenvolver habilidades sociais fundamentais partindo do interesse pessoal de forma lúdica e prazerosa. O modelo de de-senvolvimento do programa é descrito a partir de cada estágio do desenvolvimento do aluno.
De acordo com os objetivos da instituição que atende mais de 200 alunos dentre eles um total de 12 alunos autistas que frequentam a sala para TID – Transtorno Invasivo do Desenvolvimento é desenvolver e ampliar cada vez mais os atendimentos ora prestados nos seto-res de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia, arteterapia além dos a-tendimentos médicos especializados em psiquiatria, neurologia e clínica médica e atividades de informática, arte e educação física sem deixar de lado a participação efetiva dos pais nos grupos e palestras sobre o tema.
É duro! Mas ainda nos deparamos com atitudes de estranheza diante do autista; com seus comportamentos estereotipados, movimentos estranhos, balançar do corpo, o autista grita, fala alto, não percebe o outro; en-fim,isso gera rejeição. O autista choca a sociedade.
Vamos fazer desse dia um dia especial! Portanto, nesse 2 de abril vamos aderir e nos sensibilizar para criar em nós atitudes de ACEITAÇÃO e RESPEITO ao AUTISTA, porque todo nós somos diferentes, inclusive o autista.
SEJA CONSCIENTE, ACEITE O DIFERENTE, NÃO EXCLUA. INCLUA.

POLÍTICA - Vereadores vão ao TCE/SC e recebem explicações

As demissões dos assistentes da Câmara de Içara causaram descontentamento na maioria dos vereadores; e Carpes solicitou que eles fossem ao TCE/SC confirmar as recomendações.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Depois da polêmica causada pelas exonerações dos assistentes parlamentares da Câmara Municipal de Içara, ocorrida no final de fevereiro, quatro vereadores foram nesta terça-feira, dia 29, a Florianópolis, na se-de do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catari-na (TCE/SC), onde receberam explicações de conselheiros sobre a necessidade das demissões.
Estiveram no órgão, o presidente do Legislativo Darlan Bitencourt Carpes (PP); e os vereadores An-dré Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB); Itamar da Silva (PP); e Osmar Ma-noel dos Santos (PP), o Marzinho.
Carpes diz que está convicto de tudo que já declarou à imprensa sobre o assunto e esta terceira visita ao TCE/SC confirmou ma-is uma vez que fez o pro-cedimento corretamente.
Polakinho e Marzinho declararam que não querem mais falar sobre o caso dos assistentes e que não questionaram o TCE/SC sobre a questão. O objetivo dos dois durante a visita foi tratar do número de vereadores para a próxima legislatura.
“Não entrei na questão dos assistentes. Para mim, isto é página virada”, ressalta Polakinho.
Ainda sobre o assunto, o tucano informa que tudo o que já havia lido no relatório enviado pelo TCE/SC foi explicado na ocasião.
“Não queremos mais conversar sobre este fato. Isto cabe ao presidente da Casa. Não perguntei nada sobre as exonerações no TCE/SC”, diz Marzinho.
O vereador Itamar da Silva (PP) não atendeu às tentativas de contato telefônico feitas pela reportagem do Jornal Içarense.

GERAL - Três médicos saem do HSD e deixam Pronto Socorro desfalcado

A dificuldade do Hospital São Donato na contratação de médicos, segundo o diretor técnico do hospital, se deve ao fato de os profissionais preferirem trabalhar no Programa Saúde da Família.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A escala de trabalho dos clínicos gerais do Hospital São Donato (HSD), em Içara, que estava 92% fechada no início do mês, teve redução de profissionais, segundo o diretor técnico Roberto Omono.
Três médicos se afastaram das funções no hospital, deixando o Pronto Socorro desfalcado.
O reflexo desta baixa foi percebido pelo morador do bairro Vila Nova, Jorge José Lima, que precisou levar a cunhada à Emergência na manhã desta quinta-feira.
“Ela estava com a pressão muito alta, não podia nem andar. Tínhamos que carregá-la. Chegamos ao Hospital São Donato por volta das 7h30min. Lá eles comunicaram que não havia médico. Então, tentamos no Pronto Atendimento 24h da Próspera, que também não tinha médico. Foi ai que nos dirigimos até o Hospital São José, onde, na mesma hora, a atenderam e medicaram. Depois de uns 20 minutos ela já estava boa para ir embora”, conta Lima.
O diretor técnico do HSD explica que a paciente de-veria ter sido dirigida primeiro a um posto de saúde. “Falta orientação para a população. A prefeitura deveria divulgar e fazer campanhas para esclarecer que, nestes casos, as pessoas devem procurar as unidades de saúde, que possuem médicos à disposição. Pois, se elas forem direto ao Pronto Socorro, co-mo acontece normalmente, acaba sobrecarregando o hospital, que já está passando por problemas devido ao fato de os médicos estarem recusando trabalhar na emergência”, diz.
De acordo com Omono, a situação está piorando tanto no HSD, quanto em toda a região. “A falta de médicos é geral”, comenta.
O diretor esclarece que a Administração Municipal deve manter os postos funcionando no horário comercial. “A prefeitura não está nos auxiliando com o Pronto Socorro e os postos de saúde não estão funcionando as oito horas que deveriam”, reclama.
A gestora de Saúde da Administração Municipal, Mira Dagostin, já havia falado sobre o assunto em re-união na Câmara Munci-pal no dia 22. “Este é um problema que já acontece há muito tempo e em todos os municípios da região. Os médicos só aceitam trabalhar seis horas por dia. O Ministério Público já interveio. Mas, até hoje nada mudou”, explicou Mira.
O diretor técnico do HSD diz que a equipe está fazendo o possível para contratar novos profissionais. Porém, “ninguém quer”.
“Peço que médicos entrem em contato conosco para trabalhar no HSD. A prefeitura, além de não nos ajudar a conseguir profissionais, ainda tira os nossos, oferecendo trabalho nas unidades de saúde”, adverte Omono.

POLÍCIA - Multas da PM provocam polêmica nos motoristas

Depois de muitas reclamações de motoristas de Içara com o alto índice de multas em relação ao não uso de cinto de segurança a redação do Jornal Içarense entrou em contato com a PM.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A redação do Jornal Iça-rense recebeu durante a se-mana várias reclamações sobre o crescimento de multas por infração de trânsito devido a falta de cinto de segurança.
De acordo com informações dos motoristas notificados, que não quiseram se identificar, receberam a multa sem serem parados pelas autoridades locais e alegaram que não circulam sem o uso do equipamento.
Conforme Sargento Alexandre Fontoura, do comando da Polícia Militar de Içara, a guarnição atua em rondas e faz blitz pela cidade, e casos como esses são permitidos. O oficial a-firma que os soldados são instruídos em mandar um aviso de infração o motorista. “Casos como esse são muito comuns, se a pessoa insiste em não usar o cinto diante de um policial o mesmo pode lhe aplicar uma multa”, explica, acrescentando: “Se ao motorista estiver se sentindo lesado ao receber a multa pode retirar um formulário no CIRETRAN e recorrer na justiça da infração”.
Os polícias só querem passar que as pessoas devem ter mais atenção ao dirigir, pois o uso do cinto de segurança pode salvar muitas vidas.
Por lei todo o condutor de um veiculo automotivo tem o direto e dever de usar cinto de segurança, e o não uso está registrado no departamento de trânsito co-mo infração.
Confira o art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro

VARIEDADES - CDL percorre escolas para divulgar concurso de Páscoa

A Páscoa da CDL vai premiar alunos de escolas içarenses que participarão de um concurso com um desenho que tenha o título Páscoa Encantada na Praça e as crianças concorrem prêmios.

(Divulgação)


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara está visitando, durante esta semana, todas as escolas do município para divulgar a Campanha Páscoa Encantada na Praça.
Os estudantes terão um papel importante nas ações do comércio içarense, pois participarão de um concurso no qual serão escolhidos os três melhores desenhos relacionados ao tema da campanha.
O aluno vai usar o tempo da aula de Artes para confeccionar o desenho que de-verá ser entregue pela mãe em alguma loja do comércio, com o convite e a inscrição grampeados na folha.
“Na entrega do desenho, a mãe vai receber três cupons vale-brinquedo para que a criança possa usar os brinquedos que estarão disponíveis na Praça da Matriz São Donato durante os dias 21 e 23 de abril”, explica o coordenador de marke-ting da CDL, Ederaldo da Silveira.
Na Sexta-feira Santa, dia 22 de abril, o comércio esta-rá fechado.
A intenção da CDL é movimentar as lojas do município durante os dias comemorativos.
Nas visitas às escolas, que acontecem até esta sexta-feira, dia 1º, o coordenador foi acompanhado pelos personagem Cedelinho, que possui a marca da CDL no peito; e o Coelho da Páscoa. Os bonecos animaram as crianças e incentivaram a participação no concurso.
A entrega dos desenhos deve ser feita até o dia 16 de abril. “No dia 16, os lojistas vão entregar os desenhos na CDL e uma comissão julgadora vai escolher os três melhores trabalhos.
Cerca de 5 mil crianças foram convidadas e esta-mos com a expectativa de uma participação bastante grande”, enfatiza o coordenador de marketing da instituição comercial.

ESPORTE - Campeonato Içarense 2011 começa a ser planejado

Após uma reunião entre o presidente da LAI e os representantes das equipes do Campeonato Içarense 2011 e foi confirmado que a competição deste ano terá 14 jogos a menos que a edição anterior.

(Divulgaçaõ)

O Campeonato Içarense 2011, já começa a dar passos curtos para estreia, em maio, após reunião entre os representantes da Liga Atlética Içarense (LAI), organi-zadora do evento, e dos clubes de Içara.
Mas a competição deve esbarrar no mesmo problema do ano passado, a falta de recursos financeiros pa-ra bancar a arbitragem.
Por isso, o Campeonato Içarense deste ano terá 14 jogos a menos do que em 2010. A diminuição é o resultado da eliminação do returno na fase mata-mata tanto na categoria Titular quanto no Aspirante.
A decisão saiu do congresso técnico realizado pe-la LAI nesta quarta-feira, na sede da SAMI, no Bairro Aurora, em Içara. Estiveram presentes dirigentes do Presidente Vargas, Atlético Içarense, Vila Nova, Barão do Rio Branco, Barracão, União do Sul, União da Pra-ia e Jaqueline.