O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CAPA: Edição2.101 - Içara, 7 e 8 de maio de 2020

PMDB defende coligação com DEM em 2012
(Divulgação)


Criciúma decide neste domingo o Catarinense
(Divulgação)

EDITORIAL - Agricultor unido jamais será vencido

Os agricultores da Santa Cruz, em Içara, não sabiam que eram uma classe tão unida até que a Mina 101 resolveu se instalar perto de suas residências. Com apoio de várias entidades cri-aram o Movimento Içaren-se pela Vida (MIV) que tem sido uma pedra no calo da mineradora Rio Deserto.
O MIV, em 2012 deve se empenhar bem mais que a última eleição quando con-seguiu uma votação fraca e que, apenas, deixou Ge-raldo Baldissera na su-plência do Legislativo. Os agricultores terão que se mobilizar bem mais do que a realização do tratoraço pa-ra manter a Área de Perma-nência Ambiental nos bair-ros Santa Cruz e Esperança. O projeto aprovado em 2008 está sendo alterado pela atual legislatura.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,

A causa pode ser: certos medicamentos (cal-mantes e hipnóticos) principalmente, estresse, distração, tristeza, cansa-ço, problemas de visão ou audição, uso de álcool, uma doença grave ou a tentativa de se lembrar de muitas coisas ao mesmo tempo. A depressão pode comprometer a concen-tração, causar distúrbios do sono que levam à perd-a de memória em pessoas não porta-doras de doença.
Pessoas nas fases inici-ais da doença de Alzhei-mer freqüentemente apre-sentam comprometimen-to da memória. Podem ter dificuldades em lembrar de eventos recentes, de a-tividades, de familiares e de objetos. A perda de me-mória que se associa com a doença de Alzheimer acaba por interferir na execução das atividades da vida diá-ria do ser.
Sintomas e evolução:
Uma das grandes preocupações que se tem observado nos cuida-dores diz respeito ao estadiamento da doença.
A pergunta: em que fase está à doença de Alzhei-mer? É freqüentemente feita. Vários estudos enfo-cando esse assunto fo-ram realizados e existem várias propostas de esta-diamento, porém os estu-dos clínicos de Sjoren que faz a divisão entre de-mência inicial, intermedi-ária, final e terminal serão aqui utilizados.
Em média, de acordo com as estatísticas, 95% dos pacientes falecem nos primeiros 5 anos, no entanto conhecem-se ca-sos com 10, 15 e até com bem mais de 20 anos de evolução.
Na fase inicial da do-ença os sintomas mais importantes são:
- Perda de memória, confusão e desorientação.
- Ansiedade, agitação, ilusão, desconfiança.
- Alteração da persona-lidade e do senso crítico.
- Dificuldades com as a-tividades da vi-da di-ária como alimentar-se e banhar-se.
- alguma dificuldade com ações mais com-plexas como cozinhar, fa-zer compras, dirigir, tele-fonar, entre outras.
Na fase intermediária os sintomas da fase inicial se agravam e também pode ocorrer:
- Dificuldade em reco-nhecer familiares e a-migos.
- Perder-se em ambien-tes conhecidos.
- Alucinações, inape-tência, perda de peso, in-continência urinária.
- Dificuldades com a fala e a comunicação.
- Movimentos e fala re-petitiva.
- Distúrbios do sono.
- Problemas com ações rotineiras.
- Dependência progres-siva.
- Leve va-gância.
- Início de dificuldades motoras.
Fase fi-nal da vida:
- Depen-dência total.
- Imobili-dade cres-cente.
- Inconti-nência urinária e fecal.
- Tendência em assumir a posição fetal.
- Mutismo.
- Restrito a poltrona ou ao leito.
- Presença de úlceras por pressão (escaras).
- Perda progressiva de peso.
- Infecções urinárias e respiratórias reqüentes.
- Término da comuni-cação.
Na fase terminal:
- Agravamento dos sin-tomas na fase final da doença de Alzheimer.
- Incontinência dupla
- Restrito ao leito
- Posição fetal
- Mutismo
- Úlceras por pressão
- Alimentação enteral
- Infecções de repetição
- Morte

Até a próxima semana com mais um assunto de interesse dos içarenses relacionado a saúde.

POLÍTICA - PMDB defende manutenção da coligação com DEM em 2012

Prefeito Gentil Dory da Luz tem articulado uma coligação com o PP, declarando por diversas vezes a intenção de unir-se aos progressistas em 2012; porém a Executiva do PMDB é contra.

(Divulgação)

A Executiva do PMDB de Içara esteve reunida na sede do Diretório do partido na noite desta quinta-feira, dia 5, para fazer uma avaliação da Administração Municipal, comandada pela sigla.
De acordo com o presidente do PMDB içarense, Adilton Tramontim, os participantes do encontro avaliaram positivamente a atuação do prefeito Gentil da Luz (PMDB) e do vice, José Zanolli (DEM).
“Comentamos que a Administração Municipal melhorou muito. As Secretarias estão fazendo um bom trabalho”, observou Tramontim.
O grupo conversou sobre projetos para 2012, incluindo a reeleição de Gentil.
“A nossa posição como Executiva, até o dia 30 de junho de 2012, que é o prazo que temos para realizar a convenção, está decidida em trabalhar pela reeleição do prefeito Gentil da Luz e manter a coligação que o elegeu em 2008, formada pelo DEM, PDT, PPS, PCdo B, PTdoB, PSL, PTC, PRP, PSDC, PRB, PR e PV”, destacou o presidente.
Segundo Tramontim, até o próprio Gentil foi favorável à manutenção da coligação, deixando dúvidas, pois estava trabalhando para uma união com o PP.
“Mas, até a convenção de 30 de junho tudo pode acontecer. Estamos abertos para conversar com todos os partidos”, salientou o lí-der dos peemedebistas.
A posição de Tramontim quanto à união com os progressistas, entretanto, já es-tá definida. “Não defendo uma coligação com o PP e o restante da Executiva compartilha da mesma o-pinião”, enfatizou.
O partido está passando por uma fase de reorganização, pois algumas lideranças farão parte do PMDB do Balneário Rin-cão, novo município que terá eleições em 2012. “Algumas lideranças que trabalham hoje em Içara vão para o Rincão. Primeiro temos que nos reorganizar”, pontuou o presidente do partido peemedebista.
A Executiva Municipal do PMDB conversou também sobre os candidatos a vereadores pelo partido para ás eleições municipais de 2012 e a formação de novas lideranças.

GERAL - Primeiro sorteio da promoção para as mães acontece hoje

A promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara para o Dia das Mães acontece em duas etapas, a primeira termina nesta sábado, dia 7, quando serão sorteados três prêmios.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara realiza na tarde deste sábado, dia 7, o sorteio de três dos quatro prêmios da promoção “Minha mãe é uma estrela”.
A distribuição dos cupons da promoção começou a ser feita pelas lojas participantes na última segunda-feira, dia 2, e continua até o dia 28.
Neste sábado, às 17h, na Praça da Matriz São Dona-to, será feito o sorteio de um book fotográfico, uma joia de ouro 18 quilatese um kit de beleza.
Já o quarto prêmio, uma viagem para Gramado (RS), com acompanhante, será sorteado no dia 28, também às 17h.
“A promoção, na verdade, é para todo o mês de maio. Mas, o objetivo é a comemoração ao Dia das Mães”, observa o coordenador de marketing da CDL, Ederaldo da Silveira.
Durante esta sexta-feira, dia 6, em que o comércio ficou aberto até as 20h, as urnas com os cupons foram recolhidas. Algumas delas ainda serão coletadas hoje, até as 17h, horário de fechamento do comércio e início do sorteio.
“Depois que fizermos o sorteio deste sábado, vamos devolver à CDL os cupons que sobraram, para serem unidos aos que forem preenchidos até o dia 28, data em que o próximo prêmio será entregue”, explica Silveira.
A CDL deixou por conta de cada loja o número de cupons a serem fornecidos para cada cliente.
Além de hoje, também é Sábado Total o próximo dia 14. As lojas ficarão a-bertas até as 17h.
Em junho, o Sábado Total acontece no dia 11, e em julho no dia 9.

POLÍCIA - Campanha do desarmamento iniciou nesta sexta-feira no Brasil

Foi iniciado ontem, mais uma campanha do desarmamento, agora com algumas novidades que irão facilitar a vida de quem for entregar as armas e Içara terá dois pontos de coleta.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Depois do caso do jovem que entrou em uma escola do Rio de Janeiro armado com um revólver calibre 38 e outro 42, matando a sangue frio 11 adolescentes, o governo voltou a se mobilizar e acelerou uma nova campanha de desarmamento, considerada muito mais fácil do que anterior em âmbitos burocráticos.
Uma nova campanha de desarmamento começou no Brasil nesta sexta-feira, dia 6. Quem entregar uma arma nos postos de coleta não precisa fornecer dados pessoais para receber a indenização. Nas duas campanhas nacionais anteriores, o cidadão que devolvia uma arma de fogo tinha de dar informações pessoais, como o número do CPF e de uma conta bancária, para que o governo depositasse a indenização. Na nova campanha, ao entregar a arma, o cidadão vai receber um protocolo para retirar o valor em qualquer agência do Banco do Brasil ou em caixas eletrônicos no país. Os valores de indenização continuam os mesmos, variam de R$ 100 a R$ 300, dependendo do tipo de armamento. O cidadão não vai ter direito a indenização por munição entregue.
A cidade de Içara também receberá as armas no Batalhão da Polícia Militar e na Delegacia da Polícia Civil, ambos no Centro da cidade. As pessoas não precisam ter qualquer receio, já que o procedimento é seguro e rápido.
Um detalhe interessante neste ano é que algumas igrejas irão receber as armas. Nunca antes uma organização religiosa havia entrado em uma campanha deste porte.
As armas que forem devolvidas são inutilizadas na mesma hora, na frente do cidadão. Depois de inutilizadas, as armas serão leadas à Polícia Federal pa-ra o descarte total.
O principal objetivo desta campanha é tirar armas que nas ruas podem virar material de trabalho para bandidos e delinquentes.

VARIEDADES - Festival Literário encerra neste sábado com Educação Infantil

A primeira edição do Festival Literário e Feira do Livro de Içara levou à Praça São Donato mais de cinco mil alunos durante a semana; e hoje é a vez dos pequeninos da Educação Infantil.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

As crianças dos Centros de Educação Infantil de Içara são os convidados especiais do Festival Lite-rário e Feira do Livro neste sábado, 7, último dia do evento municipal.
De acordo com a gestora de Educação, Vanusa Savi Mondo, a participação dos alunos da Educação Infan-til foi deixada para sábado porque os pais podem a-companhar os pequeni-nos. Porém, o evento conti-nua sendo aberto para o público em geral.
Além das apresentações do Centro de Educação e Cultura Pastor Pedro Va-lentim Monteiro, às 10h, e Centro de Educação Sonho Infantil, às 10h30min, a-contece também neste sá-bado o Show do Valores da Terra, às 14h, e um teatro, feito pelo Grupo Urussan-ga em Cena, às 15h30min.
“Durante toda a semana, desde segunda-feira, dia 2, quando começou o festival, houve grande movimenta-ção de estudantes da rede municipal de ensino. Tive-mos quase 500 alunos por período e mais de cinco mil vale-livros distribuídos”, contabilizou a gestora.
Para o representante de uma distribuidora de li-vros de Erechim (RS), Ene-dir Luiz Delazeri, valeu a pena participar do evento.
“Vendemos até agora quase três mil livros, prin-cipalmente os fornecidos pela Administração Muni-cipal aos estudantes atra-vés do vale-livro”, conta o responsável pelo estande da distribuidora gaúcha.
O vale-livro deu o direito de cada aluno escolher um exemplar no valor de R$ 3.
O representante da Li-vraria Clássica Cultura, de São José, Vilson Antônio Abreu, mesmo reconhe-cendo o grande público que compareceu nos estan-des, considerou um pouco fracas as vendas, com rela-ção às outras feiras das quais já participou.
“Estamos acostumados a participar de feiras gran-des. Porém, entendemos que em Içara a população é pequena. É o primeiro ano de feira, a experiência com certeza é válida”, a-pontou o vendedor.

ESPORTE - Primeira partida da final do Catarinense 2011 será amanhã

Neste domingo, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse, acontece a primeira partida da final do Catarinense, entre Criciúma e Chapecoense , que já estão garantidos na Copa do Brasil de 2012.

(Divulgação)

Pela campanha que fez no segundo turno do Campeonato Catarinense, a Chapecoense é favorita pa-ra conquistar o título estadual de 2011. Pelo menos é que a imprensa vem veiculando nestes dias
Mas o Criciúma está vi-vo, bem vivo, e o técnico Edson Gaúcho treinou várias jogadas áereas e realizou diversas alterações na e-quipe que deve ser definida nos treinos deste sábado, que deve contar com a presença da torcida no He-riberto Hülse, que está confiante na vitória do Tigre.
Ainda sentindo os efeitos de uma gripe, Roni, que era dúvida, está confirmado e vai jogar no domingo.
Gaúcho tem repassado, nos treinos, que quando o Criciúma estiver com a bo-la deve avançar com Roni pela direita, Diogo Oliveira pela esquerda e o atacante Schwenck centralizado, para tentar vencer o bloqueio do Verdão, que tem a melhor defesa da competição.
Já, o técnico Mauro Ovelha orientou nesta sexifeira treinamentos em dois períodos na preparação da Chapecoense para o primeiro jogo da final do Ca-tarinense em Criciúma.
O time terá três zagueiros com a volante Diogo Roque. O time provável pa-ra o jogo deverá ter Rodol-pho, Dema, Grolli e Diogo Roque, Thoni, Garroni, Marcos Alexandre, Cléver-son e Aelson; Neílson e A-loísio.
A delegação deixa Cha-pecó às 14h45min deste sábado seguindo de avião até Florianópolis e de lá, de ônibus para Criciúma.
A Federação Catarinense de Futebol definiu a arbitragem para os dois jogos do Campeonato Catarinense. Célio Amorim apita Criciú-ma x Chapecoense. domin-go, dia 8, no Estádio Heriber-to Hulse. A final, do dia 15, em Chapecó, na Arena Con-dá, será da responsabilidade de Paulo Henrique Go-doy Bezerra.
O Tigre contratou o lateral Marinho Donizetti, 30, (Ipatinga) e o volante Die-go, 21, (Santacruzense).