O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.180 - Içara, 30 de agosto de 2011

Taxista de Içara é assaltado e preso no porta-malas
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Filhote de baleia franca aparece morto
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Depois da pressão popular vereadores resolvem criar CPI
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Cristo Rei e PV decidem o Içarense 2011
(Neka Dalpont/Divulgação)

EDITORIAL - Vereadores resolvem optar pela CPI

Os sete vereadores da Câmara Municipal de Içara, que não são acusados de envolvimento no escândalo das cédulas marca-das, aprovaram na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 29, o requerimento para constituição da Co-missão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar a quebra de decoro dos vereadores afastados pela Justiça.
Na semana passada eles haviam se declarados incapazes de criar a CPI, mas, devido a pressão da imprensa, surpreendentemente voltaram atrás da decisão.

CHARGE


POLÍTICA - Vereadores içarenses aprovam requerimento para criar CPI

Durante manifesto do Movimento Içarense pela Vida (MIV), os vereadores da Câmara Municipal de Içara aprovaram requerimento criando Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os sete vereadores da Câmara Municipal de Içara, que não são acusados de envolvimento no escândalo das cédulas marca-das, aprovaram na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 29, o requerimento para constituição da Co-missão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar a quebra de decoro dos vereadores afastados pela Justiça: Darlan Biten-court Carpes (PP), Acirton Costa (PMDB) e Itamar da Silva (PP).
A aprovação foi presenciada por militantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV) que lotaram a sede do Legislativo em protesto.
A CPI vai ser composta por cinco vereadores: presidente Jurê Carlos Bortolon (PMDB), secretário Diego Vittorassi (PDT), relator Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), e membros Neuzi Berto Silveira (DEM) e André Mazzuchello Ju-coski, o Polakinho (PSDB).
Antes do início da sessão, o movimento colocou um carro de som em frente à Câmara, com o qual propagaram o áudio dos grampos telefônicos feitos aos envolvidos, incluindo o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel.
“Hoje está sendo aprovada a CPI que vocês tanto reivindicaram. Que ela não se-ja feita de forma ‘atropelada’. Mas, que seja um negócio sério”, opinou o vereador Diego Vittorassi (PDT).
Segundo Marzinho, a CPI não foi aberta por causa de “pressão”. “Não vamos a-brir por pressão. Mas, sim, por que nos reunimos e decidimos que é a coisa certa a fazer”, declarou.
O presidente do Legis-lativo, Polakinho, explicou que o requerimento não foi à votação na sessão passada por que precisava de quatro assinaturas e seis votos, sendo que naquele momento não havia quórum.
Durante o Horário Político, o vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), acabou cometendo uma gafe, ao se referir ao patrocínio da empresa Rio Deserto a determinado campeonato esportivo. “Não é só nós. Tem várias pessoas se aproveitando da Rio Deserto”, disse, arrancando risadas até de outros vereadores.
Para o início dos trabalhos da CPI, é preciso que o presidente da Câmara baixe o ato administrativo, o que leva dez dias. “Vamos encarar a CPI com a maior tran-quilidade. Não vamos aceitar atos politiqueiros. Não adianta A ou B vir querer influenciar”, enfatizou o presidente da comissão, Jurê Carlos Botolon. Segundo Bortolon, os três vereadores afastados serão ouvidos pela CPI e ainda ou-tras pessoas, caso seja necessário.
Para um dos integrantes do MIV, Renato Brígido, o momento agora é de cobrar resultados. “Vamos aguardar o trabalho deles e, se houverem mais pessoas envolvidas, que também sejam punidas. Agora vamos cobrar”, enfatizou.
O MIV colocou um carro de som em frente a Câmara com as gravações dos envolvidos na CPI.

GERAL - Homens se reúnem no Ipiranga para evento voltado à saúde

A Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações com foco na saúde dos homens; ontem eles receberam orientações e palavras motivacionais.

(Maso NyettoJornal Içarense)

O 2o Encontro do Homem, evento voltado à saúde masculina, foi realizado na noite desta segunda-feira, dia 29, no Clube Ipi-ranga, Centro de Içara.
O encontro contou com a palestra do professor He-inz Artur Schurt, e do médico urologista Rafael da Costa, com o tema “Motivação para Atitudes de Re-sultados e a Saúde do Ho-mem”. O professor Heinz viaja por todo Brasil levando uma mensagem de incentivo para as pessoas alcançarem resultados na vi-da pessoal e profissional.
“Esta iniciativa pretende reforçar a importância do fortalecimento do Sistema de Saúde e o desenvolvimento de programas e a-ções integradas de promoção e atenção à saúde dos homens e a da qualidade de vida”, explicou o secretário de Saúde, Laudo Calegari.
A Administração Municipal de Içara, junto a Secretaria de Saúde e o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS realizou o evento com o objetivo de promover um espaço de reflexão, sensibilização e articulação do poder público, privado e sociedade civil sobre a importância de uma política de atenção integral a saúde e a qualidade de vida do homem e que assegure e desenvolve ações de promoção à saúde, direitos humanos, cultura, trabalho e desenvolvimento social.
O primeiro encontro fo-cado na saúde do homem aconteceu na Unidade de Saúde do Bairro Liri, no dia 6 de agosto.
Compareceram na unidade de saúde cerca de 150 homens, das localidades do Liri, Mareli, Casagran-de e Centenário.
Os homens receberam consultas médicas com en-foque a dislipidemia, hipertensão arterial e prevenção ao câncer de próstata; atendimento odonto-lógico; vacinas contra o tétano, rubéola/sarampo e hepatite B; aferição de pressão arterial; fisioterapia, entre outras. Também teve diversões para eles.

POLÍCIA - Taxista é assaltado em Içara e deixado no Cristo Redentor

O assalto ocorreu depois que Paulo Neves Marques foi até o carro de um “passsageiro”, que estava pifado na Rodovia SC-444, em Vila Nova, quando mais dois meliantes embarcaram.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Mais um taxista foi alvo de assaltantes em Içara, neste fim de semana, deixando a classe apavorada.
Paulo Neves Marques, 57 anos, foi chamado para uma corrida na madrugada de segunda-feira e se dirigiu até um posto de combustíveis. Chegando lá, um homem embarcou e solicitou que fosse até um Kadete vermelho, que estava pifa-do na Rodovia SC-444, em Vila Nova, pois havia esquecido de trancar a porta do veículo, quando foi surpreendido por dois desconhecidos que anunciaram o assalto e mandaram que Marques se dirigisse até o Balneário Rincão, lá ele foi colocado no porta-malas do Corsa Sedan placas MI0-7211, de Içara. Logo em seguida, os meliantes deram carona para uma mulher com uma criança, depois de rodarem por vários bairros de Içara, se dirigiram ao Cristo Redentor, em Criciúma, onde abandonaram o veículo. Mas, antes de irem embora atearam fogo no banco do ca-roneiro. Marques conseguiu sair do bagageiro e controlar o incêndio que estava no início. Na ação de apagar as chamas, o taxis-ta queimou uma das mãos. Ele entrou em contato com a Polícia Militar duas horas depois do assalto.
Os ladrões levaram um aparelho celular e R$ 300.
No dia 18 de agosto, o ta-xista D.M., 23, de Criciú-ma, sofreu um assalto e foi abandonado no Balneário Rincão, em Içara.

VARIEDADES - Escola Paulo Rizzieri recebe palestra sobre história de Içara

A escritora içarense Derlei Catarina De Luca esteve na Escola Paulo Rizzieri nesta segunda-feira, dia 29, para palestrar aos alunos sobre a história de Içara; município que comemora 50 anos.

(Divulgação)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pau-lo Rizzieri, do bairro Boa Vista, em Içara, recebeu nesta segunda-feira, 29, a visita da escritora içaren-se Derlei Catarina Rizzieri De Luca.
Derlei foi à escola com o objetivo de contar e relem-brar histórias do município de Içara ao longo dis 50 anos de emancipação.
A escritora palestrou aos alunos de 5ª a 8ª Séries so-bre a formação do povo, classificando-o como mul-tiétnico; sobre a transfor-mação das linhas de trans-porte; o crescimento das a-tividades econômicas; e a evolução dos partidos polí-ticos, que também disse se-rem pluralistas.
“A Escola Paulo Rizzieri sentiu-se honrada em rece-ber a neta do patrono, que consideramos um ícone importante da história de Içara”, ressaltou o diretor, Claudiomir da Silva.
Derlei Catarina De Luca é também professora, mili-tante do Grupo Tortura Nunca Mais e ocupante da cadeira número 1 da Aca-demia Criciumense de Le-tras (ACLe).
Esta foi mais uma ação coletiva do projeto pedagó-gico da escola, que busca resgatar a história política administrativa dos 50 anos de emancipação do muni-cípio. A comemoração do cinquentenário de Içara está sendo lembrada por todas as escolas da rede municipal de ensino.
Os 50 anos serão tema do desfile cívico de 7 de setem-bro. Cada escola deverá le-var às ruas um pouco dos trabalhos realizados sobre o assunto.

ESPORTE - Criciúma precisa vencer Guarani nesta terça-feira

O técnico Mauro Fernandes sabe da deficiência técnica da equipe, tanto na zaga quanto no ataque, e espera que o Tigre consiga se impor contra o time paulista, na noite de hoje.

(Divulgação)

O técnico Mauro Fernan-des fez uma lista com as carências do grupo tricolor e entregou à diretoria do Criciúma. O treinador a-guarda a chegada dos re-forços para a sequência do Brasileiro da Série B.
O Tigre não confirma, mas deve contratar nos próximos dias entre cinco e seis jogadores a pedido do técnico. O único que chegou foi o volante Rama-lho, vindo do Atlético Goia-niense. Outra contratação certa é a de um atacante, para preencher a vaga de Bruno Meneghel.
O meia Diogo Oliveira não joga mais no Criciú-ma. A dispensa foi defini-da na manhã desta segun-da-feira e deve ser contra-tado pelo Caxias, do técni-co Argel Fucks.
O Tigre enfrenta hoje, às 20h30min, o Guarani, em Campinas, em São Paulo, no Estádio Brinco de Ouro.