O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.185 - 06 de setembro de 2011

(Foto Calebe Borges/JI)
Esporte: Presidente Vargas conquista o tetracampeonato
Com um gol de Dionísio o Presidente Vargas ganhou de 1 a 0 do Cristo Rei e ficou com o título do Içarense 2011.

(Foto Maso Nyetto/JI)
Polícia: Assaltantes são presos
Dos cinco detidos, um deles participou do roubo do Corolla que foi incendiado nas proximidades da Ponte do Torneiro, limites entre Jaguaruna e Içara


(Foto Divulgação)
Geral: AMI inaugura pavimentação da Linha Três Ribeirões
Inaugurado trecho que liga a Univercidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e à rótula do anel viário



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PP vai agendar data da convenção quinta-feira

O PP de Içara pretende agendar o quanto antes a data para a convenção que vai eleger o novo Diretório Municipal; o partido precisa filiar os que pretender concorrer às eleições até outubro.

(BRUNA BORGES/JI)
Protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 13 de junho de 2011, a Comissão Provisória do Partido Progressista (PP) de Içara recebeu o prazo de 180 dias para realizar a convenção que vai eleger o novo Diretório Municipal.
A reunião para escolha da data da convenção, entretanto, foi adiada por diversas vezes.
Um dos motivos do adiamento foi o afastamento dos vereadores Darlan Bitencourt Carpes e Itamar da Silva dos trabalhos da Câmara Municipal, pelo envolvimento no caso das cédulas marcadas; o que gerou insegurança da Provisória, pois os vereadores também fazem parte dela.
De acordo com o presidente da comissão, Tarcísio Lima, com o retorno dos vereadores ao Legislativo e a pressa em marcar a convenção, a data será agendada em reunião na sede do partido, na próxima quinta-feira, dia 8.
“Vários membros da comissão concordaram em agendarmos a data nesta quinta-feira. Temos pressa por que está próxima a data limite para filiações daqueles que pretendem candidatar-se a cargos eletivos nas eleições de 2012”, explicou Lima, se referindo ao prazo que é até dia 7 de outubro.
Mesmo que o progressista Pedro Deonízio Gabriel ainda esteja afastado da presidência da Cooperaliança, devido ao envolvimento no escândalo das cédulas, a volta dos vereadores trouxe um pouco mais de alívio ao clima tenso que o partido sofria.
A Comissão Provisória é formada por Tarcísio Lima, por Heitor Valvassori, Júlio Cechinel, Júlio De Luca, Arnaldo Lodetti Júnior, Pedro Deonízio Gabriel, Dalvânia Cardoso, Olavo Della Bruna, Rodrigo Gonçalves, Cláudio Blissari, Naelti Vianna, Fábio Della Bruna, Valmor Rosso, João Batista Rodrigues, Osmar Manoel dos Santos, Itamar da Silva, Joaci Domingos Pereira, e Darlan Carpes.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Içara e Balneário Rincão preparam desfile cívico

Dia da Independência do Brasil será comemorado também com a independência de Içara, que completa 50 anos de emancipação em 2011; o desfile cívico acontece amanhã, caso não chova.

(Foto Divulgação)
O feriado de 7 de setembro contará com desfile cívico nos Centros de Içara e do Balneário Rincão.
Em Içara, a programação começa às 9h, com concentração na Rua Sete de Setembro, passando pela Rua Altamiro Guimarães e dispersão na Rua Ipiranga.
O palanque das autoridades ficará localizado na Praça São Donato.
No período da tarde, a partir das 14h, será a vez das escolas e instituições do Balneário Rincão iniciarem o desfile, que acontece na Rua Paraná.
O desfile cívico de 7 de Setembro deste ano terá como tema “Içara 50 anos”. Cada escola, entidade ou associação levará às ruas projetos com foco na comemoração do cinquentenário do município.
O desfile vai ter na abertura a participação do 28º GAC; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; entidades; associações; Fundação Assistencial de Içara (FAI), com grupo da melhor idade; Fundação Municipal de Esportes (FM E); escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).
O público vai ser recepcionado pela banda da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Ao final do desfile, o município receberá uma homenagem especial pelos 50 anos. Estarão presentes 45 instituições. Cada pelotão será formado por no mínimo 30 e no máximo 100 participantes, sendo que à frente deverão levar uma faixa com o nome da instituição que representam.
A Semana Cívica teve início no dia 1º de setembro, na Praça da Juventude, às 9h, com hasteamento da bandeira e apresentações artísticas e culturais alusivas à pátria, feitas por alunos do município.
Em caso de chuva, o desfile será transferido para domingo.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Assaltantes roubam em Içara e são detidos em jaguaruna

Depois de assaltarem um posto de combustíveis e renderem uma família do bairro Santa Cruz, em Içara, cinco meliantes foram presos após terem roubado a proprietária de uma cerâmica em Sangão.

(Foto Maso Nyetto/JI)
Policiais Civis e Militares de Jaguaruna, com apoio de três viaturas e seis soldados da guarnição de Içara, na manhã desta segunda-feira, prenderam cinco integrantes de uma quadrilha acusada de vários assaltos na Região Sul. Também participou da operação a Polícia Rodoviária de Tubarão.
No fim de semana, eles assaltaram uma residência no bairro Santa Cruz e um posto de combustíveis em Vila Nova, em Içara. Da casa, os meliantes levaram R$ 5 mil em joias e em dinheiro, e mais o Eco Esporte placas AYI-6405 da família, deixando na casa um Palio, que também tinha registro de roubo. Já, do estabelecimento, eles roubaram R$ 350 em espécie.
Na manhã desta segunda-feira, usando o carro roubado em Içara, eles tentaram assaltar uma cerâmica em Sangão. Eles foram então perseguidos pelas polícias, houve troca de tiros e até uso de helicóptero foi usado para cercar os criminosos.
Segundo a Polícia Militar os detidos foram J.R.M., 27 anos, A.M.S.F., 33, R.C.C., 18, s.r.m.n., 33, e um menor de 17 anos.
Os assaltantes fazem parte de uma quadrilha com origem em Criciúma, composta de 16 meliantes que agem na Região Sul. Eles são suspeitos da ação que resultou na morte de um policial militar aposentado, vigia de uma empresa em Tubarão. A operação contou com 25 viaturas.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedade: Escola Antônio Guglielmi tem projeto em revista nacional

Um projeto realizado em 2010 na Escola de Educação Básica Antônio Guglielmi Sobrinho, de Vila Nova, em Içara, virou um artigo que foi publicado na revista nacional Pátio Ensino Fundamental.

(Foto divulgação)
A professora de Artes, Julmara Goulart Sefstrom, da Escola de Educação Básica Antônio Guglielmi Sobrinho, do bairro Vila Nova, em Içara, produziu o artigo “Conceitos artísticos, sociedade e cotidiano”, publicado na edição de agosto da Revista Pátio Ensino Fundamental.
O artigo foi desenvolvido por meio de um projeto realizado em 2010 na rede estadual de ensino com as turmas de 2ª série do ensino fundamental da escola.
A professora utilizou cores primárias, tonalidades, monocromia, policromia e texturas. O projeto que teve como referência a obra "Zero Cruzeiro", de Cildo Meireles, abordou a importância e o papel do dinheiro na sociedade.
Entre as atividades efetuadas estão a criação de uma matriz de isopor e de cédulas de dinheiro com canetas hidrocor
“A preocupação com o cotidiano dos alunos não deve se restringir apenas ao momento do plano ou início de curso. Essa ação pedagógica deve acompanhar o desenrolar das atividades de estudos para uma interligação viva com os conteúdos”, explica a professora.
Para Julmara, a experiência permitiu que as crianças tivessem contato com a arte contemporânea por meio da obra de Cildo Meireles e possibilitou a discussão de questões cotidianas. O projeto também proporcionou o aprendizado dos conceitos artísticos de uma forma diferente dos padrões tradicionais.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: PV e Vila Nova são campeões

(Foto Calebe Borges/JI)


Presidente Vargas e Vila Nova conquistaram o Campeonato Içarense 2011, Taça Nereu Guidi/Içara 50 anos, nas categorias titular e Aspirante, respectiva-mente.
Com gol de Dionísio o Presidente Vargas conquistou o tetracampeonato em cima do Cristo Rei, que foi um adversário aguerrido.
Já, o Vila Nova (Anderson), empatou em 1 a 1 com o Barra Velha (Thiago) e ficou com a taça dos aspirantes após vencer nos pênaltis por 4 a 2.
Nesta partida houve uma confusão, pois os atletas do Barra Velha reclamaram de uma falta no lance que resultou o gol do Vila Nova, mas não prejudicou o jogo.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.