O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Edição 1.728: EDITORIAL - Conselho deveria ser escolhido pelo povo

A cada três anos o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Içara realiza a eleição para escolha de 10 con-selheiras tutelares, sendo que as cinco mais votadas assumem os cargos e as outras cinco ficam na suplência. A carga de trabalho é de 30 horas semanais. A escolha é feita entre os 86 representantes de escolas municipais, estaduais e entidades organizadas do município.
Os candidatos precisam cumprir os requisitos descritos no Edital, tais como ser maior de 21 anos, ter reconhecida idoneidade moral e experiência com trabalho em defesa da criança e do adolescente, residir há mais de 2 anos no município e ter nível secundário. Esses dados precisam ser comprovados com fotos e documentos e passarão pelo crivo do Promotor de Justiça, que poderá impugnar as candidaturas que não se descumpram as exigências.
Pela responsabilidade do cargo, que é zelar pe-lo bem estar e cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, a escolha deveria ser através de toda a comunidade e não, simplesmente, por pessoas de escolas e de entidades.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - MP descarta irregularidades na compra de ar condicionados


Na noite desta sexta-feira, 16, o presidente da Câmara de Vereadores de Içara informou que o MP arquivou o processo movido pelo PT, alegando superfaturamento em compras da Casa.

“Os documentos da Câmara de Vereadores de Içara são públicos e todos têm acesso”, salientou o presidente da Casa, Acirton Costa (PMDB), que recebeu nesta sexta-feira, 16, ofício do Ministério Público (MP), informando-o que o Procedimento Preparatório nº 08/2009/2ª fora arquivado.
A denúncia partiu do Partido dos Trabalhadores do município e dava conta de que a compra de condicionadores de ar para a nova sede do Legislativo, que deverá ser inaugurada até o final do mês, tivera superfaturamento.
“Enviamos ao MP todas as documentações solicitadas, como licitação, empenho, empresas que participaram, medidas e o arquiteto responsável forneceu as informações técnicas solicitadas. Trabalhamos com transparência e estávamos tranquilos pois não cometemos qualquer irregularidade”, declarou o presidente da Câmara.
Segundo ele não haverá nenhuma iniciativa no sentido de punir ou fazer retalhação aos autores da denúncia. “Jamais vou fazer nada contra esse ou contra aquela pessoa”, en-fatizou, dando por encerrado o caso.
O Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Içara, Henrique da Rosa Ziesemer, entendeu, a partir da documentação e respostas anexas aos autos, não haverem irregularidades na aquisição e instalação de ar-condicionados na nova sede da Câmara de Vereadores. A Casa cumpriu os procedimentos legais aplicando licitação na modalidade convite e atendeu aos critérios exigidos e os valores dos cli-matizadores foram justificados pelo projeto arquite-tônico que exigiu aparelhos adaptados às condições do edifício.

GERAL - Surge novo intermediário na negociação dos demitidos

Um jornalista de Florianópolis se ofereceu para negociar a dívida dos ex-funcionários da Afasi com a Administração Municipal de Içara, mas advogado do Senalba diz que ele quer é ibope.

Em uma reunião neste sábado, 17, no auditório da Cooperaliança, o jornalista Roberto Salum, de Flo-rianópolis, vai se apresentar como intermediário na negociação entre os demitidos da extinta Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi) e à Administração Municipal.
A Secretaria de Finanças só admite pagar as rescisões trabalhistas com redutor de 30% em 10 vezes, por decreto do Prefeito Gentil Dory da Luz e da lei aprovada na Câmara dos Vereadores, respectivamente.
Muitos dos demitidos es-tariam passando dificuldade e se sentem desprezados pela atual gestão após anos dedicados ao município.
Segundo a ex-servidora da Afasi, Jane Regina Luiz da Silva, “é injustiça usar os partidos políticos, visan-do interesses eleitorais. Tan-to o governo anterior como o atual cometeram er-ros neste caso. Onde está a Justiça Trabalhista em Içara? E os vereadores? Ninguém faz nada”, desabafou a ex-servidora.
O advogado da Senalba, Jamilton Colonetti, que representa os ex-funcionários no Tribunal Regional Trabalhista (TRT) de Crici-úma, afirmou que não conhece essa representação de Salum na causa, mas que qualquer intermedia-ção é bem vinda, embora não tenha legibilidade no processo. “Não vai resolver nada, só fazer barulho. Isso é coisa de algum ex-servidor revoltado que procurou ajuda do jornalis-ta, que quer Ibope”, declarou.
Colonetti entrou com embargo à sentença dada pelo juiz , José Lúcio Mu-nhóz, para que seja esclarecido um aspecto da deci-sãoque determinou pagamento dos direitos trabalhistas sem qualquer redutor. Espera-se o julgamento do embargo para que seja decretado o prazo para que as partes recorram da decisão da justiça.

POLÍCIA - Caminhão derruba fiação de telefones e gera transtorno

Um caminhão de uma empresa catarinense, acabou gerando um grande transtorno aos moradores do Centro da cidade, na tarde de ontem, ao arrancar a fiação de telefone de uma quadra.



No inicio da tarde desta sexta-feira um caso inusitado aconteceu no Centro de Içara.
O caminhão baú placas MHR-7542, de Concórdia, Santa Catarina, que vinha de Criciúma e passou na cidade para pegar uma carga. Ao se dirigir à rodovias federal, o motorista R.S.V., 40 anos, acabou levando a fiação de telefones ao sair da Rua Getúlio Vargas e entrar na Anita Garibaldi. Os fios ficaram enrolados no baú do caminhão.
O condutor afirmou ter visto a fiação, mas achou que iria passar tranquilo. “O caminhão passou pela vistoria do inmetro tendo o tamanho adequado para andar nas rodovias municipais e federais”, completou o motorista.
Os mais prejudicados com o acontecido foram os moradores da rua que ficaram sem qualquer contato, pois a fiação foi completamente destruída.
A Cooperaliança, cooperativa de eletrificação da cidade, afirmou que, por ser fios de telefone, a responsável pelo conserto é a empresa de telefonia.
De acordo com a empresa terceirizada pela Brasil Telecon, Nat Comunicação, que funciona em plantão durante 24h, o serviço foi feito no mesmo momento em que os moradores informaram o ocorrido.
O técnico Gabriel do Nascimento afirma que casos como esse são mais comuns do que se espera. “A fiação tem um padrão de altura, mas às vezes, o vento ou mesmos as tempestades acabam movimentando os fios” finalizou o técnico da telefonia.

VARIEDADES - Mini horta é exposta na Casa da Cultura


Alunos da Escola Cristo Rei de Içara fizeram uma mini horta, como uma das atividades da Feira Cultural da Instituição, que está exposta na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

Projeto de uma mini horta realizado pela Educação Infantil e Primeiro Ano do Colégio Cristo Rei, apresentado na Feira Cultural da instituição escolar, fica exposta na Casa de Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara, até o dia 23 de outubro.
De acordo com a diretora da unidade de educação, Amélia Castagnetti, a iniciativa tem como foco a-proveitar o espaço e promover alimentação saudável. “O objetivo é desenvolver o respeito à natureza, preservação do meio ambiente e incentivar o consumo de frutas, legumes e vegetais, essenciais para u-ma boa saúde e bem estar”, explicou a educadora.
Já se nota a mudança de comportamento dos edu-candos, que desde peque-ninos recebem no Cristo Rei a orientação para desenvolvimento sustentável, aproveitando material que seria descartado como lixo para produzir vegetais nutritivos.
“Percebemos, principalmente, que as crianças começam a mudar a atitude diante das plantas existentes na escola. Eles convivem com os vegetais sem destruí-los. Cuidam e demonstram amor pelos elementos naturais”, salienta a educadora.
O convite da Casa da Cultura para que a mini horta fosse apresentada para toda a população iça-rense é prova de que Arte e Meio Ambiente são artérias que permeiam o “organismo cultural”.
Esse projeto é uma forma lúdica de ensinar princípios e valores fundamentais, que certamente somarão para a formação de cidadãos ecologicamente conscientes, com hábitos de vi-da mais saudáveis e maior valorização da Cultura local.
A coordenadora do Departamento da Cultura de Içara, Lílian Philippi, contou que ao visitar a Feira Pedagógica da escola vislumbrou o compartilhante de trabalho tão importante com a comunidade.
“É um projeto muito rico e achei que deveria expandir, não ficar só no ambiente escolar”, enfatizou Lí-lian Philippi.
A visitação estará aberta até o próximo dia 23 ao público, que, certamente, apreciará a exposição dos alunos do Colégio Cristo Rei. “Cultura é o saber do povo, quanto mais se vê, mais se aprende. O conhecimento ambiental é muito importante e a preservação uma necessidade vital”, finaliza a coordenadora da cultura.

ESPORTES - Caiçara busca contra Itaúna mais três pontos na LARM

O time de Içara volta a campo, neste fim de semana, para disputa do jogo atrasado válido pe-la 6ª rodada do Regional da Primeira Divisão, contra a equipe de Siderópolis, no Diomício Freitas.

Neste fim de semana se-rá realizada mais uma rodada do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
Bem próximo da finali-zação da primeira fase o Caiçara respira mais aliviado, depois de conseguir seis pontos em três dias, ocupando o sétimo lugar na tabela, com dez pontos, se distanciando da zona do rebaixamento.
No fim de semana os jogos serão divididos em du-as rodadas. Sendo que quatro partidas são válidas pe-la 6a rodada, adiadas devido as fortes chuvas que a-tingiram a região em setembro, e apenas uma disputa será pela 11ª rodada.
O representante de Içara entrará em campo pela partida atrasada, domingo, contra o Itaúna, que também contabiliza dez pontos, mas está uma posição abaixo devido aos números de vitorias.
O time do Caiçara irá a-proveitar o bom desempenho do último fim de semana, para voltar a pontuar na tabela, e para isso vai aproveitar a vantagem de jogar em casa e contar com o apoio da torcida.
A equipe júnior também entra em campo neste domingo para disputa da par-tida atrasada. Os jovens a-tletas estão na quinta colocação na tabela classifica-tória com um total de 14 pontos, enquanto o adversário está com 10 pontos e precisa da vitória para prosseguir na competição regional da categoria.