O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Edição 1.841 - EDITORIAL - Partidos definem candidaturas

O PMDB já escolheu Eduardo Moreira como pré-candidato ao Governo de Santa Catarina. O Democratas oficializou o senador Raimundo Colombo, enquanto o PT apostas todas as fichas em Ideli Salvatti. Já o PSDB ainda não sabe se Leonel Pavan será ou não candidato.
Neste domingo, foi a vez do PP lançar o nome de Ângela Amin, que aguarda definições partidárias com o PT, DEM e PSDB.
Até junho os partidos devem definir os nomes e as coligações. Então, até lá as especulações vão ser grandes.

CHARGE

POLITICA - Pepebistas de Içara prestigiam Ângela Amin em Florianópolis

Para o presidente da legenda em Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, a convenção, que contou com muitas pessoas, mostrou que o partido continua com força, mesmo longe do governo há oito anos.

O Partido Progressista realizou durante o sábado, em Florianópolis, uma convenção com aproximadamente 1.500 militantes, para mobilizar as bases e dar início a corrida eleitoral, visto que a deputada federal Ângela Amin já confirmou o nome na disputa ao governo de Santa Catarina. Também estiveram presentes representantes do PV, PT, PDT e DEM.
Para Arnaldo Lodetti Júnior, presidente da sigla em Içara, o encontro “serviu para mostrar a força do partido no município, já que estavam sendo esperados 500 filiados e o encontro contou com 1.500”.
Lodetti também acrescentou que o encontro serviu para mostrar que a legenda continua forte, mesmo estando há oito anos fora do governo do Estado, o que mostra que “a população catarinense anseia por mudanças”.
Já a nível municipal, em relação ao processo de cassação que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” move contra o atual prefeito Gentil Dory da Luz (PM-DB), e sobre a pesquisa com os pré-candidatos do partido caso haja novas eleições, ele declara que ainda é cedo para falar. “Ainda está para acontecer, mas queremos ter um posicionamento mais seguro. Temos certeza o que irá acontecer, mas vamos esperar para que a notícia não seja velha”, finalizou.
Na pesquisa divulgada sábado pelo Diário Catarinense Ângela Amin (PP) lidera com 24,3%, seguida por Ideli Salvatti (PT) com 13%, depois vem Raimundo Colombo (DEM), com 12,5%, acompanhado de perto por Eduardo Moreira (PMDB) com 12% e Leonel Pavan (PSDB), com 11,8%.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Este é com certeza um dia muito especial. Agradecemos ao prefeito e a toda Administração municipal pelo esforço e aguardamos ansiosos o inicio desta tão sonhada obra”. Frase de Sergio Luiz Mendes, presidente da comissão de moradores da Rua Diomício Freitas, do Presidente Vargas, agradecendo o empenho do Prefeito Gentil da Luz, na assinatura do convênio com a CEF.

Olhando em primeiro ângulo
parece que o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, está dando uma cruzada de direita no ex-governador Esperidião Amin, que se esquiva, sobre os olhares curiosos de pepebistas de Içara.
Mas na verdade, pela expressão e atenção dos demais, é uma conversa formal sobre a situação em Içara, que, se depender da vontade do PP, o prefeito e o vice serão cassados.
No encontro em Florianópolis o PT e o DEM levantaram a bandeira de uma possível coligação com os progressistas.

Até ontem
o PP pedia a cassação de Leonel Pavan (PSDB), que está sendo investigado pelo Ministério Público em um processo de possível currupção.
Será que agora vão mudar o discurso e abraçar o tucano, pensando na coligação?
Eta política marvada.

Na pesquisa
do Mapa no quesito rejeição dos pré-candidatos ao governo de Santa Catarina Leonel Pavan lidera com 19,6%, seguido por Ângela Amin, com 14% e Ideli Salvatti com 10%. Os que tem menor rejeição são Eduardo Pinho Moreira, com 7,6%, e Raimundo Colombo, com 6,6%.

Vereadores de Içara
aprovaram nesta segunda-feira em primeira votação o projeto de lei de Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, proibindo o uso de pulseiras coloridas nas escolas, conhecidas como “pulseiras do sexo”.
Segundo o vereador a lei será mais um instrumento para os professores orientar os pais e alunos do município. “Através de reuniões os pais dos alunos poderão esclarecer as proibições e orientar seus filhos sobre esta questão que envolve o uso das pulseiras”; explicou.
A votação final acontece nesta quinta-feira.

Frase do dia
“Na política os ódios comuns são a base das alianças”. Alexis de Toqueville - Pensador político francês (1805-1859)

GERAL - Atendimento especializado para a terceira idade em Içara

O posto de saúde do bairro Vila Nova contará com atendimento especializado em geriatria, cujo encaminhamento deverá ser feito na unidade em que os pacientes içarenses residam.


A Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Saúde, estará realizando, durante as quartas-feiras, no período vespertino, e nas manhãs de sexta-feira, consultas com um médico especializado em geriatria, na unidade de saúde do bairro Vila Nova.
De acordo com a gestora municipal de saúde, Mira Dagostim, as pessoas que necessitarem de atendimento, devem fazer o encaminhamento na unidade de saúde do bairro em que moram, para que a equipe do próprio bairro agende a consulta. “É mais uma importante conquista da comunidade que está sendo beneficiada pela proposta da Administração Municipal de elevar a qualidade de vida dos munícipes içarenses”.
Ainda focada na área de saúde, foram realizadas durante a sexta-feira, na Praça Matriz São Donato, a verificação da pressão arterial pela equipe de enfermagem, além da coleta e testagem do HIV pelos responsáveis pelo programa de doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de preservativos. Também foram entregues material explicativo sobre a Aids.
Paralelamente, houve a campanha de mamografia, orientações posturais, dicas de alimentação saudável, programa de saúde bucal, ambulatório de saúde mental, vigilância epidemiológica e sanitária.
Em parceria com as Secretarias de Assistência Social e de Educação, foram confeccionados cartões SUS e realizadas apresentações culturais por estudantes de diversas escolas de Içara.

POLÍCIA - Mais um traficante é preso em operação no Balneário Rincão

O Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), da Polícia Militar, fez campana depois de receber uma denúncia de tráfico de drogas no bairro Mirassol, onde foram apreendidas 24 pedras de crack.



A operação que vem sendo realizada em parceria entre as Polícias Civil e Militar de Içara, tem como principal objetivo coibir o trafico de drogas em Içara.
Neste sábado, dia 10, foi preso mais um fornecedor de drogas no município.
Segundo informações da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara foi montada uma campana pelo Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) resultou na apreensão de 24 pedras de crack, além de maconha e dinheiro que pode ser proveniente do tráfico de drogas.
A operação iniciou por volta das 22 horas, quando os policiais constataram a grande circulação de pessoas em torno de uma casa do bairro Mirassol, na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão. Na hora do flagrante, estava na residência a feminina D.S.S., 22 anos, e dois menores de idade. O trio foi levado à Delegacia de Içara, onde prestaram depoimento, enquanto a mulher foi encaminhada ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma, os dois adolescentes foram levados ao Centro de Internação Provisória (CIP).
Na sexta-feira, o traficante M.Z.N., 34 anos, foi preso em flagrante no Bairro Aurora, com duas buchas de cocaína, pesando 300 gramas, além de quatro pedras de crack.
A Polícia Civil de Criciúma também agiu forte contra traficantes, no fim de semana, após recebimento de denúncia de que havia certa quantidade de droga armazenada em uma garrafa térmica em um terreno no bairro Milanese.
Os investigadores se deslocaram até o local indicado, permaneceram vigilantes por aproximadamente 40 minutos. Neste tempo W.R.S., 20, estacionou um Monza, foi até a casa e quando retornou foi abordado pelos agentes que efetuaram a apreensão de 90 pedras de crack e mais R$ 6,8 mil em dinheiro. Ele era responsável pela entrega e cobrança das drogas.
A Polícia Militar de Criciúma, com auxílio do Canil Animal, deteve na tarde de domingo um traficante e apreendeu meio quilo de maconha. A droga estava sendo levada para Cocal do Sul onde seria comercializada. O torrão de maconha estava escondido dentro do Fusca.

VARIEDADES - Equipes da Secretaria de Saúde de plantão para vacinação da H1N1

A Secretaria de Saúde do município de Içara está buscando aumentar o número de pessoas vacinadas, realizando, assim, atendimentos nas empresas para imunizar os funcionários.



Servidores da Secretaria de Saúde do município de Içara em plena campanha de vacinação para a prevenção do vírus da Gripe Influenza A (H1N1) tem buscado um meio facilitador para empresas.
Desde o dia 8 e abril diversos estabelecimentos têm sido visitados para que haja a imunização dos funcionários.
Segundo a Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostim, os empresários interessados podem procurar fazer o agendamento para que a equipe se desloque até a empresa ou agendar na unidade de saúde do bairro onde está instalada para realizar a imunização. “Por conhecer e entender os atropelos do dia a dia é que buscamos alternativas como esta para atender toda população”, ressaltou.
Nas empresas estão sendo vacinadas pessoas com idade entre 20 e 39 anos.A campanha que teve início no mês de março e segue até maio está imunizando até o dia 23, adultos saudáveis de 20 a 29 anos e grávidas em qualquer período de gestação; a próxima etapa será realizada de 24 de abril a 7 de maio para idosos com mais de 60 anos portadores de doenças crônicas.
De acordo com a enfermeira responsável pela campanha, Raquel Angeloni, também estarão sendo imunizados contra a gripe comum. A última etapa vai ocorrer entre 10 a 21 de maio e atenderá a população de adultos saudáveis de 30 a 39 anos e também grávidas em qualquer período de gestação.A vacina poderá ser feita nas unidades de saúde dos bairros, diariamente, ou de acordo com o cronograma estabelecido por cada equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Com meta de atender 6,2 mil pessoas as ações contra H1N1 serão intensificadas nos finais de semana. Sábado, dia 17 de abril as unidades dos bairros Balneário Rincão, Vila Nova, Policlínica Central, Presidente Vargas e Bairro Aurora estarão abertas das 8h às 17h para vacinar pessoas com idade entre 20 e 29 anos; no dia 15 de maio, também sábado, as mesmas unidades imunizam pessoas com idade entre 30 e 39 anos.Outras unidades também estão com atividades ampliadas para atender o maior numero de pessoas.
O ESF do Presidente Vargas realiza a vacinação aos acamados no dia 29 de abril; no Jardim Elisabete o horário será estendido hoje até às 21h e no dia 17 e maio; no bairro Vila Nova o atendimento ocorre todos os dias até às 19h; já no Jussara a vacinação será feita até as 19h30min nos dias 16 de abril e 14 de maio.

ESPORTES - FME dá largada para Jogos Escolares em Içara

Na manhã de ontem foi aberto oficialmente as competições esportivas dos Jogos Escolares de Içara, Joesi, 2010, a abertura teve a presença de todas as escolas participantes, da competição.



Um grande número de estudantes de 14 escolas municipais, estaduais e particulares deram início na manhã desta segunda-feira dos Jogos Escolares de Içara (Joesi) com idade até 14 anos.
A abertura, realizada no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, contou com a presença de grande parte dos atletas que este ano disputam a 29ª edição dos Joesi, nas competições de atletismo, basquete, tênis de mesa, vôlei, xadrez, handebol e futsal.
O atleta de voleibol da Fundação Municipal de Esportes, Naran Darolt da Silva, aluno da escola estadual Salete Scotti dos Santos, conduziu a tocha e oficializou o início dos jogos com o acendimento da pira, que permanece assim até o dia 16 de abril, quando encerram as competições municipais.
Os jogos disputados esta semana, todos no Complexo Esportivo, servirão de seletiva aos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), que acontece na segunda quinzena de abril, na cidade de Urussanga.
“A segunda etapa será realizada no mês de julho, com alunos de 11 e 12 anos, e no segundo semestre, em outubro, ainda teremos o Joesinho que envolve crianças de primeira a quarta série”, explicou Flávio Felisberto, presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), anunciado que para o JESC os atletas de Judô estão automaticamente classificados para as competições regionais.