O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Esportes: Caiçara enfrenta a Carbonífera Criciúma

Os jogadores do Caiçara, depois de três semanas de folga, voltam a campo neste sábado, para enfrentar a Carbonífera Criciúma, no Estádio Diomício Freitas, em Içara.
O time içarense pretende aproveitar o fato de jogar em casa e com apoio da pretende surpreender o adversário e garantir três pontos.
É a primeira partida da segunda fase do Campeonato Regional da Primeira Divisão do Liga Atlética da Região Mineira (Larm).
As demais partidas são: Mãe Luzia x Meleiro; Carbonífera Metropolitana x Itaúna e Caravággio x Metropolitano
Pela Segunda Divisão o Vila Nova vai com tudo para cima do Pesada em busca da primeira vitória. Demais jogos São Sebastião x Grêmio Turvense e Verdão x Vila Isabel.

Variedades : Edcuação e Arte na 1ª Feira Cultural do Paulo Rizzieri

A troca de experiências educacionais foi o principal objetivo da 1° Feira Cultural da Escola Paulo Rizzieri, no bairro Boa Vista, em Içara.
Durante todo o dia de ontem, exposições de trabalhos dos alunos, apresentações culturais e muita troca de informação mudaram a rotina da escola. Cada sala de aula comportava um tipo de apresentação, além do pátio, onde teatro, dança e desfiles de moda foram apresentados.
A turma de terceira série da professora Nilcéia Rossi, por exemplo, expôs trabalhos de reciclagem feitos por ela e pelos próprios alunos. "A lição é aproveitar o que se tem em casa, jogando no lixo o mínimo de coisas, para que desde cedo eles aprendam a contribuir com o meio-ambiente", explica a educadora..
A estudante Luana Gabriel é uma das que aprendeu a transformar uma simples caixa de sapato em um útil porta-treco. Com palavras de quem entendeu bem o assunto, ela explica o que está exposto para os visitantes que prestigiam a ‘ª Feira Cultural. "Nós cortamos pedaços de jornais, revistas e outros papéis e colamos tudo junto na caixa, um em cima do outro. Depois passamos verniz e betume para dar o acabamento. Pode-mos usar para guardar bonecas, jóias e muitas outras coisas", explica a aluna.
Entre o público, além dos animados estudanteos da escola, estavam pais, professores, amigos e visitantes de outras escolas do município.
As apresentações e exposições duraram todo o dia desta sexta-feira.

Polícia: Comunidade faz a própria segurança: conheça o trabalho do Conseg do Rincão

"A nossa função é manter a segurança da comunidade", afirma Ademir Heleodoro, conhecido por Cabinho, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Balneário Rincão. E ele está completamente certo.
Os Consegs são uma ferra-menta a mais que a população tem para se sentirem seguros em suas casas, pois ele integra segurança pública e sociedade. "Nós nos reunimos toda a terceira terça-feira do mês para discutir o que precisa ser modificado ou problemas de urgência na co-munidade", conta.
Segundo ele, depois da cri-ação do Conseg, os casos de Furto do balneário diminuíram significativamente. "Nós trabalhamos com a prevenção e com o cuidado e, por isso, estamos tendo sucesso", explica.
De acordo com Major Márcio Cabral, ex-comandante da PM de Içara e criador dos Consegs, um dos benefícios que ajuda o trabalho dos diretores do conselho é o fato de a instituição ter contato direto com a Polícia Militar. "Um policial fica com um celular que eles podem ligar assim que acharem necessário", conta.
Cabinho explica que só pode ligar quem está cadastrado no Conseg. "Os policiais só atendem os números de quem está gravado no celular. Hoje, há cerca de 300 pessoas cadastradas, mas o objetivo é ter mais de mil", diz.
As reuniões são realizadas às terças-feira, ás 20h no Salão da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no Rincão, e é aberta à comunidade.

Geral: Moradores trancom rua no Rincão em protesto

Indignados com o estado das ruas no bairro Mirassol, no Balneário Rincão, moradores resolveram partir para radicalidade. Com pedaços de madeira, caixas de som antigas, cordas e até um berço inutilizado, o pessoal da rua 58 interditou a passagem pelo local. "Ela sempre fica em um péssimo estado quando chove, mas essa foi a primeira vez que chegou a esse ponto", reclama a dona de casa Sônia da Silva, que mora em frente ao trecho interditado. Segundo ela, o que piora a situação é a passagem dos ônibus escolares, que, pesados, acabam transformando a estrada em um poço de lama. "Ontem meu filho menor se jogou na poça para brincar. Quando eu mandei ele sair, ele disse que estava nadando no mar", relata.
A idéia de trancar a ruaveio da mãe de Sônia, que já não agüentava a sujeira e incomodação em frente a casa. "Nós já fomos na Subprefeitura pedir para que dessem um jeito, mas como existe uma briga política, eles disseram que vão deixar nos sofrer um pouco antes de arrumar o local", afirma.
Entretanto, o encarregado da subprefeitura, Marcos Maximiliano nega o fato. "Eu fui lá pela manhã e conversei com o pessoal. O problema é que é muita água. Nós temos que esperar o tempo firmar um pouco para fazer a arrumação", diz.
Segundo Maximiliano, até a próxima terça-feira a rua estará em melhor estado. "Nós vamos colocar areão, mas só se o tempo ajudar", afirma.

Edição 1.500 - Política : Candidatos tem até 4 de novembro para prestarem contas

A próxima terça-feira, dia 4 de novembro é o prazo final para que os partidos políticos e candidatos façam a prestação da campanha e retirem as placas de propagandas espalhadas pelas ruas da cidade.
A determinação do Tribunal Regional Eleitoral vale para as cidades que não tiveram segundo turno, ou seja, onde as eleições acontecerem somente no dia 5 de outubro.
Já nas cidades com segundo turno, onde os eleitores votaram domingo o prazo se estende até 25 de novembro.
De acordo com a Resolução TSE 22.718/2008, que disciplina a propaganda eleitoral de 2008, caso o bem em que a propaganda foi fixada tiver sido danificado, deve haver a sua restauração.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Içara, Marcos Moraes, o não cumprimento da prestação de contas e não retirada das placas de propagandas são apontadas como irregularidades o que pode impedir a diplomação do candidato eleito e cabível de multa. "Mas o caso passa pelo crivo do juíz eleitoral", finaliza Moraes.
Atendendo a pedido dos partidos DEM, PSDB, PT e PMDB, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou para 31 de dezembro o prazo para quitação de contas de campanha aos candidatos não eleitos no primeiro turno. Com isso, será alterada parte da Resolução do TSE, que dispõe que as contas de campanha devem estar integralmente quitadas até a data da entrega da prestação de contas à Justiça Eleitoral. Não foi alterado o prazo para a prestação de contas.
A medida não alcança os candidatos eleitos, porque as contas já devem estar apreciadas quando houver a diplomação, em 18 de dezembro.