O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1611 - quarta-feira, 29 de abril de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

BR-101: Deputado recebe dados do DNIT.

Saúde: Vigilância monitora família de Santa Catarina.

Mãe alimenta bebês com fast food.

Lula sugere à Farc criar partido.

Gripe suína se espalha rapidamente.

Homem é condenado na capital.

Argentino assassinado em SC.

Ex-jogador é preso com maconha.

CEI Lapagesse: Polícia Civil quer laudo dos bombeiros.

Criciúma: Internos do CIP tentam rebelião.

Timbé do Sul: Coletiva irá detalhar crime e estupros.

Grêmio goleia Chicó e é o melhor da 1ª fase da Copa Libertadores.

Lula defende retorno de Ronaldo à Seleção.

Vitória no Bahrein foi a melhor para Button.

Nadadora é convocada para a Seleção.

Quarta rodada de Bocha movimenta canchas.

LAI divulga tabela do Campeonato Içarense.

João Piccolo preside o Conseg do Mirassol.

Associação da Zona Sul tem novo presidente.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

DISTRITO - Escolinha da FME atende a mais de 150 atletas no Distrito

O Estádio Delmiro Saturno Santiago, no Balneário Rincão, abriga desde março os treinamentos da Escolinha de Futebol da Fundação Municipal de Esportes (FME).

De acordo com o professor de educação física e responsável pelos treinamentos, Eduardo Zaccaron, cerca de 150 adolescentes e 20 meninas treinam de segunda a sexta-feira.

Ele acrescenta que nas segundas, quartas e sexta-feiras os treinos são para os atletas de 12 a 16 anos. E nas terças e quintas-feiras, participam das atividades os que tem idades entre 8 a 11 anos. “Por enquanto estamos apenas na fase de treinamentos e realizando alguns amistosos, mas em junho devemos participar do campeonato municipal de escolinhas”, informa o professor de Educação Física.

Para Bruno Bagé e Luiz Claiton Crispim, ambos de 12 anos, a escolinha é muito boa, pois além de aprenderem muitas coisas eles tem uma ocupação durante as tardes. “Nos divertimos bastante”, finaliza Claiton.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

DISTRITO - Flash do Dia

O proprietário de um terreno, na esquina da Rua Siderópolis com a Paraná, no Centro do Balneário Rincão, colocou uma placa proibindo colocar lixo no lote, mas colocou o lixo no meio da rua.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

DISTRITO - PPS começa a se organizar no Balneário Rincão

Com a emancipação em breve o objetivo da Executiva do partido é lançar candidatos à prefeito e à vereadores no Balneário Rincão e para isso está estruturando a sigla no Distrito.

O Partido Popular Socialista (PPS) está se estruturando no Distrito Balneário Rincão e com a possível emancipação deve lançar candidaturas à prefeito e á vereadores.

De acordo com Nei Lino, que no mês de maio passa a presidir a sigla de Içara, em substituição a Paulo Preiss Neto, o nome indicado como pré-candidato à prefeito é do empresário Jorge Amorim da Costa, o Jorge Moskito, que já foi sub-prefeito do Distrito Balneário Rincão na administração de Júlio Cechinel.

Costa se diz preparado para a disputa eleitoral e afirmou que, junto com o comando do partido, vai em busca de apoio de outras siglas.

Já por sua vez, Lino, complementa que o PPS tem total apoio do deputado estadual Altair Guidi, que acompanha de perto o processo de emancipação do mais novo município de Santa Catarina. “Sabemos que o processo da emancipação do Rincão está sacramentada, depende somente do Tribunal Regional Eleitoral marcar a data das eleições. Temos um projeto voltado ao turismo do Rincão, que até hoje foi muito pouco explorado pelas administrações passadas”, finalizou o futuro presidente do PPS.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Farben e Praia fazem a final do Suíço do Barracão nesta quinta

Na disputa realizada segunda-feira no campo do Barracão, válidos pela semifinal do campeonato suíço, os dois times venceram Moniari e Quarta Linha, e garantiram vagas na final.

Depois de dois meses de disputas foram realizados na noite de segunda-feira os dois jogos da semifinal do Campeonato de Futebol Suíço do Barracão.

A decisão da competição será entre Esporte Clube Praia e Farben, nesta quinta-feira. Já Moniari e Quarta Linha disputm o terceiro e quarto lugar.

No primeiro jogo, pela semifinal do campeonato, a Farben aplicou uma goleada de 5 a 1 na equipe do Moniari. E a diferença no placar só não foi maior porque Gilson Francisco conseguiu descontar. Os artilheiros da noite foram Giovani Fidelis, Danilo Leacina, Leandro Vieira e Gean Vittorassi, que marcou dois gols.

Já na outra partida da noite, o Praia e o Quarta Linha fizeram uma partida de alto nível, bem disputada, mas os gols não sairam e o jogo não passou de um empate em 0 a 0 no tempo normal. A decisão foi para os pênaltis e, das três tentativas, os jogadores do Praia acertaram todas. Por outro lado, os atletas da Quarta Linha erraram o primeiro lance e marcaram no segundo lance, não sendo necessário o terceiro chute.

Apesar de não terem vencido, os atletas do Moniari e do Quarta Linha ainda terão mais um compromisso pelo campeonato. Na quinta-feira, os times se confrontam pela terceira posição do campeonato. O jogo será preliminar da final.

Na avaliação da Liga Atlética Içarense (LAI), o Campeonato de Futebol Suíço do Barracão foi de alto nível o que originou o sucesso da competição, que deverá ser disputada no próximo ano. “Todas as equipes estão de parabéns”, enfatiza o presidente Paulo Cesar Crescêncio.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Namoro cristão é o tema do livro de Maíra Adão a ser lançado hoje

O lançamento oficial do primeiro livro da estudante içarense, Maíra de Souza Adão, que retrata a história de um relacionamento evangélico, será nesta quarta-feira, na Casa da Cultura de Içara.

Ocorrerá nesta quarta-feira às 19h30min, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara, o lançamento do primeiro livro da estudante Maíra de Souza Adão, aluna da Escola Salete Scotti dos Santos.

O evento é promovido pela escola, em parceria com a Casa da Cultura e com a Escola Dimmer Pizzetti.

Maíra, atualmente com 16 anos, estuda no segundo ano do Ensino Médio e diz que gosta de ler desde os 8, mas só aos 13 começou a escrever histórias.

Por ser evangélica, o primeiro livro da adolescente, intitulado “Márcia, uma história diferente”, conta justamente sobre um romance cristão e a amizade entre as personagens Márcia, a protagonista, e a amiga Roberta.

Os serviços da gráfica (confecção do livro e arte da capa) foram um presente recebido da direção da Escola Dimmer Pizzetti, onde Maíra estudou por 8 anos.

Para a diretora da Escola Salete Scotti dos Santos, Lilian Inácio da Silva, “é uma conquista da adolescente. Quem a ver, já percebe que ela é bem trabalhadora, esforçada e todos estão bem felizes pela publicação do livro”, enaltece a diretora.

Alunos da Escola Salete Scotti dos Santos irão cantar durante a abertura do evento. Em seguida, a cerimônia de lançamento será presidiada pela professora Edna da Silva Freitas, que apresentará slides e ainda a opinião de escritores consagrados sobre a obra da estudante, como a de Maria de Fátima Silveira Pavei.

A autora Maíra estará autografando os livros durante o evento, os quais estarão sendo vendidos por R$ 8,00. Haverá na Casa da Cultura cerca de trezentos exemplares à disposição do público.

Embora conte com apenas 33 páginas, “o livro é apaixonante”, segundo a diretora Lilian, completando que Maíra foi muito feliz ao escrevê-lo e que, quem ler o livro, sentirá o mesmo.

Sucesso à escritora.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Pavam quer mais segurança

O vice-governador de SC, Leonel Pavan, esteve reunido na tarde de ontem com representantes da segurança pública do Estado, em Balneário Camboriú, para discutir medidas de combate à criminalidade.

A reunião emergencial, motivada pelo aumento da violência na cidade, foi um pedido de Pavan, feito, em Florianópolis, ao governador Luiz Henrique da Silveira.

Somente na última semana, a Polícia Civil registrou seis homicídios na cidade, entre eles um latrocínio. Pavan defendeu ações duras contra os criminosos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Ônibus argentino estava em alta velocidade antes de cair em penhasco

O ônibus argentino que se acidentou em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, no dia 19, estava a 87 quilômetros por hora quando caiu na ribanceira e provocou a morte de oito pessoas. A informação consta no laudo oficial da perícia, concluído pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) nesta segunda-feira.

O resultado será enviado à Polícia Civil. A análise no tacógrafo indicou o excesso de velocidade a velocidade máxima permitida era de 40 Km/h. A suspeita de imprudência havia surgido desde o primeiro instante a-pós o acidente, pois não havia marcas de frenagem ou de uma suposta colisão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - PM alega que alto custo impede que Içara tenha 190

Quem precisar utilizar o sistema de emergências da Polícia Militar, conhecido popularmente por 190, acaba sendo redirecionado para a Central de Criciúma, pois em Içara não existe.

O sistema de emergência 190, da Polícia Militar, tem como base central o Comando de Criciúma, devido a alta tecnologia milionária, sendo ela responsável por atender seis municípios da Amrec, inclusive Içara.

De acordo com o major Jorge Luiz da Silva, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara, uma pessoa que liga para o número 190 e é redirecionada para Criciúma não perde qualidade nem rapidez no atendimento, pois o sistema consegue encontrar e entrar em contato diretamente com a viatura mais próxima do local da ocorrência.

Segundo o tenente Ronaldo Cruz, da Polícia Militar de Criciúma, o chamado da ocorrência é recebido pelos atendentes telefonistas, que repassam para um soldado despachante, que, por sua vez, localiza e comunica via rádio os policiais próximos do local. Cada viatura contém um rádio de comunicação, bem como em cada posto policial.

Conforme o tenente, “todo esse processo, acontece em segundos, quando as viaturas estão disponíveis”.

“Há aproximadamente 1200 telefonemas por dia para o 190, isso ocupa quase todas as viaturas durante o dia inteiro”, explica o Silva, que continua: “Se cinco ocorrências são recebidas e não há veículo disponível, infelizmente, elas têm que aguardar”. O major ainda informa que destas 1200 chamadas, cerca de 250 são trotes.

Cruz conta que não há previsão para que os municípios vizinhos de Criciúma obtenham a própria central 190, pois o sistema é muito caro. Outros iguais só em grandes cidades, como Florianópolis, Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú.

“Com esse sistema, é possível localizar ruas muito rapidamente, há video-monitoramento e verificador de placas e de nomes, caso haja algum antecedente registrado do veículo ou da pessoa envolvida, explicou o tenente Ronaldo Cruz.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Loteamento Jussara recebe a Mesa do Prefeito

Aconteceu na noite de segunda-feira a abertura oficial do projeto Mesa do Prefeito nas Comunidades no Loteamento Jussara.

Na ocasião o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, apresentou o colegiado e toda a equipe que está realizando, de terça à quinta-feira, as atividades itinerantes da localidade.

O vice-prefeito, José Zanolli, declarou que é fundamental que todos da comunidade conheçam os profissionais da Administração Municipal “São funcionários do povo. A oportunidade de fazer o melhor está em nossas mãos e peço a contribuição de todos para que o projeto obtenha êxito”.

Gentil da Luz anunciou que o Loteamento Jussara foi adotado como modelo e que até o final do mandato todas as ruas estarão pavimentadas, posto de saúde em sede própria. “Quinta-feira faremos uma reunião com a comunidade, secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, e engenheiros para iniciarmos os projetos de pavimentação. A rua com o maior número de moradores será a primeira a ser pavimentada”, ressaltou o peemedebista.

Nesta teraç-feira durante as atividades na localidade da secretaria de Educação o prefeito e a gestora da Pasta nomearam prefeitos e vice-prefeitos da Escola Padre Pacífico Dagostim e do CEI Criança Feliz, que são respectivamente os alunos Weverton Friske e Andressa de Souza Casamato (Ensino Fundamental) e Natalício de Jesus Martins e Aline dos Santos Borges (CEI).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Cooperaliança: associado emite ofício ao promotor

O pedido da anulação do 4ª item do edital foi emitido à diretoria da Cooperaliança no dia 30 de março. Sem respostas os alguns dos associados recorreram à promotoria de justiça de Içara.

Um dos associados da Cooperaliança de Içara, Arnoldo Escaravaco, irá emitir um ofício ao promotor público para requerer decisão definida em Assembléia Geral.

Os 17 conselheiros, entre efetivos, suplentes e delegados, recebiam um salário no valor de R$ 415. Na Assembléia Geral, realizada no dia 27 de março, os associados aprovaram que as remunerações aumentassem para R$ 950 mensais, sendo 12% do salário do presidente que recebe R$ 8.5 mil. A proposta foi da diretoria.

Por este motivo alguns dos associados da Cooperaliança não aceitaram a decisão prescrita no 4º item do edital. Eles emitiram um pedido de anulação da decisão no dia 31 de março, mas até então não obtiveram resposta por parte dos dirigentes da empresa de energia elétrica.

“Eles embaralharam toda a contagem, ninguém sabe se essa aprovação realmente procede”, contestou o Escaravaco.

Em contrapartida, o gerente administrativo da cooperativa, Tarcisio Lima, afirma que não entregou resposta ao pedido de Arnoldo Escaravaco porque a cópia da ata ainda não tinha sido publicada. “Eles se manifestou na imprensa, mas nós esperamos o momento certo. Não tem o porquê debater um assunto que ainda não é de conhecimento público”, disparou.

De acordo com Lima, a resposta ao pedido do associado deve ser entregue dentro dos próximos dias, sem problema nenhum, como alega Escaravaco.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Demitidos da Afasi não aceitam proposta e o impasse continua

De acordo com a representante da comissão dos ex-servidores, Sônia Rocha, a decisão de aceitar o acordo com a prefeitura Municipal partiu apenas de um dos representantes e dos vereadores.

A trama enveolvendo os demitidos da Afasi, que já dura quatro meses no município, quando parecia ter chegado ao final, se mostra estar apenas começando.

Uma reunião ocorrida no dia 24, sexta-feira, na Prefeitura Municipal, serviu para o prefeito e os vereadores, que se dizem solidários aos 178 ex-servidores públicos, resolverem de vez o impasse. Contudo, depois de terem anunciado o acordo referente as rescisões que seriam pagas de 15 até 30 parcelas, conforme o salário de cada um, os ex-funcionários anunciaram que não concordaram com tal posição.

“Não entendi o porquê de eles terem voltado atrás na decisão. Na conversa de sexta eles aceitaram a proposta. Não sei o que aconteceu, não fui convidada para a assembléia de segunda-feira e não sei qual encaminhamento foi dado”, questionou a presidente do Sindserpi Edna Benedet da Silva, que entermediou a negociação.

“Não foi a gente quem aceitou a proposta. Foi um dos integrantes da comissão que não consultou os outros trabalhadores”, explicou Sônia Rocha da Silva, represente da comissão ex-afasi, que manifestou o sentimento de revolta por parte dos integrantes do grupo que, supostamente, não foram consultados sobre a proposta lançada pelo prefeito no dia 24.

Apesar de Sônia não ter divulgado o nome da pessoa que aceitou a questão em nome da comissão, Jurê Bortollon fez questão de relembrar o que houve na reunião. “O demitido Rodrigo Gonçalves falou em nome da categoria que a proposta tinha sido aceita. O assunto foi resolvido entre adultos e não entre criança”, critica ele.

Gonçalves afirma ter conversado apenas com algumas pessoas e não com a comissão. “Falei por mim e como era a única proposta, aceitei, agora volta tudo a estaca zero e vamos entrar com um mandado de segurança para que o prefeito cumpra o acordo sem desconto de 30%”.

O sentimento também foi direcionado aos vereadores. “Ficamos tristes com eles, que consultaram apenas um dos integrantes da comissão que não responde por todos”.

Os vereadores Itamar da Silva e Darlan Carpe, ambos do PP, e André Jucoski (PSDB) afirmaram que fizeram o que foi possível para que houvesse um acordo. A partir de agora quem quiser que entre na justiça!”. Já Joaci Pereira, o Boca (PP), afirmou que é a favor dos demitidos e espera que o prefeito cumpra a lei complementar numero 36 de 9 março 2009 que autoriza o pagamento sem redutor.

O prefeito, por sua vez, garantiu que não existirá mais acordo e quem quiser entrar com ação judicial tem toda liberdade. “A cidade não pode ficar mercê dos demitidos da Afasi. Eles devem cobrar do antigo gestor. Já pagamos o 13º e fechamos um acordo para acerto as rescisões com a presença da presidente do Siniserpi e dos vereadores e por influência do partido do PP que deveria ter pago esses atrasados e agora fica atrapalhando. Continuamos com a proposta feita e também com 10 parcelas com 30% de redutor. Quem quiser entrar na justiça, é um direito de cada um“.

Fotos: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: A Cultura em todos os tons (7)

Volto a falar em cultura, desatacando a cultura formal e a cultura informal. Ambas fazem parte da formação do ser humano, hoje aquilatada com a mesma importância. Não é possível negar os valores da cultura informal, desde os primeiros balbucios até a formação do caráter com valores lapidado desde o berço. E são os pais, estes primeiros mestres a trabalharem os aspectos que darão a estrutura de um ser social, participativo e construtor de novos conceitos culturais. Não é em vão o adágio de que quem é bom já vem de berço. Entretanto, também sabemos que as mãos que embala este berço, é a mesma que impulsiona o homem (ou a mulher) para a inclusão no seu meio. É na família que se encontra a fina oficina capaz de lapidar valores para a formação comunitária e social da nação.

Tomo aqui as palavras de Dalva Maria de Lucca Dias: (...) sem história não há como se constituir cidadão, sujeito de seu destino, emancipatório e participante. O “eu histórico” é parte de tantos eus humanos que sonham um país entre iguais. Solidário, democrático, mais justo e mais humano (Revista Comemorativa). E de praxe sabemos que, a primeira história de um ser humano é a história familiar. Só podemos explicar na sociedade o que se passa no seio da família dos cidadãos. Então a cultura informal é a base da formação de um cidadão e, também de uma nação.

Dalva Maria de Lucca Dias, ao se reportar sobre a EEB. Salete Scotti dos Santos, e a atuação como professora no Ginásio Normal Dom Jaime de Barros Câmara, criado pelo governo do Estado, Celso Ramos, cita a presença atuante do pai, o saudoso comerciante Jorge Elias de Luca, ao qual é carinhosamente denominado, (com muita justiça) : “um homem adiante do seu tempo e uma liderança política incontestável.” Isto vem reforçar a importância da família na participação da educação dos filhos. Mostra também o valor de um líder em uma comunidade. E mostra, sobretudo, que a realização de nossos sonhos só será possível se nos empenharmos de corpo e de alma. Nada é impossível para quem deseja verdadeiramente, pois até o universo parece conspirar para a realização de um sonhador.

Em nossas localidades, a escola sempre foi um centro cultural em todos os sentidos: festas, cursos, reuniões, catequese; até mesmo a biblioteca. Foi o Grupo Escolar Antônio João que me possibilitou as leituras que a condição econômica de minha família não permitia. E como eu, muitas pessoas tiveram acesso ao recurso cultural mais completo das décadas anteriores.

Eram as festas juninas que aproximava as famílias de todos os níveis sociais e econômicos, e todas as faixas de idade. O folclore junino era o ponto alto da festa, e o evento cultural fazia a integração familiar.

Todavia, se a história é um registro dos feitos de um tempo para as novas gerações, a prática pedagógica de quem está à frente da educação é uma marca fidedigna de historicidade. São os educadores que recebem crianças com a mais autêntica bagagem familiar; ou os jovens com os sonhos mais autênticos. Educadores e pais são formadores de conceitos capazes de conduzir pela vida escolar, sonhos de formação que enobrecem uma nação.

Sonhos e conceitos de uma vida escolar deixam marcas na direção tomada na caminhada da vida. Não é difícil vermos personalidades nacionais mencionando educadores que marcaram suas vidas, e iluminaram as decisões que fizeram a sua projeção social.

Isto é fruto da educação nos dois níveis: informal e formal, pois há também os que tiveram a projeção social e se acham os únicos donos da bola. Na verdade não houve uma lapidação dos valores humanos, pois somos uma soma dos que passaram pela nossa vida.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1611: EDITORIAL - Içara já comporta Central do 190

É momento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina instalar uma Central do 190 da Polícia Militar em Içara, que hoje é atendido por três atendentes da Central de Criciúma. O cidadão içarense liga para o 190, a ligação cai em Criciúma, o policial reenvia a chamada para a viatura que estiver mais perto da ocorrência ou para a 2ª Companhia da Polícia Militar, para que atenda o solicitante.
A demora no atendimento tem sido uma das maiores reclamações da comunidade. E para que isso venha a acontecer seria necessário lideranças do município abraçarem a causa e fazerem pres-são junto ao Governo do Estado. Quem sabe as-sim, o município seja lembrado

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.