O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

GERAL - Içara: Termo de adesão será assinado

Uma reunião na tarde de ontem, entre Administração Municipal de Içara e gerentes da caixa Econômica Federal (CEF) definiu data para assinatura do termo de adesão ao Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, marcado para a próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, no auditório da Cooperaliança, às 19h, durante a abertura do Projeto “Mesa do Prefeito na Comunidade”, que contempla durante toda a semana o Bairro Centro.

Durante a reunião o prefeito Gentil da Luz foi surpreendido com a visita das crianças do PETI/Esplanada que estão em colônia de férias e escolheram como parte das atividades a visita ao Paço Municipal. A criançada aproveitou a ocasião para convidar para a festa julina que será realizada hoje.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - CDL de Içara terá incremento de 5% no Dia dos Pais

O comércio de Içara prevê incremento entre 5% e 7% no Dia dos Pais, a mesma tendência do país, seguindo a estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Com o inverno bem definido as blusas, casacos e sapatos deverão aquecer as vendas como itens bem procurados. Segundo Altair Borges, empresário do setor de confecções, a pesquisa pelos presentes já começou, mas o movimento deve acontecer mesmo na próxima semana.”Os bons produtos e os descontos são os principais atrativos para os consumidores e o clima está favorecendo o crescimento das vendas que deve aumentar em 8%”, explica.

A loja oferece moda para todos os perfis, com peças para o pai jovem e casual ao clássico e tradicional.

A opção pelos sapatos e tênis também deve movimentar o varejo. Elisa Dagostim Viana, proprietária de uma rede de loja de calçados, acredita que as vendas serão boas com incremento de até 80% pela tradicional liquidação que o estabelecimento irá realizar na semana dos pais.

Na opinião do presidente da Câmara dos Dirigentes Logista, Jader Ednei de Souza, o frio ainda é um dos agregadores no movimento.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - SDR de Criciúma e infraero discutem alterações no Aeroporto Diomício Freitas

Representantes da Infraero e da Secretaria Regional discutem rendimento de lucros no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilinha, já que serão feitas novas alterações no prédio, em setembro.

Representantes da Secretaria Regional de Criciúma e da Infraero começaram a discutir nesta quinta-feira, na sede da SDR, em Criciúma, as alterações que devem ser feitas no Aeroporto Diomício Freitas através de obras viabilizadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Em princípio, vai ser feito um projeto que contemple a regularização das depressões, nivelamento e recapeamento da pista e melhorias no pátio de manobras do aeroporto.

“Esseredimensionamento das obras vai ser suficiente para melhorar o Aeroporto Diomício Freitas e atender de forma satisfatória as empresas aéreas que estão dispostas a continuar atendendo nossa região”, destacou o secretário Regional em Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro.

“Vocês tomaram uma ótima decisão e se forem feitas as alterações sugeridas, o aeroporto vai ficar perfeito para atender a demanda”, enfatizou o coordenador de Navegação da Infraero em Criciúma, Bruno Márcio Sodré.

Além de discutirem a reforma do aeroporto, secretário e representantes da Infraero, também analisaram a transferência da manutenção e operação do VOR e PAPI, equipamentos utilizados para pousos e decolagens e que atualmente são mantidos pelo Governo de Santa Catarina. “O aditivo com a transferência está pronto, aguardamos apenas o sinal positivo da Infraero”, destacou a superintendente da Infraero em Criciúma, Márcia da Silva Santos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: São Donato é tema de concurso

Pensando em envolver todos os içarenses nas comemorações do padroeiro de Içara, São Donato, comemorado no dia 7 de agosto a Administração Municipal de Içara informa que estão abertas as inscrições para o primeiro concurso “Vitrine In Arte – Içara/2009”, que vai selecionar a vitrine melhor decorada no tema “A História de São Donato”.

A campanha também envolve o departamento municipal de cultura, Comissão de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Içara CDL.

A proposta tem como objetivo estimular a criatividade dos lojistas resgatando a historia do padroeiro São Donato.

Segundo a coordenadora da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Lílian Philippi, podem participar todas os proprietários de lojas do município. “Os interessados poderão preencher as fichas de inscrição que estão sendo entregues nos estabelecimentos comerciais, ou procurar a secretaria da Casa da Cultura”, comenta.

Lílian ainda explica que a vitrine deve estar decorada a partir do dia 1º de agosto. O resultado será anunciado no dia 5 do mesmo mês, às 18h, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, com apresentações artísticas. “Entre os prêmios está à divulgação, na mídia, do estabelecimento vencedor, durante a 59ª Festa de São Donato”, ressalta.

Amanhã, das 15h às 17h, um casal do Grupo de Teatro FaçArt, da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, de Içara, fará um chamado às pessoas para o Vitrine In Art, que acontece no sábado.

A chamada será através de uma “Vitrine Viva” ao vivo na Praça Matriz São Donato. O casal adolescente, João Paulo Silvestre e Letícia Borges, estudantes da oficina de teatro da Casa da Cultura, vestirão roupas cedidas pela loja Eventual Modas e simularão bonecos de vitrine, que se mechem quando as pessoas menos esperam.

Além deles, haverá um banner explicando todo o concurso Vitrine in Art.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Rede de pesca enrosca em plataforma do Rincão

Por volta das 6h de ontem, pescadores da Plataforma Norte, do Balneário Rincão, encontraram uma rede de pesca de 500 metros enrolada nos pilares da plataforma, na parte mais adentro do mar.

Segundo o presidente do Sindicato dos Pescadores Z-33, João Picollo, é uma rede de espera que foi posta a cerca de 2 a 3 mil metros de distância da plataforma, em direção ao alto mar, sendo que o término da plataforma, onde a rede foi encontrada, é de aproximadamente 500 metros da costa.

Como o mar estava muito agitado, desde cedo, a âncora, que segura a rede, não suportou as ondas e foi arrastada até a plataforma, onde ficou enroscada.

A tripulação do barco de pesca geralmente coloca um GPS na rede e só volta horas depois, por isso, o dono ainda não foram identificado.

Picollo afirmou que não há como alguém ser “punido” pelo ocorrido, pois a rede foi posta há uma distância grande do local de quebra das ondas.

O mar tem estado agitado devido à mudança de direção do vento, além de que essa temporada do ano é de mar agitado, devido à proximidade da Lua.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais toma posse hoje

O sindicalista Jair Stefane foi reeleito para mais quatro anos como presidente da entidade ruralista e pretende aproveitar o mandato para fortalecer a agricultura familiar no município.

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Içara toma posse nesta sexta-feira, dia 31 de julho.

A eleição, que ocorreu em 3 de julho, manteve Jair de Stefani a frente do sindicato por mais quatro anos.

A cerimônia de posse está marcada para às 19h30min, no Restaurante e Churrascaria Tio João, na localidade de Vila Nova.

O evento contará com a presença de autoridades do município, entre elas o prefeito Gentil da Luz e os secretários municipais.

Quem também confirmou presença foram os representantes da Fetaesc.

Jair de Stefani quer aproveitar o novo mandato para fortalecer ainda mais a agricultura familiar evitando que o jovem saia do campo, diversificar a produção rural além de criar alternativas de rendas para as famílias.

Outra meta será conscientizar os produtores de fumo, sobre a necessidade de diversificar o cultivo para outras lavouras.

A situação se deve devido a expectativa da diminuição no consumo de fumo em todo mundo nos próximos anos devido ao alto risco à saúde, não só do produtor, mas também do consumidor.

Stefane lembra também que os associados continuarão a ter vários benefícios como encaminhamentos de processos de aposentadorias rurais, atendimento jurídico e médico e orientação para adesão aos programas que beneficiam os trabalhadores rurais.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PMDB promove encontro na Região Sul

O presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, iniciou nesta quinta-feira, dia 30, e estende até dia 1º de agosto, encontros em 10 cidades da Região Sul, que fazem parte do roteiro de visitas aos 293 municípios de Santa Catarina.

As reuniões políticas com lideranças peemedebistas começaram quinta-feira nas cidades de Santa Rosa do Sul, Passo de Torres, Praia Grande e Turvo.

Sexta-feira (31) os encontros serão em Araranguá, Balneário Gaivota, Sombrio, Jacinto Machado e Braço do Norte. Fechando o roteiro, no sábado, Moreira participa de um almoço com líderes do PMDB de Laguna.

O objetivo dos encontros é ouvir os lideranças municipais da sigla e discutir as metas e propostas para o pleito eleitoral do próximo ano, a partir de sugestões, ideias e manifestações colhidas em reuniões regionais.

“O PMDB está presente em todos os municípios, seja no Legislativo ou no Executivo, e é lá que são efetivadas as realizações planejadas, por isso os líderes de todas as cidades são os principais arquitetos de nossos projetos”, destaca Moreira.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Assinado contrato de R$10 milhões para saneamento básico de Içara

Depois de muita polêmica, o Samae e superintendência estadual do BB, formalizaram nesta quinta-feira, o convênio proveniente do PAC e que deverá ser aplicado no sistema de esgoto.

Quinta-feira, dia 30, foi uma data de boas noticias para a Administração Municipal de Içara, principalmente para a população içarense. Foi assinado o contrato para o saneamento básico, recursos provenientes do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), no valor de 10 milhões. A contrapartida do município é de 2,5 milhões, através do Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e será aplicado na implantação do sistema de tratamento e coleta de esgoto nos bairros centrais.

O entrave (falta de assinatura do Banco do Brasil/Besc), que quase fez Içara perder o recurso, se arrastava desde junho de 2008.

O vice-prefeito e presidente do Samae, José Zanolli, agradeceu o empenho de toda equipe da Administração e do Banco ciente de que o problema não fora criado por nenhuma das partes.

“O contrato não foi assinado em junho de 2008; a transição de governo não aconteceu e tomamos conhecimento da situação apenas em dezembro passado quando iniciamos a busca pela solução do problema”, explicou Zanolli acrescentando que as parcerias são o melhor caminho para solucionar várias questões. “Içara tem 60 mil habitantes e o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Região Carbonífera. Esta obra é muito importante para a cidade e vai com certeza melhorar a qualidade de vida da população”.

O prefeito Gentil Dory da Luz agradeceu o empenho dos Deputados Federais Jorge Boeira (PT) e Jose Carlos Vieira (DEM), da Senadora Ideli Salvati (PT), do Secretário Nacional de Saneamento Leodegar Tiscoski e do Assessor Especial da presidência da Republica Julio Hector Marin Marin e salientou que além dos benefícios à população a assinatura do contrato abre as portas para que o municipio se credencie em outros programas que beneficiem a cidade. “Unimos forças e conseguimos encontrar a solução. Nossa preocupação é trabalhar com ética buscando sempre o bem estar dos cidadãos içarenses”.

Na ocasião também foi assinado o termo de adesão ao Programa Federal Caminho da Escola, para aquisição de ônibus escolares.
Além do Superintendente Regional do BB, João Zanette De Lucca, do Gerente Geral em Içara, Olacir Restellatto, marcaram presença no encontro o presidente do CDL, Jader de Souza, o presidente da ACII, Adalberto Pizzetti, o presidente do Legislativo, Acirton Costa, vereadores e secretários.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Aposentadoria da dona de casa um direito a quem merece

As donas de casa representam milhões de mulheres trabalhadoras, produtivas, que contribuem para a economia e para o desenvolvimento do país. A maioria delas se dedica a um trabalho que congrega responsabilidade, confiança, dedicação e afetividade.

São as tarefas domésticas com a alimentação da família, higiene da casa, educação das crianças e cuidados com os enfermos e idosos do grupo familiar. É um trabalho não remunerado, mas de fundamental importância social. As Nações Unidas estimam que essa espécie de ocupação representa entre 10 e 35% do PIB dos países. Se esse trabalho não for executado por um membro da família (homem ou mulher), provavelmente, alguém será contratado para fazê-lo.

Atualmente a dona-de-casa, para ter direito aos benefícios do INSS precisa fazer a inscrição junto ao INSS (como contribuinte facultativa) e pagar uma contribuição mensal.

Será necessário o cumprimento de carência mínima para ter acesso aos seguintes benefícios: aposentadoria por invalidez; aposentadoria por idade; aposentadoria por tempo de serviço; auxílio-doença; salário-maternidade; pensão por morte; auxílio-reclusão (à dona-de-casa que tenha sido presa pela Justiça).

A carência exigida para o salário-maternidade é de 10 meses; 12 meses, para receber o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Já a aposentadoria por idade é concedida aos 60 anos, desde que tenha contribuído por um período mínimo (de carência) de 180 contribuições. E para a aposentadoria por tempo de serviço são necessários 30 anos de contribuição, e carência de 180 contribuições mensais. O recebimento da pensão por morte ou do auxílio-reclusão, não há necessidade de cumprimento de qualquer carência. Basta ser filiada à Previdência.

O valor a ser pago pela dona-de-casa ao INSS, mensalmente, é de 20% sobre o salário mínimo (valor mínimo) vigente.

Tramita no congresso um projeto que prevê para mulheres sem renda ou renda familiar até dois salários mínimos com até 60 anos ou mais o direito de um salário mínimo de aposentadoria, independente de contribuição. A partir da aprovação o projeto beneficiaria oito milhões de mulheres em especial aquelas pertencentes às camadas menos favorecidas da população, garantido as que já envelheceram o direito a aposenta-se.

Uma lei complementar disciplinará alíquotas de contribuição e prazos de carência mais vantajosos para essa categoria de trabalhadores tão importante para o nosso país e para a segurança social da família brasileira. Com a aprovação deste projeto amplia-se a proteção social do Estado e garante-se dignidade e respeito a quem os merece e estive por muito tempo dedicada a família e esquecida de seus direitos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1675: EDITORIAL - Chega de jogar a corrupção para baixo dos tapetes

A corrupção sempre existiu e não é novidade para ninguém. Ela está presente diairiamente nos órgãos públicos do pais, que inícia na esfera federal, passa pela estadual e estaciona no municipal, o que vem provocando descrédito da classe política, que é vista com desconfiança.

As denúncias contra o presidente do Senado José Sarney é um novelo de lâ ou uma bola de neve, e envolvem o aliado Renan Calheiros, o deputado federal Jader Barbalho, o ex-deputado Roberto Jefherson (aquele da propina dos Correios), Fernando Collor de Mello, e outros mais, que por falta de espaço não foram citados.

Contratações de fantasma ou de marajás, não acontecem somente em Brasília, mas também nos estados e municípios. E é muito difícil ter uma sigla partidária que não esteja com as mão sujas da corrupção.

Com o objetivo de espantar os fantasmas e conscientizar a população dos trambiques dos políticos foi firmada uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Imprensa na campanha "O que você tem a ver com a corrupção".

Existem homens de bem que lutam por um Brasil mais justo, que não jogam a corrupção para baixo do tapete. A m** não pode feder mais do que está e a decisão de trocar somente a mosca é de cada eleitor.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.