O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CAPA - Içara, 31 de julho de 2010

Tríplice Aliança inicia caminhada em Criciúma







Raichaski é campeão Municipal de Bocha






Incêndio destrói mais uma casa no Balneário Rincão

EDITORIAL - Ouvidoria tem que funcionar

Da forma que é a informação é tratada na Administração Municipal de Içara, é possível que a auditoria não vá funcionar.A intransparência como os fatos do governo municipal são tratados leva a crer que somente assuntos pertinentes ao Poder Executivo vão ser solucionados, os outros vão para o arquivo redondo, como diz um vereador de oposição.
A ouvidoria tem que ser criada para ser elo de ligação entre o Poder Público e o povo e não, mais um cabide de emprego, como ocorre nas Administrações Públicas e também em Içara.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno

Anemia (2)

As queixas espontâneas dos pacientes, entretanto, são menos exuberantes que a descrição acima: sem se aperceberem diminuem progressivamente a atividade física até níveis assintomáticos, e dizem nada sentir.
Diagnóstico
O hemograma é o exame fundamental para o diagnóstico da anemia. É feito, atualmente, em contadores eletrônicos de grande porte e alto preço (de US$80000 a US$400000), que contam e medem os eritrócitos e geram curvas de freqüência com médias e coeficientes de variação, definindo os parâmetros numéricos da população eritróide. As melhores máquinas distinguem e contam os eritrócitos mais jovens (reticulócitos), permitindo-se assim uma avaliação da produção diária e da resposta regenerativa à anemia.
Complementando-se os números dessa fantástica tecnologia com a observação ao microscópio por um patologistaclínico experiente, a grande maioria dos casos de anemia pode ser caracterizada quanto a seu mecanismo de produção (patogênese), o que leva ao diagnóstico da doença ou evento básico causal (etiologia). Deste modo:
Quando a patogênese é a produção inadequada de hemoglobina, seja por falta de ferro ou por defeito genético na síntese, o hemograma evidenciará a presença de eritrócitos menores que o normal (microcitose), por faltar-lhes conteúdo. Nas anemias decorrentes de inibição da proliferação eritróide, como na falta de vitamina B12 , no uso de drogas antiblásticas (usadas no tratamento do câncer) ou em algumas doenças próprias da medula óssea, serão notados eritrócitos com volume médio superior ao normal (macrocitose).
Nas anemias que acompanham as doenças crônicas, infecciosas, reumáticas, renais, endócrinas, o hemograma caracteriza-se “por não ser esclarecedor”; devem ser procurados os sinais clínicos e os resultados de exames próprios de cada uma delas. Nas anemias por excesso de destruição periférica dos eritrócitos (anemias hemolíticas) e nos dias que sucedem uma hemorragia, o hemograma mostrará aumento significativo dos reticulócitos, caracterizando a hiperregeneração reacional do tecido eritróide da medula óssea.
Tipos de anemia

POLÍTICA - Convocado presidente do Sindicato das Olarias de MF

Os representantes principais da coligação estiveram em Araranguá, Criciúma e Tubarão durante a sexta-feira, para reuniões com autoridades políticas e inaugurar comitês de apoio.

Após as divergências e especulações sobre o cenário político, dentro e fora dos partidos, a Tríplice Aliança, composta pelos partidos DEM, PMDB e PSDB, está em campanha pelo estado, divulgando a chapa encabeçada por Raimundo Colombo (DEM), candidato ao governo e Eduardo Moreira como vice-governador (PMDB).
Durante a sexta-feira os candidatos ao governo estiveram cumprindo agenda na Região Sul, mais especificamente em Araranguá, Tubarão e Criciúma, juntamente com os candidatos ao senado Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB) e ao de deputado Dalírio Beber (PSDB), para a inauguração dos comitês de apoio à coligação e também ao candidato tucano à presidência, José Serra e ao vice, o democrata Índio da Costa.
Em Criciúma, a cúpula participou de uma reunião no paço municipal com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), cujo intuito de convencê-lo à apoiar o candidato ao governo do estado.
“A reunião com o Salvaro não foi definitiva, mas saímos de lá esperançosos, acreditando que ele estará junto na campanha”, argumenta Colombo, ressaltando que em todas as cidades a presença de militantes das três legendas foi maciça. “Acreditamos na vitória na Região Sul”, finaliza.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Eles (as oposições) vão ter que se acostumar a perder por muito mais tempo ainda, aqui em Santa Catarina". Frase do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), candidato ao senado, sobre os adversários Ãngela Amin (PP) e Ideli Salvatti (PT), em comício no Oeste de Santa Catarina.

Ontem
anunciei que nesta sexta-feira, haveria uma reunião com o núcleo gestor do plano diretor para apresentação dos trabalhos realizados durante o mês com a discussão do cronograma do plano diretor, mas por falta de quorum o encontro foi adiado para terça-feira. Só que esqueceram de avisar a imprensa e a assesoria da Administração Municipal
O coordenador do comitê gestor, Gilmar Bonifácio, assume a culpa pelo desencontro e explicou que o motivo do cancelamento foi devido a convocação em cima da hora e que a maioria das pessoas envolvidas não poderiam participar da reunião.
A novela envolvendo o Plano Diretor (PD) ainda não tem data para encerrar os últimos capítulos, devido as desinformações, e pode virar uma bola de neve, se continuarem levando de barriga. É hora de dar um fim no blá blá blá e colocar o PD no papel.

O Poder Público
é formado por agentes políticos, servidores concursados e secretários, sob a coordenação do prefeito e do vice.
Estão alí para administrar o município e se tiverem competência, os que não são concursados, podem ter o emprego garantido por mais quatro anos.

A lei da mordaça
está sendo implantada em alguns setores da Administração Municipal de Içara. Os servidores não podem reclamar pra imprensa qualquer irregularidade que ocorra. E olha que tem bastante.
O servidor que for coagido, me procure, que darei nome aos bois.

Rápidas
* Moradores do bairro Tereza Cristina sofrem com a falta de água todos os fins de semana. Quem reclama é Vilmar Crescêncio, que pede providências urgentes do Samae.
* Quando é para atender os interesses das empresas mais fortes, como foi o caso da Mina 101, a justiça dá parecer mais rápido do que em processos de pessoas menos favorecidas. Usa dois pesos e duas medidas.
* Clésio Salvaro errou pela segunda vez. Ontem recebeu no Paço Municipal representantes da Tríplice Aliança para discutir assuntos partidários. Na semana anterior se reuniu com os vereadores do PMDB.
* Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Içara, depois de uma semana de férias, retornam as salas de aula no dia 2 de agosto. O tempo foi pouco, mas só o fato de ficar na cama até tarde foi gratificante
* Depois que a petista Ideli Salvati criou um site de olho nas chamadas redes sociais foi a vez do Raimundo Colombo e Luiz Henrique da Silveira ingressarem no mundo virtual. Tuto em busca de votos.
* Depois de tantas reclamações, mesmo trocando número de telefone, mas o secretário de Obras José Eloir Nascimento não atende o fone. A maioria das pessoas da prefeitura também reclamam da falta de contato.

Frase

A política é a ciência das exigências.” (Lajos Kos-suth - político húngaro - 1802-1894).

GERAL - Pouca iluminação no Cemitério Municipal causa preocupação

Administração Municipal afirma que solicitação para implantação de postes no Cemitério Municipal foi realizada no último ano mas visitantes reclamam da iluminação precária no local.

A falta de iluminação no Cemitério Municipal de Içara tem causado preocupação aos visitantes e moradores da cidade que tem entes queridos enterrados no local. A ampliação do cemitério, iniciada há cinco anos com a construção da Capela Mortuária, corresponde a uma área de 300m, que não possui iluminação.
Trabalhando como coveiro há quase 30 anos, Valmir Marques Fernandes, disse que a iluminação existente é precária, além de haver poucas tomadas nos postes, o que limita os trabalhos de manutenção. Ele aponta que o movimento noturno é fraco e não há representação de perigo. Durante a noite, o cemitério permanece aberto, funcionando apenas com a vigilância eletrônica na Capela Mortuária.
No entanto, um visitante que preferiu não se identificar, relatou que há cerca de três meses ao fim de tarde, adolescentes faziam uso de drogas na capela onde está enterrado o pai, falecido há oito anos. Após a ocasião, ele vai ao local apenas em horários de maior circulação.
Conforme o coordenador de operação da Cooperaliança, Everaldo Rosso, para que os postes sejam implantados ou feita a manutenção é preciso solicitação da Administração Municipal. Ele informou, que não tem conhecimento do requerimento do serviço. O engenheiro elétrico da cooperativa, que está em período de férias, não soube passar maiores informações.
A gestora de Administração, Pedra Silvano, declarou que a solicitação foi realizada no ano passado, juntamente com o requerimento ao Samae para implantação dos serviços de água e esgoto, o qual já foi atendido.
A gestora disse surpresa com a reclamação, já que se reuniu com os funcionários do cemitério na quinta-feira, 22, e os únicos problemas expostos foram relativos à limpeza do local e a infiltrações na Capela Mortuária. Pedra ressaltou que a demora na execução dos serviços será averiguada.
Na última semana, a questão motivou um requerimento ao Executivo pelo vereador Joaci Domingos Pereira.

POLÍCIA - Mais uma casa é destruida por incêndio na Praia do Rincão

Os bombeiros de Criciúma atenderam a duas ocorrências de incêndios no Distrito Balneário Rincão e fazem um alerta aos moradores que deixam as residências abandonadas nesta época.

O Corpo de Bombeiros de Criciúma atendeu na madrugada de quinta-feira, mais um incêndio, na zona sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara.
A guarnição gastou cerca de 2 mil litros de água para tentar conter o fogo na residência de madeira, que ficou totalmente destruida. Ninguém saiu ferido.
Por ser uma estrada precária e devido as chuvas, com acesso prejudicado pelos buracos cheio de águas, o caminhão tanque teve vários problemas para chegar até o local, atrasando o serviço da equipe.
Um caso semelhante foi registrado no inicio da semana numa casa de veraneio de 60 metros quadrados, localizada na Rua Duque de Caxias, próxima a Igreja Católica, na zona central, que ficou completamente destruída pelas chamas. Esse é o segundo incêndio em residências que ocorre nessa rua, apenas este ano.
Os dois atendimentos foram realizados pelo Corpo de Bombeiros de Criciúma por que o caminhão tanque da guarnição de Içara estava na oficina com problemas mecânicos e ficará pronto nos próximos dias.
O comando do Corpo de Bombeiros alerta aos moradores que tomem mais cuidado com as residências de veraneio, que na maioria da vezes, ficam em estado de abandono, na baixa temporada.
Outro recado é sobre a manutenção da rede elétrica que deve ser realizada periodicamente para que não ocorra imprevistos com curto-circuito.

VARIEDADES - Colônia de Férias é finalizada com festa

Com a chegada do final do recesso escolar a Colônia de Férias dos três núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi encerrada com uma grande festa na sede da FAI.

Com a chegada do final das férias escolares, a Administração Municipal de Içara (PMI), através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, finalizou a Colônia de Férias nos três núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) com uma grande festa julina.
O evento foi realizado na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), com a apresentação do boi-de-mamão, quadrilha, casamento do jeca, além de várias guloseimas típicas da festa de São João.
“Durante a Colônia de Férias os três núcleos do programa realizaram atividades em suas sedes, proporcionando diversão e entretenimento para todos”, destacou o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Adair Benjamin de Souza.
Segundo ele, desde o início da semana foram feitas atividades nos Petis. Na segunda-feira, em Esplanada, os alunos participaram de competições esportivas; terça-feira foi à vez da comunidade de Pedreira, participar com teatro e música; já na quarta, no bairro Jaqueline, foram feitos trabalhos com as oficinas oferecidas pelo Programa, com artesanato, pintura facial entre outros, também com piscinas de bolinhas e cama elástica.
Vale ressaltar que a semana está sendo pautada por iniciativas como estas, visto que durante asexta-feira, foi realizada o encerramento do Recreio nas Férias, que pertence ao projeto Segundo Tempo. O evento aconteceu no Módulo Esportivo de Içara.
Para alegrar os participantes, a festa contou com todos os ingredientes tradicionais de uma festa julina, como pinhão, pipoca, cachorro-quente e apresentações de danças típicas, como as tradicionais quadrilhas.
Também houve a apresentação artísticas como a do grupo Bate-Lata e grupos de hip-hop.

ESPORTES - Raichaski vence Içarense de Bocha

Em uma partida bem disputada o Transportes Raichaski venceu o Gonçalves Esportes por 2 a 1 e conquistou o Campeonato Içarense de Bocha, Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria, disputado na Cancha do Nanico.
O ponteiro escolhido foi Mi, do Raichaski, e Denílson, do Gonçalves, foi eleito o russador da decisão. A terceira colocação ficou com a Vidraçaria Santa Luzia.

ESPORTES - Domingo encerra a primeira fase do Campeonato Içarense

Barão, União da Praia, Vila Nova e Presidente Vargas garantiram classificação antecipada na competição e as outras quatro vagas serão disputadas entre seis equipes neste fim de semana

Neste fim de semana será realizada a última rodada da primeira fase do Campeonato Içarense com a disputa de seis partidas.
Já garantiram classificação as equipes do Barão, União da Praia, Vila Nova e Presidente Vargas na categoria titular. As quatro vagas restantes serão disputadas pelos times do Cristo Rei, Jaqueline, São José, União do Sul, Atlético Içarense e Barracão.
Sem chances, Esplanada e Barra Velha, com apenas 1 ponto cada, cumprem apenas tabela.
Até o momento foram realizados 30 jogos totalizando 139 gol, média de quatro gols por partida.
O Atlético Içarense, que vai disputar a Série B da LARM, enfrenta o Cristo Rei, de olho em uma das vagas, também ontentada pelo adversário, que tem 8 pontos.
Outro confronto que vai fazer a diferença na tarde domigo será entre São José x União do Sul, que também lutam por uma das quatro vagas.
O Jaqueline não pode perder para o Barão caso queira seguir no Içarense. O empate até serve.
O Barracão vai aproveitar o fato de jogar em caso e tentar surpreender o União do Sul e ficar com a vaga, mas para isso vai depender de outros resultados, pois tem apenas 3 pontos. Já o adversário depende apenas do empate.
O Barra Velha recebe o classificado Presidente Vargas, enquanto o Vila Nova vai até a Esplanada encarar o time da casa.