O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Esportes: Segundo arrancadão

Os arrancadões clandestinos, feitos com potentes carros, pelas avenidas das cidades, terão agora uma arena especial para a competição, onde o ilegal se tornará legal. As areias do Balneário Rincão recebem, de 28 de fevereiro a 1º de março, o 2º Arrancadão.

As inscrições poderão ser feitas nos dias 11, 18 e 26 de fevereiro no Posto Chile, a partir das 18h30min. De acordo com um dos organizadores do evento, Cleberson Coelho, a idéia surgiu para tirar das ruas as pessoas que gostam de velocidade. Segundo ele, em conversa com o amigo Ronaldo Albano Vitorino, decidiram promover o arrancadão e, com isso, colocar os jovens para correr em pistas e com segurança, ao invés de deixar que se aventurem pelas ruas, com os tradicionais rachas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Sereia Beach define finalistas no sábado

Dando um briho a mais na temporada de verão no Balneário Rincão, o Sereia Beach é uma das únicas competições na modalidade feminina que, a cada partida, vem aumentando em número de torcedores.

No sábado jogam Bon-sucesso x Nova Geração e o vencedor enfrenta o Sky Boards. Já Cocal do Sul fica no aguardo do ganhador entre Barracão x Índia Produtos Naturais. As partidas são realizadas na Arena do Coroa Bom de Bola, próximo ao Verdão. Os cruzamentos ocorrem no sábado, às 19h45min, e no domingo. As equipes com melhor campanha jogam pela vantagem do empate.

Até agora, o Cocal do Sul é o time que mais pontuou no campeonato feminino. Em quatro jogos, foram três vitórias e uma derrota, somando 9 pontos. O mesmo acontece com Sky Boards, que tem 7 pontos, duas vitórias, um empate e uma derrota. Os dois times jogam com vantagem.

O objetivo dos organizadores é que a final ocorra antes do Carnaval.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Enduro da Lua Cheia terá percurso de 284 quilômetros

Os fim de semana continuam movimentados no Balneário Rincão e o próximo evento que vai mexer com os motociclistas da região será mais uma etapa do tradicional do 21° Enduro da Lua Cheia.

Os motociclistas irão invadir as cidades da região com o ronco dos motores e o brilho dos faróis das máquinas potentes que cortarão as noites e o asfalto, em direção ao Balneário Rincão, para participarem do 21º Enduro da Lua Cheia, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Mais de 200 pilotos do Sul do Brasil estão sendo esperados no evento, que contará com um percurso de 284 quilômetros e é uma promoção da Moto Trail Criciúma. O maior enduro de regularidade noturno do país irá percorrer seis municípios da região, começando por Içara, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Morro da Fumaça e Criciúma.

A prova é um misto de diversos tipos de trilhas de areia, terra e areião. Durante a competição, acontecerão quatro paradas de apoio durante o percurso. A primeira será no posto Boa Vista, acesso ao Balneário Rincão.

Todo o percurso será filmado, valorizando os participantes, que ao final serão recepcionados com 200 quilos de carne, oferecidos pelo patrocinador Moto Trail e pelos organizadores da competição regional.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Criciúma vence Chapecoense e volta à liderança do Catarinense

O Criciúma começou atrás do placar, mas mostrou garra no segundo tempo de partida e acabou goleando o time do Oeste por 5x2, com três gols do atacante Zulu, no Heriberto Hülse.

Após ser derrotado na última rodada e cair para terceira colocação na tabela, o Criciúma entrou determinado em campo, na noite de ontem, no estádio Heriberto Hülse, pela 6ª rodada do Campeonato Catarinense e goleou a Chapecoense por 5x2, com três gols do atacante Zulu.

O goleiro Zé Carlos completou na noite de ontem 150 partidas com a camisa tricolor. O time de Leandro Machado entrou em campo com: Zé Carlos, Michel, Basílio, Filipe, Lima; Luis André, Paraná, Mateus, Marcelinho; Michel Neves (Maicon) e Zulu. Já a Chapecoense jogou com Ricardo, Anelka, William Amaral, Rafael Mourisco, Thoni, Emerson Cris, Everton Cesar, Neném, Badé (Silvio Bido), Fabinho (Kanu) e Bruno.

O Jogo

O Criciúma começou o jogo motivado pela torcida, mas quem abriu o placar foi a Chapecoense, aos 10 minutos, com Bruno. O time de Leandro Machado tentou reagir, mas o que conseguiu foi irritar a torcida tricolor, terminando atrás do placar a primeira etapa de partida.

Mas foi no segundo tempo que o jogo começou para o Tigre. E logo aos 6 minutos, Basílio empatou a partida, mas aos 27 minutos Émerson Cris virou para a Chapecoense e, um minuto depois, Rafael Marisco marca contra e deixa tudo igual no Heriberto Hülse. No restante da partida, o jogo foi todo do Criciúma e de Zulu, que marcou aos 31, no minuto seguinte e aos 44 minutos, sacramentando a goleada do Criciúma, que volta à liderança na tabela de classificação do Estadual.

Domingo o Tigre enfrenta o Brusque, em casa.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Campanha da Fraternidade 2009: segurança será alvo de discussões

A finalidade da igreja, neste ano, é concientizar a sociedade a colaborar e criar condições para que a paz, a justiça e a segurança sejam praticadas entre as pessoas e o meio em que vivem.


Corrupção e violência serão as palavras-chave da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. Com o lema "A Paz é Fruto da Justiça", a Igreja Católica tem como objetivo levantar um debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção cultural da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade.

Em Içara, no próximo dia 16, a Igreja Católica fará um estudo sobre o tema. Posteriormente, no dia 25 de fevereiro, a CF será oficialmente lançada. De acordo com o coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral de Içara (CPP), Miguel José Grassiano, as campanhas, que são realizadas pela igreja desde 1964, têm sido positivas em todos os sentidos. "Buscam-se temas baseados na realidade social, onde se tenta alcançar o indivíduo de modo que ele venha a refletir sobre essas crises, que podem ser tão sérias para o país", explicou o coordenador.


Apesar de a CF ter sido iniciada em 1964, os temas abordados diziam respeito apenas à Igreja. A partir de 1973, a igreja começou a mostrar maior preocupação com a realidade do povo brasileiro. Assim, os temas começaram a dar destaque à promoção da Justiça e a situações existenciais do povo brasileiro, como a realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por altos índices de miséria que atingem a muitas famílias carentes no país.


A campanha é realizada todos os anos na quarta-feira de cinzas, um dia logo após o Carnaval. O objetivo é levar as pessoas a refletirem sobre as dificuldades que assolam o país, num momento em que grande parte da cidade, depois de uma temporada de festas e agito, paralisa essas atividades em nome da igreja, e procura a oração e a reflexão.


"O tema de 2009 mostra a preocupação da igreja no Brasil em criar condições para que os valores do evangelho sejam mais vívidos em uma sociedade que cada dia se torna mais violenta e insegura. Ela procura contribuir para que esse processo seja revertido através da força transformada do Reino de Deus", conta o coordenador Paroquial.


No ano passado o tema da campanha foi "Fraternidade e Defesa da Vida".


Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Carro furtado no Hospital São Donato é encontrado em Cocal do Sul

Depois de observarem um carro abandonado na estrada geral da Linha Cabral, em Cocal do Sul, moradores estranharam e decidiram ligar para a polícia, por volta das 21h da última terça-feira.

Depois das verificações, foi confirmada a desconfiança: a Saveiro era a mesma que havia sido furtada na noite anteior dos fundos do Hospital São Donato, em Içara.

O veículo foi recuperado, mas de acordo com a a diretora administrativa do São Donato, Morgana Zock, cerca de R$ 500 foram gastos entre o guincho e a compra de uma bateria nova, já que a original foi levada pelos ladrões.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Um dos líderes do tráfico de drogas de Criciúma é detido no Rincão


O traficante foi detido pelos investigadores da Polícia Civil dentro de um ônibus quando dirigia-se do Balneário Barra Velha em Içara, à Criciúma. No momento da detenção, o elemento estava com o filho.


Desde outubro do ano passado, com um mandado de prisão preventiva expedido contra ele, o traficante J.B.P., vulgo Tita, 34 anos, foi detido ontem, através de uma denúncia anônima.

Ele seguia de ônibus de Barra Velha para Içara, quando foi surpreendido, por volta de 12h15min, pela ação dos policiais militares de Balneário Rincão, que pararam o coletivo no bairro Pedreiras e, de lá, levaram-no até a Delegacia Civil de Içara.

Junto de J. estava o filho, de apenas sete anos, cuja mãe, que teve outro filho há cinco dias, foi buscar na delegacia. O traficante foi encaminhado ao presídio Santa Augusta, em Criciúma.

Conforme informações do delegado André Milanese, a prisão dele faz parte de uma série de outras que têm sido realizadas na região, em uma operação que busca acabar com o tráfico de drogas em Içara.

Tita foi reconhecido pelo delegado como um dos grandes líderes do tráfico de drogas do bairro Cristo Redentor, em Criciúma.

Também ontem foi pego em Criciúma mais um traficante, E.O., 30 anos, que tinha em seu poder um quilo de cocaína e 500 gramas de maconha.

Geral: Informação e Utilidade Pública


Professores iniciam ano letivo em Içara
Os professores da rede pública retornaram ontem às escolas, em Içara. Assim, terão nove dias para realizar o planejamento das atividades pedagógicas, antes do retorno dos alunos, terça-feira, dia 10. A Secretaria da Educação já está desenvolvendo ações para garantir o reinício das aulas com todo o sistema organizado e a formação dos quadros de pessoal com maior número de professores efetivos e ACTs.

Ivete Sangalo: portões abrem às 17h no Rincão
Os portões da Arena de Shows do Balneário Rincão abrem às 17h de hoje para a apresentação da cantora Ivete Sangalo, um dos shows mais esperados do ano. A expectativa é a de lotar o espaço, com mais de 15 mil pessoas. A atração encerra a 2ª Içara Fest, que iniciou em dezembro e teve várias atividades no centro de Içara e no Rincão. As Bandas Matusa e Los Medonhos abrem o show da tão esperada cantora baiana.

Geral: Esporte e ciência unidos na Operação Restinga realizada pelos escoteiros

Pesquisar, estudar e ajudar o meio ambiente em Içara é a meta do Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco, que percorrerá, no fim de semana, 16 quilômetros, entre Torneiro e Barra Velha, buscando dados para análise.

Enquanto a maioria dos içarenses não vê a hora de chegar a tão esperada sexta-feira, para se mandar para o Balneário Rincão e descansar durante todo o final de semana, treze integrantes do Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco preparam as malas para uma jornada de 16 km, na qual irão coletar material e informação para contribuir com o meio ambiente.

A equipe partirá da barra do Rio Urussanga, na localidade de Torneiro e tem como destino final a barra do Rio Araranguá, na praia de Barra Velha. O objetivo da caminhada, denominada Operação Restinga, é buscar dados sobre a utilização da água potável e também fazer uma análise do avanço da urbanização sobre as áreas de dunas e restingas.


Um grupo, duas árduas tarefas

A parte da equipe que irá pesquisar sobre a água vai ser monitorada pelo biólogo e chefe escoteiro, Geverson Teixeira. A análise será qualitativa e identificará a utilização, a forma de consumo e o uso de ponteiras entre o trecho percorrido. "Será um questionário aplicado com as pessoas que moram na orla, com dez perguntas", explica o presidente do Grupo de Escoteiros, Jorge Rabassa (Chefe Félix).

Uma segunda parte da equipe irá recolher dados sobre o avanço da urbanização na orla do Sul Catarinense. Segundo a Engenheira Civil e chefe escoteira, Emanoela Cardodo Zanchi, que coordenará este grupo, o intuito é verificar se há um respeito da população para com as áreas de preservação permanente e se estas estão sendo povoadas. "Por lei, mesmo você sendo dono de um terreno à beira mar, não pode construir nem ampliar, apenas reformar o imóvel. Caso queira construir, precisa de uma autorização ambiental", ressalta a escoteira do município de Içara.


Treinando para um maior objetivo

O projeto surgiu da necessidade de constatação e da guinada do Grupo de Escoteiros para o envolvimento em ações ambientais no município de Içara e é uma prévia da segunda jornada, que será durante o Carnaval, entre o Balneário Rincão, em Içara, e Farol de Santa Marta, em Laguna.

Edição 1557 - Política: Oposição se defende das acusações da atual administração

O presidente do Partido Progressista contrariou as afirmações feitas pelo atual prefeito e avaliou a derrota do PP no município. Confira a primeira entrevista de defesa do partido.


Atualmente o município de Içara vem sofrendo sérias pressões políticas que estão sendo refletidas financeiramente em importantes departamentos da cidade. A população, por sua vez, ciente do tamanho da dívida deixada, dos postos de saúde fechados, das máquinas sucateadas expostas em frente à prefeitura e de uma série de outros fatores, tem se revoltado com o antigo gestor, Heitor Valvassori, que supostamente seria o autor de todos os conflitos. O presidente do partido, Arnaldo Lodetti Júnior, concordou em dar uma entrevista ao Jornal Içarense, onde adiantou a situação.



Dívidas deixadas no município:
"Faremos uma reunião para expor essas dívidas. Feito isso, elas serão divulgadas. O que posso adiantar é que o valor mencionado pelo atual prefeito não é real. O número deixado por Heitor Valvassori não chega a R$ 11 milhões, sendo que este valor é a longo prazo e, se for somada a receita de dezembro com a receita deste mês, as contas zerariam e no máximo em dois meses a atual administração deixaria tudo em dia".

Sucatas expostas em frente à prefeitura:
"As nossas condições, infelizmente, eram aquelas. Existem máquinas ali que foram compradas em 1978, ou seja, elas já tinham mais de trinta anos de uso. A demanda de serviços em Içara é grande e precisávamos nos centrar em problemas maiores, como a questão da saúde e da educação. Não dá para pegar um automóvel, levar na oficina e reformá-lo completamente. O que se pode fazer é ir cometendo as manutenções conforme a necessidade. José Heloir do Nascimento fez um levantamento no mês de dezembro de todo o maquinário. Sendo assim, por que ele não gritou antes? Por que deixaram para fazer tudo isso só agora? Para se ter uma idéia, de dois carros que estavam expostos, custaria em torno de R$ 15 mil a manutenção. Gentil gastou R$ 7.800 reais para levar tudo aquilo para frente da prefeitura. E gastará o mesmo valor para tirar. Agora é a hora de a população parar para refletir: o povo elegeu o prefeito para mostrar trabalho ou para desmoralizar a antiga gestão?"

AFASI
"Vejo que realmente falhamos nessa parte. Contudo, o erro foi gerado desde a época do ex-prefeito Deobaldo Pacheco (PMDB). A situação veio se arrastando e os seguintes prefeitos não deram valor à entidade social. Agora o partido está trabalhando para regularizar a situação dentro do que for possível. Nossa posição é a não-criação da FAI. Queremos inicialmente resolver a questão da Afasi. Ela serviu por muito tempo à população e continuará servindo".

Vitória do PMDB
"O PMDB, quando se sentiu derrotado em Criciúma, veio em peso para Içara. Isso contou muito nas eleições. Falhamos no sentido da mobilização. Houve um comodismo natural por parte do partido que foi se diluindo até o ciclo fechar e perdermos a disputa. Outro item que contou foi as jogadas políticas. A mina, por exemplo, onde está o Movimento Pela Vida? O que o prefeito está fazendo para impedir a construção da mina? O procurador do município, além de ser o presidente da FUNDAI - Fundação de Meio Ambiente de Içara - e coordenador de Defesa Civil é o advogado do movimento. Como ele ainda não conseguiu um procedimento legal para barrar a construção da mina? Mina esta, que por sinal, está sendo construída. Agora é o momento de a população pensar. O Heitor Valvassori foi tão discriminado, mas só fez o que era legal. Até hoje estou aguardando uma reunião do MPV, para eu poder participar".

Prestação de contas de Gentil da Luz:
"O prefeito está criando toda essa situação de terrorismo no município justamente para promover uma cortina de massa que faça as pessoas esquecerem que ele foi ilegal nesses documentos. Se fosse o nosso partido que tivesse supostamente "falsificado" documentos, com certeza isso já estaria até em mídia nacional, como fizeram nas eleições passadas. Contudo, nós acreditamos na justiça. A partir do momento em que a justiça acatar o que ele fez, nós aceitaremos a derrota. Até lá, lutaremos".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.