O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.163 - Içara, 54 de agosto de 2011

Assinado convênio do sistemade monitoramento da cidade
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Conselho de Saúde quer cultivar plantas medicinais
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


PP é a primeira sigla do Rincão cadastrada no TRE
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Pedido afastamento de Carpes e Gabriel

O Partido Progressista (PP) foi a primeira sigla do Balneário Rincão a receber oficialmente o registro na Justiça Eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu a certidão negativa de registro do partido na terça-feira, dia 2. A primeira Comissão Provisória da sigla está composta por 18 membros, sendo 13 efetivos e 5 suplentes, e é presidida pelo professor Vidal Santos.
A vigência da Comissão Provisória, segundo a certidão emitida pela Justiça Eleitora, vai do dia 1º de agosto de 2011 até dia 2 de fevereiro de 2012, ou seja, até esta data, o grupo deve formar o Diretório Municipal ou renovar a Comissão Provisória.

CHARGE

POLÍTICA - PP é o primeiro partido oficial do Balneário Rincão

Depois de ter sido reconhecido como município, ao emitir títulos eleitorais para seus moradores, o Balneário Rincão ganhou oficialmente partidos políticos, o primeiro registrado foi o PP.

(Divulgação)

O Partido Progressista (PP) foi a primeira sigla do Distrito Balneário Rincão a receber oficialmente o registro na Justiça Eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu a certidão negativa de registro do partido na terça-feira, dia 2. A primeira Comissão Provisória da sigla, composta por 18 membros, sendo 13 efetivos e cinco suplentes, é presidida pelo professor Vidal Santos.
A vigência da Comissão Provisória, segundo a certidão emitida pela Justiça Eleitora, vai do dia 1º de agosto de 2011 até dia 2 de fevereiro de 2012, ou seja, até esta data, o grupo deve formar o Diretório Municipal ou renovar a Comissão Provisória.
De acordo com o presidente, na próxima semana o partido vai se reunir oficialmente e organizar os membros para iniciar o trabalho de filiação partidária, para escolha do Diretó-rio e Executiva Municipal, visando as eleições do próximo ano.
Santos destacou que a agilidade do registro se fez devido à organização que o partido tem no novo município. “Já tínhamos um diretório distrital, que incluía membros de todas as comunidades do Rincão. Em reunião com os membros, decidimos pela continuidade do meu nome na presidência e, em seguida, a direção do partido estadual encaminhou a nomi-nata para o registro oficial”, explicou o presidente.
Vidal ainda destacou que, agora, o partido busca a composição de nomes para o Legislativo. Mais de 30 pessoas mostraram interesse em disputar as cadeiras da Câmara de Vereadores na primeira eleição do Balneário Rincão.
“Para o Executivo, o caminho é mais fácil, pois o empresário Naelti Vianna se destaca como o principal candidato. O PP está disposto a realizar coligações com os outros partidos para chegar ao comando do mais novo município”, declarou Santos.
Fazem parte da Comissão Provisória, além de Santos, Alessandra de Oliveira da Luz, Diomar de Farias, Edmilson Mendes, Fábio Della Bruna Vieira, Jorge Rodrigues, José do Nascimento, Manoel de So-uza, Marcos Antônio Ro-drigues, Naelti Vianna, Pe-dro Teodoro Lino, Zelita Schichting de Jesus e Zul-mira Alair Bortolotto Ten-fen. Ficaram como suplentes Antônio Eli dos Santos, Bataclan Carpes, Lasio Di-onísio, Marcelo Amorim e Osni Otásio da Silva.

GERAL - Conselho de Saúde do Nossa Srª de Fátima convoca Secretaria

Membros da Secretaria de Saúde explicaram ao Conselho de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima sobre dificuldades enfrentadas e o conselho também pediu ajuda da Fundai para projeto.

(Divulgação)

Com a presença de membros da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), foi realizada na noite de quarta-feira, dia 3, a reunião mensal do Conselho Local de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima.
A coordenadora das Estratégias da Saúde da Família (ESFs), Glícia Pag-nan, colocou a dificuldade que os municípios enfrentam na contratação de profissionais de algumas especialidades como urologis-tas, ortopedistas, neurologistas, entre outros.
Para as vagas abertas em Içara, mesmo sendo buscados em outras cidades e até estados, a restrição por parte destes profissionais é grande devido ao valor pa-go pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Saúde, Laudelino Calegari, explicou a respeito de exames que são comprados em forma de "pacotes" (tireoide, ultrassono-grafia, en-doscopias) pela Secretaria, para tentar atender a demanda e reduzir o tempo de espera na fila de exames.
Outros temas também foram abordados com relação a metas a serem atingidas pelo posto de saúde do bairro e a interação com a comunidade, bem como o trabalho realizado pelos fisioterapeutas nas visitas domiciliares.
O presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, ouviu do conselho a proposta de se criar no bairro uma área para cultivo de plantas me-dicinais, com a parceria da Fundai, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e o clube de mães, que ficaria responsável pela coordenação do projeto, através da presidente Maria Cardoso. “A medicina popular já é aceita até pelo SUS. As pastorais da igreja católica vêm desempenhando um excelente trabalho neste sentido. Desta maneira, queremos realizar um projeto piloto aqui na comunidade para ser aplicado em nosso posto e, depois, repassar a experiência às outras unidades de saúde de Içara. Não se trata de uma ‘horta’, mas de um projeto maior”, explicou a presidente do conselho, Sunamita Vieira de Carvalho.
O conselho vai buscar também parceria com universidades e empresas. “Algumas já se mostraram bem receptivas a ideia. Os conselhos não servem só para fiscalizar e propor melhori-as, mas também para fazê-las acontecer”, ressaltou a presidente do conselho.

POLÍCIA - Prefeito confirma convênio para câmeras de segurança

A Administração Municipal de Içara confirmou o convênico com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, para o sistema digital de segurança de Içara, contando com 10 camêras.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, convocada por entidades comerciais para tratar da segurança no município, nesta quinta-feira, dia 4, o prefeito Gentil Dory da Luz confirmou que a Administração Munici-pal vai firmar convênio com a Secretaria de Segu-rança Pública para a insta-lação de 10 câmeras de mo-nitoramento na cidade.
A afirmação do chefe do Executivo foi recebida com entusiasmo por represen-tantes de entidades pre-sentes como o Lions Clube, Câmara Municipal, Rotary Clube, entre outras.
“A nossa prefeitura tem saúde e está equilibrada fi-nanceiramente. Este é um presente que queremos dar à cidade e a vocês”, disse Gentil aos presentes.
De acordo com o vice-prefeito Jo-sé Zanolli, dos 294 municípios do Estado, apenas oito foram contem-plados com as câ-meras de monito-ramento, e Içara foi uma delas. “Só conseguimos estas câmeras porque trabalha-mos juntos, Ad-ministração Mu-nicipal e entida-des organizadas. A participação de vocês é fundamental”, disse.
Ainda segundo o vice-prefeito, as câmeras vão custar R$ 250 mil, sendo que o município vai dar a contrapartida de 50%, ma-is a manutenção.
Para José Dionízio Car-doso, o Déio, presidente da CDL,, “é isto que precisa acontecer em Içara, bom se-ria se todas as nossas reu-niões tivessem notícias bo-as como esta”, frisou.
O presidente do Rotary Club, José Junior Demos, foi escolhido pelo prefeito pa-ra ser o representante no processo de instalação das câmeras de segurança.
Gentil sugeriu a realização de um o fórum para que sejam feitas reuniões periódicas, para descutir a segurança do municipio.
A primeira reunião será no dia 12, com órgãos de segurança, deputados e as-sociações de moradores.

VARIEDADES - 61ª Festa de São Donato e 11ª FIC iniciam em Içara

Os últimos preparativos para a 61ª Festa de São Donato e a 11ª FIC foram feitos durante o dia desta quinta-feira; os eventos iniciaram à noite nos arredores da Praça Matriz São Donato.

(Divulgação)

Iniciaram na noite desta quinta-feira, dia 4, a 61ª Festa de São Donato e 11ª Feira da Indústria e Comércio. O evento católico, promovido pela Paróquia São Donato, começou às 19h 30min com missa, presidida pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach.
Paralelo à atividade religiosa, a FIC recebeu no palco o show com a Banda Pecado Capital.
A gastronomia durante a noite, no salão paroquial, contou com churrasco, ga-leto, pão e saladas.
De acordo com o coordenador da FIC, Paulo Rober-to Brígido, a feira teve 100% de comercialização, com 37 expositores. “A expectativa é que tenham circulado nesta quinta-feira cerca de 10 mil pessoas e que sexta-feira a mesma quantidade se repita. Já no sábado e domingo esperamos 30 mil pessoas”, explicou o coordenador.
Brígido estima que o público será 20% maior que na 10ª FIC, devido ao aumento no número de expositores. Em 2009 foram 28.
Algumas das empresas e instituições que ocupam os estandes no Ginásio da Escola Professora Salete Scotti dos Santos e arredores são: Cooperaliança, Ju-gasa, Forauto, CDL, Far-ben, Unisul, Colégio Cristo Rei, Microlins, Pepinha Informática, Satc, CEC, Art Piscinas, Arjarô, Espaço Técnico, Illus Design, AI-PA -Amigo Bicho, Dafra Motos, Centro de Pinturas Renner, Marcelinho, Cru-vie, Locativa, Imobiliária Bemorar, Personaliza, A-quecenter, Água de Cheiro, Fondue e Prefeitura Municipal de Içara.
As barraquinhas de bebidas e lanches, Bebidas Quentes (Tubarão) e Tia do Crep’s, foram colocadas próximas ao palco.
Nesta sexta-feira, dia 5, a missa será presidida pelo padre Eloir Borges, que vai falar sobre o tema Saúde, aos padrinhos do evento religioso, que são os profissionais da área.
Dia 6, sábado, a missa com o tema Juventude será presidida pelo padre Antônio Mendes, tendo como padrinhos os próprios jovens. Entre as atrações de maior destaque está o 3º Resgate Music, com show nacional de Alexandre So-ul, que acontecerá também no sábado, às 21h.
No 2º semestre de 2010, Alexandre Soul lançou o CD "Joelhos no Chão". O artista mistura MPB com a Soul Music e faz grande sucesso no meio da juventude católica.
Na entrada para os show será cobrado R$ 3, mais um quilo de alimento não perecível que será doado a Pastoral Social, a fim de distribuir aos necessitados do município.
Domingo, 7, dia do padroeiro da cidade, a trans-ladação da imagem de São Donato vai sair da comunidade de Terceira Linha, às 9h. Às 10h, o padre Antônio Júnior vai presidir a missa festiva, com os padrinhos agricultores. E às 15h o padre Antônio Madeira vai falar às famílias.

ESPORTE - Mauro Fernandes assume o Tigre nesta sexta-feira

Depois da demissão de Guto Ferreira, o novo técnico do Tigre, Mauro Fernandes, assumirá o tricolor nesta sexta-feira, e até a chegada dele quem comanda o time titular é Wilsão

(Divulgação)

Mauro Fernandes, subs-tituto de Guto Ferreira, estará se apresentando co-mo técnico do Criciúma, possivelmente, nesta sexta-feira, dia 5.
Mas, antes disso, a equi-pe do Tigre se reapresentou nesta quinta, 4, para a dar início a preparação dos próximos jogos pelo Brasi-leiro da Série B, e quem assumiu os treinamentos foi Wilson Vaterkemper, treinador dos juniores.
O próximo jogo do Tigre será contra Ponte Preta, no dia 13, em Araraquara-SP.
Fernandes assumirá o time na quinta posição na tabela com 23 pontos, terá o desafio de classificar o tricolor para o Brasileiro da Série A em 2012.