O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Edição 1789 :EDITORIAL - Assaltos continuam na Praia do Rincão

Com a chegada da temporada do Verão, cresce o número de pes-soas no Balneário Rincão, em Içara, e também em outras cidades litorâneas de Santa Catarina. E com isso cresce o número de violência.
O efetivo de policia-mento foi reforçado, mas mesmo assim os ladrões continuam atuando a luz do dia.
Nesses dois últimos meses foi demais. Apenas em janeiro houve três assaltos a mão armada no Rincão, o que mostra a fragilidade da segurança no Distrito.

CHARGE

COLUNISTA - Walterney Réus

Lavando o coração!!!!

Você, leitora, leitor, já percebeu que por mais que digamos que não, por mais que, perguntados individualmente, digamos valorizar o conteúdo, o que vale, mesmo, é a aparência? Ora! Se dizemos no particular que valorizamos o interior, porque cargas d´água que coletivamente o que vale é a aparência? A resposta é tão simples que dói: no fundo, é a aparência que conta, que pesa. A suntuosidade sempre foi critério indissociável de VALOR e, principalmente, poder. Vinculamos de tal forma a aparência ao valor intrínseco que até nos cemitérios a competição é pela grandiosidade do jazigo.
Não precisamos dizer o quanto esse critério de avaliação tem sido falho e, pior, tem levado a comunidade humana a imensos prejuízos evolutivos. E olha que não faltaram lições de todos os cantos da terra, de todas as bocas iluminadas, advertindo que a melhor lanterna é a que acende de dentro para fora. Para o mundo cristão, a maior advertência vem da boca de Jesus. Depois de desmascarar mais uma vez o farisaísmo dominante, ele chama o povo para que se acerque dele e dá a seguinte lição: Escutai e compreendei bem isto: não é o que entra na boca que enlameia o homem, mas o que sai da boca do homem. O que sai da bo-ca parte do coração, e é o que torna o homem impuro; porque é do coração que partem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências; estão aí as coisas que tornam o homem impuro, mas comer sem ter lavado as mãos não é o que torna um homem impuro.
Tudo neste mundo está atrelado a uma regra natural. Uma delas diz que quando falamos a verdade, simplificamos, e quando pretendemos iludir, falsear, complicamos. Cristo simplificou ao dizer que o problema/solução não está no mundo que nos cerca, está no mundo que carregamos, no mundo interior, pois é deste mundo que partem as ações, as práticas, os resultados palpáveis, sensíveis. Jesus semeou a transformação moral através de ações do cotidiano, por isso são ações viáveis, por isso o evangelho é viável.
Observe bem, leitora, leitor; veja que mundo, que jardim vai no seu coração. Em verdade, disseminamos mau humor, maledicência, desolação, prejulgamentos, raivas, lamentos, ciúmes, invejas, construindo uma atmosfera mental asfixiante, torturando nosso próprio reino, maltratando nosso jardim.
Um jardim que foi tomado por mato, continua jardim, mas dará mais trabalho para ser limpo. Será necessário arrancar touceira por touceira, daninha por daninha. Para isso, não teremos alternativa senão viver intensamente o dia que corre. Como jardineiro zeloso devemos agachar ao lado de cada inço (vício) e usar todo nosso esmero, toda nossa atenção e qualidade técnica para, como diz o ditado, arrancar o mal pela raiz.
A questão que pega é: COMO FAZER ISSO?!?! A solução (sempre lembrando que toda solução precisa ser adaptada ao mundo íntimo de cada um) passa, de novo, pela orientação evangélica, que eu batizei de VOB, por exercício de nemotécnica (lembram da nemotécnica que aprendíamos em cursinhos nos anos 80...hei anos 80, charrete que perdeu o condutor...rs...pulei para Raul Seixas).
VOB são iniciais para Vigiar, Orar e Buscar. Vigiar nos remete à idéia de olhar para fora, para o inimigo externo. A questão é que o Cristo nos advertiu para vigiarmos a nós mesmos, o que parte de nós; Orar é ato de contrição, de interiorização, de meditação sobre nosso ser e, mais que tudo, de humildade, condição essencial para estar apto a receber. Orar é vincular-se ao Pai, sentir-se assistido e confortado, não importa o grau de culpa, de vergonha, afinal, o Cristo afirmou: Eu não vim pelos sã-os, mas pelos doentes.
Por fim, Buscar reflete ação. Ação é verbo. Verbo é alma do latim anima, e do grego pneuma, ambas significando SOPRO, PRINCÍPIO VITAL. Portanto, buscar os valores da vida é o que dá sentido, combustível à própria vida. Buscar é integrar-se à vida, é sentar calmamente no jardim interior e, com atenção, tirar cada touceira, cada inço, até o dia em que olhamos e dizemos: Puxa, esse jardim, sou eu!
Até a próxima semana com mais um assunto!!!

POLITICA - Prefeito quer entregar proposta da gestão compartilhada o quanto antes

Gentil Dory da Luz quer entregar o projeto até esta terça-feira mas vereador do PSDB é contrário a decisão, pois falta discussão nas comissões e propõe audiências públicas com içarenses.



A gestão compartilhada entre a Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) e o Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) está prestes a ganhar um novo capítulo. O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), planeja entregar até hoje, na Câmara de Vereadoreso projeto para a gestão.
Entretanto, o vereador André Mazzuchelo Jucoski (PSDB), o Polaquinho, é contrário a decisão. “A proposta já foi discutida em muitos lugares, mas ainda não conversamos sobre isso na Câmara”, argumenta o tucano, cuja proposta são de realizações de audiências públicas Distrito Balneário Rincão e em Içara. “Em 2012, acontecerá a primeira eleição no Rincão. Devemos ter respeito pela comunidade, assim como com os moradores de Içara”, argumenta. Também ressaltou que, o Samae já está autárquico em Içara, e que, apesar de não possuir orçamento tão alto, conseguiu realizar obras pequenas, porém importantes, enquanto que a Casan permaneceu durante 30 anos na administração dos serviços e nada realizou.
“Na sexta-feira houve uma reunião entre alguns vereadores e o prefeito, que sinalizou a vontade de enviar a proposta. Contudo, falei com o vice-prefeito José Zanolli (DEM) e com presidente da Câmara de Vereadores, Acirton Costa (PMDB), que apoiam as audiências”, ressalta.
Costa informou que ainda não tem nada decidido.

COLUNISTA - Maso Nietto


“Pavam deve ser julgado e caso isso não ocorra, o mais rápido possível, a população poderá desconfiar que há muita podridão envolvida”. Declarações de Joares Ponticelli, deputado e presidente estadual do PP, sobre a investigação da Polícia Federal contra o vice-governador Leonel Pavan (PSDB).

O prefeito Gentil Dory da Luz
e o vice-prefeito José Zanolli, entre outras lideranças, aproveitaram o fim de semana e pretigiaram festa em honra a São Sebastião, em Urusanga Velha.
“A CAEP, os festeiros e todos que de forma direta ou indireta ajudaram na organização do evento estão de parabéns. No próximo ano vamos incluir o evento no calendário do IçaraFest e nas festividades do Içara 50 anos, preparando uma festa ainda mais bonita”, salientou o prefeito Gentil da Luz.,

Boa a iniciativa
do senador Raimundo Colombo em idealizar o Jantar Iniciativa com o objetivo de conseguir R$ 25 mil para o Banco de Aleitamento Materno do Hospital Santa Catarina.

Em política
tudo é possível mas caso haja coligação entre PT e PP quem vai ser cabeça de chapa? A senadora Ideli Salvati ou a deputada federal Ângela Amin (PP)? Difícil saber.

O Ministério Público de Santa Catarina
através do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Içara, Henrique da Rosa Ziesemer, firmou nesta segunda-feira 25, termo de ajuste de conduta com o CDL de Içara e Cardial Eventos, a fim de regularizar e divulgar o direito à meia entrada no show que ocorrerá no próximo dia 04/02/2010, no IçaraFest.
Terão direito a meio ingresso os estudantes, os idosos e pessoas portadoras de deficiências.

Muitos políticos da região
prestigiaram a 1ª Peixada do PT de Içara, realizada no Distrito Balneário Rincão, em Içara. O evento foi realizado para comemorar os 30 anos do partido e também a posse de José Rubens Borges, como presidente do diretório municipal.

GERAL - Portal na entrada da cidade é retirado

Após receber muitas críticas, o portal foi desmontado faltando pouco tempo para o final do contrato e secretário de Obras de Içara pretende criar um novo portal, juntamente com Criciúma.



Funcionários da Prefeitura de Içara, concluíram, no domingo, a retirada do portal que ficava na avenida Jorge Elias De Luca, entre a divisa dos bairros Presidente Vargas, em Içara, e Próspera, em Criciúma.
Construído em dezembro de 2007, foi refeito em abril de 2008, durante governo de Heitor Valvassori.
De acordo com o secretário de obras de Içara, José Eloir do Nascimento, o destino das ferragens é incerto, pois pertencem à empresa conveniada. “Decidimos retirar o portal, porque o convênio já estava findando, e também por que recemos muitas críticas a respeito dele”, confessa Nascimento, ressaltando que entrou em contato com a empresa apenas para informar da retirada.
Entretanto, há dois meses, ele entrou em contato com o secretário de suprimentos da prefeitura de Criciúma, para a criação de um portal em conjunto. “Ele ficou de agendar uma reunião entre os prefeitos Clésio Salvaro e Gentil da Luz”.

POLICIA - Fim de semana registra dois acidentes no trecho sul da 101

Um motorista de Criciúma perdeu o controle do veículo, no viaduto de acesso ao Poço Oito, em Içara,teve ferimentos leves e após a capotagem foi levado ao Hospital São Donato



Dois acidentes foram registrados no trecho Sul da BR-101, em Içara e Santa Rosa do Sul, na madrugada de sábado.
O primeiro deles ocorreu a 1h15min, no Km 387, em Içara, quando E.C., 40 anos, perdeu o controle do Fiat Uno placas GFR-1973, de Criciúma, e capotou próximo ao viaduto do Poço Oito. Ele sofreu, apenas, lesões leves e foi encaminhado ao Hospital São Donato para exames obrigatórios, mas, foi liberado pouco tempo depois.
O outro acidente, registrado no Km 440,8 em Santa Rosa do Sul, foi às 3h. O motorista do Santana placas IBB-0628, de Cachoeirinha (RS), colidiu contra um poste. No momento em que a Polícia Rodoviária Federal de Araranguá foi atender a ocorrência, o motorista não estava mais no local. O veículo foi retido.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Araranguá, faz um alerta aos motoristas que transitam pelo trecho sul da BR-101, que está sendo duplicada e tem muitos desvios que merecem atenção redobrada.

VARIEDADES - Igreja Bola de Neve Church: religião e esporte

Presente em Içara desde abril de 2009, a igreja busca apoio no surf para livrar os jovens da dependência de drogas, realizando viagens à Itapiruba e campeonatos na praia, como terapia.



Campeonatos de surf, skate e reggae, envolvidos num contexto de evangelização para os jovens. Esses são os dogmas da Igreja Bola de Neve Church, fundada em 1994, pelo paulista Rina (ninguém sabe o nome dele), proprietário da HD, franquia de materiais esportivos de surf, com lojas por todo o Brasil.
Presente em Içara desde abril de 2009, o pastor Carlos Machado relata que a maioria dos frequentadores são jovens, adeptos do surf. “Apesar de a igreja ser evangélica, o que nos diferencia das outras é a linguagem que utilizamos e nossas vestimentas. O que é cobrado aqui é a santidade”, declara o pastor.
O grupo iniciou as reuniões em uma casa de um surfista, com poucas pessoas, e hoje já são mais de 150 frequentadores.
O grupo realiza trabalhos comunitários, como o Água Viva, no bairro Mirassol, que atende cerca de 250 crianças, disponilizando aulas de surf, alimentação e donativos, através de campanhas de arrecadação.
Em relação as drogas, Machado é enfático. “Não posso cobrar que larguem as drogas e as baladas logo de cara. Damos apoio e acompanhamento, quem quiser vir, que venha”, enfatiza.
A igreja possui uma casa em Itapirubá, onde os jovens passam o final de semana reunidos surfando, no intuito de proporcionar uma vida saudável e longe das drogas. “Aqueles que já largaram dos vícios, ‘grudam’ nos que precisam de ajuda. Mas quem age sobre todos, é o Espírito Santo”, afirma.
No local, há espaço reservado à evangelização das crianças, com brincadeiras diversas.
Jones Pereira Chaves é frequentador da igreja há um ano. “Já frequentei outras igrejas evangélicas, mas sempre fui condenado por ser surfista. Ali não, souberam me cativar, é uma família. Devido ao apoio recebido, estou há um ano sem usar drogas. Tive recaídas, mas conseguiram me ‘puxar’ de volta”, salienta.
Os cultos acontecem nas quartas-feira e aos domingos, às 20h, na Rua Sete de Setembro, número 1660
O telefone para contato é o (48) 3444 1955 e o site www.boladenevechurch.com.br.

ESPORTES - Quatro empates na rodada de fim de semana do Praião

Em seis partidas disputada no sábado e no domingo, válidas pelo Praião 2009/2010, Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções, foram marcados 23 gols e muita confusão na orla do Rincão



No fim de semana foi realizada a quinta rodada do Praião 2009/2010, Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções, com a disputa de seis partidas, sendo que houve quatro empates e duas vitórias.
No sábado, houve empate em 2 a 2 entre o confronto entre Ajax x Clube de Pais e Amigos de Içara.
Já no outro jogo, o Praia empatou em 1 a 1 com o Alô Você e se manteve na liderança do Regional, com 13 pontos. Dirceu marcou pa-ra o Praia e Fernando para o adversário.
Dando sequência na rodada, no domingo de manhã, a Carbonífera Criciúma não passou de um empate em 2 a 2 com o São José.
Na outra partida, também houve empate, em 2 a 2, entre Palmeiras x Siderópolis.
Jogando na parte da tarde, o Vila Nova foi superior ao time do Trilho e venceu por 2 a 1, resultado que garantiu a vice-liderança da competição. Maicon Torres abriu a contagem. para a equipe de Içara, André Gaúcho empatou, numa cobrança de falta, e, nos minutos finais, Zandonai colocou novamente o Vila Nova em vantagem.
Continuando os jogos de domingo o destaque foi a goleada de 4 a 2 do Espaço Alternativo sobre o Comerciário, que ainda não venceu no Praião.
A Fundação Municial de Esportes (FME) de Içara definiu, em reunião com os representantes das equipes, que a partida atrasada entre Clube de Pais e A-migos de Içara (CPAI) x Carbonífera Criciúma será disputada, domingo, 31, às 15h30min. O jogo foi adiado depois que um raio caiu nas proximidades da arena e feriu quatro jogadores do CPAI.
Com isso, a sexta rodada do Praião 2009/2010 foi transferida para os dias 6 e 7 de fevereiro, nos mesmos horários.