O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EDITORIAL - Gentil busca unir forças

A aproximação entre o PMDB e o PP em Içara começou a ser percebida nas eleições de 2010, quando os adversários políticos Gentil da Luz (PMDB) e Arnaldo Lodetti Júnior (PP) deram as mãos para garantir a vitória da presidente Dilma Rous-seff (PT) no município.
Desde então surgiram os rumores de uma possível coligação nas eleições mu-nicipais de 2012.
O projeto do prefeito pee-medebista é ser reeleito com apoio de todos os partidos do município, o que pode ser uma utopia, mas não im-possível. O que vai ser mais difícil é encaixar muitas pessoas no Paço Municipal, porque ninguém coliga sem garantir algumas Se-cretarias e cargos.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Celulite (1)

É crônica e não tem cu-ra, só é amenizada. É uma das patologias mais co-muns no sexo feminino e reconhecida com facilida-de. É uma afecção benig-na que pode ocorrer tanto em mulheres magras co-mo gordas. Afeta 95% das mulheres, comprometen-do coxas e nádegas, sendo considerada antiestética com pluralidade etiopato-gênica (referente à causa/evolução das doenças), po-de ocorrer de-vido:
*alterações hormonais (estrógeno)
* alterações de microcir-culação
* alterações metabólicas
*imunológicas e predisposição genética.
Fatores Agravantes: A-limentação inadequada, sedentarismo, transtor-nos ortopédicos, lordose exagerada, disfunção he-pática, disfunção gastro-intestinal, bebidas alco-ólicas, pílulas anticonce-pcionais, cigarro, obesi-dade, excesso de sal e es-tresse.
Estudos realizados no local com celulite constataram o se-guinte:
* Pele de Laranja: cor-responde aos poros foli-culares pilosos cercados por zonas edematizadas (inchadas). Essa zona de-primida é a pele normal (covinhas), zona elevada que está alterada.
* Pele acolchoada (capi-tonné): a superfície está “coberta” por “covi-nhas” cerca-das por zo-nas elevadas, apresentando um aspecto de lóbulos ou cordões de consistência suave.
Roupa A-pertada: Não provoca celulite. Quando existe celulite, a roupa a-pertada comprime os va-sos, prejudicando a circu-lação na região e pioran-do a celulite.
Não confundir celu-lite com gordura localiza-da? As duas alteram o visual do corpo na barri-ga, culotes, abdôme, ná-degas...
Até a próxima edição.

POLÍTICA - Gentil da Luz abre o jogo sobre a aproximação com PP

O prefeito içarense arquiteta seu projeto político para as eleições municipais em 2012, apostando em uma coligação com o Partido Progressista (PP), histórico adversário do PMDB.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A aproximação entre o PMDB e o PP em Içara começou a ser percebida ainda nas eleições de 2010, quando os adversários políticos Gentil Dory da Luz (PMDB) e Arnaldo Lodetti Júnior (PP) deram as mãos para garantir a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) no município.
Os rumores de uma coligação entre as siglas nas eleições municipais em 2012 começaram, então, a serem ouvidos por todos os cantos da cidade.
Em dezembro de 2010, Da Luz deu as primeiras declarações sobre o assunto. Agora, o prefeito içaren-se já divulga abertamente o interesse pela união entre os partidos historicamente adversários.
“Estou trabalhando por uma coligação com o PP. Quero a união da cidade, que as forças políticas se juntem. Estamos passando por um momento único, com várias demandas. Içara chega aos 50 anos com a realização de muitas coisas boas e muitas outras ainda virão”, enfatiza o chefe do Executivo.
Sobre a desaprovação dos partidários mais antigos, contrários à união das siglas, o prefeito não mostra preocupação.
“Os cidadãos precisam entender que o município necessita de todas as forças políticas. As pessoas têm que pensar no melhor para a cidade”, ressalta.
Para o líder municipal, uniões políticas entre vários partidos estão sendo vistas tanto na esfera municipal, quanto estadual e federal.
“O PP não estava na coligação do governador Raimundo Colombo. Entretanto, o apoia agora. O Governo Federal também está recebendo apoio de várias siglas”, comenta Da Luz.
Para o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, é muito cedo para falar sobre o assunto. O processo será conduzido pela nova Executiva, que vai ser eleita em março. “O que ela achar melhor o Ar-naldo está junto”, declara o líder dos progressistas.
Quanto ao processo que a coligação ‘Por Uma Içara Mais forte’ (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito e o vice José Zanolli (DEM), para impugnação de mandato eletivo, Lodetti informa que foi proibido pelo advogado do PP, Ga-briel Schonfelder de Souza, de falar sobre o assunto.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“A candidatura está na rua, buscamos o apoio de mais partidos políticos, es-tamos fechados com o Democratas do vice-prefeito José Zanolli e algumas pessoas do PP e do PMDB estão do nosso lado”. Sandro Serafim, candidato a presidente da Cooperaliança, três dias de antes de renunciar ao cargo junto a chapa de oposição, que tinha Márcio Toretti como vice.

Darlan Carpes
está deixando muita gente de cabelo em pé na Câmara Legis-lativa de Içara, entre vereado-res, funcionários e cargos de confiança como é o caso dos assistentes.
No início do ano ele exonerou quatro assistentes (dois do PP e dois do PMDB) e não está descartado de ocorrer mais demissões nos próximos dias. Segundo ele, as medidas deverão ser tomadas em função do alto numero de funcionários comissionados sobre o montante de efetivos, irregularidade apontada pelo Tribunal de Contas do Estado durante auditoria no ano passado.
Carpes está todos os dias na Câmara, ao contrário de outros ex-presidentes que deixavam o controle nas mãos de subalternos. O presidente deve ficar mais atento para que o carro oficial do Legistivo placas MCY 3572 não seja usado para serviços particulares.

Sandro Serafim
se achou ofendido pelos comentários feitos pelo advogado Mário César Serafim, o Teda, no dia 26 de janeiro, e registrou um boletim de ocorrência con-tra o componente do Gru-po de Oposição à Coope-raliança “Agora é a Hora”. E também vai entrar com ação judicial por danos e morais contra Teda.
Esse não seria o cami-nho que Serafim deveria tomar, só perde com isso, na minha opinião.

Possível coligação
entre PMDB e PP tem gerado não só desconforto de alguns partidários, co-mo também boatos envolvendo o nome do prefeito Gentil da Dory da Luz (PMDB) e do presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior (PP).
Sobre o repasse do Co-sip da Prefeitura de Içara para a Cermoful, do Morro da Fumaça, Lodetti afirma que não participou de nenhuma negociação e Gentil também diz o mesmo.

O que não pode acontecer
é do presidente do Samae de Içara, Paulo Preis Neto, e o gerente da Casan de Criciúma, Alexandre Rabelo, ficarem se atacando na imprensa, de que a culpa da falta de água nos bairros Demboski e Presidente Var-gas é culpa desse ou daquele. O que tem é que resolverem o problema e pronto, a comunidade paga pelos serviços e precisa ser atendida.

O ex-presidente
Lula da Silva, que tinha um salário de R$ 11 mil até dezembro de 2010 vai ganhar R$ 13 mil para ocupar o cargo de presidente de honra do PT. Ele tinha é que pagar para ficar no cargo, afinal, ficou 8 anos no poder e “possivel-mente” deve ter feito o seu ladinho, como todos ex-presidentes, ex-governadores e ex-prefeitos sem-pre fizeram. Se não fez, o tem-po é quem dirá.

Vereador
André Jucoski, o Polaki-nho, acompanha o sindica-to rural de Içara, juntamente com o presidente Jair Des-tefani, o vice-prefeito José Zanolli, o secretario da A-gricultura, Silvio Viana, e o prefeito Gentil Dory da Luz, em Santa Cruz do Sul, para acompanhar a reunião que discutirá aumento do preço do fumo e também para que as companhias fumageiras melhorem a classe do fumo na hora da compra.

GERAL - Tubulação quebrada deixa comunidade sob riscos

Valo aberto e tubulação quebrada dificultam acesso dos moradores na rua Marcelino Gomes, no Marili, em algumas semanas localidade deve receber serviço de dessassoreamento

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O perigo é um companheiro constante dos moradores da Rua Marcelino Gomes, no bairro Marili. Desde maio de 2010, os moradores da localidade convivem com a tubulação quebrada, o que impede o acesso e causa transtornos.
Os moradores dizem ter receio de acabar caindo no valo, além do odor que exala do local.
Outra reivindicação da comunidade seria a implantação de uma ponte no local para possibilitar o a-cesso de transeuntes e veículos. Com base nesta solicitação, o encarregado de Obras da Administração Municipal de Içara,, Már-cio Realdo Toretti, diz que a tubulação foi quebrada pelos próprios moradores.
No entanto, ele a-firma que ela será recomposta nas próximas semanas. Para isso é preciso primeiro fazer a limpeza do canal que cruza toda a localidade.
No momento, as equipes da pasta trabalham no de-sassoreamento do canal do Lotea-mento Casagrande, no bairro Liri. As chuvas que afetaram a região, ocasionaram a elevação do canal da localidade e o consequen-te bloqueio da rua alagada.
A obra deve ser concluída em cerca de duas semanas, em seguida as equipes devem se deslocar para o bairro Marili. Os prejuízos da chuva ainda estão sendo contabilizados, mas já se pode afirmar que mais de 200 quilômetros de estradas foram danificados, além de 12 pontes.

POLÍCIA - Ladrão rouba celular e depois deixa na caixa de correio

Um homem anunciou assalto em um estabelecimento carregando uma caixa de doces, depois fugiu levando um celular, mas esqueceu as guloseimas no local, e aparelho foi achado na caixa de correio.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Um assalto um tanto confuso surpreendeu a funcionária de um estabelecimento na Rua Vitória, no Centro de Içara. Ontem por volta das 10h, um homem entrou na loja com uma caixa de doces e a-nunciou o assalto. Ele indicava que iria sacar um revólver se a balconista J.A., 31 anos, não entregasse o celular que estava usando.
O homem fugiu levando o aparelho telefônico, mas deixou a caixa com as guloseimas. Mais tarde outro funcionário encontrou o celular na caixa de correio do estabelecimento. A Polícia Militar realizou rondas pelas imediações, mas não localizou o suspeito.
No dia anterior, a ação de um homem causou momentos de pânico a dois entregadores. R.C., 29 anos, e E.S.C., 33, levavam uma carga de cigarros a um estabelecimento no Poço Três, em Içara.
No local, um homem armado obrigou os homens a entrarem na Kombi em que faziam o transporte.
Conforme o sargento Fon-toura, eles foram amarrados dentro do veículo e só foram liberados no Poço Oito, também em Içara, onde o produto foi transportado para outro carro.
No mesmo dia, um veículo Escort, placas IDO-1104, de Arroio do Silva, foi recuperado no bairro Ma-rili. O veículo que havia si-do furtado estava nos fundos do Centro Comunitário do bairro sem vários compartimentos.

VARIEDADES - APAE de Içara mantém presidente e busca sócios

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara, Emília Val-vassori, foi reeleita para o cargo em novembro; ela fala sobre os planos da instituição.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O primeiro mandato de Emília Valvassori na presi-dência da Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais (APAE) de Içara, começou em 2008 e finali-zou em 2010.
Como o estatuto da insti-tuição permite reeleição e Emília não teve chapa opo-sitora, no dia 17 de novem-bro de 2010 a presidente foi reeleita para o segundo mandato, que contempla o triênio 2011, 2012 e 2013.
“A diretoria vai continu-ar praticamente a mesma, foram poucas alterações. Temos um grupo forte, dis-posto a trabalhar mais pela APAE”, conta Emília.
De acordo com a presi-dente, no mandato anterior a instituição foi ampliada. “Fizemos a cobertura do pátio e reforma de uma par-te. A clínica e as salas para oficinas, como laboratório de informática, costura, en-tre outras, ficaram na parte nova. A escola ficou do la-do antigo”, explica.
Para o mandato que ini-cia neste ano, com posse no dia 3 de fevereiro, a direto-ria tem planos de continu-ar a ampliação e a reforma da sede. “Temos vários projetos. Entre eles, a cons-trução de uma piscina tér-mica. Além disso, quere-mos aumentar o número de sócios e convênios”, relata a presidente.
Segundo Emília, as par-cerias com os governos mu-nicipal, estadual e federal, através de convênios, são essenciais para o funciona-mento da instituição. Mas, também, os sócios voluntá-rios têm ajudado na manu-tenção da escola.
“Hoje contamos com cer-ca de 200 sócios, que cola-boram com contribuições espontâneas. Queremos e precisamos ampliar este número. Pois, a APAE gas-ta em média R$ 30 mil por mês, entre manutenção da escola e folha de pagamen-to dos funcionários. É um valor muito alto. Sem os convênios com o governo, por exemplo, a APAE não sobreviveria”, destaca.
Para ser sócio, é necessá-rio apenas vontade de cola-borar e realizar uma contri-buição mensal ou anual.
“Faço um apelo à socie-dade. Muitas pessoas e em-presas já têm ajudado. Po-rém, precisamos de mais sócios para fazer a manu-tenção da sede. Hoje ela está assim, bonita. Mas, pa-ra manter a qualidade, pre-cisamos de recursos finan-ceiros”, observa Emília.
A instituição içarense possui 55 funcionários e 203 alunos.
“Penso que temos que o-ferecer o melhor para os a-lunos. Eles já sofrem pelo fato de serem prejudicados fisicamente, devido às defi-ciências. Fico muito feliz quando eles chegam aqui e elogiam a qualidade da escola. A APAE de Içara é referência na região”, res-salta a presidente.
A primeira reunião da nova diretoria, a fim de es-tabelecer metas para o tri-ênio, acontecerá no dia 8 de fevereiro, quando a es-cola retorna do recesso.
Emília Valvassori é pro-fessora na rede municipal e trabalha na presidência da APAE como voluntária, assim como os demais membros da diretoria.
“Estou neste trabalho porque sinto que tenho que ajudar. A função de presi-dente, por exemplo, nin-guém quer, pois exige mu-ito e não é remunerado. Então, continuo no cargo, e com alegria”, finaliza a presidente.

ESPORTE - União da Praia e São José fazem clássico içarense

Seis partidas válidas pela terceira rodada do Praião 2011, dão prosseguimento na competição que sofreu um atraso por problemas extracampo, e equipes de Içara buscam recuperação na tabela.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

São José e União da Pra-ia, que precisam da vitória, fazem a abertura do Praião 2011, na tarde deste sábado, na arena do Balneário Rincão, em Içara.
O União vem de um empate e um derrota, enquanto o adversário tem a mesma pontuação
Enquanto não é liberada a licitação para a arbitragem dos Campeonatos de Verão 2011, a Fundação Municipal de Esportes (FME) Içara continua firme com as atividades já programadas, como é o caso do Praião A e B e do Coroa Bom de Bola.
No outro jogo da tarde o Palmeiras tenta a recuperação em cima do Martinhos.
Já, no domingo, o Praia, CPAI e Vila Nova vão em busca de mais um vitória com o objetivo de assumir a liderança na tabela. O CPAI enfrenta a forte Car-bonífera Criciúma, enquanto o Praia se confronta com o Espaço Alternativo, e o Vila Nova encara o Ajax, de Siderópolis.