O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.969 - Içara, 15 de outubro de 2010

Filhote de Orca aparece morto no Rincão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Depois das vitórias nas urnas Zanolli segue como vice
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Governo continua campanha de desarmamento
(Divulgação)

EDITORIAL - E o vice-prefeito vai pra onde?

O espaço que o vice-prefeito José Zanolli (DEM) deveria ganhar na Administração Municipal de Içara, através da posse de uma Secretaria, vai ficar para o próximo ano.
O prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) está cortando gastos e, esta e outras definições, como a nomeação de um secretário para a pasta de Indústria e Comércio, prometida para o início do mandato, devem sair só em 2011. ACII e CDL buscam indicar o cargo.
Os Democratas içarenses sairam fortalecido das eleições, mas, ainda, está com pouco espaço na Administração Municipal.

CHARGE

De olhovivo no Mundo

Produtoras disputam direito de filmar tragédias dos mineiros

Os olhos do mundo acompanharam passo a passo esta semana o último episódio da épica façanha de sobrevivência e resgate de 33 homens presos na pequena mina San José, em Copiapó, no Chile.
A transmissão televisiva ao vivo do resgate, que se estendeu por cerca de 24 horas, teve uma das maiores audiências mundiais da história, segundo estimativas de executivos de televisão. Agora, porém, produtores e diretores do mundo inteiro já estão brigando para dar um tom mais cinematográfico à epopeia.
A produtora espanhola Antena 3 Films, filiada à Antena3, informou que há dez dias vem filmando no Chile “Los 33 de San José”, filme para a televisão baseado na história dos mineiros, cujo resgate terminou na quarta-feira. Enquanto isso, o chileno Rodrigo Ortúzar foi um dos primeiros a lançar a ideia de um filme cujo título seria “Los 33”. Para isso, colocou duas câmeras que registraram imagens dos 33 homens na mina de ouro e cobre na região desértica do Atacama.
Duas grandes redes de televisão internacionais, HBO e Discovery Networks, estão preparando documentários sobre os detalhes humanos e técnicos do ambicioso plano de resgate. Ao mesmo tempo, as editoras estão interessadas nos textos que o operário Victor Segovia escreveu durante os dias em que esteve encerrado a cerca de 700 metros de profundidade, e que também podem terminar por transformar-se em roteiro. De acordo com meios de comunicação locais, as ofertas feitas pelos cadernos de anotações de Segovia chegariam a US$ 50 mil (R$ 82 milhões).
Surpreendentemente, o valioso testemunho de Segovia quase foi esquecido nas profundezas da mina.“Com o nervosismo, uma bolsinha que continha os textos foi esquecida”, contou o irmão Vicente. “Mas um companheiro dele trouxe o caderno lá debaixo”, comentou Vicente.

POLÍTICA - Vice José Zanolli segue sem assumir Secretaria até 2011

O vice-prefeito de Içara, José Zanolli (DEM), visitou o Jornal Içarense na manhã de ontem e comentou, entre outros assuntos, que deve assumir uma Secretaria Municipal só no ano que vem.

(Alex Cichela/Jornal Içarense)

O vice-prefeito de Içara, José Zanolli (DEM), esteve reunido com o prefeito Gentil da Luz (PMDB), na última quarta-feira, para conversar sobre o espaço que terá no Governo Municipal, além de outros assuntos da administração.
“Falamos sobre contenção de gastos que a Administração Municipal tem que fazer. Para não ficar com déficit orçamentário, vamos aguardar até o final do ano para definir esta e outras questões. Vou continuar trabalhando como vice-prefeito, dando minha contribuição onde for solicitado”, ressalta Zanolli.
O vice-prefeito é secretário interino da Secretaria da Indústria e Comércio de Içara. Ele fala sobre o compromisso feito a Câmara de Dirigentes Lojistas. “Temos que nomear um secretário o mais breve possível, alguém que seja indicado pelos próprios comerciantes. Quem define quando isto será feito é o prefeito, junto com um conselho político”, destaca.
Zanolli atuou na campanha dos democratas Raimundo Colombo, ao governo do Estado; e de José Nei Ascari, à deputado estadual, ambos eleitos no primeiro turno das eleições 2010.
“O resultado destas eleições mostrou que a Tríplice Aliança saiu mais uma vez vitoriosa, e o DEM fortalecido”, explica Zanolli.
Quanto ao fortalecimento do seu nome para uma possível candidatura ao Governo do Município em 2012, Zanolli comenta: “Temos que pensar no partido e não em um só nome . Agora com governador e deputado estadual eleito, vamos a partir de janeiro buscar recursos para Içara”, esclarece o democrata.
Zanolli conta que há diversas obras no município que precisam do apoio do Governo do Estado para ter continuidade. “Uma das bandeiras que vou levantar é a pavimentação no bairro Terceira Linha, que é um compromisso de campanha”, ressalta.
O vice-prefeito está junto com lideranças do PSDB e partidos coligados em prol da campanha de José Serra à presidência, e representou o Democratas na reunião que aconteceu ontem. “O vice do Serra é do DEM e o governador Raimundo Colombo pediu que nós apoiássemos a candidatura do tucano à presidência”, lembra.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Não estamos defendendo qualquer Governo, mas sim o do Governo Lula que transformou o Brasil, que colocou o país no caminho do desenvolvimento. Por isso, estamos nos organizando e formando nossa equipe de militantes de vá-rios partidos em busca do voto da continuidade e aprimoramento de um projeto que está dando certo”. Senadora Ideli Salvatti (PPT), na reunião de ontem de criação do comitê suprapartidário em Criciúma em favor da candidatura de Dilma Rousseff (PT) e de Michel Temer (PMDB).

O empresário
Higino Giassi declarou que o Gentil Dory da Luz (PMDB) recebeu o prêmio dos 100 melhores Prefeitos do Brasil por engano, porque, na opinião dele, o peemedebista está entre os 100 piores. do país. “Como cidadão içarense vejo que o município está em crescimento continuo mas, lamentavelmente, percebo que a Administração Municipal está decrescendo e está deixando a desejar”, comenta Giassi.
Até o fechamento da edição, para vairiar, não consegui falar com o Prefeito Gentil Dory da Luz.

Zé Zanolli (DEM)
comentou sobre o fato do Secretário de obras, José Eloir do Nascimento, não atender o telefone e sobre o trabalho dele na Administração Municipal. “Todos os servidores do município tem a obrigação de atender à imprensa e à comunidade. Agora, o trabalho dele é a população que tem que avaliar, não eu”, finalizou o vice-prefeito


Cadê a ficalização
da Administração Municipal de Içara. As construtoras estão invadindo as calçadas e as estrada, deixando os pedestres e motoristas sem rumo, como é o caso da Rua Sete de Setembro, em frente ao Hospital São Donato, e do Biff Materiais de Construção.

Enquanto o PP
da região debandou para o lado do José Serra (PS-DB) o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, afirma que vai apoiar Dilma Rousseff (PT), que tem Michel Temer (PMDB), como candidato a vice.

Há quem diga
que algumas lideranças do PMDB resolveram abandonar os seus candidatos e ajudaram na eleição do tucano Adilor Guglelmi. Se Dóia tivesse perdido, acredito que eles não estariam dizendo isso.

Frase
“Um jovem promissor deveria ingressar na política para assim poder continuar prometendo por toda a vida. “Robert Byrne - escritor norte-americano)

GERAL - Maré traz orca morta beira-mar do Rincão

Pescadores encontraram o animal sem vida na praia; mamífero tem aproximadamente seis metros de cumprimento e apresentava partes em decomposição; órgãos ambientais foram comunicados.

(Daniela Soaresn/Jornal Içarense)

Pescadores, comunidade e curiosos tiveram as atenções voltadas à Zona Sul do Balneário Rincão.
Na manhã de ontem, um filhote de Orca foi encontrado morto na orla da praia. Apesar do atrativo, os moradores reclamavam do forte odor exalado pelo animal. O mamífero de pouco mais de seis metros de comprimento, estava com a boca e parte da cauda em aparente estágio de decomposição.
Segundo o empresário local, Flávio Dias, o animal foi percebido durante a madrugada desta quinta-feira, 14.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, informou o acontecido à Polícia Ambiental, a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e a Gerência de Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Até o final da tarde, o mamífero ainda não havia sido removido da praia.
Na última semana, dois golfinhos apareceram mortos na localidade. “Com a safra da corvina se iniciando, temos canoas, pescadores de rede fixa e corriqueira em plena atividade. Por outro lado os barcos industriais estão correndo a costa dia e noite”, alerta Picollo.

POLÍCIA - Governo Federal intensifica Campanha do Desarmamento

Ação pretende diminuir o número de homicídios no país; cerca de dois milhões de armas estão nas mãos dos brasileiros; para entregar o instrumento basta se dirigir à Polícia Federal.

(Divulgação)

Nova estratégia do governo federal para diminuir a violência, prevê uma Campanha de Desarmamento Permanente.
O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou as modificações na ação na última semana.
Como resultados, espera-se diminuir a taxa de homicídios, como nas campanhas de 2003 e 2009, em que foi registrada queda de 11%. O ministro considera que o trabalho é responsável direto pela diminuição das mortes. Estimase que existam dois milhões de armas em poder da população no país.
Para entregar um arma é preciso retirar uma guia na Polícia Federal. Após o preenchimento o documento deverá ser devolvido com a arma no mesmo local, posteri-ormente é realizado o pagamento da indenização. A entrega voluntária do instrumento não implica porte ilegal de arma, salvo em envolvimento em algum crime.
Conforme as mudanças da campanha, as armas poderão ser entregues em estabeleci-mentos socias, como igrejas e unidades de saúde, entre outros.
A ação traz ainda uma data fixa como o Dia do Desarmamento, que deverá ser lembrado no primeiro sábado do mês de julho.
Para isso é preciso aprovação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

VARIEDADES - Famílias carentes recebem mudas de flores para novo lar

As pessoas que conquistaram casa própria através de projeto habitacional receberam orientações para cuidar do novo lar e ganharam, recentemente, sementes e mudas para plantio.

(Divulgação)

(Divulgação)

As famílias que ganharam um lar através do Projeto de Habitação de Interesse Social (PHIS), realizado pela Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, receberam sementes de hortaliças e mudas de flores para o plantio.
A atividade faz parte dos trabalhos de orientação sobre educação sanitária e ambiental, mobilização e organização comunitária, realizadas mensalmente com famílias já beneficiadas e que ainda serão contempladas.
“Os moradores participam de reuniões sobre os cuidados com o novo imóvel, e a preservação do ambiente externo da residência, bem como assuntos relacionados à capacitação profissionalizante com as famílias. A ação tem como objetivo, além de orientação, elevar a qualidade de vida”, explicou a assistente Social, coordenadora do Programa de Habitação, Daniela Militão de Souza.
“Este trabalho é indispensável para a manutenção do bem estar das famílias em suas novas residências”, salientou a gestora de Assistência Social, Silvana de Vasconcelos.
O PHIS é feito em parceria com a Caixa Econômica Federal. E a atividade de distribuição de mudas contou com a colaboração da Fundação de Meio Ambiente (Fundai) e da Secretaria de Agricultura.
A Administração ainda tem em andamento a construção de 188 apartamentos e junto à Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB) a aquisição de terreno (com três hectares) para a construção de mais 400 unidades habitacionais.
O prazo para inscrições do cadastramento habitacional encerrou no dia 24 de setembro.
A data foi definida em reunião ordinária do Conselho de Habitação, no dia 21 de setemrbo, e valia apenas para o Residencial Amanda Costa, que faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida.
“O cadastramento vem sendo efetuado desde agosto de 2009, quando foi assinado convênio para o empreendimento”, explicou a coordenadora do programa.
“É importante ressaltar que novos empreendimentos, a exemplo das 400 unidades habitacionais que serão construídas, terão nova data anunciada para inicio dos cadastros”, salientou o secretário da Pasta Adair Benjamim de Souza.
“Com esta ação mais 400 famílias, ou seja, aproximadamente 1.200 pessoas, poderão realizar o sonho da casa própria", comemorou o vice-prefeito, José Zanolli.

ESPORTE - Vôlei de Içara conquista bons resultados em campeonatos

A equipe içarense se destacou em uma competição realizada no fim de semana,
retornando para casa com duas medalhas de bronze, tanto na categoria adulta quanto no Sub-13.


(Divulgação)

O voleibol da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara conquistou duas terceiras colocações no último final de semana. No sábado, a equipe masculina adulta conseguiu oa medalha de bronze na terceira etapa do circuito içarense de voleibol.
No domingo, a equipe Sub-13 masculina também alcançou a terceira colocação na segunda etapa da Copa Amesc de Voleibol em Torres (RS). A conquista coroou o trabalho do grupo que foi renovado com -atletas de 11 e 12 anos.
O incentivo ao esporte em Içara tem sido crescente por parte da Fundação Municipal de Esportes, o que vem dando resultados.
O professor de Educação Física, Daniel Reis, que juntamente com a organização técnica da FME, prepara os jovens atletas em treinos realizados duas vezes por semana, no Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges. “Nosso treinamento consiste em preparo físico e tático e ao final de cada dia é feito um treino coletivo com os atletas”, complementou.
A equipe de Içara tem potencial para ir muito mais além nas competições regionais e até estaduais. A qualidade técnica empregada pelos jovens atletas, já é comparável com equipes de ponto. E a expectativa de um futuro atleta içarense emplacar em uma equipe grande já é aguardada entre a comissão técnica.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Flávio Felisberto, parabeniza os atletas pelo esforço e por colocar Içara duas vezes no pódio e elevar ainda mais o nome de Içara no Sul do Estado como destaque na modalidade.